Em meio ao caos e mortes, Kalil encontra tempo para mentir outra vez

O prefeito, que se elegeu jurando não ser político, pratica o mais sujo jogo da… política. Haja estômago para suportar

Foto: Wesley Rodrigues

Não estou em Belo Horizonte, mas tenho acompanhado — chocado e preocupado — tudo o que vem acontecendo na cidade nos últimos dias.

O populismo é uma praga histórica que vem ganhando força nos últimos anos por todo o mundo. E o diabo é que funciona!

Políticos e governantes usam e abusam deste comportamento nefasto em busca de poder, da destruição dos adversários e para ocultar os próprios erros, transferindo a culpa de seus atos para terceiros e/ou inimigos imaginários, geralmente a imprensa e quaisquer críticos.

Alexandre Kalil é um populista nato! Um fanfarrão que sempre assumiu um personagem durão e “do povo”, mas que jamais abriu mão de um mísero mimo em detrimento de quem se diz um defensor.

Foi sempre assim no Atlético. É assim na prefeitura. Jatinhos e outras mordomias nunca faltaram. Devedor de IPTU (que fazia falta à população), uma vez flagrado e denunciado, correu para quitar. E nunca abriu mão de moradia de luxo, carros e motos importados, e restaurantes badalados. Belo exemplo de preocupação com os pobres, né?

Há três anos, fazendo discurso político sobre o cadáver de uma adolescente, morta numa enchente em Venda Nova, se declarou culpado por tal “assassinato” (palavras dele). À época, sugeri que então renunciasse e se entregasse à polícia. Não fez nem uma coisa nem outra, é claro.

O tempo passou e a promessa de resolver definitivamente os problemas das enchentes foi parar na mesma gaveta populista e mentirosa em que repousam outras: municipalizar o anel rodoviário; retomar os voos interestaduais no aeroporto da Pampulha; abrir a caixa preta da BHTRANS; acabar com as ‘latas de sardinha’ (ônibus coletivos) da cidade.

As chuvas não são culpa de Kalil. Mas as enchentes são. Dele e de todos os prefeitos dos últimos quarenta anos, no mínimo. Ele comanda esta cidade há três, e não fez absolutamente nada de diferente. Ao contrário. Manteve as mesmas pessoas e as mesmas políticas (elas existem?) dos últimos anos.

Não mudou secretários incompetentes; não fez obras; não desobstruiu tubulações: não criou campanhas de conscientização; não propôs leis fiscalizatórias e punitivas; não fez nada! Falou, xingou, chorou, colocou a culpa nos homens, na natureza, em Deus e o escambau.

Por último, numa fala asquerosa, exalando um hálito podre de oportunismo e populismo rasteiros, atribuiu a culpa aos “empresários gananciosos da cidade”, como se isso pudesse ser verdade e como se ele próprio — e boa parte da sua família — , há décadas, não fizessem parte deste seleto grupo que agora acusa indevida, injusta e falsamente.

O tal Plano Diretor que aprovou para a cidade não mexe em uma gota de enchente. É mais uma porcaria criada por uma secretária (petista, por sinal) que, ao lado de outros, trouxe Belo Horizonte até aqui. Uma cidade sem qualquer planejamento urbano, onde mobilidade, impermeabilidade, sustentabilidade, beleza, limpeza e outros quesitos básicos jamais habitaram as mentes ‘iluminadas’ dessa gente incapaz.

Sinto muito orgulho de várias escolhas na minha vida. Muitas mesmo! Dentre elas, a de jamais ter acreditado em uma mísera vírgula do que populistas cretinos dizem por aí.

Leia mais.

41 thoughts to “Em meio ao caos e mortes, Kalil encontra tempo para mentir outra vez”

  1. Ele fala isso pra imprensa mas ele proprio pertence a mesma classe de empresarios gananciosos que ele criticou. Outro verme populista e pilantra, exatamente igual o CHIMPANZE MILICIANO NAZISTA DE EXTREMA DIREITA que voce votou.

    1. O verme a que vc se refere tem tudo a ver com o carniça.
      Ex-prediário, ladrão, recebedor de propinas, corrupto e outros títulos que jamais serão esquecidos por todos aqueles que foram enganados durante um bom tempo !!!

  2. Após dezesseis anos com o país nas mãos dos petistas indo por água abaixo, o RJ sem água que presta e MG com calamidades anuais de água, nos rios e nas residências, pode?

    Infelizmente, esses foram os Estados onde mais se votou a favor dos membros quadrilhão e aliados e por ironia, são os que mais sofrem com falta de obras para preservar esse alimento de primeira necessidade.

    Placar da eleição:
    2002:
    RJ = 6,31 milhões com 78,97% dos votos
    MG = 6,38 milhões com 66,4% dos votos
    2006:
    RJ = 5.53 milhões com 69,69% dos votos
    MG = 6,80 milhões com 65,19% dos votos
    2010:
    RJ = 4,90 milhões com 60,48% dos votos
    MG = 6,22 milhões com 58,45% dos votos
    2014
    RJ = 4,48 milhões com 54,94% dos votos
    MG = 5.97 milhões com 52,41% dos votos.
    2018
    RJ = 1,10 milhões com 33.65% dos votos.
    MG = 4,38 milhões com 41,81% dos votos.

    Depois de 16 anos é possível com Cabral solto e Lula soltos e candidato, essa enganação se repetiria em 2018? Difícil de acreditar, mas não seria impossível.

    E tem um populista por aí tentando dar “aquela ajeitadinha” ou melhor, “aquele jeitin” para justificar a morte de mais de 50 pessoas, fora Brumadinho, dizendo que a chuva que caiu em BH inundaria qualquer uma das maiores cidades desenvolvidas do mundo, pode?

    É bom esse otariado com direito a voto acordar, ficar atento para não tornar noutra…

  3. Olá Inundado, a matéria mentira tem grassado em Pindorama. Vide a estória das pedaladas para retirar do cargo a Presidente Dilma. Vide o papo furadérrimo da caixa preta do BNDES a qual depois de auditorias internar e externa nada revelou de desabonador da instituição.
    Em síntese o que temos é um enredo maldito para operar assalto ao país e retirar as oportunidades e os benefícios da civilização (andar descalço, soterrar-se em lama de Brumadinho e alhures, não ter Seguridade Social) da maioria do povo e concentrar as riquezas e o saber em menos pessoas, aliás os de sempre.
    São coisas que o avestruz africano vê, mas os amestrados vigem que não.
    Sorte, Saúde e Sabedoria.

    1. O verme a que vc se refere tem tudo a ver com o carniça.
      Ex-prediário, ladrão, recebedor de propinas, corrupto e outros títulos que jamais serão esquecidos por todos aqueles que foram enganados durante um bom tempo !!!

      1. Ô Silva, agora sim, ao menos tangenciastes a questão. Eleição existe para que o povo possa dar a resposta elegendo ou não aqueles que se apresentam. Básico, elementar.
        Ocorre que a eleição em si; a campanha, a votação, a contagem dos votos, a diplomação e a posse no cargo é apenas uma parte do todo – não se deve tomar a parte pelo todo sob pena de não se chegar a conclusões razoáveis – dai que a Democracia não dispensa o que acabamos de apontar, mas é FUNDAMENTAL que outros pontos sejam respeitados, como por exemplo preservar e garantir o exercício dos mandatos legitimamente obtidos, coisas que a todo crivo não se verificou com Dilma (pedaladas, termo oportunista sacado naquela oportunidade e já devidamente posto fora de circulação na sociedade), com Jackson Lago no Maranhão há alguns anos.
        Vai ouvindo.

    2. Cidrac,
      Não entendí seu texto , ele é muito erudito para a minha pouca inteligência mas quero lhe lembrar sobre a auditoria contratada pelo BNDES citada por você, ela foi contratada pelo governo do MICHEL TEMER, portanto o presidente Jair Bolsonaro e o Gustavo Montezano não tem NADA com esta auditoria e ela foi contratada para auditar APENAS os empréstimos concedidos as empresas do Joesley Batista, JBS, Bertin e Eldorado Celulose, muito provavelmente porque o Temer queria pegar o Joesley depois daquela gravação da conversa entre eles nos porões do palácio do Jaburu. Tem um monte de idiotas, a mídia bandida saltitando de alegria por aí dizendo que nada foi encontrado de errado, que os empréstimos deram lucro, vibrando querendo induzir os jumentos amestrados de que o presidente Jair Bolsonaro quebrou a cara. Uma tremenda MENTIRA. Primeiro, como já disse esta auditoria foi contratada pelo Temer e segundo, a caixa preta que o Bolsonaro sempre fala são os empréstimos as ditaduras africanas, a Cuba, Venezuela, Nicarágua, e a Odebrecht para executar obras nestes países e que foram colocados sob segredo até a eternidade.

      1. Olá Murilo, repilo essa ironia de erudição.
        Se compreendi mal, peço que faças a correção, pois por suas palavras tem-se que o fato de a auditoria ter sido requisitada, pedida, solicitada pelo Temer ela, por isso, seria ilegítima.
        Os Governos do PT respeitaram e promoveram, até demais, os princípios e regras Republicanas, logo, não puseram nem poderiam submeter a segredo – essa prática é coisa da elitizinha rapinosa, extrativista, predadora – a exemplo de Ruy Barbosa quanto aos documentos da escravidão, quanto a guerra da Paraguai e, os milicos mais recentemente que enquanto a América Latina houve algumas condenações de fardados pelos abusos nos quartéis, com seus golpes e tentativas, em Pindorama resta o passar a mão pela cabeça.
        O que o BNDES fez, e muito bem, foi criar meios de a industria brasileira – diga-se o setor da Construção, no que o país tem de melhor, ganhar obras e obter receita mundo afora.
        Assim agem os países centrais e industrializados. Não faz tanto tempo a Airbus deu golpe mais baixo do que o costumeiro e sofreu sanções, mas os países detentores não chamaram juiz de roupa preta para denunciar mundo afora a instituição, antes a preservaram e ela esta lá impávida rendendo divisas.
        A Boing deu sua pedrada (custou centenas de vidas humanas), mas os promotores dos EUA num andam por ai a denunciar a instituição, pelo contrário, atuam para preservá-la e promovê-la.
        Assim é que tarja nos olhos e buchas nos ouvidos não impedem perceber os estragos que a elitizinha vem séculos, após séculos fazendo.
        Nem vou mencionar as arrebentações de barragens da vale depois que a sede foi, e os lucros vão para além mar, porquanto durante décadas não se arrastava o povo e os sonhos pela lama.
        Uma coisa que pode contribuir no entendimento é a leitura do Poema do menino tímido de Itabira, o Drummond “A Máquina do mundo”, fica a sugestão.

        1. Cidrac,
          Você não entendeu. A auditoria foi contratada em 2018, a pedido do então presidente Michel Temer, como ela seria ilegítima? O Temer era o presidente, Jair Bolsonaro ainda nem tinha sido eleito, procure pesquisar nos lugares sérios que você verá.
          Os governos do pt colocaram sim todos os empréstimos sob segredo até não sei que ano, depois que todos os envolvidos já tiverem morrido e portanto sendo impossível serem punidos, procure sobre isto também.
          Outra coisa, você vem com esta balela de que o BNDES fez, e muito bem, criar meios de a indústria brasileira, diga-se o setor de construção, no que o país tem de melhor, ganhar obras e obter receitas no exterior, O BNDES era um banco para desenvolvimento DO BRASIL e não da Venezuela, Cuba, África, etc… Foi o Lula que inventou de emprestar dinheiro do BNDES para os “amigos” e nós sabemos o porque depois que a lava jato descobriu tudo. E sobre “obter receitas no exterior” eu gostaria de te lembrar que Cuba, Venezuela e se não me engano os países africanos estão dando calote nos empréstimos.
          Depois você cita problemas com a AIRBUS, BOEING , elas são empresas privadas e seus problemas são resolvidos entre elas e seus clientes. Sobre a Boeing se você se refere aos problemas com o Boeing 737 MAX houve um erro de projeto, dois aviões se acidentaram, pessoas morreram, caso muito grave, os aviões deste modelo foram proibidos de voar, a Boeing se responsabilizou, teve prejuízos imensos e outras consequências, mas como disse, são empresas privadas, não tem nada de governo americano, não tem dinheiro de banco estatal, não sei por que você misturou tudo isto. Seus comentários são muito confusos por isso, você não é objetivo, mistura um monte de coisas sem pé nem cabeça que não tem nenhuma ligação com o texto a ser comentado. Fica a sugestão.

          1. Ô Murilo, no nosso sistema o Presidente da República não tem o poder e ou prerrogativa de por algo em segredo/sigilo, não há essa previsão na Constituição, então se o Chefe de Estado intentar o judiciário desfaz.
            E para não alongar – AIRBUS é se não no todo em grande parte estatal.
            A BOING ainda que não tenha o Estado como um de seus proprietários, mas a diferença FUNDAMENTAL é que tanto uma como a outra quando erram não tem seus Ministérios Públicos entregando, denunciando como esses botocudos de Curitiba que se movem para destruir o que é do Brasil.
            Em síntese, nas nações centrais, industrializadas e desenvolvidas as grandes corporações – estatais ou privadas – atuam buscando e obtendo divisas e riquezas e seus governos sabem disso e jogam nesse sentido ao invés de ficarem chutando contra o próprio gol.
            Veja que a Vale não matava com arrebentamento de barragem, mas a Maria Antonieta Tropical entregou por por preço vil e dai… me dispensa de repetir o complemento.
            Agora, por um prato de lentilha requentado o Governador, olhe bem do partido que se proclama como o Novo, quer correndinho entregar o minério de Dona Beja para pagar 13o salário. Só isso. Não se pensa em obter dinheiro para a universidade, a pesquisa, o ensino, para fomentar outras formas de criar riquezas e gerar ganhos
            Isso passa ao largo – como durante os cinco séculos – sob a batuta elitizinha e-x-t-r-a-t-v-i-s-t-a, rapinosa e predadora, mas se falar dá prurido em Murilo.

  4. Cara perfeito, disse tudo. Nunca engoli este prefeito e quando ele fez cara de choro na entrevista ai acabou pra mim. É um falastrão, batedor de mãos nas mesas e seus secretários e pessoal que fica atrás tudo com cara de medinho. Minha mãe sempre disse quem fala alto e grita é porque não faz nada só intimida os mais fracos. Ele na campanha disse que resolveria tudo como vc mesmo colocou mas agora diz que o problema vem dos governantes anteriores. O problema que a população desavisada e que adora futebol irá votar nele novamente, principalmente porque ele vai construir estádio de futebol, estádio que vai ajudar muitas pessoas, onde só que pagar 50,00 pra cima poderá entrar… Fora que vai acabar com uma area de proteção ambiental, imaginem quando cimentarem tudo o que ocorrera com os bairros vizinhos, são mais nascentes destruídas. A MRV que foi esperta tinha o lote e não podia construir nada devido a Area Ambiental, doou para fazer estádio. E o povo votando por paixão no futebol, jogador ganha 700.000 e trabalhador 1000,00. E vamos que vamos. Viva o Coronel… Viva BH a nossa roça iluminada….

  5. Sem falar no populista-mor. Aquele que foi um militar medíocre, om parlamentar inexpressivo por quase 30 anos e agora governa um país tendo como coadjuvantes seus três filhos (Os Três Patetas), um ministro da educação analfabeto e agora uma ministra da cultura que não escreve meia frase sem dilacerar a língua portuguesa. Apoiado pelo nefasto Edir Macedo e por mais um punhado de falsos moralistas, fascistas, homofóbicos, xenofóbicos, racistas, misógenos e toda uma junta de bois sem opinião própria. Não diferem muito dos populistas de esquerda.

  6. Fala bosta não, tem enchente em BH desde 1950. Não tem como derrubar a cidade e fazer de novo, sem contar que nunca havia chovido tanto na história.

  7. Pensando bem, Santini & Alma Pura dá uma boa dupla:
    – de candidatos à eleição de presidente e vice.
    – de humoristas na TV.
    – de cantores sertanejos.
    – de jogo de truco.
    – de fiscais do ISS em São Paulo.
    – de auditores de barragens em MG.
    – de diretores do Cedae no RJ.
    – de assessores do Maia.
    – de escriturários de bolsa família.
    – de juízes para a mais suspeita Corte do país.
    – de Porteiros na Casa da Moeda.
    – de auditores de Caixa Preta.

  8. Menos por favor , este prefeito pelo menos mostra a cara a bater e encara de frente a imprensa respondendo mesmo peguntas inoportunas como ontem foi perguntado se haveria carnaval em BH ao que ele respondeu que fazer a pergunta no momento seria a mesma coisa que fazê-la no Afganistão após um bombardeio . Então vamos ser mais coerentes e lembrar que NENHUM prefeito nos últimos tempos FEZ NADA NESTE SENTIDO de livrar BH das enchentes isto sem falar sobre AQUELE que segundo boca de Matildes além de não fazer nada ainda se locupletou do cargo ,esvaziando os cofres da Prefeitura .Pronto ,falei!

  9. Menos Ricardo, menos. Enchente em BH sempre existiu até mesmo antes de voce nascer. O modo que usaram pra resolver o problema é que não foi o adequado. Canalizando corregos e imperializando a cidade com construções em morros de forma desenfreada e sem direcionamento ambiental. E se continuar no mesmo caminho vai continuar rasgando dinheiro sem resolver o problema e ai não é Kalil ou qualquer um que seja que estiver la…seguindo essa linha simplesmente não vai resolver. E quem ta na politica é politico, isso todo mundo sabe, agora discursar e falar o que quer , todos falam.

  10. É hora do eleitor declarar calamidade pública nas urnas e para de votar em candidatos populistas.
    Falar nisso, o que o Dória, que vive posando com gravatinha de seda fez até agora em São Paulo, além de se promover às custas das grandes realizações criadas no governo Alckimin, hein?
    Investimento? tapa buraco? UFC e MMA com viaduto?

  11. Menos , por favor , é preciso lembrar que NENHUM PREFEITO ATÉ HOJE nada fez neste sentido e lembrar daquele que segundo línguas de Matildes além de nada fazer ainda se locupletou no cargo e esvaziou os cofres da prefeitura em proveito próprio e não seria justo jogar a conta no colo do atual , que na minha opinião pelo menos dá satisfação e faz mea culpa ,perante a imprensa respondendo até perguntas inoportunas como a de ontem sobre Carnaval . Escrever metendo o pau dá mais visibilidade que tentar ajudar não é? Pronto Falei! !ESTA CHUVA NEM SÃO PEDRO QUE ENTENDE DO ASSUNTO SERIA CAPAZ DE EVITAR O QUE OCORREU !!!!

  12. Chegamos em casa, lógico, apreensivos.
    Felizmente, água da enxurrada chegou na varanda de nossa casa, mas sem danos. Obrigada Irmã Chuva!
    Cada vez que o calor aumenta, a evaporação é rápida, a chuva densa!
    É triste pensar que a Natureza fala e que o gênero humano não ouve!

  13. Ricardinho, férias curtas !!!!!!! Cobertor de pobre é assim, Ricardinho.

    Ricardinho, não começa o ano de 2020 nervoso assim não. Um homem, com o seu peso e com a sua idade não aguenta tamanha emoção.

    E outra, para de falar do Kalil, deixa o Homem trabalhar. Quem você queria na Prefeitura ??????

    O gordinho que bate em vereadores na Câmara?????? ou o Vereador “duas caras”, Gabriel Azevedo que antes da eleição era amigo do Kalil, depois mudou de time.

    Ricardinho, não se mete na vida de Belo Horizonte, o senhor nem mora aqui. Teve uma vida sofrida na cidade e por esta razão tentou, sem sucesso, uma nova realidade na capital econômica de terceiro mundo.

  14. A polícia brasileira caminha em hierarquia. Apesar da mudança abrupta de centro-esquerdismo para a extrema direita, o Brasil é governado por populista desde Getúlio. O que eu penso sobre o Kalil é que, falar besteira, qualquer imbecil tem a capacidade. Agora eleger um falador de besteira, demanda um empenho social gigantesco; além de milhares de votos. Se ele é prefeito, somos nós, belohorizontinos com um todo, os culpados. Temos que cobrar de maneira contínua também, não adianta criticar a imbecilidade óbvia do Kalil e deixar de cobrar assim que voltar a fazer sol. Kalil deixou de pagar INSS de funcionário, confessou abertamente sonegar, roubou do clube que dirigiu, fora os hábitos luxuosos citados neste texto. Vergonhoso para Belo Horizonte, só não estamos pior que o Rio aqui no sudeste.

  15. Sério mesmo? Populismo? Vcs ditos “humanistas”, que usam o “social” pra iludir os menos informados e elegem moluscos Brasil a fora pra manter o puder mas mãos de “politicamente corretos”. Salve Kalil um disco de verdade nessa lentes de mentira.

  16. Apresente então, uma solução! Criticar é miito facil , principalmente quem faz oposição por fazer, já que não “sai com nada”… Porque você não se muda para Cuba, Venezuela ou Coreia do Norte? Lá deve ser bem melhor, e aqui, você nao fará falta…

  17. DIZEM POR AÍ QUE
    A especialidade dos atuais governantes de MG se resume em decretar luto oficial de três dias em respeito às rotineiras vítimas fatais das suas mazelas. Só falta decretar um feriado para Dia do Luto.
    Pois é. O Professor Google confirma com vários exemplos, que isso é uma triste verdade.

  18. Todos estão com a razão, para eles. Todos estão errados, não vi nada de positivo. Criticar é fácil. Fazer é difícil. BH começou errada desde a escolha do local para ser a capital. Depois o Eng Aarão Reis fez um projeto entre av do contorno muito bem esquartejado, mas se esqueceu das curvas de nível. Puderas , naquela época só trafegava cavalos e carruagens. Não existia aviões , nem veículos. Ele não imaginava que estes seriam inventados. Com o tempo os prefeitos foram administrando como entendiam e sem planejamento. Semore mudam a lei do solo para atender os empresários , a especulação imobiliária, e os vereadores pegarem uma sobra. Em 1986 comprei um lote na zona residencial só para residências no Santa Lúcia. Fui um dos primeiros a construir minha casa lá. Por volta de 2008 , 22 anos depois , mudaram a lei e hj só tem prédios lá. No projeto global não deixaram área verde, e o espaço da capital estourou entre os municípios que circundam. Bh agora do cresce para cima. E com esta chuva de recorrência 100 anos , isto é somente chove isto de cem em cem. E o pior é que concentrou sobre este bairro. Ninguém da atual população era vivo há cem anos. O importante: e agora José? Tem solução? Tem. Vai custar caro. Dobra a capacidade da lagoa, para captação , interdita a prudente e consul Cadar, até no Arrudas. E faz demolição de toda a rua, em trechos de ,300 m, de cada vez. Reconstrói a galeria com dimensões calculadas, considerando – se a precipitação desta máxima e toda a bacia do bairro impermeabilizada. Simples assim. A prefeitura não tem capital,? Faça como os paulistanos, recorram ao governo federal. BNDES. Pois o governo de Minas não tem dinheiro nem para pagar o décimo terceiro dia minha esposa aposentada , ex teacher. Quem roubou o dinheiro dos mineiros? Não foi o Kalil nem o Zema. Foi? Sou engenheiro civil e falo com propriedade.

  19. O kalil, é um prefeito preocupado com o povo, a impressa, com seus jornalistas sem escrúpulos, publicam matérias com essa, parem com esses ataques venenosos. Se o senhor não QUER ajudar, não atrapalhe que esta ajudando !!

  20. Achei o texto rancoroso. Blá blá blá de péssima qualidade focado em desfazer a imagem de uma pessoa. Se quisesse fazer direito, deveria se ater às críticas do prefeito em relação ao que tem feito sobre a pandemia. Não. Atirou para todo lado E não fez jus ao título. Péssimo redator.

  21. Engraçado. Então pq nenhum prefeito fez nada esse também pode não fazer e está tudo certo? Raciocínio idiota. Fez campanha e não realizou nada do que anunciou. Vão até o centro e vejam a quantidade de mendigos e pedintes nas ruas. A Capital está jogada as traças. Políticas equivocadas. Sorte dele que as eleições são um pouco antes das chuvas maiores e os eleitores não verão as enchentes que virão. Conduz a Prefeitura como fazia no Atlético. Com tirania e mentiras. Acha que a Cidade é dele. Virou uma espécie de Imperador de Roma, decidindo sem escutar ninguém. Populista de primeira grandeza. Mas sua sorte será traçada nas urnas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *