Apenas no nordeste o PT ainda resiste. É preciso integrar a região ao Brasil

Vencer a extrema pobreza e a falta de educação no norte e nordeste do Brasil é a chave para derrotar o PT e levar o progresso à região

Há ininterruptos 18 anos viajo com relativa frequência para o norte e nordeste brasileiros. Conheço todos os estados (exceto Amapá), as capitais e dezenas de cidades do interior.

Há regiões paupérrimas, de derreter o mais gélido dos corações. Há bairros, em grandes cidades, ricos como os de quaisquer outras capitais Brasil afora.

O nordestino típico é dos brasileiros mais amáveis que conheço. Igual, talvez, os “caipiras” de Minas e do interior de São Paulo. Sempre um sorriso e um cafezinho passado na hora a nos receber.

Juntos, norte e nordeste representam 34% dos eleitores do país. Dos dez estados mais pobres e com menor IDH (índice de desenvolvimento humano), dez são das regiões.

Somem aí o norte de Minas (o estado é o segundo maior colégio eleitoral do país) e terão uma massa de 55 milhões de eleitores aptos a votar.

Este mini mapa eleitoral (N/NE/NMG) vem decidindo as eleições em favor do PT há pelo menos 12 anos. Se nas demais regiões houve equilíbrio, nestas não.

Neste primeiro turno de 2018 não foi diferente. A novidade é que Jair Bolsonaro conseguiu números importantíssimos nas principais capitais. Isso pode ser decisivo.

Outro ponto é o índice de abstenção. Recorde este ano, tenderá a aumentar nos estados em que não haverá segundo turno para governador. Sorte de Bolsonaro.

Há uma lógica no voto do nordestino que o resto do Brasil precisa entender. Não é por serem “pobres, analfabetos, preguiçosos, etc“, como vociferam alguns.

Falamos de uma região em que a vida possui um outro significado para a grande maioria. Falamos de uma gente que não vive, apenas sobrevive.

Falamos de famílias que não conhecem um vaso sanitário ou caixa de esgoto. Que hidratam-se com água de cisterna e que jamais experimentaram comida industrializada.

Falamos de uma gente não apenas pobre, mas de brasileiros “à parte” daquilo que conhecemos como cidadania e direitos. De quem não consegue sequer compreender a própria existência.

A perda de filhos ou pais ou companheiros é trivial. Algum de vocês consegue imaginar o mesmo? A desesperança é tão forte que chega a roubar os poucos ímpetos de vida.

A parcela que vence esta realidade e consegue viver em cidades médias ou grandes carrega consigo a dor e o sofrimento dos dias passados. A revolta é um componente da vida.

Eu sei que a culpa não é sua ou minha, ou mesmo dos nordestinos e nortistas afortunados. Sabemos que são as oligarquias políticas as verdadeiras culpadas.

Sabemos o que os Sarneys fazem no Maranhão, os Calheiros em Alagoas e os Gomes no Ceará. E ficamos mesmo muito irritados de pagar a conta da roubalheira deles.

Mas é preciso entender que o Brasil é assim mesmo. Que o Brasil é um só. Com suas dádivas e suas mazelas. Somos um povo, ainda que divididos por tantas características distintas.

O norte e o nordeste não precisam da nossa raiva. Não precisam do nosso preconceito. Precisam do nosso abraço, do nosso apoio, da nossa ajuda.

Precisam descobrir que Lula e o PT representam, sim, o mal. Que ninguém irá lhes tirar o Bolsa Família ou cartão do SUS. Que há um país inteiro livre dos trastes que lhes aprisionam.

Precisam acreditar que não devem favor algum a político nenhum. Que não recebem nada de ninguém e que tudo, ou melhor quase nada, é um direito seu, não caridade de coronel.

Em suma, norte e nordeste precisam de “mais Brasil“. E se você quer mesmo ver findo o ciclo lulopetista no poder, deveria acolher, não separar. Ensinar, não ofender.

Não #somostodosnordeste porcaria nenhuma! Somos #todosbrasileiros. Unam o país e o PT acaba!

Leia mais.

 

40 thoughts to “Apenas no nordeste o PT ainda resiste. É preciso integrar a região ao Brasil”

    1. Nordeste, onde um povo sofrido vive de esmolas. `O meio mais fácil de ganhar eleitores e dando esmolas, bloqueando empregos e desenvolvimento.
      O PT sabe fazer isto muito bem e se manteve no poder ate hoje COM ESTA ESTRATÉGIA.
      UMA COISA È CERTA :
      ONDE O PT COLOCA O DEDO………. APODRECE

  1. Olá Inundado, ontem, enquanto Belo Horizonte era inaugurada a fina flor da nascente República passeava freneticamente na Rua do Ouvidor. O Coronel Treme Terra com sua matadeira triturava os “fanáticos do broco” Conselheiro no Sertão da Bahia. Aquele fato rendeu uma das mais belas obras de nossa literatura. Nela Euclydes da Cunha dá o fecho da Trôade com …eram quatro estropiados, sendo dois velhos e uma criança na frente dos quais rugiam furiosamente quatro mil soldados (…) Com efeito, tirante o episódio da bravura da Silva Teles o que tivemos ali foi o Brasil Oficial massacrando, rindo e escarnecendo do Brasil Real (seria coisa mais clichê rico rir de pobre). Canhão Krupp versos espingardinha de carregar bela boca; alça de mira calculada por engenheiro versos mira demorada do jagunço no meio da moita de espinhos; botas e cantil metálico versos pé descalço e restos de enxada. Praticada a covardia os soldados voltaram à capital e lá não tendo casa subiram aos morros construíram barracão de latas e deram o nome de favela.
    Passado 120 anos a Rua Oscar Freire fervilha, seus frequentadores se exibem nos bólidos e outras quinquilharias, isso quando não vão a meca da feiura e breguice, mais conhecida como Miami e continuam fazendo gozação com os nordestinos. O Conselheiro é um personagem histórico, outro nordestino foi sequestrado e, para não concorrer e ganhar as eleições fica mantido numa caixa de Concreto já bem próximo ao Paralelo trinta. Saltamos do Coronel para um ex-Capitão que dublê de Deputado passou trinta anos incógnito – sem cheirar ou feder – como melhor exemplo de ator baixo clero, mas irrompe através do mundo virtual, arrebanha milhões e periga vencer uma eleição.
    Seu principal mote é o ódio e o preconceito e a incapacidade de admitir o dissenso, logo, nem cheiro de democracia e ainda por cima quer atribuir a conta aos nordestinos (que obtiveram algumas melhorias justamente no governo do homi que resta aprisionado). Por isso, não ha outra conclusão, é a ironia somada a perversidade ao quadrado. Sorte, Saúde e Sabedoria.

  2. Concordo,
    É inadimissivel e vergonhoso que o estado com o 3o maior PIB do país tenha uma região tão pobre como o Norte de Minas, principalmente vale do jequitinhonha.
    A resposta para tudo se chama educação.
    Um povo ignorante vai ser sempre manipulado…
    Democracia em país onde o povo não tem educação é um prato cheio para os corruptos…
    Não imagino que isso possa melhorar nos proximos 50 anos(sendo bem otimista).

    1. Perfeito, Antonio. Zema ou Anastasia deveriam considerar prioritário o desenvolvimento do norte de Minas. Significaria varrer o PT do estado

      1. Olá Distinto, é que antes do PT governar os Vales do Jequitinhonha, do Mucuri; do Ribeira; a parte Sul do RS eram prósperas e civilizadas e não exportadoras de mão de obra desqualificada!

    2. Olá Antonio, temo que esteja simplificando o raciocínio, porquanto o Estado mais rico da federação, onde se concentra quase um terço onde toda riqueza (a concentração de riqueza, sempre ela), passou décadas elegendo Paulo Salim Maluf; Tiririca e agora ele o ex ator de filme da Rua do Triunfo, isso para não alongar a lista.
      Como falar de democracia representativa onde o ocupante do Palácio do Planalto tem menos de dez por cento de aprovação? Alguma coisa esta fora da ordem cósmica.

    3. Disse tudo, Antônio. Diferentemente de Juscelino com seu slogan 50 anos em 5 de crescimento, o PT conseguiu a proeza e podemos dizer 13 anos em 50 de atraso! A maioria da nossa juventude foi cooptada pela esquerda, através de um ensino ideológico socialista/marxista e pelo péssimo curriculum escolar. Hoje os jovens, não sabem escrever, interpretar textos…Como dizia a chamada do Ministério da Educação do Governo petista, “Pátria Educadora”, para formar verdadeiros ignorantes!

  3. Blogueiro, o povo do nordeste é consciente de que – para se libertar da escravidão que sempre lhe impôs os governantes desalmados, obrigando os mais fracos a migrarem para outras regiões, especialmente SP habitado por milhões de nordestinos – é necessário votar no ÚNICO partido que lhe deu algum alento. ELE NÃO! ELE NÃO!

  4. Você que não se julga analfabeto funcional, leia com atenção ao artigo muito informativo do colega de jornal que é totalmente alienado:

    Blog de Psicanálise
    Eu estou do lado da democracia. E você?

    1. só porque você tocou na questão do analfabetismo, eu lhe chamo a atenção: “leia ao artigo” não dá, né?

      Outrossim, colega, psicanálise eu faço no consultório do Leo. Psicanálise “on line” não dá pra mim, não!!

    2. Esse blogueiro militante petista é tão “democrata” que não publica comentários com críticas aos seus posts de pura militância petista!
      E chama a sua indisfarçável militância de “psicanálise”.

      1. Enquanto o Ricardo assume suas posições politicas e pública até agressões à sua pessoa, o tal de Evaristo, o “democrata”, censura TODOS os comentários que apontam argumentos contrários àa suas crenças ideológico-dogmáticas, à sua indisfarçável militância comunista?

    1. Democracia?
      Kkkkkkkk……
      Vai se preparando aí que em 2019 haverá mais uma Bolsa para vocês.
      “Bolsa… Naro”!!!!
      Kkkkkkkk rindo até 2200.

  5. Os Nordestinos vivem das siglas e os ladrões que os governam da grana destinadas a elas.
    – BNDES Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social foi assaltado em bilhões pelas falcatruas com ditadores amigos, dos campeões nacionais que monopolizam planos de saúde, hospitais, laboratórios, magazines em troca da roubalheira e custeio dos partidos.
    – SUDENE, criada em 1959 e responsável pelo desenvolvimento do nordeste, um vergonhoso cabidão de empregos que em 60 anos de existência, recebeu recursos incalculáveis, os aplicou e os aplica onde?
    – BA, MA, AL, PI, PE e demais Estados da região dominados há mais de meio século, representam as capitanias hereditárias modernas e mantidas em poder dos nobres governadores “bem relacionados” com os três poderes e governo federal. Isso explica a pobreza crônica do nordestino.

  6. Os Nordestinos vivem das siglas e os ladrões que os governam da grana destinadas a elas.
    – BNDES Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social foi assaltado em bilhões pelas falcatruas com ditadores amigos, dos campeões nacionais que monopolizam planos de saúde, hospitais, laboratórios, magazines em troca da roubalheira e custeio dos partidos.
    – SUDENE, criada em 1959 e responsável pelo desenvolvimento do nordeste, um vergonhoso cabidão de empregos que em 60 anos de existência, recebeu recursos incalculáveis, os aplicou e os aplica onde?
    – BA, MA, AL, PI, PE e demais Estados da região dominados há mais de meio século, representam as capitanias hereditárias modernas e mantidas em poder dos nobres governadores “bem relacionados” com os três poderes e governo federal. Isso explica a pobreza crônica do nordestino.

  7. – BNDES Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social foi assaltado em bilhões pelas falcatruas com ditadores amigos, dos campeões nacionais que monopolizam planos de saúde, hospitais, laboratórios, magazines em troca da roubalheira e custeio dos partidos.

  8. – SUDENE, criada em 1959 e responsável pelo desenvolvimento do nordeste, um vergonhoso cabidão de empregos que em 60 anos de existência, recebeu recursos incalculáveis, os aplicou e os aplica onde?

  9. – BA, MA, AL, PI, PE e demais Estados da região dominados há mais de meio século, representam as capitanias hereditárias modernas e mantidas em poder dos nobres governadores “bem relacionados” com os três poderes e governo federal. Isso explica a pobreza crônica do nordestino.

  10. Os Estados da região dominados há mais de meio século, representam as capitanias hereditárias modernas e são mantidas em poder dos nobres governadores “bem relacionados” com governo federal. Isso explica a pobreza crônica do povo de lá.

  11. É uma absurdo mesmo! Onde já se viu isso… pessoas que nunca provaram de comida industrializada! Como sobrevivem? Isso é culpa do PT! Eles tem que aprender com a gente superior aqui do sudeste. Onde já se viu uma região que ainda aceita o 13°? Deve ser só pq é 13, PT! E tem mais.. esse povo ainda aceita férias e licença maternidade. UM ABSURDO! Minha empresa tem filial no RN e as pessoas ficam cobrando um trabalho melhor, eles deveriam agradecer de eu estar lá e dar emprego. Lá vc pode pagar até 300 reais para um domestica que vai ter uma fila na sua porta! ACORDA BRASIL!! #MITO1818 VAMOS MOSTRAR QUEM MANDA SOMO NOS E NAO OS POBRES E BURROS DO PT E NORDESTE. Seu blog é ótimo Ricardinho… temos que marcar aquele drink que tanto combinamos. Vc tem que conhecer minha casa nova na Baiha.. saudades amigo! VAMOS LÁ! BOLSONARO 2018 PT NUNCA MAIA. A MAMATA ACABOU VAI TER QUE TRABALHAR

  12. Prezado Cidrac,
    Pelo que sei que o ocupante do Palácio do Planalto foi vice da Dilma. Portanto, quem votou nele também era do PT, ou estou errado? Também sabemos que o PT, diga-se Lula e sua Turma governaram o Brasil por 13 anos e o que ele deu ao Nordeste foi apenas esmolas, para que o Povo de lá continuasse a dependência DELE. Tudo por ” Coronelismo” disfarçado, porque se ELE realmente quisesse fazer alguma coisa, ele iria investir na educação fundamental e do ensino médio, para que o Povo aumentasse o seu nível educacional e ter uma chance de viver uma vida mais digna, competindo com as pessoas de maior renda. Mas isso já foi de propósito, a Velha “Indústria do voto”. Respeito a sua opinião, pois estamos numa democracia, mas gostaria que respeitasse a minha. Já fui chamado de comunista, na época que fiz faculdade, mas os anos e o amadurecimento, me fez refletir que a esquerda tem um discurso e a prática totalmente diferente, vejo isso todos os dias na Universidade Federal onde trabalho, pois os docentes são de maioria de esquerda, mas quando surgem oportunidades de dar uma chance a alunos de menor Renda, como bolsas de estudos ( a maioria que estuda lá tem boas condições financeiras), eles simplesmente fecham os olhos e privilegiam os alunos de maior renda.

    1. Olá Estavan, é isso. Creio no diálogo. Sei que o dissenso é parte da vida, principalmente num país que se diz democrático.
      Quanto ao Vice é indispensável perceber que: é uma figura praticamente figurativa e mesmo assim ele deve respeitar os contornos desse cargo. Marco Maciel e José Alencar cumpriram a contento suas missões, porém o Vampirão conspirou, cresceu os zóio, deu o golpe; não se pode confundir bife a milanesa com rifle ali na mesa.
      Quanto a ter sido eleito na chapa do PT não ha negar, contudo é necessário bem compreender essa circunstância. Vede que o sistema eleitoral brasileiro é ruim, com isso o Presidente eleito não faz maioria com o seu partido e com os partidos da coligação, ai, invariavelmente, cai nas garras do PMDB (sendo o maior partido do país nem lança candidato a Presidente da República, pois, vive de chantagear) e tem de submeter as injunções no Congresso Nacional, observe que tanto o PT quanto FHC tiveram de se compor com o PMDB, dai não preciso lembrar os estragos de Gedel, Michel, Moreirel e Padilhel mais o crápula virtuoso do Eduardo Cunha.
      Quanto a sua exposição acerca da Universidade Federal eu não compreendi. Grato.

  13. Para dar um ar de legalidade na contratação inconstitucional dos 300 mil mamadores terceirizados apadrinhados de governantes e políticos, de 2007 para cá, saiu a lei que garante ampla liberdade à terceirização nos serviços públicos.

  14. Creio que essa notícia esclarece a todos sobre quem é haddad e não só aos nordestinos.

    “Gestão Haddad pagou R$ 245 milhões em contratos sob suspeita.
    Presidenciável diz que indício de desvio se aplicava apenas a obra de túnel.”

    Eu tenho 2 posicionamentos sobre essa notícia.
    1- Dizer que o indício de desvio se aplica apenas a obra do túnel é a confirmação de que houve desvio nessa obra
    e
    2- Se R$ 245 milhões em contratos sob suspeita se aplica apenas a obra do túnel quer dizer que podem existir desvios em outras obras.

    Fonte estadão; metrô news; twitter; etc

    Reafirmo que candidatos ateus só vão em igrejas de 4 em 4 anos comprovando que não acreditam e nem temem a Deus, vão nas igrejas nesses períodos somente para caçarem votos.
    Quem não teme a Deus não respeita nada nem ninguém e como disse a dilma, fazem ‘o diabo’ para ganhar eleições e vão até em igrejas como ‘aves de rapina’.

    1. Haddad, quando prefeito de São Paulo, proibiu a exibição da bandeira do Brasil na fachada do prédio da FIESP na Av. Paulista.
      De acordo com o haddad, a exibição viola a lei da ‘cidade limpa’!
      Essa é a demonstração de civismo e patriotismo do haddad e do pt.

  15. As pesquisas que davam liderança folgada a Lula para presidente foram feitas pelos mesmos pesquisadores que nas vésperas da eleição dava como reeleitos o Suplicy, Dilma, Lindbergh e outras sumidades do quadrilhão? A é? Então, tá!

  16. O 1º presente que todo o nordestino ganha ao nascer é uma camisa falsificada do flamengo.Os nordestinos,parte de MG e nortistas tem obsessão pelas coisas do RJ.Os nascidos em Juíz de Fora são conhecidos como cariocas do brejo.Que patético.Precisam mudar culturalmente.Há pessoas que pensam que o ES é um município carioca.Libertem-se da Rede Globo ou nunca terão voz.

  17. O nordeste sem dúvida foi a região mais favorecida com o governo PT. Pela falta de fiscalização, existem diversos tipos de facilidades de crédito para financiar motos, e carros. Os bancos se beneficiam com a falta de conhecimento sobre taxas de juros na região. Trabalho na região com turismo, onde vejo diversos profissionais na faixa de 25 anos a 45 já aposentados, entre eles, alguns até de cidadania estrangeira recebendo benefícios do INSS. Sem contar que a maioria das pessoas vivem de forma ociosa. Existem diversas famílias, casas que moram sete pessoas, que vivem da aposentadoria de uma só pessoa da casa, mais os benefícios de bolsa família. Essas pessoas simplesmente não trabalham, não recebem incentivos para leitura ou estudo. As grandes empresas simplesmente acabam contratando pessoas de outras regiões para preencher o quadro de funcionários. Acho que existe uma grande desordem nessas questões, vejam…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *