Pesquisas eleitorais e a ignorância a respeito

Pesquisas não são absolutas; são retratos de um determinado momento. Indicam uma tendência; não a certeza de uma eleição

Líder, sim. Mas preso e inelegível também

Após uma nova rodada de pesquisas, muitos leitores seguem incrédulos e revoltados com o resultado. A maioria diz que são manipuladas ou, no mínimo, mal elaboradas. Não aceitam a hipótese de o presidiário corrupto liderar em todos os cenários. Mas, infelizmente, é essa a  nossa realidade, gostemos ou não.

O Brasil conta com quase 210 milhões de habitantes. Salvo engano, com 150 milhões de eleitores. Por isso é tão difícil — para não dizer impossível — que alguém conheça algum entrevistado, mas isso não desmente os resultados nem tampouco torna o questionário fictício ou mentiroso. Trata-se de metodologia.

Você que me lê representa apenas uma pequena parcela da população. Provavelmente, a porção de 10% a 15% dos brasileiros que se informam diariamente sobre política. É muito pouco diante do total. Assim, sua vontade e a minha não refletem a vontade majoritária, sobretudo em relação ao lavador de dinheiro e sua quadrilha .

Duvidar das pesquisas, amaldiçoar o resultado, criar teorias fantasiosas pode até servir como válvula de escape para a raiva que sentimos, mas não mudará a realidade: somos um país paupérrimo, subdesenvolvido, com metade da população analfabeta ou analfabeta funcional, despolitizado e intensamente desinformado.

Minas Gerais, por exemplo, com seus oitocentos e tantos municípios, irá eleger Dilma Rousseff senadora. Garanto que, em mais da metade destes municípios, uma boa parte da população sequer sabe o que foi o impeachment. Da mesma forma, Aécio Neves será, provavelmente, o deputado federal mais votado. Malas de dinheiro? Esqueçam.

Façam um teste simples: conversem com alguém que visivelmente não possui escolaridade média. Perguntem sobre política ou economia. Garanto que encontrarão um enorme, sonoro e triste “não sei dizer” como resposta. No máximo, a repetição de um chavão qualquer ou uma destas fakenews da moda. Este é o país real, este é o país das pesquisas.

As pesquisas são encomendadas por grupos empresariais e financeiros imensos, que planejam suas vidas baseadas no que vem pela frente. Imaginar que são bobinhos (que pagam dezenas de milhares de reais por cada rodada) enganados pelos institutos é ser muito infantil, para dizer o mínimo. Vocês não acham que investidores internacionais são enganados pelo DataFolha, né?

Portanto, meus caros e minhas caras, não entrem no obscuro mundo da ignorância. Não pautem suas opiniões em achismos exóticos, pois igualar-se-ão aos pouco escolarizados que criticamos. Lembrem-se: é perdoável a ignorância pela falta de estudo básico, mas é imperdoável por omissão, preconceito ou crença infundada. Se é que existe alguma (crença) diferente, hehe.

Aceitem este texto como um conselho de quem lhes quer bem. Até porque, o que realmente importa é a legenda da foto acima. O resto é zurro de asinino.

Leia mais.

40 thoughts to “Pesquisas eleitorais e a ignorância a respeito”

  1. Olá Inundado, muitas vezes alertei neste espaço o estrago da iniciativa privada Rio Doce abaixo. Foram vidas, esperanças, meio ambiente tragados pela ganância do lucro fácil. Agora o desastre se repete no velho mundo. A ponte Morandi, na região da Ligúria, levou vidas ao abismo. Perdas humanas e prejuízo nos negócios da região. Ha anos se sabia da necessidade de reparos na ponte, mas a família detentora do direito de explorar a ponte e as estradas na Itália – que aliás, exploram concessões no Brasil -, se negou a fazer para auferir maiores lucros. Talvez agora, com mais esse exemplo, os deslumbrados e inocentes úteis dentre os tapuias possam começar a se tocar do engodo e da falácia da tal de iniciativa privada. Acordem.

    1. Ô mané.Você voou longe agora,hein ? Essa que você fumou estava tão estragada que o fez se esquecer do terremoto na Venezuela ( conspiração americana ? ),das epidemias de várias doenças controláveis que assola nossos vizinhos ( conspiração para vender remédios ? ).Dos acidentes e as mortes,cada dia mais terríveis,que acontecem em nossas rodovias, principalmente naquela BR-381 que foi objeto até de promessas mentirosas por parte da “senadora louca”.E você ainda continua defendendo o “Partido de um homem só” como se fosse o socorro divino implorado pela plebe ignara.Ora,vai pastar e da próxima vez escolha melhor o fumo que irá pitar,ou melhor,troque de fornecedor pois esse está só tomando seu dinheiro,como certo “candidato” embusteiro que até se encontra preso.

    2. Acho engraçado, esse tal de cidrac deve amar o Ricardo, só fala asneira e todo post ele aparece comentando… Amor não correspondido?;)

  2. Este é o jogo da Política…Manter a maioria pobre e desinformada, para que na época das eleições, alguns sacos de cimento e promessas vazias façam seu voto. O povo é assim.. se liga em futebol e violência dos jornais sangrentos. Fora isso, nem sabem que tem debate, eleição, etc.
    Enquanto isso, o CIDRAC segue acreditando que o PT é um partido Santo e Lula seu MESSIAS. . . mas se esquece de mencionar os detalhes de que em vários estados, o Pt está fazendo aliança com os “golpistas rapinosos e extrativistas” . . . e o mais absurdo vai acontecer: Aliança entre PT e PSDB para presidente. E aí CIDRAC? Qual sua explicação pra isso? Exite mesmo uma ética e uma linha de conduta moral em seu partido? Ou são todos iguais? Pergunte-se porque o Lula apertou a mão de Maluf, Collor e tantos outros. . . Só o NOVO é NOVO.
    Saudações !

    1. Olá Guimarães, suas intervenções vão me conduzir a concluir que és um tapado. Repare: o sistema eleitoral brasileiro impõe que o Presidente eleito não consiga maioria no Congresso Nacional a partir de seu partido e o coligado. Então, o PT além do PC do B (seu aliado histórico com identidade ideológica) não fazem maioria, por isso, é INEVITÁVEL, a coligação, sob pena de não ter como governar. Em regra o primeiro a aparecer é o chantagista pmdb e então o resto todo mundo sabe. Vede que não foi diferente no governo da Maria Antonieta Morena, mais conhecido como FHC, porquanto ele governou com o pmdb e mais a coronelada de desde sempre. Singeleza.

  3. Parabéns meu caro Ricardo. Tens toda razão nesta sua escrita. Acontece que detestávamos as disciplinas moral e cívica e OSPB (Organização Política e Social do Brasil). Acontece que hoje estamos pagando caro , porque nem civismo e nem como funciona os treis poderes da nação As escolas ensinam, ao contrário do bom aprendizado patriótico, doutrinaram nossos jovens à política petista, psolista e comunista. Política esta,que nos trouxe esse estrago à nossa nação. E hoje realmente, com todos esses anos de desgoverno petista ainda há os analfabetos e os desinteressados a política apoiando o prisioneiro e a impitmada Dilma, dupla que conseguiu jogar o Brasil neste lamaçal que vivemos hoje. Mas tenho fé : Deus é Brasileiro e há de nos salvar!

  4. Ok, então vamos sair do achismo: em que momento o Brasil teve sua menor taxa de desemprego, sua menor taxa de população abaixo da linha da pobreza, de mortalidade infantil e de gente com ensino superior? Eu sei, vc sabe e todo mundo sabe quando se deu isso no Brasil e quem era o presidente quando isso aconteceu. Ponto final, o resto é seu ódio despejando bobagens por aqui e ignorando um sentimento legítimo e justificável do povo. Mas to falando do povo, não da bolha de classe média alta que vc( e eu) vivemos, que compartilha o mesmo ódio e que, com vergonha de votar no asno do Bolsonaro (o que vai acabar acontecendo no 2° turno), vai felizmente votar no tal do Amoedo.

  5. Blogueiro,
    a ficha está caindo, não é?
    Você precisa se despir de seus preconceitos. Esta sua perspectiva de achar que a “inteligência” e capacidade de fazer a melhor escolha política está entre as pessoas “estudas” ou com dinheiro é puro preconceito.
    Inteligência e capacidade de análise política é possível entre pobres e iletrados.
    No mais, não seja bobo e inocente.
    O que importa não é o que está na legenda: Líder sim, mas preso e inelegível também.
    Você parece não entender nada de política e não perceber que mesmo se estiver preso e for considerado inelegível (ainda não foi), fará seu sucessor.
    Você não consegue ver que a melhor coisa que a Lava Jato e os golpistas fizeram ao PT e ao Lula foi prende-lo.
    Seu susto só vai fazer crescer. Espere e verá.

  6. Investidores internacionais não são enganados pelo datafolha, mas é fato que ganham muito dinheiro, em julho antes dessas pesquisas, foram enviados para o exterior mais de um bilhão de dólares, fato que vem acontecendo muito desde o inicio do ano, a pessoa compra o dólar a 3,30 em maio por exemplo e hoje praticamente já tem 4,10 o que dá 24% em 3 meses qual outra aplicação te dá isso? Pra quem tem dinheiro lá fora ou o investidor estrangeiro é também interessante, pois o país fica muito barato, o investidor estrangeiro que tem digamos 100 milhões de dólares pra investir, comprar algo aqui, pra que ele vai fazer isso no inicio do ano quando o dólar valia 3,10? É muito melhor o fazer na hora que o dólar tiver valendo 5, só de aguardar alguns meses ele ao invés de ter no Brasil 310 milhões de reais vai ter 500 milhões de reais, 190 milhões de lucro. Resumindo, pesquisa eleitoral devia ser proibida no Brasil, manobra a massa ignorante, hoje já ouvi de gente com curso superior falando que se o Lula fosse candidato votaria nele “pra não perder o voto”, e pior causa um ambiente propicio no mercado pra especulação, ajudando derrubar ainda mais essa combalida economia.

  7. Sinto muito “pseudo blogueiro”. Mas o que aconteceu e esta acontecendo e’ bem simples. A grande parte da população acordou e viu que a grande mídia e “jornalecos” como esse que voce escreve, estavam apenas alinhados para tentar destruir Lula e o PT. Simples, veja o resultado da pesquisa pra Senador e Presidente ai em Minas. Mas ainda e’ pouco, por que os mineiros ainda precisam acordar pro que esta acontecendo no governo de Minas. Onde o governo Federal e seus aliados de Minas (isso inclui a mídia também ) estão tentando “retomar ” o comando do governo na marra. Acorda Minas, coro na mídia e nos golpista.

  8. Ainda bem que vc não influencia ninguém. Li esta coluna hoje, pela primeira e ultima vez. Percebi ser vc. simplesmente, um preconceituoso. Dilma não sofreu um simples impedimento. Ela sofreu um golpe. Só isso. Não vou perder tempo .

  9. Blogueiro, você deve se recordar de que, na semana passada, eu disse, aqui, que estava prá chegar uma pesquisa do Datafolha, com mais de 8.000 entrevistados. E adiantei que Lulinha paz e amor iria disparar. Não deu outra, embora os números sejam tímidos, já que, na verdade, é mais de 40%. E vai disparar mais ainda. Agora, aqui prá nós blogueiro, quando é que uma pesquisa qualquer, principalmente Globope ou Dadafelha, iria distorcer resultados em favor do Lula? A história, aliás, sempre mostrou que, quando puderam, distorceram, mas em favor dos adversários do maior líder da história deste país! Chorem, esperneiem, baixem as calças e pisem! O7 de outubro vem aí: Lulinha ou Haddad. É só aguardar. Falta pouco.

  10. Blogueiro, você deve se recordar de que, na semana passada, eu disse, aqui, que estava prá chegar uma pesquisa do Datafolha, com mais de 8.000 entrevistados. E adiantei que Lulinha paz e amor iria disparar. Não deu outra, embora os números sejam tímidos, já que, na verdade, é mais de 40%. E vai disparar mais ainda. Agora, aqui prá nós blogueiro, quando é que uma pesquisa qualquer, principalmente Globope ou Dadafelha, iria distorcer resultados em favor do Lula? A história, aliás, sempre mostrou que, quando puderam, distorceram, mas em favor dos adversários do maior líder da história deste país! Chorem, esperneiem, baixem as calças e pisem! O7 de outubro vem aí: Lulinha ou Haddad. É só aguardar. Falta pouco.

    1. Vou chorar: é dar ao lula a chave de um carro e ele não ter carteira de motorista nem saber dirigir.
      esperneando: o carro já tem 40% de combustível
      baixando as calças: tô ‘cagano e andano’ pro lula.
      vou pisar: ih, pisei no cocô!

      tire a dúvida: Haddad é o ‘poste’?!?

      1. Talvez o Hadad seja o poste, talvez! Mas com certeza voce e’ o coco. kkkk
        No mais, aceita que dói menos. Lula Livre, Lula presidente. No mais, seja homen e coloca o seu nome no post.

    1. Baseando na realidade do texto:
      “uma boa parte da população sequer sabe o que foi o impeachment” (e é verdade),
      ainda acham que ela poderá criar mais ‘bolsas’ sei que lá, só pode!

  11. Entendo que falta “testosterona” nas gerações de final do alfabeto (mais novas) … creio que uma campanha de reposição hormonal resolveria nosso futuro, em dois tempos, em que pese a política rasteira e a mesquinharia intelectual esquerdopata, propagada para a população em risco social grave (zumbilândia).

  12. Sou mineiro; mas, convenhamos: estamos entre os mais atrasados povos do Paìs.
    Foi aqui que a Anta ganhou as eleiçoes para completar o processo iniciado pelo Pulha da Silva em conduzir o Brasil ao maior desastre econômico da história e à mais gigantesca roubalheira já vista no Mundo. E, pelas pesquisas, parece que corremos o risco de passar pelo maior vexame de nossa história em ter como senadora uma pessoa tão dsqualificada como essa!!!

  13. A Datafolha divulgou o resultado da sua última pesquisa em 22 de agosto para diferentes categorias isoladas, como faixa etária, renda mensal, escolaridade, religião e outros. Mesmo considerando apenas os entrevistados de nível superior a ordem dos primeiros colocados em intenção de voto continua a mesma. As distâncias se reduzem, mas a ordem se mantém. Ou seja, não é possível afirmar que escolaridade ou renda estejam influenciando o resultado, de acordo com a pesquisa da Datafolha. Não vou colocar o link aqui mas é de fácil acesso pela Internet pra quem tiver interesse. Ao invés de tentar desqualificar o outro, que vota diferente de nós, o chamando de não escolarizado, devemos tentar buscar entender de maneira mais profunda essas razões e não parar na superfície. Escolaridade e acesso a informação não estão determinando as intenções de voto, de acordo com a pesquisa.

  14. 4 verdades:
    (1) o conteúdo completo da matéria texto (parabéns Ricardo)
    (2) a pesquisa (até agora ou melhor, até ontem)
    (3) lula está na liderança, quer ser presidente mas está inelegível e nem pode votar no ‘poste’. (snif para ambos)
    (4) Eu quero ficar rico assim como o lula quer ser presidente mas não sei como faze-lo
    honestamente por já ter tentado bastante trabalhando e economizando, nem desonestamente por realmente não saber ‘como’ pois não é meu meio, se eu quiser ficar rico desonestamente procurarei alguém da cúpula petista pois os eleitores desse partido são pobres como eu e muito mais burros do que eu(enorme verdade)
    Abrs!…(agora vou ler alguma bobagem que o cidrac escreveu…)

  15. Este número do Lula está alto porque, queiram ou não, este foi o presidente que mais fez pelo Brasil até hoje. Ponto. Isto é fato. Psicopatias e ódios diversos a la ‘Tradicional Família Mineira’ não podem ir contra fatos. O que é, é. O que foi, foi.

    Lembro-me bem que eu morava na Irlanda , em Dublin. Na Europa só se falava em Brasil em 2009, 2010, 2011, 2012. Até quem não gostava do Lula batia palmas. Era reportagem pra tudo quanto era lado, gente estudando sobre o país. O Brasil estava ‘bombando’. Estrangeiros vindo para cá. Faltava mão-de-obra qualificada por que estava sobrando emprego. Havia muito dinheiro para os programas de governo porque a China com uma taxa de crescimento muito alta, sendo então o principal parceiro econômico do Brasil, demandou muita coisa aqui. E foi isso o que patrocinou aquilo tudo. Uma hora a China parou de crescer, quase simultaneamente o preço do petróleo e do minério caíram, houve a crise no mercado internacional e o dinheiro acabou. Casou com a crise criada aqui. Aí, sem dinheiro não há progresso que resista.

    Argumentar que o alto índice de aprovação de Lula deve-se somente ao voto dos miseráveis, alienados, ignorantes é uma subversão de idéias, uma parcialidade, confusão de valores feita com um propósito de demonizar algo (e alguém) por conta de passionalidades ideológicas. Por que isto é quase dizer ‘esta gente que desgraça o Brasil é que elege o Lula’, sem pensar que o Brasil é que desgraçou essa gente.

    Blogueiro e aceclas, deixe eu lhes contar uma coisa: trabalhei por anos em escolas particulares e públicas de BH e tive a experiência concreta do dia-a-dia de contato com estas realidades tão distintas. Os estudantes pobres simplesmente não conseguem aprender. Não conseguem abstrair, raciocinar, concentrar. É fato, é empirico. A coisa vem lá da trás. O buraco é muito maior e mais embaixo do que vocês pensam. Enquanto os estudantes das escolas particulates vivem numa outra dimensão, numa outra realidade, os estudantes de realidades desfavorecidas só tem como alavanca estes programas socias para tirá-los do buraco. Não tem outro jeito. Mas vem este blogueiro e os aceclas falarem de mercado e só mercado econômico, da idéia no mínimo sacana de meritocracia – num país em que as pessoas partem de pontos totalmente desiguais. Isso é absurdo! Vem este blogueiro e os aceclas , de modo irresponsável, atacar programas sociais e óbvio demonizar todas as benfeitorias que brasileiros desfavorecidos receberam pela primeira vez na história. Quer dizer, na lógica conservadora, tudo o que se fizer para as classes desfavorecidas vai ser sempre ruim, vai ser sempre populismo. Vocês tem que admitir: coisa que ninguém nunca fez foi feita de maneira positiva no Brasil! Mas é de se entender o ódio: o que a classe média ganhou com os pobres podendo ter mais? Nada, só perdeu status quo. Teve que aturar a ‘gente feia e sem nível’ frequentando os mesmos shoppings, divindindo espaço nas ruas com os carros que compraram, e por aí vai. E as universidades abertas pelo governo Lula? E os créditos educativos para os estudantes? Todos sempre pediram isto, e isto foi feito pelo Lula. A PUC do Coração Eucarístico que estudei nos anos 90, só tinha brancos. O perfil da mesma universidade nos anos 2000 é outro.
    Eu só pude estudar no exterior e me tornar um bom profissional por crédito que só foi dado pelo governo Lula.
    E os portos modernizados ? E as duplicações das estradas? Outra, quem já morou na Europa sabe: à exceção de alguns países, o sistema de saúde público europeu é pés-si-mo. O Sus é o céu se você comparar – apesar de ser ruim também. Mas no governo Lula houveram muitos melhoramentos no SUS. É fato.

    Agora, eu não vou votar em ninguém nesta eleição porque não há ninguém que me represente. E se Lula aí estivesse limpo como candidato, não votaria nele também. Não sou petista e apesar de inúmeras defesas que faço aqui, é fácil perceber uma avalanche de erros dos governos do PT. Votei neste partinso, mas não voto mais. Dir-se-á: ‘Você está se contradizendo! ‘ Não. Uma coisa é tentar ser justo e separar as coisas que houveram naquele periodo. Outra, é aderir à campanha de ódio e injustiça patrocinada por idéias como a do blogueiro. A César o que é de César.

    Trago então um escrito que guardei de Dublin em 2012 só para refrescar a memória:

    ” O país sulamericano vive um boom de crescimento econômico , ao mesmo tempo em que programas sociais confrontam realidades seculares no país tropical. Em especial, destaque para o nordeste brasileiro, região historicamente negligenciada por governos anteriores. A combinação de políticas sociais inclusivas e grandes obras de infraestrutura implementadas na região têm criado condições para um novo salto no desenvolvimento (…)
    Esse desenvolvimento tem se dado na economia, na educação, na saúde, na atração de investimentos, na inclusão social e na consequente mudança da pirâmide de renda. (…)
    Entre 2003 e 2012 o nordeste do país teve índice de crescimento de 4,1% ao ano, enquanto o as demais regiões ficaram na marca de 3,3%, (…) . Neste ano de 2012, por exemplo, a economia local cresceu o triplo da brasileira.
    Entre 2001 e 2012, o nordestino teve o maior ganho de renda entre todas as regiões, o que fez com a participação da base da pirâmide social caísse 66% para 45%. (…)
    Tudo isso fez com que a classe média deixasse de representar apenas 28% da população nordestina em 2002, para ser 45% em 2012. (…)
    Em 2002, apenas cinco milhões de nordestinos tinham emprego formal. Já em 2012, esse número chega a nove milhões. (…)
    No mais de 21,4 milhões de nordestinos viviam em situação de pobreza. Em 2012, esse número caiu para 9,6 milhões
    Nordeste responde por 61% na redução da pobreza no País entre 2003 e 2012 (…)”

    Engraçado ninguém na história do país NUNCA ter sequer TENTADO fazer isso, né …

    Outra … o gente … tempo atrás o blogueiro escreveu texto elogiando o Temer …

    1. Voce nao tem saco pra ler, porque provavelmente e’ um bolsominion…nao sabe e’ ler mesmo. Esquerdista tem um problema, e’ culto. Ao contrario de voce, que deve ser uma “porta”. kkk

  16. Deixem de ser bestas, qualquer político não presta. Neste sistema comandado por satanás o Diabo, os políticos vão sempre nos pisar e esculhambar. O que Lula fez no seu governo, não foi bondade, foi mais que obrigação sua, aliás, obrigação de qualquer um que estiver no poder, já que pagamos tão caro pra isso!

  17. Meu doidinho favorito, deve ter aumentado a dose do tarja preta.
    É tão difícil aceitar o que está claro prá todo o mundo, exceto o dos coxinhas, de que esta armação só elevou o conceito do maior presidente que este país teve, talvez não consiga interpretar números, mas podemos te ajudar.
    Foi redução da dívida pública, elevação do emprego, redução da taxa de pobreza, elevação do salário mínimo, e muitas outras coisas que poderíamos listar.
    Como disse o Reinaldo Azevedo, que merece ser lido, o Lula já venceu a eleição.
    O seu presidente, esta saindo como o pior da história, e ele sim, deveria está na cadeia, e nunca li uma linha sua à respeito, embora, diga-se de passagem, não costumo perder meu tempo, só quando estou à toa mesmo, como hoje.
    Em relação a Dilma, que disse que a maioria dos mineiros não sabem o que foi o impeachment, talvez, só o caro blogueiro não saiba que foi um golpe.
    Pode triplicar a dose, que você e seus 10 fieis leitores correm o risco de entrarem em depressão.
    Vai ficar careca de raiva, mas a vontade do povo é soberana.
    Outra coisa, meu doidinho favorito, não precisa publicar minhas colocações, como é sua prática e da sua turma, mas o resultado é o que está acontecendo aí, a verdade prevalece.
    Você é ignorante, não é burro.
    Vai chorar na cama.

  18. Reinaldo Azevedo cantou essa pedra faz tempo. Eu mesmo comentei em outro fórum. No momento que prenderam Lula, o PT estava salvo. Era óbvio. Vitimizaram ele. Lula é cristo. E preso, é melhor, porque ele transfere votos pro poste, e ainda por cima não precisa se defender dos ataques porque nem poderia! está preso! E digo mais, até eu vou votar no Haddad. Não tem como votar no Bolsonaro. Não tem como votar em um Alckimin apoiado pelo centrão, que desde sempre mandou no esquema de corrupção que o PT HERDOU e que vem no governo desde a ditadura militar (Olhe a história da Odebrecht e a correlação presidentes da petrobrás e militares…). E não sou inocente de dizer que antes da ditadura não havia corrupção, apenas que os player eram outros (outras empreiteiras e empresas). E ai tem o que? A Marina do Itaú? verdinha evangélica? O cabo maluco? O Amoedo “sou rico e não dou esmola” ? ele acabou com a carreira política dele falando essa idiotice. O Novo é pior que o PT. Álvaro dias, e sua ditadura da lava jato? sem falar que tem corrupto escrito na testa dele. Um monte de gente velha que rouba? todos eles? e ai, ladrão por ladrão, melhor o Lulão! para vencer lula bastava ter um candidato moderado, conciliador, e novo. Novo mesmo, não um velho empresário como Amoedo. Até o Huck seria melhor. Mas não nos ofereceram esta opção. Ao povo honesto e trabalhador, vão escolher o “bom ladrão”. Lula

  19. Divina sensatez. Reconhecer a realidade é um dom. Esse é o nosso país. Gritamos, esperneamos, mas no fim das contas todos são eleitos. Briguei pela democracia, pintei a cara e fui pra rua, e hoje me pergunto.. e se o país tiver mais de 50% de desonestos? E se a maioria de meu país for de bandidos? Às vezes bate uma dúvida se valeu a pena.

  20. Chamou atenção hoje foi a fala do Ministro Paulo Guedes sobre o ex-presidente Lula: “Estamos convencidos de que Lula não roubou um tostão. E seu patrimônio prova isso. Ele não teve foi quem o avisasse do que acontecia em torno de seu governo”.
    E o tal do Robes que sempre escreve um monte de asneiras aqui e que considera o Paulo Guedes o melhor ministro da economia de todos os tempos … o que vai dizer com esta hein? Ha ha.
    A prisão do ex-presidente Lula é a maior farsa de todos os tempos mesmo … qualquer com o mínimo de honestidade intelectual sabe disso. Prisão sem provas, numa fragilidade jurídica apontada no mundo inteiro como no mínimo muito estranha e com ritos sendo atropelados de maneira escancarada.
    Até o governo Bolsonaro vê que a condenação de Lula foi uma questão de tomada de poder e política na cara dura … sendo a coisa do triplex, um teatro ridículo inventado.
    Mas a boiada de ignorantes vai pra onde lhe mandam ir … Bem, independente das taras partidárias e ideológicas, deveria ser mais importante a verdade; não o interesse.

    1. vou repetir, já que você não aprende: copiou e colou alguma porcaria, dê o devido crédito ao autor!!! deixe de ser ladrão de pensamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *