Um país que guerreia contra os jovens

Ser ou não ser? Estudar ou empreender? Passam-se as gerações e esta “dúvida cruel” jamais deixa a estrada de nossas vidas.

Estudar ou empreender? (Foto: Google Images)

O filho de um querido amigo, estudante de uma importante universidade americana, desembarca para férias no Brasil. Na mala, uma certeza: “pai, mãe, quero dar um tempo. Quero voltar e abrir uma empresa. A sala de aula não é meu lugar”.

Uma sobrinha-filha está prestes a terminar a pós-graduação em uma das mais importantes escolas de negócios do País. Acaba de se associar a amigos e primos,  e montar o próprio negócio.  Como ela, dezenas de outros jovens, filhos de amigos, não pensam em nada senão empreender.

Na semana em que o STF autorizou o aumento dos próprios salários (em 16%), o que custará, em efeito cascata, bilhões de reais aos cidadãos, os exemplos acima me trazem sentimentos distintos: o primeiro é que o Brasil tem jeito. O segundo é que, assim como eu e meus pais e avós, as novas gerações apenas serão o que fomos, escravos de uma casta de déspotas privilegiados.

Estes garotos não terão de lutar e vencer apenas o mercado e as barreiras inerentes aos negócios calouros. Terão de encarar uma máquina de moer gente e dinheiro. Uma máquina de moer futuro! Uma burocracia infernal,  formada por incompetentes em fazer o País progredir,  e inversamente competentes, ao extremo, em fazer as próprias vidas progredir. Uma gente que lhes tomará todo tempo e dinheiro possíveis, e que lhes sugará cada mísera gota de suor e energia.

Como eles, (abandonei a faculdade) me tornei empreendedor muito cedo. Eu dei sorte e venci o Estado, ainda que carregue cicatrizes incuráveis. Ao assisti-los trilhando o mesmo caminho, não sei se os encorajo ou puxo-lhes as orelhas, mas não deixo de chegar à mais importante conclusão que poderia: vença a eleição quem vencer, esses meninos darão um jeito de seguir em frente.

Boa sorte, garotada!

Leia mais.

13 thoughts to “Um país que guerreia contra os jovens”

  1. Ohhhhh Ricardinho quer enganar quem ?????

    “Como eles, (abandonei a faculdade) me tornei empreendedor muito cedo. Eu dei sorte e venci o Estado, ainda que carregue cicatrizes incuráveis. “, todos sabem, pois o senhor mesmo confessou neste blog que não conseguiu terminar seus estudos de Comércio Exterior na Una, porque “era puxado conciliar com os trabalhos na bayer”.

    Por outro lado, essa ficção exposta acima têm a sua marca, o culto ao estrangeirismo, em especial os EUA, e a total falta de compreensão do verdadeiro significado de uma formação superior.

    Essa frase, “O filho de um querido amigo, estudante de uma importante universidade americana, desembarca para férias no Brasil. Na mala, uma certeza: “pai, mãe, quero dar um tempo. Quero voltar e abrir uma empresa. A sala de aula não é meu lugar”,é simplesmente ridícula.

    Primeiro ponto: Qual Universidade??? Qual faculdade????
    E outra, tirando as Universidade Tradicionais, que lhe garanto que não é o caso da filha do seu amigo, formação nos EUA é uma bosta.

    Por fim Ricardinho, tenho uma proposta a fazer. Por que não faz um Concurso Público???? Isso mesmo, Concurso Público???? O senhor é micro empresário, esta sempre em situação financeira ruim, faz concurso.

    O concurso é público, mas tem uma coisa, SOMENTE ENTRA OS MELHORES

    1. João, a conversa do Ricardinho é a mesma de sempre, para ele nao precisa existir estado, e talvez por isto a turminha que frequenta determinados restaurantes na regiao do vetor sul da regiao metropolitanas sempre tem alguma diarréia e passa apertado sentado no troninho no fim de semana, nao deve existir vigilância sanitária ali pelos lados de quem vai em direcao a 040 ou para MG 30, ricardinho já me forneceu a resposta, os empresarios destas regiões acreditam tanto no poder da iniciativa privada que nao cobram nem o uso de touca higienica aos empregados que lidam com alimentos. E por ai vai. Ricardinho acredita piamente nas baboseiras de Ayin Rand e seu lero lero individualista.

      1. Olá Blues, para o Inundado não precisa de existir Estado, pois, vive a defender as prerrogativas dos cinco por cento do cume da pirâmide social de Pindorama. Mera manifestação do egoísmo e cinismo, mas falta-lhe sempre a sinceridade para informar que dentre tantas coisas que o Estado fez e faz esta a Embraer – para ficar num só exemplo – que é tudo de bom e de melhor, mas, vai, gostosamente, entregue ao domínio daquela república arrogante lá de cima. É como dizia a Maria Antonieta Morena, vulgo FHC, dependência ao Norte!

    2. Olá João, tá certo que água e conselho só se dá a quem pede, mas, a tua prédica vai muito a calhar ao Inundado. Grato.

  2. Pois é blogueiro. Embora não concorde com a grande maioria das opiniões que você emite aqui neste espaço, desta vez você acertou. Porém, só existe uma solução no momento: Lula Livre e Presidente. Ou Haddad, se barrarem o Lulinha de vez. Com certeza o país vai voltar a crescer, as medidas absurdas pós golpe serão revogadas, enfim, Haddad, economista e professor da USP, melhor Ministro da Educação que este país já teve, com certeza vai enfrentar muitas dificuldades, obviamente, mas vai melhorar as coisas. Vote nele e faça campanha prá ele blogueiro. Os mais pobres terão uma vida melhor (por exemplo, o filho da lavadeira vai virar médico, como vem acontecendo ainda), sem impedir que você fique mais rico. É isso aí!

  3. A primeira vez que iria elogiar esse otário chamado Ricardo. Primeira vez que vejo lucidez e coerência no minúsculo raciocínio, não vou poder elogiar, porque quando fui compartilhar no wattsap não consegui. Iria colocar no wattsap, porque colocar no facebbok é d+. Jamais comoartilharia um imbecil desse no face

  4. O Brasil precisa urgentemente de um controle de natalidade, para parar de produzir pobre. Mesmo sem conhecer as estatísticas, tenho certeza absoluta que hoje, somos o maior produtor do mundo. Não que eu tenha alguma coisa contra pobre, afinal, eu sou pobre também e como o pão que o diabo amassou para estudar meus dois filhos. A pobreza é a desgraça de qualquer país, interessa apenas aos políticos e às igrejas, pois são votos a mais e fieis a mais. Não espere que os políticos de hoje façam isso, não vão fazer, são bandidos vagabundos demais para ter essa preocupação. E, sem um controle de natalidade, nossa situação vai piorar muito, cada dia mais. Fica a dia.

    1. Olá Geraldo, o seu locus não é aqui neste planetinha azul, talvez, na vastidão incomensurável do cosmos tu possas encontrar melhor pouso. Cuide bem de sua carroça sideral.

  5. Lula, Cabral, Cunha, Marcola, livres! Soltem os bandidos e ponham o povo na cadeia, já!

    No Brasil, quem trabalha, produz, empreende e cria empregos é quem está errado. Certos e corretos estão os bandidos, traficantes, corruptos, marajás do serviço público. Certas estão as estatais entupidas de incompetência, corrupção e sinecuras milionárias. Certos estão os lulas, as dilmas e os cabrals da vida que arrombaram os cofres públicos, entupiram as empresas públicas de marajás e afundaram o País na maior recessão econômica, administrativa, social, moral e política de sua história.

    Errados estão aqueles que ralam, produzem, empreendem e arriscam suas vidas e seus patrimônios nesta selva dominada por bandidos, corruptos e parasitas, e que ainda têm que sustentar um País que já tem 100% de sua receita comprometida com os “servidores” públicos.
    No Brasil, não é o Estado quem serve ao povo; é o povo quem serve ao Estado. Por isso, prendam logo o povo em campos de trabalho forçado para melhor servirem de escravos aos parasitas, bandidos e corruptos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *