O Brasil de 2018 caminha para repetir 2002

Nos últimos 15 anos, os brasileiros não perderam uma só oportunidade de reafirmar seus enganos nas urnas

Henrique Meirelles (Foto: Google Images)

O ano era 2002. Me casei em julho, em meio ao caos financeiro.  Lula era favorito, e prometia incendiar Roma, ou melhor, Brasília. O mercado financeiro desmoronou. O dólar chegou a R$ 4 (algo como R$ 11 hoje em dia).

Convertido — quem sabe assumido? — o atual presidiário divulgou a tal “carta aos brasileiros”. Garantiu a institucionalidade e o respeito aos contratos. Piscou para os mercados e venceu a eleição. O resultado? Tá aí, né?

Seu concorrente era José Serra. Se não o mais, um dos mais preparados homens públicos que o País já teve. Tivesse vencido aquelas eleições e o Brasil de hoje seria algo muito próximo ao que conhecemos como Primeiro Mundo.

Uma década e meia depois, cá estamos no mesmo ponto. Subdesenvolvidos, atrasados, patinando em círculos. Crise econômica e o mesmo cenário de pânico. Lula no devido lugar, mas Ciro Gomes e companhia no páreo e com os mesmos discursos.

O MDB confirmou, com 85% de aprovação, Henrique Meirelles como candidato. Por si só e toda a sua história, já seria um nome dos sonhos. Incluído no cenário atual, com os demais concorrentes, torna-se quase único. Praticamente a exceção.

HM é um gestor brilhante, como poucos no mundo. Sua trajetória internacional o transformou no único brasileiro a comandar um banco americano de expressão. Foi o fiel da balança dos governos Lula e o único responsável pela estabilidade da época.

Sábia como só ela mesma, Dilma Rousseff dispensou seus serviços. Preferiu a dupla Mercadante & Mantega. Quebrou o país e acabou defenestrada do Planalto. Em meio a maior crise econômica da nossa história, ao assumir, Temer “chamou o Meirelles”.

Em menos de dois anos saímos da recessão, de juros de 14% para 6%, de inflação de 11% para 4%, do desemprego para a geração de emprego (ainda que tímida). Tudo graças a Henrique Meirelles. Ou alguém acha que foi a Temer?

“Ah, mas ele foi da Friboi”.  Deixem de ler apenas as manchetes. Pesquisem e procurem saber o que, quando e como traalhou para o Grupo JBS. Encontrem uma única lambança, em conluio com os irmãos Batista, e fico pelado na Praça dos Três Poderes gritando “Meirelles Ladrão!”

Infelizmente, ao que tudo indica, mais uma vez os brasileiros virarão as costas para o melhor. Mais uma vez desprezarão um talento raro. Mais uma vez preferirão acreditar nos ‘Messias’ da vida — falsos ou verdadeiros mesmo, se é que me entendem.

Fazer o quê, a não ser lamentar? É o que tenho feito desde José Serra x Lula. Mas o Brasil não. O Brasil não lamenta nada. Não esquece nada. Não aprende nada. É uma pena!

Leia mais.

42 thoughts to “O Brasil de 2018 caminha para repetir 2002”

  1. Olá Inundado, “escondidinho de tucano” Lulinha Paz e Amor, além de ser o CAMPEÃO de votos em Pindorama é um frasista da melhor cepa. Com fina ironia e, pondo em evidência uma das quatro cozinhas brasileiras, ao meu ver a melhor delas, ninguém é perfeito, (as outras três são a gaúcha, a baiana e a paraense), ele mostra a covardia, preguiça e falta de vergonha na cara do mininu que exigia ventilador ligado para empinar pipa dentro de casa. De modo que nada mais falta para o desmascaramento do senadorzinho de meia tigela…
    Quanto ao monge devasso de filme holandês, mais conhecido como Henrique Meireles, esqueça! Afinal não bastasse ser tudo de ruim que é é veja com quem ele tem atuado ultimamente.
    Sorte, Saúde e Cidadania.

  2. Sem dúvida! Mas agora há uma mudança nos parâmetros. A população consegue ver, apesar da maioria da grande imprensa, que é conservadora nos costumes e liberal na economia. Os candidatos naturais seriam Amoedo, Flávio Rocha (que saiu) ou Bolsonaro, que vem se comportando muito bem, apesar dos ataques e das fake news (a última: seu vice disse que, com mais empregos, a concessão do Bolsa Família poderia cair – a manchete foi que “Bolsonaro vai diminuir o Bolsa Família”).
    Um dos ataques que fazem é que, se Paulo Guedes sair, ele não tem plano B. Pois bem, sem os acordos políticos, Meireles poderia ser seu plano B! Ele tem liberdade para isso!
    E por último: na minha vida mudei para não lamentar, pois não adianta. Tento sempre ver o lado bom. O de Lula e Dilma terem ganho foi o de criar a direita (que era palavrão). Para se defender, no “Nós contra Eles”, falava que os eleitores contrários a ele eram de direita, mesmo que fossem apenas esquerdistas indignados. Tanto falou, que esses se assumiram assim. Sou de direita então, quero mais justiça social, saúde e educação – mas sei que ela virá do desenvolvimento da economia e (muito) menos corrupção.

    1. Esse negocio de “conservador nos costumes e liberal na economia” é coisa de quem nao gosta de brusqueta podem começar a reparar kkkkkk

      1. Resposta típica de quem não sabe ler. Vou tirar as vírgulas, vê se consegue entender agora!
        “A população consegue ver ___________________________ que é conservadora nos costumes e liberal na economia.”

  3. Concordo com vc. O problema é que sempre que alguém propõe austeridade nos gastos e controle das contas públicas ela fica restrita ao executivo e ao povo. Se essa política de austeridade e controle de gastos chegasse ao legislativo e ao judiciário o povo compraria idéias como as de Henrique Meirelles hoje e de José Serra no passado.
    Como exemplo de que o povo é quem paga a conta basta ver a situação dos funcionários ativos e inativos do Estado de Minas Gerais.
    Enquanto o legislativo e o judiciário recebem salários e benefícios em dia o executivo sofre com salários parcelados e atrasados e o povo pena com a falta médicos e leitos nos hospitais, professores nas escolas, segurança, etc…

  4. HAHAHAHAHAOWADFJSJFSADJJJjsjsAS se tivesse eleito serra o Brasil seria um país de primeiro mundo? e entao o fato do meireles ter presidido banco americano quer dizer que ele é o mais preparado para o país? as políticas bancarias sao de distribuição de renda a todos (empresários e empregados)?

    Eu adoro ler sua coluna, me diverte bastante, abraços!!!

    1. Pesquisa aí pra nós e depois conta aqui qual a categoria profissional que possui os maiores e melhores benefícios acordados entre empregadores e empregados? Tipo assim: Participação nos lucros, planos de saúde completos, remuneração básica e por produtividade, jornada semanal de trabalho adequada, condições, estrutura e ferramentas de trabalho avançadas tecnologicamente, benefícios como licenças maternidade (6 meses) e paternidade (20 dias), faltas autorizadas/abonadas para acompanhar pessoas enfermas na família, consultas e internações de conjuges pais e filhos, etc etc etc.

      Se você souber de alguma além de Banqueiros e Bancários, conta aqui pra gente, por favor.

    1. Thiago, útil a toda esbórnia e malefícios ao Brasil o partido do Padre Devasso de Filme Holandês pode ser, inocente, jamais!

  5. Brasileiro gosta de ouvir xavequinhos no ouvido. Gosta de ser enganado por lorotas e discursos populistas e quando alguém fala sério é ignorado. Meirelles é extremamente técnico e tem o respeito do mercado porém não tem um discurso apelativo e nem inflamado, então não serve!! Eta brasileiro…

    1. Olá Almeida, que opção poderia trazer alguém como BONOSSAURO que tendo sido deputado federal por várias legislaturas não aprovou nenhuma lei ou ao menos propôs algum projeto de lei relevante para o povo? Ele tal e qual os políticos da politicalha cuidou logo de meter na política dois de seus filhos, sende este um ítem que muito diferenciam políticos como Lula, Dilma e Itamar Franco que não poem parentes na política. Nem vou falar de suas posições atávicas, primitivas típicas da época das cavernas!

  6. Lênin escreveu sobre a estratégia das tesouras, no início do século passado.
    Nada mais é que a alternância de poder entre a esquerda e a mão direita da mesma esquerda, até não sobrar mais qualquer opção possível…

  7. Você escreve bons textos, mas desta vez você acordou com dor de cabeça no minimo.

    Jose Serra foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), que ate hoje é um tentáculo da esquerda do país, Serra assinou uma carta de apoio à revolução de Fidel e Raúl Castro, dirigida “ao povo paulista” de 23 de outubro de 1962, lembrando que Castro foi um ditador que implantou o socialismo em cuba, destruiu o livre comercio e a livre iniciativa (que você tanto valoriza). Serra ja disse que Fidel Castro é um Herói. José Serra defendeu o socialismo em sua mocidade. Seu partido é o PSDB, Partido da SOCIAL DEMOCRACIA Brasileira. O Evento esquerda pra valer, do PSDB lembra?

    Esse é ” um dos mais preparados homens públicos que o País já teve”, homem que quer implantar o socialismo no Brasil. Você se contradiz nesse texto. E voce deu uma de mãe Dina, não tem como saber se um eventual governo esquerdista de Serra (que você tanto critica) nos levaria proximo a um primeiro mundo, o que é pouco provável de acontecer, visto que não existe país no mundo onde o socialismo melhorou a vida das pessoas.

    Ou seja, ele é tudo aquilo que você, em vários textos demonstrou, abomina.

  8. Também acho um excelente candidato. No que se refere ao seu partido, qualquer presidente, da extrema esquerda ao mais conservador, precisará tratar com um congresso dominado pelo fisiologismo. Portanto, a decisão do voto não deve ser por aí. Pelas circunstâncias atuais, pelas pesquisas e conforme os acordos partidários que foram celebrados, clareou a situação de que a ida do Bolsonaro para o segundo turno abre enorme caminho para termos um presidente de fato governando de dentro de uma prisão.

  9. Ricardo Mãe Diná, você agora acha que entende de política???
    Abre o olho inocente!!!
    O Henrique Meireles é o candidato dos banqueiros…..
    Faz-me Rir!!!!

      1. Mãe Diná,
        Eu leio quase tudo que se publica, independente de ser bom ou ruim. Mas eu tenho um censo crítico e quando vejo certas asneiras sendo publicadas por pessoas despreparadas que se aventuram a fazer análise de coisa que não entende bulhufas, eu me sinto no direito de rebatê-las.

  10. Você ia bem e aí teve uma recaída. É um “PSDBista enrustido. Alguém sempre perguntava no passado do que vivia Serra. A lava jato descobriu. É fácil fazer afirmações ou divagações quando colocamos um “se” na frente. Ou então, como a maioria dos analistas financeiros de plantão, você tem vocação para pitonisa. Brasil no primeiro mundo com Serra! ?????

  11. Meu segundo turno ideal teria 2 dos 3 candidatos, a partir do modelo de gestão que defendem:

    Amoêdo
    Meirelles
    Álvaro Dias

    Mas jamais que o brasileiro ignorante permitirá isso, jamais a turba permitirá que possamos evoluir tanto e tão brevemente… 🙁

  12. Putz, parei de ler no trecho “Seu concorrente era José Serra. Se não o mais, um dos mais preparados homens públicos que o País já teve. Tivesse vencido aquelas eleições e o Brasil de hoje seria algo muito próximo ao que conhecemos como Primeiro Mundo.”

    José Serra é corrupto igual Maluf, Aécio, Meirelles, Beto Richa, Cabral, entre outros.

  13. Conversando com minha mâe e namorada esse final de semana , ambas disseram que iriam anular seus votos, ai foram citanto os candidatos, e a maioria das coisas que elas falavam estavam erradas, ou eram noticias de Facebook ou do wathsap…
    Ambas são graduadas e falando besteiras que não condiziam com a realidade dos políticos, ai eu penso… duas pessoas que estudaram e que teoricamente tem mais informação do que a classe baixa, estão com preguiça de pesquisar os candidatos e ainda acreditando em noticias fakes, imagina como está a classe que não tem tanto acesso a informação!

  14. Esse Ricardo esta igual mulher de bandido, não sabe se defende a vítima ou o marido kkkkkkk

    Decida-se entre esquerda ou direita, ou agora resolveu virar centrão? Bonito, muito bonito!

  15. Tanto Meirelles como Alckmin, se eleitos, vão garantir um ministério para Temer e talvez para outros Geddéis e Moreiras Francos, livrando estes corruptos da cadeia.

    Já o Aécio deve ficar livre por obra dos próprios eleitores mineiros, o elegendo para deputado federal. E com tantas togas amigas no STF, além da “engavetadora geral” na PGR, não vai ter mesmo com o que se preocupar.

    Estes são os candidatos de quem quer enterrar a Lava Jato.

  16. Quanto às habilidades econômicas de Serra, vamos lembrar que, lá na crise de 2008/2009, ele cansou de dar declarações dizendo que a política econômica do governo estava equivocada, que era necessário cortar gastos, reduzir investimentos, enfim, aplicar a cartilha do “austericídio” que deu tão certo na Grécia, Argentina e no Brasil, nos últimos anos. Como economista, ele é um ótimo engenheiro (e não tem diploma em nenhuma dessas áreas).

    Já o Meirelles foi o responsável por manter o freio de mão puxado durante o governo Lula, mantendo as taxas de juros nas alturas para favorecer o seu setor de origem – bancos. No governo Temer, mantêm “la dulce plata” dos bancos, pagando juros reais altíssimos na Selic enquanto o resto do mundo pratica taxas próximas de zero.

    Meirelles merece o destino dos traidores. Serra merece o destino dos derrotados.

  17. Com esse seu comentário, caro Ricardo, você revelou quem você é. Um intitulado liberal, que defende Meirelles e José Serra, critica o Bolsonaro que vai colocar um ministro da fazenda liberal (Paulo Guedes). Defende a social democrocia (governo de esquerda. PSDB nunca foi e nunca será de direita, é de esquerda mesmo). Crítica o PT, cujo mentor é o próprio FHC, que trabalhou junto com Lula e só finge de inimigo para manter a polarização PTxPSDB. Quanta contradição! Boa sorte nas suas análises!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.