Avisem ao Neymar que a Cuca não vai pegar

Mamãe, eu quero, mamãe, eu quero; Mamãe, eu quero mamar… Dá a chupeta, dá a chupeta, dá a chupeta pro bebê não chorar

Homens e meninos (Imagem: Google)

Há dois dias escrevi um texto sobre a índole sul-americana, fazendo correlação entre a eliminação do Peru e a política brasileira. Nele, eu criticava essa mania nacional de “sangue, suor e lágrimas“. Ah, inclua Deus aí. Pois bem. Hoje, Neymar referendou o que escrevi.

Eu pergunto aos leitores amigos: vocês gostariam de operar o coração e, antes do início da cirurgia, ver o especialista levantar os dedos para o céu, em oração? Ou, vá lá, ter uma crise de choro após costurar os últimos pontos, emocionado pelo sucesso do trabalho?

Imaginem a tripulação de um A380, de mãos dadas, emocionados e rezando antes de darem início a mais um voo. Pois é. Trabalho — um bom trabalho — não combina com fé e emoção. Um bom trabalho deriva de aprendizado, prática e repetição. Se reza e lágrimas ganhassem jogo, em 2014 teríamos batido a Alemanha por 7×1, e não o contrário.

Essa seleção atual progrediu muito neste aspecto. Diria quase unanimemente. No jogo contra a Suíça, diante da má arbitragem, todos foram exemplares. Inclusive nas entrevistas. Ninguém “saiu da casinha” e fizeram questão de deixar a arbitragem em segundo plano. Mas…

Bastou uma pressão e lá estão os brasucas sendo… brasucas! Jogador se escondendo em campo, gols perdidos de formas inacreditáveis, cartões por reclamação e pontapés para todos os lados. Ao final, uma demonstração patética de superioridade técnica (Neymar aplicando “lambreta”) e prantos (Neymar novamente).

Nosso camisa 10 chorou! Uns intuem que movido à autopromoção, a um showzinho particular. Pode ser. Quem se preocupa mais com o cabelo que com o próprio futebol é capaz, sim, de fazer um draminha público. Será manchete em todos os veículos de comunicação amanhã.

Porém, prefiro acreditar que foi um choro sincero, sim. Choro de quem não se conforma em ser cobrado e criticado, ainda que exagerada e injustamente. A manifestação física de quem imagina-se o Pelé, mas sabedor, no íntimo, possuidor de uma grandeza infinitamente menor.

O choro de Neymar foi a nota triste do dia. Mesmo não tendo jogado um bolão, a seleção merecia (muito!) sair com a vitória. Da maneira dramática que foi, poderia servir de combustível para uma caminhada mais segura.

Porém, ao atrair para si — e seus companheiros — sua fragilidade emocional, Neymar só produziu armas para os adversários. Os lembrou os bebês chorões mimados que somos! Que a Alemanha, ou outro europeu do mesmo nível, não me ouça!

Leia mais.

27 thoughts to “Avisem ao Neymar que a Cuca não vai pegar”

  1. Quando vejo este tipo de situação, começo a ter muito medo. Medo porque quando vimos este desequilíbrio a quatro anos atrás, resultou no maior fiasco da história (até então brilhante) do nosso escrete canarinho. Nem subiram o primeiro degrau e já estão procurando a bengala. Ao sr Neymar, basta lembrar que os fortes, não nascem fortes, eles se tornam fortes, pela atitude, pelo comportamento, pela liderança, pela força e pela vontade. Pode chorar sim, mas depois de muita luta, depois de esgotadas todas as possibilidades, depois de terminada a guerra. Nem sempre se ganha. O que não pode faltar é luta. Infelizmente as lágrimas não me convencem. Se, pelo menos, tivesse sido o mais aguerrido em campo, talvez amenizasse a situação. Para a seleção brasileira um recadinho; joguem mais, suem mais, este país e este povo que fizeram de vocês, parte do que vocês são hoje, merecem. Pelo menos para amenizar as amarguras cotidianas.

  2. Hehehhe Ricardo , você é f… fico p… com você as vezes , por dezenas de discordâncias … mas sua inteligência e sagacidade sempre me trazem de volta a essa página. . Parabéns por me fAzer melhorar meus argumentos a cada dia …

  3. Me incomoda enormemente este ufanismo em cima deste marketeiro. Adiamos todos os nossos problemas e ficamos ora vendo notícias sobre o cabelo de Neymar, a namorada de Neymar, o pé de Neymar, os parças de Neymar, o marcador de Neymar, etc, etc. E agora o choro de Neymar. É muita babaquice para um país atolado em tantos problemas como o nosso. Se ganharmos esta porcaria de copa, aí vamos afundar de vez. Serão seis meses de carnaval e de idolatria a um bando de acéfalos que como nossos políticos (todos) não estão nem aí para este país. Não só políticos, mas empresários corruptos e justiça tendenciosa e parcial.

  4. quem já jogou alguma vez futebol na vida, amador ou mesmo que de brincadeira em escola , praia, sitio, sabe que futebol não tem espaço pra choro . Começaram com essa frescura de chorar toda hora, a toa. O Zagueiro começou com essa frescura , ai para não ficar atras o artista da globo candidato a melhor ator da copa da Russia entrou em cena! Esse palhaço assessorado por algum personal de imagem, aproveitou para fazer a cena …. tudo programado no caso de vitoria. Nossa … a Bosta chorou ,,, Foto e assunto, mas futebol mesmo somente enxerga o babaca do galvão.
    Pelas pessoas que conheço o interesse nesse time é quase zero. com esse ator mimado e chorão protegido por alguns babacas da midia a tendencia é piorar. Se ja não bastasse os políticos que temos agora tem aguentar por uns dias o ator com cabelo de flanelinha” e seus puxa – sacos .

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! que tal algo mais mortal, tipo um AVC fulminante ou infarto agudo do miocárdio? Câncer, hoje em dia, tem cura, pô

      1. Ô Ricardo liga não, praga de urubu magro não pega em cavalo gordo! Deixa, o cara tá apaixonado pelo Neymar. Na maioria, os seus comentários são interessantes!

    1. PQP!!!! É o quê? O quarto, quinto chilique do dia? É o seguinte, ô filhote de cruz credo: continue me desejando um câncer, mas não me chame de petista, porque aí ofende

  5. Não gostei do seu artigo Sr. Ricardo Kertsman. Não combina com o”homem inundado de sentimentos” no epiteto acima. Só uma pessoa sem sentimentos é incapaz de comprreender o choro do irmão. E ainda por cima menosprezar nosso jogador mais famoso, um craque. Ao fazer isso, o senhor consegue apenas denegrir o nosso time, diminuir nossa esperança, sem acrescentar nada de bom. Era preferível ficar em silêncio.

    1. Sra. Maraiza, já passou pela sua cabeça uma releitura do texto, com mais atenção “ao todo” e não à algumas partes? Talvez mude de ideia e veja que silenciar quem não pensa como você apenas te tornaria, como dizer?, menos atenta

  6. Essa copa é uma palhaçada. O Brasil é uma piada de mau gosto. Nossos políticos são um lixo. Nossa seleção idem. Só um Galvão Bueno que acha que tudo são flores.

  7. Esse Neymala esta conseguindo fazer milhões de brasileiros torceram para essa seleção se ferrar nessa copa…
    Esse sujeito mimado, arrogante e individualista, que humilha e zomba de um adversario desconhecido MAS que passa a mão na cabeça, abraça e dá beijinhos em adversarios de nome…é de dar nojo, asco!!
    Desde 2006 eu deixei de torcer para a seleção…
    Mas se o Brasil ganhasse, tudo bem…
    Depois que esse idiota passou a ser o maior nome dessa seleçãozinha…eu passei a torcer contra. Vou soltar foguetes quando ela for desclassificada. Seria lastimavel que o Brasil ganhasse a Copa com esse imbecil no time…a não ser que ele quebre novamente o dedinho nos proximos jogos, ai até que não faria muita diferença.
    Neymar, o maior idiota da historia do futebol brasileiro.
    Sujeito despresivel!

  8. Chorar ou não chorar eis a questão,mas Hamlet preferiu “ser ou não ser eis a questão”,compreender a tragédia humana não é das tarefas mais fáceis, o limite de cada um é uma variável muito íntima e somente cada um de nós sabe defini-la, tenho um amigo que sempre diz o melhor é a glória do anonimato, a glória pública, a fama pode ter um preço muito alto que poucos sabem lidar com a mesma, não será o caso do astro de chuteiras? Um abraço.

    1. sei lá, Carlos, qual é o caso dele, mas que na minha opinião não combina com a hora e o local, isso não combina mesmo. Abrs

  9. Preferi fazer uma boa caminhada no momento do jogo e cheguei faltando uns 10 minutos mais os acréscimos, ou seja, não perdi muita coisa. Infelizmente, quem contestou o texto, não percebe o que o técnico do Atlético GO em 2010 já havia alertado: “René Simões critica Neymar: ‘Estamos criando um monstro’. Técnico do Atlético-GO diz que ficou envergonhado com as atitudes do jovem …”
    Devia ter sido expulso.
    Perguntaram ao Pelé se a seleção de 70 ganharia do time da Costa Rica. Ele respondeu que ganharia de 1 a 0. Perguntaram novamente: Somente de 1 a 0? Pelé responde: É isso mesmo, afinal, a maioria de nós já tem mais de 75 anos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.