O meu mais sincero desabafo público

Desde que comecei o blog e a página do Facebook, não me lembro de me sentir assim. E sei que não estou sozinho, ainda que pareça

Imagem: Google

Escrevo e lágrimas me enchem os olhos. E não é força de expressão. Quem me conhece sabe que sou chorão mesmo.

E não choro por mim, não, meus caros. Minha vida não mudou em nada. Não fiquei sem gasolina nem perdi qualquer compromisso. Provavelmente, meu negócio irá faturar menos: 30%, 40%, 50%, não sei. Mas é sólido, é líquido, é enxuto. O que não vender essa semana, ou melhor, embarcar para entrega, seguirá na próxima.

Tenho 51 anos, uma vida estável e absurdamente abençoada em todos os aspectos. Não me falta absolutamente nada, de amigos a familiares, de conforto à saúde, de bem-estar à alegrias (ainda que o Atlético me avacalhe de vez em quando).

Ocorre, queridos e queridas, que diante do que estamos passando estes dias, diante dos comentários que tenho lido e recebido, diante da reação dos principais líderes políticos, diante da postura do “Presidente” da República, diante do gigantesco vácuo de liderança que padece o País, não consigo impedir a emoção advinda da angústia e da tristeza típicas de quem sabe somar dois com dois e possui um mínimo de sensibilidade, solidariedade e fraternidade.

Repito: a minha vida é muito boa! Melhor que a de provavelmente 95% dos demais habitantes deste pedaço de chão. Mas eu viajo muito, amigos. Conheço o Brasil de norte a sul, leste a oeste, capitais e interior, e não vejo apenas pela televisão, não, aquelas criancinhas peladas, barrigudas de tanto verme, vendendo bala, artesanato ou caju nas estradas dos estados mais pobres do Brasil. Vejo in loco, com meus próprios olhos, e nunca deixo de me lembrar da minha filha, em casa, em seu próprio quarto, cercada de conforto e proteção.

É por isso que odeio tanto a classe política corrupta do país. É por isso que odeio tanto estes populistas embusteiros, porcos, safados que usam e abusam do desespero e ignorância da população mais pobre e frágil. É por isso que detesto, com todas as minhas forças, o maior de todos os mentirosos e picaretas que já emporcalharam este pobre país, o criminoso e presidiário Lula. Porque são vagabundos! São covardes! São urubus carniceiros, assassinos — de gente de hoje e das futuras gerações.

É por isso que critico tanto o gigantismo do Estado, os privilégios imorais dos funcionários públicos, o corporativismo de TODAS as categorias profissionais do Brasil, que só pensam em si próprias. E é por isso que escrevo tanto, amigos, pois do contrário explodiria. É difícil demais suportar a realidade de 200 milhões de pessoas provendo conforto e bem-estar à meia-dúzia de aproveitadores do Estado.

É desesperador ver Outubro se aproximar e constatar que seremos governados por extremistas selvagens, bocós, brutos, burros, sem qualquer plano de governo ou de metas para o país. Apoiados por gente do mesmo quilate moral, apenas mais burros e desinformados. Gente que, por um lado, quer ver um criminoso condenado ser presidente, ou por outro, pensa que “tem de parar o Brasil mesmo; foda-se”.

É a isto que estaremos entregues em mais alguns meses. Se é que chegaremos lá. A isto e aos imortais Renan Calheiros, José Sarney e companhia, petrificados no poder justamente por aqueles a quem mais prejudicam com suas falcatruas e falsas promessas.

A gravidade do momento é gigantesca. As pessoas falam em guerra civil ou golpe militar como se fossem capítulos de novela passageiros. Falam em “venezualização” sem de fato entenderem o que ocorreu por lá e o que está ocorrendo por aqui. Imaginam que o Brasil é uma ilha, que pode romper com a democracia e retornar algum tempo após sem qualquer consequência institucional no âmbito internacional.

A tão sonhada luta de classes, propagandeada e incentivada pelo criminosos petistas e afins, é o combustível para a sanha violenta das manifestações virtuais. Basta que leiam os comentários dos blogues e sites Brasil afora para, tendo capacidade de interpretação, raciocínio lógico e honestidade intelectual, imediatamente começarem a se sentir como eu me sinto agora.

Não temos Presidente, não temos Congresso, não temos lideranças políticas soltas ou isentas de sérios problemas com a justiça criminal, não temos líderes religiosos, não temos absolutamente ninguém capaz de assumir o comando da crise sem que seja através da ruptura da ordem democrática. 

Bocós dizem: “tem de fechar o Congresso e prender todos os corruptos dos Três Poderes”. Ótimo! Quem? O Exército? Como? Prenderiam todos em um primeiro instante e julgariam depois quem é ou não corrupto? Se Lula estivesse solto e fosse preso, sem todo o devido processo legal, como ocorreu, os 30% de eleitores iriam aceitar? Teriam direito de reclamar? E se o mesmo acontecesse com Jair Bolsonaro? Se um General cismasse que os 15 ou 20 milhões de reais acumulados por ele e seus filhos fora fruto de corrupção e o enjaulasse? Como ficaria sua turba raivosa? Calada ou sob cassetete?

Percebem, meus caros, como as besteiras ditas, ou melhor, escritas nas redes sociais são toscas e sem o menor cabimento no mundo real? Se Temer cair e o Exército assumir, haverá eleições em outubro? E se o presidente eleito não for do gosto dos caminhoneiros ou aeroviários ou outra categoria essencial para o andamento normal do país? Greve novamente? Será mesmo que não conseguem perceber o que está se desenrolando no país?

Quem hoje diz apoiar os caminhoneiros, sem se preocupar com o resto da sociedade que está pagando o pato, vai manter o apoio quando a comida faltar à mesa? Ou o remédio do filho? Quem está escrevendo estas barbaridades na internet e no WhatsApp sofreu algo assim estes dias? Entendem por que quem se manifesta desta forma ou é um maluco ou um covarde escondido em casa? Dá uma de valente no teclado, mas não porá o pé na rua para enfrentar os militares, né?

Perdão pela extensão do texto e pelo desabafo. Perdão por deixá-los ainda mais tristes e preocupados (obviamente que me refiro a quem possui capacidade mental para entender o que vai acima). É apenas a vontade de não passar por tudo isso sozinho. Afinal, querendo ou não, estamos todos neste mesmo barco furado, rumo ao fundo do mar. Sejam os selvagens vermelhos, os selvagens verde-amarelo, ou aqueles que, como eu, assistem impotentes ao que todos se cansaram de avisar que um dia iria acontecer.

(Texto originalmente escrito neste domingo, 27 de maio)

Leia também.

69 thoughts to “O meu mais sincero desabafo público”

  1. Olá Inundado, neste momento o melhor a fazer é não entrar na histeria, principalmente na histeria típica de certas pessoas da classe média que estão alarmadas ou abismada porque não encontraram certas frutas para comprar e já se assustam como se fosse o fim do mundo. (Não se pode esquecer, também, de outra histeria reinante que se resume em gritar ladrão, ladrão e prenda, prenda. Isso em nada ajuda na reflexão, na meditação e na compreensão do que se passa e na busca de possíveis soluções). Nada disso. É necessário ter presente que Pindorama é governada para uma minoria e o grosso da população vive ao Deus dará. Pessoas que se proclamam esclarecidas não deveriam jamais se afastar dessa baliza. Por ai se vê mais empenho em mistificar do que aclarar e acalmar!
    Não ha negar que em certos momentos as mazelas do país se mostram de corpo inteiro, também pudera. Uma nação que em duzentos anos de existência não formou instituição e nem a pedra de toque do voto é respeitada tem mesmo é de viver sob os caprichos e desmandos de burocratas incrustados no Estado e oportunistas que atuam na iniciativa privada, porquanto falta autoridade para impor as normas e para persuadir orientando no rumo da superação e da conciliação.
    É necessário sobretudo manter a sobriedade e buscar o entendimento e nada de agir como fera que uiva e devora. Desafortunadamente não ha nada de novo nessa balburdia que vivemos nesta quinzena de maio.
    Temos de olhar para frente, perceber que se houver eleições não haverá renovação no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas e na Câmara Legislativa, isso sim é por demais relevante, entretanto pouco se fala sobre isso, pouco se atua para alterar isso. A moda agora é gritar ladrão, ladrão; prenda, prenda meras insanidades generalizantes que não faz melhorar um centímetro sequer a posição do ganho civilizatório.
    Sorte, Saúde e Sabedoria.

  2. Parece que você continua sozinho mesmo em seus pensamentos. O governo continua maquinando pra manter suas regalias e o povo escravizado.
    Até onde sei não está faltando comida nem insumos nos hospitais. O que falta é combustível porque o povinho burro que não sabe como agir em estado de guerra, correu pros postos e desabasteceu o país. E remédios que sempre faltaram. Todos os dias os noticiários falam da falta de remédios, logo não é este evento que está provocando isso. Falta sangue? Algum prefeito colocou um ônibus a disposição pra arrebanhar grevistas que quisessem doar aos hospitais?
    Durante a “DITADURA” militar não faltava nada ao povo que quisesse fazer algo nesse país e os únicos que passaram por problemas foram os malandros e aproveitadores que não entendem o que é um país.
    Mas continue chorando Ricardo que depois passa. Estamos num mundo de expiação e temos que entender que só evoluímos se fizermos que a coisa aconteça. Os homens de hoje continuam agindo como homens das cavernas e a única coisa que os inibe são as leis. Leis que atualmente não são respeitadas, é cada um por si e na verdade temos que passar por isso, para que o Brasil seja resolvido.

    1. Fiz um 1º comentário em resposta ao Mardição e não sei se foi. Enviando novamente.

      Mardição, seus comentários tem o meu respeito. Você citou o estado de guerra. Brasileirada não sabe o que é isso. Sacrifício por algo maior e melhor. Basta anunciar que tem gasolina no posto que as antas vão correndo abastecer e só. Só isso!! Mas não basta apenas pensar né. Agir é tudo. É o principal. É o que nos falta. Povo vagabundo!!! Estava pensando nessa “coisa toda” e cheguei a uma conclusão. Gasolina tá barata. Tem que aumentar mesmo. Carro tá barato pra brasileiro. Tem que aumentar mais ainda. Não tem jeito. Povo egoísta e burro!
      Não acredito que o exército tenha, mesmo no pensamento coletivo de tropa, a intenção de fazer ou melhorar algo. Será que poderiam também?

      Segue abaixo texto para reflexão:

      “Os homens temem o pensamento mais do que qualquer outra coisa sobre a Terra – mais do que a ruína, mais do que a própria morte. O pensamento é subversivo, revolucionário, destrutivo e terrível; o pensamento é impiedoso com os privilégios, com as instituições estabelecidas e os hábitos cômodos; (…) O pensamento é grandioso, ágil e livre, a luz do mundo e a principal glória do homem.
      É preciso que o pensamento se torne propriedade de muitos, e não privilégio de poucos. Porém, o medo detém os homens – medo de que suas crenças acalentadas se revelem desilusões, medo de que as instituições por que pautam suas vidas se revelem danosas, medo de que eles próprios se revelem menos dignos de respeito do que supunham ser. Deve o trabalhador pensar livremente sobre a propriedade? Então, o que acontecerá a nós, os ricos? (…)
      Fora com os pensamentos! Voltemos à obscuridade do preconceito, para que a propriedade moral e a guerra não fiquem em perigo! É melhor que os homens sejam parvos, preguiçosos e oprimidos, do que sejam livres seus pensamentos. Pois, se seus pensamentos fossem livres, eles poderiam não pensar como nós. E essa desgraça deve ser evitada a qualquer preço. Assim argumentam os opositores do pensamento nas profundezas de suas almas. E assim agem em suas igrejas, suas escolas e suas universidades”.

    2. Se era tão bom o regime militar por que ainda nos anos de 1985, 1986, minha família vendia o almoço para comprar a janta? Meus pais não eram “malandros e aproveitadores”. Por que a inflação galopava? Por que eu mal tinha o que vestir? Por que saímos de 21 anos de regime sendo um país de miseráveis? Não deveríamos ser a Noruega? Por favor responda, e sem fazer menção a expressões religiosas tais como “mundo de expiação”.

  3. A sua indignação é a de todos os brasileiros que são capazes de sofrer com o sofrimento dos desvalidos, dos mais pobres, dos mais necessitados!
    E não é preciso sair de BH para se dar conta da realidade sofrida de grande parte da população, nas ruas catando lixo, nos semáforos, na periferia, nas favelas, nas ruas com esgoto a céu aberto em que crianças descalças brincam sob a nossa podridão de cada dia, em que a miséria é exposta nua e crua.
    E o que se vê é um povo trabalhador, um povo que, debaixo de sol e de chuva, rala para ganhar uma miséria e ainda além de arcar com o enorme peso de um Estado ique serve aos mamadores das tetas públicas : o vendedor de coisas no sinal, o motoqueiro de delivery, o camelô de rua, os garis etc.
    Esse povo sofrido sempre esteve aí, em carne e osso, mesmo quando a ilusão criada pela propaganda do governo mais corrupto e incompetente de nossa história, o crédito fácil e a falsificação de indicadores criavam um povo que só existia no papel.
    Perdendo o pai aos 7 anos, e eu meu irmão tínhamos que ajudar em casa desde então. Depois da escola, íamos p/ rua lavar carros, e nos fins de semana, vender pimenta do reino na feira. Ralei nos estudos e no trabalho, e atingi um patamar de padrão de vida que me satisfaz muito bem. Sei do que falo, sei um pouco do sofrimento de um povo sempre enganado e iludido, e mas que agora está sofrendo ainda mais em razão dessa que é a mais maldita de todas heranças que nos deixam o populismo, a incompetência e a desonestidade de Lula e Dilma.

  4. ALGUÉM SABERIA COMO DESCASCAR ESSE PEPINO?
    De 2016 até hoje, o preço do barril de petróleo subiu, em dólares, mais de 100%. E, para piorar ainda mais, a lata do dólar dos últimos meses elevou ainda mais, em reais, o preço dos combustíveis.
    Quem poderia arcar com essa conta? O consumidor? A Petrobras, o governo (isso é, nós que pagamos imposto), ou ambos.
    O País está mergulhado na maior recessão de sua história, as empresas sem mercado e as famílias endividadas até o pescoço.
    A Petrobras que o desgoverno lulopetista nos deixou estava em estado pre-falimentar (só não faliu porque como estatal o gov banca), com uma dívida de mais de 500 bilhões, em razão do populismo eleitoreiro, da roubalheira e da desastrada administração).
    E o gov? Bem este foi deixado com uma dívida pública de mais de 4 trilhões e um déficit de quase 160 bilhões/ano.
    (Não vale a “contabilidade criativa” das dilmas, mantegas e arnos agustim da vida, em que débito vira crédito com uma mágica fajuta)

  5. Quando assistimos na mídia as guerras no oriente médio e outros lugares do mundo, quando sabemos dos refugiados que atravessam o mar Mediterrâneo em frágeis barcos e são acolhidos pelos europeus, quando vemos as crianças da África morrendo nas mãos dos voluntários que muitas vezes não tem como socorrê-las, a greve que estamos enfrentando é refresco.
    O brasileiro não está preparado pra situação de guerra. Sai correndo a ajudar outro brasileiro quando acontece uma catástrofe e doa o que tem e o que não tem e com sete dias de greve assalta o próximo cobrando preços abusivos no combustível, batata, frutas e verduras e demais produtos.
    É ou não é canalha e depois diz que luta pelo país. Mas continue chorando Ricardo que depois passa.

  6. Os postos estão começando a ser reabastecidos. Agora os fracos de ideia vão sair correndo e desabastecer de novo? Provavelmente o povo de PINDORAMA.

  7. Vi na Internet e repasso:
    “Para você que não tá entendendo nada do que está acontecendo:
    ( e eu te compreendo,pois é complicado mesmo ).
    Vou tentar resumir :
    O Brasil estava indo muito bem,com crescimento sustentável,boa distribuição agrária,agricultura forte,qualidade de vida e dignidade para seu povo.
    Então,uma Caravela atracou no litoral da Bahia e aí deu essa merda danada “.

    1. Olá Zé do Mato, peço permissão para lhe sugerir a leitura da Carta de Pero Vaz de Caminha. É um primor, um documento que relata algumas belezas entre as quais eu destacaria duas. A cena da música e de quando o índio dorme no convés aos pés do Capitão Pedro Álvares Cabral. Se animares leia, também, a carta que Darcy Ribeiro escreveu ao fictício Rei de Portugal quando da inauguração de Brasília. Tomo a liberdade de fazer essa sugestão porque sei que neste país muita gente, tal e qual o escaravelho, prefere obstinadamente os excrementos.
      Digo-lhe que apesar de tudo ha muita coisa boa entre nós e olha que o Galo, também conhecido como LINDÃO, já me fez o favor de perder logo para o vasquinho e o menguinho.
      Grato.

        1. Mardição,
          Estava distraído e coloquei uma nota de 10 com retrato do lula na carteira e sumiram 2 de 50.
          O procon aceita reclamação ou o melhor mesmo é ir na polícia e fazer BO?

          1. Não tem como recuperar JLT. BO contra preso não procede.
            A Gleisi quer que a justiça autorize Lula a fazer vídeo na cadeia. Penso que, se é pra ver ele fazendo coco, basta filmar as obras Brasil afora.

    2. Essa pode ter sido a primeira vez. A última ocorreu quando um bando de manés, mais conhecidos por “paneleiros”, liderados por um pato amarelo fizeram uma merda danada. Saúde.

      Blogueiro, se eu tivesse as suas ideologias também choraria de pena de mim!

      1. QUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁQUÁ QUÁ

        AGORA AGUENTA CORAÇÃO… MAS ESQUECEM O LULA, ELE ESTÁ PRESO. ESQUECE O PT. ELE JA ESTA FORA DO PODER HA MAIS DE DOIS ANOS.. ASSUMA A BURRICE SUAS DE BATER PANELA E ACABAR COM A DEMOCRACIA DO PAÍS. O REMÉDIO AGORA É VOLTAR A BATER PANELAS. AFINAL CADÊ O MDL, O KIM BORRADIAN? CADÊ OS PATOS AMARELOS?? AGORA NAO ADIANTA CHORAR..

  8. O ano de 2018 não começou como os economistas esperavam. A retomada que se desenhou no ano passado, que já era fraca, perdeu fôlego e provocou uma onda de revisões para o desempenho no primeiro trimestre.

    Dez consultorias e instituições financeiras ouvidas pela BBC Brasil esperam, em média, uma alta de 0,4% no Produto Interno Bruto (PIB) no período entre janeiro e março, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, outubro a novembro, já descontada a sazonalidade.

    No fim do ano passado, algumas das estimativas para o início de 2018, que o IBGE divulga nesta quarta-feira, passavam de 1%.

  9. Informalidade e desemprego

    O país tem dificuldade para gerar novas vagas, especialmente com carteira assinada. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua mostra alguma recuperação na ocupação desde junho do ano passado, quando, depois de 22 meses consecutivos de retração – ou seja, de redução no volume de pessoas empregadas – ela voltou a cresceu.

    Essa retomada, contudo, se dá através do trabalho informal e do por conta própria, categorias mais precárias. Desde fevereiro de 2015, o trabalho com carteira na Pnad Contínua está em terreno negativo.

  10. Ótimo texto Ricardo. E até o CIDRAC escreveu bem, dizendo que temos que renovar o CONGRESSO e as demais casas. De nada adianta o presidente, se este tiver que comprar os votos dos malditos sangue-sugas de sempre. Pessoal, vamos renovar!
    E COMO ATLETICANO…
    EU ACREDITO!

    abs

  11. O Inundado é o típico paneleiro anti-PT, e se utilizou deste meio de comunicação até onde não pode mais para favorecer os golpistas. Agora que a merda está feita, está se fazendo de coitado… afffff

    1. A democracia possui seus desvios…Por exemplo,o voto secreto.
      Todo aquele,que vota deveria cadastrar seu voto com o CPF.
      Sendo assim,aquele(e,somente,”aquele”) eleitor de corruptos,ladrões de dinheiro público,mal gestores,vigaristas ideológicos pagariam no futuro pelos prejuízos e deficits causados por seus candidatos.
      Dessa forma,desapareceriam milhões de zumbis demagogos e populistas.
      Não seria fácil encontrá-los,pois “lutam” por seus direitos,privilégios e regalias.
      Nessa hora,de pagar pelo “pato” da ignorância e interesses ideológicos atrasados,retrógrados e obscurantistas.
      Não ficaria um…

    2. Gustavo, o cara caiu na real. Sempre se achou da elite, assim como muitos comentaristas deste blog. Até criticava professores da rede pública que se queixavam do salário. Sua aversão à classe mais pobre e sua total falta de solidariedade ao longo de todo tempo de existência do blog não se apagarão com este texto.

    3. Disse tudo. Infelizmente, sou obrigado a concordar com você. Posicionam-se, agora, como se não tivessem nenhuma culpa. O pior é que são milhares que agiram dessa mesma forma. Uma pena! “Para quem queira ver, há luz suficiente; para quem tenha disposição contrária, há bastante obscuridade.” (Blaise Pascal)

  12. O cara é farsante mesmo, então o CIDRAC voltou?!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Será por quê, que a escrita do CIDRAC é parecida com a do blogueirozinho, hein…?
    Pilantra é sempre pilantra!!!

  13. Ricardo, com certeza a situação de nosso país não agrada ninguém. Até as pessoas que sistematicamente vem aqui para criticar seu blog, expressaram certa tristeza em suas palavras. É pois, então, um momento de reflexão, de nossos valores e sentimentos. Direitos e deveres, não necessariamente nessa ordem, embora a Constituição de 1988 destaque sobretudo, os direitos. A polícia não pode mais prender, a não ser em flagrante e por ai vai. São questões que, acredito, não se resolverão em outubro, nas eleições e, talvez, nem em mais 500 anos de história pois, o mesmo povo que se solidariza com a ação dos caminhoneiros, é o mesmo que amanhã vai critica-los quando acontecer algum acidente nas estradas. Enfim, tudo é o ponto de vista e, na maioria das vezes, do próprio umbigo. Somos vaidosos e egoístas e precisamos urgentemente, crescer como pessoas e nação. Utopia? Prefiro chamar de esperança.

  14. Meu Caro Inundado…… MAS O PLANO DEU CERTO: TIRAMOS A DILMA E PRENDEMOS O LULA….. PORQUE RECLAMAS TANTO??????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    Comungo com o Carissimo Gustavo…………………………………………………………………………………………….

  15. Renovação como?
    Todo o processo eleitoral é controlado pelos mesmos de sempre. Para se eleger precisa de $$$$ e apoio. Os que estão ai não querem renovar nada, só manter o que já conquistaram e que os negócios voltem a fluir em Brasilia. Toda esta instabilidade é prejudicial aos negócios. Este é o maior problema do brasileiro, desesperança, falta de alternativas. Já arrumei a minha partido Novo, apesar de não ter nenhuma possibilidade de eleição temos que votar com conviccção, e não esperar que os embusteiros de sempre, enganadores de plantão venham alinha seus discursos com o que nós acreditamos. Está muito dificil 2018 não vai acontecer nada de novo.

  16. Vocabulário do blogueirozinho, disfarçado de CIDRAC!
    Zé do Mato, LINDÃO, vasquinho e o menguinho (faltou o Galinho), histeria, alarmadas ou abismada (abismadas), baliza, também pudera ( hummm, sei não…), “DITADURA” (DITA DURA), e por aí vai.
    Boneca!!!

  17. Pelo menos este incluiu quase todos os bandidos. Não é o que normalmente este blog faz. Mas esqueceu de uma turma aí que não está nem um pouco preocupada, desde que seus subsídios sejam mantidos e suas dívidas perdoadas. É a casta brasileira dos empresários.

    1. Como não? Incluiu sim, ele diz: “meu negócio é sólido, líquido, enxuto”… ou seja, ele é empresário e vive de roubar o povo! O dia em que não houver essa categoria, ai então estaremos bem. Caso contrário, o povo continuará a ser explorado por esses sangue-sugas que se chamam de empresários. Clamam pelas privatizações para poderem se apossar do bem público, com o dinheiro público e terem mais opções de exploração do povo…. haja!

      1. Ser bem sucedido é roubar o povo? Como vc é burro! Quer dizer que é proibido ter uma vida estável, sendo que trabalhou por ela? SErá que o Lula e seus filhos, que são empresários, são ladroes por serem bem sucedidos?
        Isso é conversa de quem não quer produzir, mas quer dividir o que os outros produzem.
        Para o Comunista, ser bem sucedido é ser ladrão .
        Para o Capitalista, ser bem sucedido é trabalhar.
        Vai pra venezuela meu caro! O sistema lá está funcionando do jeitinho que você quer!

  18. Ta dificil,qdo vejo um condenado se fazendo candidato,(e provavelmente será,se depender do Gilmar,Lewandoski,Marco Aurelio etc),Marina (da impressão que morreu e esqueceu de cair),Boolos,Bolsonaro,muita tristeza chegar outubro,sem uma opção descente.O pior vai ver depois eleições,ver as mesmas caras deputados e senadores,então ta muito dificil,só mudará alguma coisa o dia que não reeleger nenhum destes, desde vereador a presidente, se não são corruptos são cumplices ,não devemos iludir c/ um salvador da pátria,temos que cobrar,protestar e se cumprimos nossas obrigações temos que ter nossos direitos.Você está certo Ricardo,é revoltante a situação das pessoas mais pobres,sendo usadas por populistas,sou totalmente contra reeileição.

  19. Boa tarde a todos, o que está acontecendo é simples, primeiro, obrigar a sociedade a pagar os valores dos combustíveis em relação ao mercado externo (dólar) sendo que nós recebemos em reais; segundo ponto, se preocupar com os acionistas e nada para a sociedade, preferem que a sociedade morra ao ter que dividir, se existir equilíbrio tudo se resolve, mas não querem ceder, apenas ganhar, dessa forma a revolta será muito maior, se o pobre não trabalhar, quero ver como os acionistas irão se virar.
    O caminhoneiro simplesmente parou porque não vai trabalhar de graça, o aumento foi tão alto que é melhor deixar o caminhão parado ou procurar outra profissão.

  20. Todo este movimento que estamos presenciando é reflexo da enorme roubalheira que o pt praticou na Petrobrás.
    Com a prisão de seus principais líderes (lula, zé dirceu, palocci, genoíno,vaccari, etc, etc…….), temos plena convicção de que a normalidade voltará ao nosso País.

  21. O artigo do blogueiro resume tudo: PRINCIPALMENTE, ódio do Lulinha paz e amor; vergonha por ter votado no Aecim; arrependimento por ter ajudado, de camisa amarela na praça da Liberdade com certeza, depor uma Presidenta honesta; vergonha, ao assistir qual foi a obra que ajudou construir – isso tudo que está aí atualmente! E pior: NÃO TEM CANDIDATO! A propósito, hoje teve Vox Populi, com Lulinha apontado como possível vencedor no primeiro turno, mesmo preso, porque o povo não é mais bobo! Até o dia 30 próximo, será a vez do GloBOBE divulgar a sua pesquisa, cuja conclusão já vazou: Lulinha também na cabeça! O cenário atual é realmente triste, mas, convenhamos, vocês são muito culpados. Não adianta, agora, chorar. O único líder capaz de consertar esta “droga”, idealizada por FHC, Aécio, Temer e Cunha, além dos seus comandados, se chama LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Admitam que erraram meus caros! E, sendo eu um realista, embora esperançoso ainda, torço para que Lulinha, se for barrado como candidato, indique um sucessor vitorioso e que siga seus passos!

    1. É desanimador ler comentários idiotas como esse do Marcos… Não enxerga um palmo além do nariz. O populismo faz isso, cria ídolos para os idiotas e quebra a nação! Foi o que aconteceu com todos os país governados por populistas como o Lula, que só prosperam em países de ignorantes como o nosso. Que Deus nos ajude!

  22. O problema não era a roubalheira do PT? o problema não era a incompetente Dilma? A solução não seria bater panela e dar o golpe? o Sr Michel não iria concertar as coisas. Eu não sou petista e muito menos aceito esse governo que aí está. Mas, esse tempo todo (quase 2 anos) esse imbecil bloqueiro alimentou essa esperança, que era só tirar a esquerda do poder que estaria tudo bem, ledo engano. Se eu fosse você pseudo bloqueiro estaria bem preocupado mesmo. O Sr tem ideia de quando tempo leva para consertar essa merda todo? Vc não tem nem ideia, mas é miito tempo….
    Agora durma com o barulho de suas panelas ariadas por suas empregadas escravizadas

  23. Mais uma Bomba do Temeroso e sua equipe de “notáveis”!

    “Começou a valer nesta segunda-feira o reajuste o aumento no valor da conta de luz dos clientes CEMIG. A nova tarifa foi autorizada na semana passada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e eleva em 18,53% o preço para clientes residências. Para a alta tensão o aumento é de 35,56% e para a baixa tensão 18,63%. O aumento médio ficou em 23,19%. “

  24. Mardição, seus comentários tem o meu respeito. Você citou o estado de guerra. Brasileirada não sabe o que é isso. Sacrifício por algo maior e melhor. Basta anunciar que tem gasolina no posto que as antas vão correndo abastecer e só. Só isso!! Mas não basta apenas pensar né. Agir é tudo. É o principal. É o que nos falta. Povo vagabundo!!! Estava pensando nessa “coisa toda” e cheguei a uma conclusão. Gasolina tá barata. Tem que aumentar mesmo. Carro tá barato pra brasileiro. Tem que aumentar mais ainda. Não tem jeito. Povo egoísta e burro!
    Não acredito que o exército tenha, mesmo no pensamento coletivo de tropa, a intenção de fazer ou melhorar algo. Será que poderiam também?

    Segue abaixo texto para reflexão:

    “Os homens temem o pensamento mais do que qualquer outra coisa sobre a Terra – mais do que a ruína, mais do que a própria morte. O pensamento é subversivo, revolucionário, destrutivo e terrível; o pensamento é impiedoso com os privilégios, com as instituições estabelecidas e os hábitos cômodos; (…) O pensamento é grandioso, ágil e livre, a luz do mundo e a principal glória do homem.
    É preciso que o pensamento se torne propriedade de muitos, e não privilégio de poucos. Porém, o medo detém os homens – medo de que suas crenças acalentadas se revelem desilusões, medo de que as instituições por que pautam suas vidas se revelem danosas, medo de que eles próprios se revelem menos dignos de respeito do que supunham ser. Deve o trabalhador pensar livremente sobre a propriedade? Então, o que acontecerá a nós, os ricos? (…)
    Fora com os pensamentos! Voltemos à obscuridade do preconceito, para que a propriedade moral e a guerra não fiquem em perigo! É melhor que os homens sejam parvos, preguiçosos e oprimidos, do que sejam livres seus pensamentos. Pois, se seus pensamentos fossem livres, eles poderiam não pensar como nós. E essa desgraça deve ser evitada a qualquer preço. Assim argumentam os opositores do pensamento nas profundezas de suas almas. E assim agem em suas igrejas, suas escolas e suas universidades”.

  25. Prezado Ricardo,
    Você já tem motivo de sobra para ficar triste. Afinal, quem mandou você torcer pro Atlético-MG.
    Quanto à greve, embora justa, ela vai sendo aproveitada sem o povo perceber, justamente por aqueles que destruiram o país durante seus treze anos de governo. Tempos sombrios se avizinham.

  26. Considero bom esse sacode para que todos principalmente da geração do milênio entendam que nada vem de graça alguém está rasgando o couro para produzir a sobrevivência para a pátria amada. Quem pensa que computadores, curtir para ganhar do Google vai alavancar o país está despercebendo a realidade.
    Algum conhecimento que tenho lido é que a espécie humana surgiu há cerca de 350 mil anos na região leste da África e adquiriu o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos. Esse progresso industrial foi surgindo após a revolução industrial na Inglaterra no séc 18. O Brasil já havia sido descoberto. Então o avanço tecnológico brutal talvez não tenha três séculos de existência. Com esse pouco tempo está mais sujeito uma destruição da humanidade, não da terra, pelos produtos da Ciência do que em toda a história da humanidade. Haja visto em Gênesis se lê: “… não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal; porque no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente.”
    Presidentes no passado foram assassinados pelo mundo. No início do séc 20 Getúlio Vargas criou a aposentadoria que no Brasil colonial não existia. Então se tiver um século de aposentadoria no Brasil.

  27. A população está dividida enquanto bandidos mandam e desmandam em nossa terra. Muito desta divisão vem de pessoas como vc que descarrega seu PESSOAL ÓDIO contra a esquerda seja de onde for. Em raríssimos momentos (tipo 2 ou 3 vezes) vc, em seus textos, não se referiu de maneira odiosa sobre a esquerda. Vc é eleitor da direita. Que bom, mantenha suas convicções. Exija que seus candidatos lutem pelos ideias que vc acredita. Enfim, dentre tantas outras coisas, isso também é Democracia. Agora, vc mesmo diz que tem vida boa, estável, blá blá blá…Vc diz conhecer a realidade de vários cantões por aí mas é como aquela pessoa que assiste uma notícia devastadora no noticiário, reflete por alguns instantes e depois continua seu jantar. Ir no computador com “lágrimas nos olhos” e quase todo o santo dia inflamar seus leitores contra pessoas de pensamento contrário não lhe faz uma pessoa melhor. “O PT quebrou o país”. Que país era conhecido como terceiro mundo muito e muito antes da esquerda ganhar a presidência? Vai faça seus comentários gracinhas. Não irá mudar nada o fato que vc não conhece (se conhece não quer entender ou reconhecer) o quanto o povo pobre deste país sofreu com governos anteriores ao “famigerado” PT. Não sou bobo; para governar o PT, infelizmente, fez pactos e concessões que o levaram sim, a ruína. A política econômica da Dilma em seus últimos meses estava indo de mal a pior. Isto era motivo para tira-la do poder? Não. Nem vem falar de Pedaladas Fiscais, por favor. Vc e boa parte dos seus leitores não podem falar de certos assuntos pois não o vivenciaram e/ou pelo menos (como eu) presenciam no seu dia a dia.

  28. Olá Ricardo,

    Gostaria de agradecer sinceramente as suas palavras. Atualmente até mesmo os meus ex colegas da PUC estão querendo os militares e outras babozeiras!!!! Como não moro mais no Brasil e vejo tudo de longe nao posso falar abertamente com os meus amigos ai do Brasil, pois serei xingado e já fui!!!! portanto fico muito feliz quando, você escreve exatamente aquilo que gostaria de gritar ,mas os meus amigos mais parecem estar como no seriado walking dead…… Abraços. Steve.

    Ps: Esse é o meu Pseudônimo …… Não quero apanhar quando for ao Brasil kkkkk.

  29. Passando novamente pra dizer que a conta de luz aumentará 18%!! Tem base?? E nós mineiros achando que os esquemas só acontecem na Petrobrás! Povo besta e retardado igual a roubo autorizado

  30. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    ESQUECEM O PT… JA TEM DOIS ANOS QUE ESTAO FORA DO PODER.. AGORA É O GOVERNO DO FORA DILMA. ERA SÓ TIRAR O PT.. AGORA AGUENTA.. SE ACABAR OS ALIMENTOS CHAMEM O AECIO E O PERRELA. ELES TEM HELICOCA.. DEMOROU DEMAIS PARA ESTOURAR ESTA BOMBA.

  31. Não entendi porra nenhuma do que você escreveu. Me fez tempo e achar que você é só mais um comunista querendo enganar e roubar através de poesia. Seja mais claro, ou então vá para a puta que pariu. Um homem de verdade não é livre, ele é preso à suas obrigações e compromissos com a família, com os seus semelhantes, com o seu país, e não com um bando de vagabundos, ladrões tipo Lula, Fidel Castro, Maduro e filedaputa diversos.

  32. A turma do “gorpi” esquece que Temer e Dilma são farinha do mesmo saco. O mesmo saco da corja comuno-socialista que levou o Brasil ao caos. Todos vagabundos da mesma quadrilha…

  33. Caro Sergio, se aquele poste estivesse ainda lá, talvez nem estaríamos mais aqui. O Brasil já tinha explodido. Ninguem falou que todos os nossos problemas seriam resolvidos com a saida daquela coisa, mas o fato dela ter saido, a bolsa subiu, a confiança internacional melhorou e o dolar caiu. Apesar de não gostar do Temer, nunca ter votado nele e nem ninguém de seu partido, temos que reconhecer, independente de antipatias ou ideologias, que ele já fez muito mais pelo pais do que sua antecessora. Que pese sobre ele evidencias de corrupção, algumas decisões equivocadas e outras absurdas, mas o Brasil melhorou sim em relação a situação em que estava no fim do triste governo petista. Pesquise os dados econômicos, gráficos, tendencias e etc. As fontes estão ai pela internet. Basta não ter preguiça e nem resistencia ideologica. Quero que a justiça encarcere todos os politicos corruptos e sigam o caminho de Lula. Que seja Temer, Aecio, Calheiros, Sarney, Dilma, ou qualquer outro que tenha traído os brasileiros.
    Este caos que esta havendo agora não tem nada haver com ideologia

  34. Tambem fico triste com todo este caos. Não sou tanto catastrófico ou pessimista e acredito que a tendencia é acabar logo esta crise. Não sou a favor desta greve pelo fato de vidas estarem sendo negociadas como moedas de trocas. O fato das transportadoras (que estão por de trás de todo o movimento grevista) terem todo este poder não lhes dá o direito de ceifar vidas caso seus pleitos não sejam atendidos. É uma tática maquiavélica e própria de terroristas islamicos que explodem e matam inocentes para atingirem seus objetivos.

  35. Às 17:38 fiz meu comentário aqui. Disse o que já vazara, ou seja, Lulinha na cabeça, pelo GLOBOPE. E vocês viram onde? SÃO PAULO! Se no reduto tucano Lulinha, preso, está dando de goleada, imaginem ele solto ou dando as cartas mesmo cumprindo, PROVISORIAMENTE, uma pena imposta por um juiz de piso medíocre e confirmada, “britanicamente” quanto à dosagem da pena aplicada pelos acovardados de um tribunal coagido por uma mídia GOLPISTA! Já na pesquisa Vox Populi, de hoje, nacionalmente, Lulinha vence no primeiro turno! Será que milhões de brasileiros seriam, a essas alturas, tão ingênuos? Óbvio que não! Pare com seu ódio meu caro!

  36. O país está, como sempre esteve nos últimos anos, na mão de criminosos que servem a milícias, mega empresários, traficantes e a algumas emissoras de rádio e TV. Ou não? Há bandido infiltrado em todos os setores da nossa sociedade, ocupando todos os cargos públicos. Agora me responda uma pergunta caro amigo blogueiro. Qual é a solução para esse país? Lembrando que se trata de um país quebrado, com grande parte da população iludida por um partido populista, com um STF que dispensa comentários, com doutrinação nas escolas e universidades e por aí vai. Não seria melhor a mão de ferro do militar do que um lunático como Boulos no poder? Não estou dizendo que essa ameba vai ganhar mas, não sou burro suficiente para duvidar da capacidade da esquerda de se reinventar.

  37. Isso é que dá não respeitar a vontade das urnas, foi avisado, a falta de diálogo político é gerada nos golpes e quem perde é toda a sociedAde, não vou nem falar desse chororô e dessa sua cegueira crônica em achar que tudo é culpa do do pt e do Lula; pois isso é digno de estudo psicológico, então nem vou perder esse tempo. Vc é assim como todos antipetistas, responsável e parte ativa por toda essa desgraça que ocorre no país e nao adianta tirar o corpo fora, esse discursinho só engana os mesmos golpistas de sempre. Já votei em Lula como em politicos de outros partidos até de tendências políticas e ideológicas diferentes, Lula tem seus erros sim, mas sem dúvida foi o melhor para o seu povo.

  38. Caro Ricardo,
    Lendo os comentários dos leitores 24 HORAS, que passam aqui só para elogiar a QUADRILHA que tomou o Brasil de assalto, sempre tentando se livrar do Temer; como se ele ão fosse parte do pacote lula/dilma. Me bate uma DESESPERANÇA, fico indignado, triste. Mas, fazer o que, se nossas instituições estão todas APARELHADAS por esse mesmo tipo de gente???
    Infelizmente meu caro, só nos restam duas opções: Ou nos acostumamos com o CAOS, ou vamos para o aeroporto mais próximo………………………………………………

  39. Adoro a democracia: todos debatendo, agredindo, matando, pelas suas opiniões! Eu, por mim, já cheguei à conclusão de que tudo isto que está acontecendo faz parte da vida humana e que, assim, vamos seguindo em frente. Viver é isto tudo que estamos vendo. Aos poucos, tudo vai chegando ao seu lugar…

  40. nao é absurdo,auxilio-mudança pra politico enfeitar cabinete de trabalho,ao custo de uma merreca de apenas 33.00 mil reais,e te digo só pra enfeitar.onde esta o corte de orçamento pra melhorar a vida dos fudidos brasileiros.(desculpe-me a expressão) acreditar em que estes que estaõ agora no poder,sao diferentes dos outros que se foram,é querer fazer de conta.Nosso presidente.já demontrou que não será a favor do povo e sim do velho novo de novo.parabéns pra nós que acreditamos num falso pastor,que usa o nome de deus pra emporcalhar tudo.tá na hora de político trabalhar pra pagar suas próprias contas e regalias.com salario igual ao de pobres mortais.só assim uma democracia de igualdade social seria chamada de justa,justiça.Estou indiguinada,vamos pedir a retirada destes auxilio,só assim sobra para melhorar a vida ,sem precisar de bolsa-familia,que nao chega nem a mil conto de reais.Publiquem,gritem divulguem,quem são os que vão abrir mão dessa ôiindecentes pra politicos aproveitadores do povo.

  41. Esses sentimentos expressos por pessoas diversas em sua percepção oscila de medo ao ódio. Me conforta perceber que, a esta altura, nenhum lado tem total capacidade e um conceito inabalável. Mas… visualizar solução dentro deste modelo representativo, corrupto e atrelado a um sistema conceitual político-financeiro JAMAIS será perfeito. Sempre retornará a figura de um Caudilho ou a esperança de um Salvador. Há esperança? Posso estar enganado, mas acredito na ciência. Sem estar impregnada pela política . Apenas a ciência como tomadora de decisôes. Estudos existem demonstram que modelos matemáticos poderiam administrar e decidir em lugar do ser humano. A pesquisa operacional é um deles. Não consigo ver outra saída. Penso que poderia diminuir essa esperteza caríssima, infame e infrutífera que é a eleição. Mas, pensando melhor, deixaria a eleição, só por por simbolismo e apelo midiático (emprego para muita gente). Não tenho mais desejo de ir para rua. Passei por muitas eleições. Neste sistema não acredito. Sempre seremos manipulados. Já um modelo decisório científico apolítico…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *