A fraude Lula e o risco que (ainda) corremos

A jararaca está morta, sim. Não se levantará jamais. Mas ainda possui muito veneno em suas presas e todo cuidado é pouco

Criminoso, e não uma vítima

Após uma robusta denúncia do MPF — aquela que os petistas dizem não haver provas — , o juiz da 13ª vara da Justiça Federal de Curitiba, Sérgio Moro, abriu o devido processo legal em desfavor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Depois de meses de audiências, oitivas, depoimentos, juntada de provas, documentos, testemunhas etc, por parte da Defesa e da Acusação, em sentença de quase 300 páginas, Lula foi condenado a nove anos de prisão.

Inconformados, Lula e o MPF recorreram ao TRF-4, a segunda instância da região sul do país. O ex-presidente pedia absolvição, dizia-se injustiçado, perseguido e tudo mais. O Estado acusador queria o aumento da pena.

Quase oito meses depois, três desembargadores, por unanimidade, em votos que levaram quatro horas para serem lidos, decidiram pela manutenção da sentença com aumento da pena para doze anos.

Contrário à decisão, Lula apelou ao STJ, em Brasília, pedindo um habeas corpus preventivo que impedisse sua prisão. Novamente por unanimidade, cinco ministros lhe negaram o pedido.

Como de direito, o ex-presidente já condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, buscou a Suprema Corte em novo pedido de habeas corpus.

Em julgamento histórico, onde os onze ministros disputaram palmo a palmo, voto a voto, por mais de 11 horas seguidas a prevalência de suas teses, pelo placar de 6×5 negaram o pedido do réu Lula e autorizaram o cumprimento imediato da pena já proferia em primeira instância.

Não fosse por toda a publicidade dada ao caso. Não fosse por ter sido o mais aberto, claro e minuciosamente estudado processo criminal já julgado neste país. Não fosse por 15 juízes (contra 5) determinarem a prisão do corrupto condenado. Não fosse ainda por inúmeras regalias possibilitadas a um réu, devida e justamente por ter sido Presidente da República, poder-se-ia levantar alguma suspeita de perseguição ou irregularidade qualquer.

O ex-presidente, e atual presidiário, ainda responde por outros seis ou sete processos criminais. Novamente, provas robustas, testemunhos, documentos e toda sorte de evidências irrefutáveis, revelam que Lula foi o chefe do bando responsável pelo maior assalto aos cofres de um país do ocidente democrático. Vários de seus parceiros, ou melhor cúmplices, encontram-se presos ou em regime de prisão domiciliar.

Além de Lula, chefe de todo o esquema, políticos de vários partidos e empresários poderosos encontraram-se com o leve martelo da mansa Justiça brasileira. Todos alegaram inocência, claro. Mas absolutamente nenhum teve a audácia infame de se dizer perseguido. Até para criminosos há de haver certa dignidade.

Ao insistir na tese de perseguição política, de golpe eleitoral, apostando firme na notória e triste realidade educacional dos eleitores, o presidiário tenta construir uma narrativa que lhe favoreça nos próximos meses. Conta, em primeiro lugar, com a possibilidade de o STF lhe devolver a imerecida liberdade. E, num segundo instante, conseguir eleger um cúmplice-presidente que lhe garanta a impunidade eterna e o passe-livre para continuar a delinquir sem ser incomodado pela Justiça.

Infelizmente, em um pais onde 85% das pessoas consideram a “política de juros” do governo Temer inadequada (lembrando que os juros atuais são os mais baixos da nossa história!), e um STF composto por Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello, a estratégia do corrupto Lula está mais que correta e, sim, há grande chance de ser bem sucedida — em uma ou outra hipótese, quando não muito difícil as duas.

Olho vivo e alerta máximo. Sempre!

Leia mais.

46 thoughts to “A fraude Lula e o risco que (ainda) corremos”

  1. “Se for por mera ignorância, perdoar-te-ei, mas se for por austentar os alforges da minha alta prosopopéia, dar-te-ei mil croques em tua sinagoga, enterrar-te-ei a mil pés do sub-solo, para não sentir teu eférito odor.”
    “Não falsifica a História somente quem inverte a verdade, senão também quem a omite.”
    “A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer.”
    Frases de Rui Barbosa.

    1. Não há crime mais hediondo do que o de roubar o presente e o futuro de um país com tanta miséria, com tantas diferenças sociais, com tantos problemas de infraestrutura, com tantas e graves deficiências nos sistemas de saúde pública/ educação/saneamento.
      Surfando num período em que o contexto da economia mundial favorecia enormemente os países emergentes (guiados pela voracidade do Dragão Chinês, todos os países exportadores de commodities apresentaram taxas de crescimento recordes) e num ambiente interno que se caracterizava pela estabilidade monetária e fiscal herdada de govs anteriores e por altos índices de popularidade, os govs PT tiveram a “faca e o queijo na mão” para promover um grande salto para o séc 21. Com ampla base aliada no Congresso e com apoio popular, bastava dar continuidade às reformas fiscal, política, previdenciária e trabalhista que tornariam nossa economia moderna, competitiva e apta a iniciar um crescimento efetivamente sustentável. Com as contas públicas saneadas é possível cumprir não só as funções precípuas do Estado na infraestrutura, saúde, educação como atrair investimentos produtivos, condições fundamentais para um crescimento sustentado e efetiva inclusão social.
      Entretanto, para nosso imenso azar, os govs PT resolveram chutar para fora a maior oportunidade de nossa história de rompermos com nosso eterno subdesenvolvimento. Por submissão à ideologias e dogmas retrógrados dos sécs 19 e 20, e também por enorme incompetência e ignorância, o trio Lula, Dilma e Mantega optou pelo seu arraigado populismo promovendo uma irresponsável farra com as contas públicas que nos conduziram a esse fundo do poço: estagflação, desemprego e gigantesco déficits nas contas públicas. Se antes, tínhamos superávits anuais primários, hoje temos déficits de mais de 150 bilhões/ano; se antes o Brasil tinha uma dívida pública inferior a 1 trilhão, hoje ela está acima de impagáveis 4 trilhões.
      Isso, sim, é o maior crime: significa roubar o futuro de um povo, principalmente daqueles que mais necessitam : os pobres!

    1. O “povo” não aguenta? O “povo” quer reeleger Lula e todos os desgraçados que estão hoje no poder.
      Se o país está um inferno, é por causa do desleixo do “povo” com questões sobre política. Votam pensando no seu próprio umbigo e de acordo com seus próprios interesses particulares. O “povo” está se lixando para interesse público. E depois reclama e paga o pato.
      Mesmo preso, Lula ainda está entre os favoritos para assumir a presidência. Graças ao “povo”. No Brasil, lugar de corrupto e gente ruim é no governo. Com a bênção do “povo”.

      1. O’ povo’ quer tanto reeleger lula que ele mesmo disse no ‘discurso alcoólico’ que juízes o estava prendendo ‘só’ pra atender o anseio popular.
        Pra quem sabe ler e ouvir, ele confirma que a maioria do povo o quer preso e que não tem maioria dos votos.
        Chance dele ganhar se não fosse ficha suja? ZERO!
        Se houvesse segundo turno e lula com 30% dos votos, quem votou nos outros candidatos no primeiro turno JAMAIS votaria no lula então:
        chances dele se reeleger = ZERO!
        Acorda Paulo melo, até o lula afirmou sobre o desejo popular!

  2. Ricardo Lula tanto queria um cadáver para seu espetáculo dantesco e circense, na maldita missa horroshow, que acabou conseguindo. Sim, o finado é o condenado, com mais de mil provas, tanto queria foi ele próprio, Lula é hoje um morto fétido e insepulto. As fotos de sua prisão são incontestáveis: Lula morreu e já faz um bom tempo.

    1. O primo dele morreu no sábado e lula não mandou celebrar missa nem fez o menor comentário sobre o caso.
      O pt realmente não quer só destruir o país, quer a destruição da família conforme ‘cartilha’!

  3. Allien, você ainda verá muita coisa diferente do que profetisa, acontecer. Aguarde e enquanto isso, tente arrumar um emprego na Globo enquanto há tempo.

      1. Rogerio,
        O Eduardo, petista, recebe bolsa família enquanto nós, ‘os que saímos da miséria no governo de lula’ e ficamos ricos, podemos ficar aqui respondendo e tentando ensinar o que é democracia pra ele!
        Sindicato não dá emprego pra quem recebe bolsa família senão a justiça julga e assim cria jurisprudência e ‘arregaça’ o sindicato e os ‘bolsados’!

  4. Pedido de prisão de Lula repercute na imprensa internacional Por Valor SÃO PAULO – A ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva repercutiu rapidamente no exterior. A imprensa internacional chamou a atenção para a rapidez da decisão do juiz Sérgio Moro, o revés que ela representa para as aspirações eleitorais da esquerda brasileira
    velocidade incomum na justiça brasileira, geralmente lenta”. Para o The New York Times, a prisão iminente de Lula “envia uma mensagem assustadora para outras figuras políticas proeminentes envolvidas em investigações de corrupção”. A reportagem lembra que a ameaça de prisão tem sido uma das ferramentas mais importantes na investigação da Operaçã

    Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link ou as ferramentas oferecidas na página.

    1. A justiça brasileira foi rápida demais. Nossa Senhora de Aparecida, estou com meu único fio de cabelo em pé. Um crime que começou a ser analisado em 2010, conseguir prender o criminoso em 2018 é uma velocidade espantosa, jamais vista por aqui. Bom, matematicamente, considerando que ele tem mais 6 processos, numa média de 8 anos em cada um, receberá a última pena no ano de 2066. Sendo assim, quando Lula receber a última pena, certamente já estará no inferno, como sindicalista talvez. Ai, tem toda uma burocracia para trazê-lo de volta para cumprir a pena, o capeta não vai querer perder seu filho mais eficiente, ainda mais com a galega como secretária. Mas, de qualquer forma, é muita rápida essa nossa justiça.

    2. Enquanto isso a ONU tá ‘se lixando’ pro lula!
      E o NYT está correto: a prisão iminente de Lula “envia uma mensagem assustadora para outras figuras políticas proeminentes envolvidas em investigações de corrupção”.
      cuidado gleisi, dilma, ‘lindaembregue’, pt em geral, etc, etX…

  5. “Medo, venalidade, paixão partidária, respeito pessoal, subserviência, espírito conservador, interpretação restritiva, razão de estado, interesse supremo, como quer te chames, prevaricação judiciária, não escaparás ao ferrete de Pilatos! O bom ladrão salvou-se. Mas não há salvação para o juiz covarde.”
    Ruy Barbosa

    “Em tempo de revolução, cuidado com a primeira cabeça que rola. Ela abre o apetite ao povo.”
    Victor Hugo

  6. Parabéns pelo alerta Ricardo! Infelizmente esse cenário terrível, com Lula em liberdade e/ou elegendo um “cúmplice-presidente”, pode vir a acontecer.
    O povo brasileiro tem que enxergar a realidade e não somente acreditar cegamente em “bandeiras” que são içadas ao vento com discursos inflamados e populistas.

  7. Com base no abaixo exposto, solicito a opinião APENAS de pessoas com conhecimento jurídico para tal. Opiniões de palpiteiros/partidários serão tratadas como insignificantes:
    A grosso modo, o processo penal inicia-se e prossegue da seguinte forma:
    Surge indício de fato ou ato criminoso. O ministério Público apresenta a denúncia ao judiciário. A denúncia deve ser sobre fato ou ato determinado. O juiz, convicto da pertinência, acolhe a denúncia. O processo tem continuidade e desfecho nos exatos termos do fato ou ato denunciado. Tendo ficado comprovado que o fato imputado ao acusado não ocorreu, impõe-se a absolvição. Fatos outros podem ser objeto de novas denúncias.
    No caso do tríplex, o fato denunciado e NEGADO PELO JUIZ, foi o recebimento de vantagens indevidas em razão de três contratos firmados entre a empresa e a Petrobrás.
    A continuidade do processo, desvinculada do objeto da denúncia, estaria revestida de legalidade?

  8. Ricardo, permita-me:

    primeiramente, o STF que vc aludiu, trata-se do STJ. Não é crítica, claro que foi um notório erro de digitação, mas muda lá pra não vir algum asno querer te dar aula de direito.
    Em segundo lugar, deixo claro que concordo com sua opinião a respeito da camarilha petista e tantos outros posts diversos. Discordo só quando vc trata de futebol, pq sou seu rival azul celeste, mas, às favas com o futebol no momento. O que quero entender é (me perdoe pq não manjo nada de economia): se os juros são os mais baixos da história, pq caralhos e diabos a gasolina está quase 5 reais o litro e a luz, água e outros tantos itens de necessidade primária do cidadão não baixam nunca de preço? Não é uma crítica ao texto, pelo contrário, só queria entender essa conta doida da economia política. No mais, continue nos brindando com seus textos e continue metendo a lenha no Capo Nine Fingers. Abraço. (Ah, só pra não perder o costume: quando tá valendo, tá valendo, hehehe)

    1. Corrigido, obrigado!

      Juros e preços, sobretudo aqueles definidos pelo governo, não possuem qualquer correspondência, Alexandre. Gasolina, geralmente segue o preço internacional do petróleo e a flutuação do dólar, além do próprio interesse de caixa da Petrobras (um dos motivos pelos quais esta merda deveria ser vendida e o mercado aberto a todos). Energia depende do contrato de concessão. A Cemig, por exemplo, teve o maior lucro da história no ano passado. Ainda assim seu contrato prevê reajuste de quase 25% para este ano. Novamente: venda estas merdas de estatais e abra o mercado!! A questão dos juros foi levantada como forma de mostrar a completa ignorância popular sobre absolutamente tudo. São os menores da história, e ainda assim 85% são contra a política de juros deste atual governo. Por fim, com um a mais fica bem mais fácil, né?

      1. O preço da gasolina em Minas Gerais, se não me engano é segundo mais caro do sudeste e quinto mais caro do país. Esse preço parte da culpa é da Petrobrás e a outra parte é do governador que aumentou o ICMS sobre os combustíveis. Mês passado estive em SC e o preço da gasolina era 3,749.

        1. Estive em Lavras, ~235Kms de BH é lá o combustível(passa de R$4.80,00 :-/ )é mais caro que em:
          BH, Betim e em 3 outras cidades que ficam a mais de 100Kms de Lavras:
          S.J.D.Rey, Tiradentes e São Tiago.(frete com 100kms a mais pra ir mais 100kms pra voltar, como pode ser mais barato? )
          Parece não haver explicação mas há uma ‘suspeita tenebrosa’ de que sendo o prefeito dono de posto de gasolina, os outros seguem com o ‘livre arbítrio’ muito comum nos brasileiros que gostam de levar vantagem!
          Tem álcool a R$3,05 mas nem pinguço ou o lula(com dúvida paradoxal) conseguem beber de tão ruim e gasolina batizada, com primeira comunhão e crismada também.
          Concluo que em Lavras tem a gasolina/alcool mais caros do Brasil e Minas está em 1º lugar na ‘carestia’.
          Viva o Pimentel, viva o PT, vamos eleger a dilma, êta nóis(etanol no plural) !

  9. Um lado já foi, mas… e o outro ???
    Sim ! o psdb, aécio, mdb temer e cia ! Tem que limpar com mesmo rigor !
    corrupto é corrupto, não importa de qual facção!

    1. Por partes:

      1. Isso não é jornalismo; é opinião

      2. Um imbecil que acha que jornalista ou qualquer pessoa pode ser agredida pelo que pensa é só um imbecil. E aposto que um bundão, que pessoalmente e sozinho deve ser um carneirinho cagão

      3. Bosta é aquilo que te trouxe ao mundo

      4. Vá chorar no colo do Lula, aproveita e lambe o saco dele

  10. A FRAUDE LULESCA DOS MILHÕES DE POBRES QUE VIRARAM CLASSE MÉDIA

    (EM MAIO 2012, O GOV LULA, COM UMA SIMPLES “CANETADA” CRIOU CRIOU MILHÕES DE FALSOS CLASSE MÉDIA, REDUZINDO EM MUITO OS VALORES DE RENDA P/ DEFINIÇÃO DE CLASSES DE RENDA.)
    Site Terra, 29/05/12)
    “Governo define que classe média tem renda entre R$ 291 e R$ 1.019
    O governo brasileiro já tem uma nova definição para a classe média brasileira. Considerando a renda familiar como critério básico, uma comissão de especialistas formada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da PRESIDÊNCIA da República definiu que a nova classe média é integrada pelos indivíduos que vivem em famílias com renda per capita (somando-se a renda familiar e dividindo-a pelo número de pessoas que compõem a família) entre R$ 291 e R$ 1.019.
    “Quem tiver renda per capita nesse intervalo será considerada classe média”, disse Ricardo Paes de Barros, secretário de Ações Estratégicas da SAE, na noite desta terça-feira, em São Paulo. Segundo ele, a definição de classe média foi finalizada após análises de propostas com mais de 30 alternativas, feitas em quatro reuniões da equipe técnica da secretaria e mais duas da equipe de avaliação.
    Dentro dessa definição, a comissão dividiu a classe média em três grupos: a baixa classe média, composta por pessoas com renda familiar per capita entre R$ 291 e R$ 441, a média classe média, com renda compreendida entre R$ 441 e R$ 641 e a alta classe média, com renda superior a R$ 641 e inferior a R$ 1.019.”

    ESTE ESTELIONATO “COLOU”: MUITOS MAL INFORMADOS OU MAL INTENCIONADOS CAÍRAM NO GOLPE (ATÉ NO EXTERIOR)
    COM ISSO, A FAXINEIRA DO MEU PRÉDIO, NA NOITE DE 29/05/12, DORMIU POBRE E ACORDOU NA CLASSE MÉDIA ALTA SEM QUE TENHA TIDO UM ÚNICO CENTAVO A MAIS EM SEUS RENDIMENTOS!!!

  11. Cara, não sei se você é muito ingênuo ou apenas um anti-esquerdista de ocasião. Você foca tanto em Lula que se esquece que o Brasil é espoliado por políticos a mais de 500 anos. Não foi o Lula quem inventou a corrupção. Acorda! Ele merece sim estar preso, e já está. Ponto final. Por que agora não mudam seus discursos para exigirem o fim do foro privilegiado para que aberrações como Romero Jucá, Renan Calheiros, Aécio Neves, Collor de Melo e tantos outros também tenham o que merecem. Para de chutar cachorro morto. Lula está preso mas tanto você quanto eu continuamos sendo roubados.

    1. acho que você deve ser novo por aqui, né? Faça assim: pesquise os texto no blog, talvez encontre o que indevidamente me cobra

      ah, sobre parar de chutar cachorro morto: 1) não está morto, entes estivesse. 2) não paro!

  12. “Consumou-se mais uma etapa do golpe de agosto de 2016. O maior líder político do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está arbitrária e injustamente preso. É um preso político. Está no cárcere por força de vereditos encomendados, previamente tramados. Nenhuma prova foi apresentada contra ele. As sentenças foram alicerçadas tão-somente em declarações de criminosos confessos que ganharam em troca benesses e privilégios da chamada lei da delação premiada.
    Que se diga a verdade. Lula está preso porque no país, com umas das maiores desigualdades sociais do mundo, ele governou sobretudo para os pobres. Está encarcerado porque pôs o Brasil de pé. Com ele, o país passou a se relacionar de forma altiva com as grandes potências do sistema internacional. Lula está preso por ter lançado as bases de um ciclo de desenvolvimento soberano, democrático e de progresso social.
    Lula está preso porque, conforme atestam todos os institutos de pesquisa, é hoje o pré-candidato à Presidência da República com mais apoio popular. Sua prisão e sua exclusão da disputa presidencial se constituem uma espécie de exigência das forças reacionárias que promoveram a ruptura democrática.
    Que nenhum cidadão, nenhuma cidadã, nenhuma liderança ou partido político, sobretudo do campo progressista, deixem se enganar. A prisão de Lula não é um fato isolado, é parte de um plano cujos alvos são o Estado Democrático de Direito, a soberania do país, a democracia e os direitos sociais e trabalhistas.
    A liberdade a Lula deve ser, a partir de hoje, uma bandeira a ser erguida bem alto por todas as forças democráticas, populares e patrióticas.
    Para o PCdoB, as forças progressistas devem ter o seguinte norte: amplitude (agregar o mais amplo leque de forças políticas e sociais), mobilização, inclusive, com sucessivas e diversificadas comitivas à Curitiba, resistência ativa, em ondas crescentes, nas ruas, nas Casas Legislativas, nas redes sociais, em todos os espaços possíveis, até que a jornada democrática e popular liberte Lula dessa injusta prisão.
    São Paulo, 7 de abril de 2018
    Luciana Santos
    Presidente do Partido Comunista do Brasil- PCdoB
    Manuela D’Ávila
    Pré-candidata do PCdoB à Presidência da República”

    1. Partido COMUNISTA do Brasil, falando em liberdade e democracia???
      Ora, TODOS os regimes comunistas se caracterizaram –e se caracterizam, ainda, em algumas das suas remanescentes ditaduras– por ferrenhas ditaduras que promoveram os maiores crimes contra os direitos humanos em toda história da humanidade. Nem mesmo os horrores do nazismo conseguiram nem de muito longe se aproximar dos mais de 100 milhões trucidados na URSS, China de Mao, Vietnam, Camboja, C. do Norte, Cuba etc. Isso , sem contar os milhões de presos escravizados nos campos de concentação soviéticos (Gulags), Chineses (Laogais) etc (.A propósito, a “técnica” de campos de concentração em tempos de paz foi criada por Lênin e ensinada posteriormente aos nazistas p/ criação de seus campos de horrores).
      E não são só os fatos históricos que mostram o indissociável totalitarismo do comunismo: os dogmas dos “evangelhos” da religião secular do marxismo são absolutamente imperativos neste sentido.
      A humanidade corretamente proibiu os partidos nazistas no pós- 2a guerra, mas, por ter a União Soviética se aliado aos países livres na luta p/ derrubada do nazismo ( Stálin só rompeu seu acordo com Hitler, depois que este invadiu a URSS), o Mundo Livre fechou os olhos aos horrores cometidos por detrás do Muro de Berlim. pelos irmão gêmeos heterozigotos do nazismo ( comunistas).

      1. O paraíso socialista é tão bom, que:
        Os países capitalistas criam regras para limitar a entrada em massa de imigrantes em seus “infernos”. Os países socialistas constroem muros para impedir a fuga em massa de seus “paraísos”..

    2. RSssssssssss
      Pré-candidata do PCdoB ‘falando’ em ‘resistência ativa’ sobre ex presidente que nunca mais será ex presidiário!
      Soberano..ela por enquanto está ‘só beirando’ a cadeia e ainda diz “com umas das maiores desigualdades sociais do mundo” e é verdade, eu estava em extrema miséria e hoje sou classe média e dazelite, nem preciso mais do bolsa família’!!

  13. Prezado blogueiro, vou me dispensar de citar estatísticas, não as tenho, não as fiz e nem vou faze-las ( com ou sem acento?). Uma passada pelo seu blog ao longo de meses, vê-se claramente que não nutres simpatias pelo ex-presidente. Não compartilho, mas é a vida.
    Mas julgo interessante comentar que há outros a quem dirigir suas, digamos, críticas. Mesmo preso, repare bem, continua sendo alvo de teus posts, enquanto uma infinidade não goza (ôpa) das mesmas.
    Não está na hora de buscar novos vilões?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *