Eu candidato? Por ora, nem a síndico de prédio

De uma vez por todas: eu não planejo ser e nem serei candidato a nada em 2018

Candidato a não ser candidato agora

Este blog conta hoje com 2.206.049 leitores únicos,  pessoas diferentes que acessam os meus posts. Pois bem. Destes, 659.973 são mineiros, ou residem em Minas Gerais. Em Belo Horizonte estão 460.848 leitores. Quem sou eu? Ninguém. Sou um jornalista conhecido? Não. Eis aí a força deste Portal UAI e dos Diários Associados.

Em agosto próximo o blog completa dois anos. Deixei de ser um  anônimo qualquer para me tornar um anônimo conhecido. Não há festa em que eu vá, jogo do Galo ou até mesmo bar e restaurante,  onde ao menos uma pessoa não venha conversar comigo sobre o que escrevo. E    em comum, a pergunta: você vai se candidatar?

Tenho bons amigos na política.  Tenho também vários conhecidos que ocupam importantes cargos públicos ou exercem mandatos eletivos. Vários já me perguntaram o mesmo. Até entre vizinhos, que me conhecem muito bem, a pergunta tem se tornado cada vez mais frequente e insistente. A resposta é sempre a mesma.

Gente do ramo (pesquisas eleitorais) me assegura que eu partiria de um piso considerável de votos. Com as ferramentas de divulgação adequadas na internet, em pouco tempo este piso triplicaria. Eu teria chances em uma eleição? Se municipal, totais chances. Estadual, razoáveis. Federal, poucas. A depender do partido, mais. A depender do partido, menos.

Não serei candidato a deputado estadual, porque não me atrai em nada o cargo. Não preciso  de salário extra. Adoraria ser deputado federal, mas para ter chance real teria de investir muito dinheiro, o que não me interessa. Não sou como Alexandre Kalil, que vende um imóvel e aporta dois milhões de reais na própria campanha. Não me amo tanto assim.

Brasília é o que me importa! Se tivermos um Congresso de alto nível e atuante, pouca diferença farão um Bolsonaro ou Marina Silva; um Alckmin ou Ciro. Por isso eu gostaria de estar por lá. Belo Horizonte também me importa. É onde passo a maior parte da minha vida. Assim como deputado federal, ser vereador um dia também não está fora dos meus planos, não.

O blog me dá a visibilidade e credibilidade necessárias para disputar uma eleição. Ao contrário de muitos notórios da imprensa e meio artístico, tenho muito a oferecer e contribuir. Não sou um Romário ou Tiririca, se é que me entendem. E mais:  certamente eu custaria bem pouco,  já que abomino a ideia de viver do dinheiro alheio.

Meu sonho é ver permitidas as candidaturas independentes. Com isso, não só não precisaria da companhia (partidária) de quem não respeito,  como meus votos não serviriam para ajudar eleger vagabundo algum. Mas o Brasil está longe deste avanço. Por isso, meus caros, nos próximos anos o máximo que me terão será como blogueiro mesmo.

Leiam também.

37 thoughts to “Eu candidato? Por ora, nem a síndico de prédio”

  1. Os partidos estão procurando pessoas fora da política pra tentar ganhar votos, o objetivo nesse momento é conseguir puxadores de votos pra eleger os velhos caciques de sempre.
    Pois, nesse momento, nenhum partido tem apoio de mais de 30% da população. Basta ver as ultimas eleições onde o numero de votos válidos e o numero de abstenções e votos invalidos foran quase iguais.

  2. A política só será mudada pelo voto. Precisamos depurar os candidatos velhos dos partidos e votar no NOVO. Ricardo filie-se ao PARTIDO NOVO e dispute para vereador e faça companhia para o Matheus Simões que é excelente e do PARTIDO NOVO também.

  3. Blogueiro, quais as suas credenciais? Quais seus conhecimentos sobre economia etc? Não basta ter um blogue para ser candidato sabia? Você critica o tiririca mas ele foi o deputado que mais compareceu nas sessões. E você? Fez o que???

    1. De que adiantaria o blogueiro lhe responder alguma coisa ? Pelo seu comentário você deve ser mais um desses pseudo conhecedores de alguma coisa saída de algum curso onde imperam esses DCE’S de alguma “federal” desmoralizada e decadente,completamente contaminada por este tal pt e seus asseclas. Se não for isso,aposto que deve ser alguma coisa semelhante,algum desses inúteis dos quais o Brasil já está de saco cheio.

  4. Para ser deputado federal estima-se que se gaste mais de 3 milhões. A pergunta é porque as pessoas gastam este dinheiro? Será que são boazinhas e querem trabalhar pagando para a sociedade? Pensem nisso.

  5. vc tem razão Ricardo, precisamos votar bem nos dep federais, pena vc não ser candidato esse ano, mas 2020 passa rápido, bjos

  6. O importante nao é uma pessoa nova na política, e sim, o que ela pensa sobre o povo. Como voce, e toda a direita, só pensa em si próprio, nao chega a 2 % de aprovacao. Mas, tenta lá. Pede ao Aécio para subir no palanque contigo. Quem sabe né..

  7. Por isso esse o Brasil tá uma bosta, não porque as pessoas não sabem votar, mas sim pelos candidatos que aparecem. São jogadores de futebol, radialistas, palhaços, estilistas, e agora me surge um blogueiro e dar pior espécie, querendo medir sua popularidade. kkkkkkkkkkkkkkk
    Fanfarrão!!!

  8. Ricardo, sou um dos teus milhares/milhões de leitores anônimos que se manifesta hoje pela primeira vez. Tenho admiração pelo teu blog e venho concordando com boa parte dos teus posicionamentos. Temos um conhecido em comum, que te elogia muito, e é professor como eu. Iniciou-se na política recentemente, e vem realizando um trabalho elogiável. Não posso dizer por ele, mas veria com muito bons olhos tua candidatura. Passei eu a ter interesse por participar como candidato nas próximas eleições – curiosamente, por motivos muito semelhantes aos descritos por ti, e assim, estaria, ou estarei disposto à Câmara Federal ou Municipal. Saiba que me manterei torcedor para que repense tua posição! Agradeço pelo espaço democrático e o parabenizo pela competente e instigante condução. Saudações, Gustavo.

  9. “Não sou candidato a nada
    Meu negócio é madrugada
    Mas meu coração não se conforma
    O meu peito é do contra
    E por isso mete bronca
    Neste samba plataforma”

  10. Sou de Porto Alegre Ricardo. Transfira teu título para POA e será eleito facilmente. Por aqui abominamos esquerdopatas. Beijo pra ti!

  11. Vá de partido Novo meu caro. Por aqui não aceitamos qualquer um e você certamente teria lugar entre os pré-candidatos. Querendo será muito bem-vindo.

  12. Caro Ricardo,
    Creio que tens muita chance, mas a escolha do partido é muito importante, pois como sabes a maioria usa pessoas como você para somar votos para os caciques. Por outro lado, se escolhes um partido inexpressivo, corres o risco de não ser reconhecido. É uma escolha muito difícil.
    Boa sorte!!

  13. MAIS UM OPORTUNISTA DE PLANTAO… QUEM É VC PRA SER CANDIDATO A ALGUMA COISA? SO ESCREVE MERDA NESSE BLOG. CONTENHA COM SEU BLOGSINHO DE 5 CATEGORIA.
    BOLSONARO NELES EM 2018.

  14. Ricardo,
    Pelas suas opiniões, por ser uma pessoa esclarecida, por ter a visão que tem você tem todas as condições para ser um bom político e nós estamos precisando disto. Como você bem disse, sem um congresso bom o Brasil não irá a lugar nenhum não importa quem seja o presidente e tudo indica que isto não irá mudar tão cedo.
    Os idiotas não entendem como é importante eleger deputados federais e senadores, basta ver o comentário de um aí acima que disse que o Tiririca compareceu a todas as sessões, e aí, fez o que? O que ele produziu de bom nestes oito anos de mandato? Ficou lá igual ao que ele é: um palhaço, calado, sem entender nada, votando no que mandavam ele votar, ocupando o lugar de alguém alfabetizado, esclarecido, que poderia produzir alguma coisa e no final subiu a tribuna uma única vez para dizer que estava decepcionado com a política e iria abandoná-la. Ele vai devolver os milhões que recebeu de salários e penduricalhos para não fazer absolutamente nada?
    Eu já votei no passado em pessoas novas (na política) que tinham potencial de ser bons políticos e eles me decepcionaram. Nunca mais votei neles. Foi só uma vez. Eu acompanho o que eles fazem, ou, no caso, não fizeram.
    Se você se candidatar votarei em você, pelas suas opiniões sem medo e pela sua coragem. Por favor, não me decepcione.
    Abraço e boa sorte.

    1. Obrigado, Sérgio. Como você, me frustrei com certos eleitos por mim. Faz parte do jogo errar, né? O que não podemos é persistir no erro.

      De fato adoraria ser deputado federal, mas é um sonho impossível e intransponível no modelo atual. Deputado estadual, a meu ver, pouco me traria prazer. Vereador também me atrai, mas quando me deparo com os Catataus da vida, sinto uma profunda preguiça. Enfim…

      Daqui dois anos voltamos a conversar!!!

      Abrs

  15. Por favor se candidate mas nao deixe de tirar uma foto quando souber que so ganhou os votos da familia. kkkkk um fracassado com o rei na barriga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.