É apenas um Ciro Gomes qualquer

Consolida-se o que era claro: além de agressividade gratuita e mistificações populistas, Jair Bolsonaro é apenas mais um Coronel

Acabou a festa!

Recorram aos inúmeros textos que escrevi sobre Bolsonaro. Um resumo: Acho-o coerente com seu eleitorado; admiro sua coragem ante o politicamente correto; é um parlamentar sem qualquer histórico de corrupção; só votaria nele em caso de confronto com qualquer tralha da esquerda. Mais: sua ignorância econômica e gerencial o tornam um péssimo candidato, mas não ilegítimo por isso. Pior que Lula e Dilma ele não é.

Escrevi também, que a perseguição de grande parte da imprensa começava a me irritar, a ponto de começar a sentir aquele desejo tosco: “vou votar neste cara só pra fazer raiva!” Chovesse muito e a culpa era dele. Estiasse idem. Nunca lhe deram os carinhos e cafunés dados aos dois nefastos pregressos. Guardadas as devidíssimas proporções, Donald Trump foi vítima desta mesma tática persecutória e acabou eleito.

Sempre disse que Lula não estaria no páreo. Sempre! O arquivo do blog não me deixa mentir. Sempre disse que qualquer candidato de esquerda sequer chegaria ao segundo turno. E desde a ascensão fulminante do ex-capitão, meu otimismo aumentou sobremaneira. Meu cenário para o segundo turno era Bolsonaro x qualquer bom candidato (Dória, Anastasia, Meirelles, Amoêdo). Pronto! O Brasil teria o bom candidato eleito.

Mas eis que o “mito” começa a dar sinais claros de absoluta incapacidade. A Folha de São Paulo — e pouco importam os motivos do jornal — demoliu seu principal pilar. Desmascarou a sua dita condição de “homem simples” e apresentou o chefe de uma família com patrimônio de mais de R$ 15 milhões. Fruto de dinheiro roubado? Que se saiba, não. Mas para uma turma humilde e que vive apenas de política, convenhamos… É muita grana!

Para piorar, o jornal conhecido como “Foice de São Paulo” flagrou o deputado usando verba de gabinete para pagar uma funcionária doméstica de um de seus imóveis, no interior do Rio. Há quinze anos faz isto e não desmentiu. Ou seja: o seu discurso de probidade foi para o saco. E sua resposta, dizendo à repórter que usava dinheiro “para comer gente”, já que solteiro à época, só ajudou a desnudar de vez o mito de pés de barro.

Ter dinheiro lícito não é problema, basta explicar. Ter imóveis que valorizaram não é crime, basta explicar. Mas quando não há explicação, a grosseria impera e os chavões “a la Lula da Silva” abundam. E por mais que cinco, dez, quinze milhões de brasileiros estejam dispostos a ofender o mensageiro, a verdade é que a mensagem não muda. Ou seja, xingar a mim ou a qualquer outra pessoa não fará a realidade socorrer o deputado.

Bolsonaro já era! Irá derreter como raspadinha de praia. Eita, país azarado. Agora, na ausência de dois populistas mobilizadores de massas, o segundo turno abre-se novamente para qualquer poste inventado pelo criminoso condenado a nove anos de prisão e muito brevemente presidiário. Anotem aí: tudo o mais constante, o segundo turno será disputado entre uma besta qualquer de esquerda e o “candidato da Globo”.

E lá se foram meu otimismo e esperança em algo melhor.

P.S.: Infelizmente, a maioria absoluta dos eleitores de Bolsonaro comporta-se como os do PT. Agressivos, fanáticos, incoerentes… Uma dica: antes de me xingar, assistam ao vídeo da entrevista aos repórteres da Folha, ok? Tá no YouTube. Se vocês não sentirem uma baita vergonha alheia e ainda assim quiserem me ofender, como se isso fosse mudar os fatos, sintam-se à vontade. A couraça é de aço.

Leiam também

55 thoughts to “É apenas um Ciro Gomes qualquer”

  1. Fora o discurso totalmente sem noção, por exemplo, segurança pública é responsabilidade dos governos estaduais, mudanças e endurecimento nas leis penais é atribuição do congresso nacional, sem falar que temos um sistema presidencialista de coalisão, sendo de um partido nanico não teria a mínima chance de governar.

  2. Ricardo. Doria, Anastasia e Meireles não servem pro Brasil pois tem apenas interesses próprios.
    No momento precisamos de alguém que realmente pense no país.
    Amoedo não falo pois não conheço sua trajetória, então é aguardar até o dia fatal em outubro.
    SOCOOORRO!

    1. Dória queimou largada, aliás se queimou por completo. Vai sumir com a mesma rapidez que apareceu. Nem os paulistanos (que votaram em Maluf, Pitta, Kassab) vão ter tolerância com ele em 2020, quando tentar se reeleger.

      Anastasia é só o garoto de recado do Aécio. Se não conseguiu nem eleger seu sucessor em Minas, vai ter chances para a Presidência?

      Meireles é entregar o poder aos bancos para governarem sem intermediários. Se você não é dono de banco, não tem motivos para votar nele.

      Amoedo é um ninguém, vai sair por um partido nanico sem espaço na TV nem palanque em lugar nenhum. Não passa de 1%.

      O jeito para os direitistas vai ser engolir o discurso da “anticorrupção” e tentar eleger o “Santo” da planilha da Odebrecht, o ladrão de merenda e das obras do metrô de SP.

    1. Lula é o Sarney dos anos 2000. Um é o símbolo do coronelismo do passado; o outro, a expressão perfeita do neocoronelismo, do neopopulismo…. do NEO-ATRASO!

    2. Por isto vamos votar no ‘alguém que pense neste país’, conforme comentário do “Mardição” pois precisamos realmente de ‘SOCOOORRO!’ contra lula e quem ele possa indicar.

  3. Eis alguém com o pensamento que mais se assemelha ao meu. Tinha muita esperança no Bolsonaro. Não posso dizer que ela acabou por completo, mas deixa uma grande pulga atrás da orelha.

  4. vc vive em um Brasil criado por sua imaginação alicerçada em ódio e malevolência. os imóveis do BOÇALnaro são, comprovadamente, dele. contra Lula só existe o “eu tenho certeza que é dele”; quanto ao comportamento agressivo que vc, mediocremente, responsabiliza os membros do PT deveriam ser imputados aos eleitores do PSDB pois, foram eles que agrediram a Sra. Marisa no hospital dizendo que ñ fariam nada para mantê-la viva, foram esses eleitores que disseram “ser nojento” a bandeira comunista do Brasil quando era a bandeira do Japão, foram esses eleitores que bateram panela pela corrupção mas calam agora com corrupção em um nivel sem igual, foram esses eleitores que agrediram a Dilma, pagando mico, quando a gasolina estava a R$2,80, foram esses eleitores que, com o apoio de Aecio, Maia, alckmin, serra, hulck sairam as ruas manifestando-se contra “a corrupção”. vc, como o jornal EM são partidários do PSDB e, é voce que está agredindo os eleitores e os membros do PT com falsas acusações; os membros do PT são nacionalistas e querem o bem estar de todos e são fanaticos por um Brasil melhor. vc é fanatico pelo direito do PSDB fazer tudo que quiser mesmo que seja uma corrupção desenfreada.

  5. Bom dia, Ricardo! O negócio é que você nunca gostou dele. Mas por exemplo, defende o Meirelles! KKKKK
    O cara tem um patrimônio de cerca de 3 milhões de reais. Para quem trabalhou mais de 30 anos de vida, mas do que normal (ganhando um salário de político, que é muito superior a média brasileira). Era para ter até mais! kkkkk Só fazer uma continha de matemática básica.
    Quanto ao auxílio-moradia que ele recebe a vários anos, é uma prerrogativa legal dos parlamentares. Ele optou por receber. Na minha opinião não deveria receber. Mas esse é o sistema implantado nas casas legislativas (inclusive aqui no estado de MG) e no poder judiciário (juízes). Acho isso uma aberração.
    Quanto a funcionária ele já explicou. Só procurar na internet.

    Abraço!

    1. “Trabalhou por mais de 30 anos” é bondade sua.

      Ele trabalhou por 15 anos no Exército.

      E mama há 30 anos em cargo público, fazendo pouco mais do que falar bobagens. Trabalho? Não é com ele. E nem com os filhos, todos eles também mamando nas generosas tetas.

      1. Claro. O Brasil pede políticos viris, que gastam verbas de gabinete com coisas viris (tipo comer gente). É melhor Jair se acostumando.

        #mito!!

  6. Concordo com parte que fala do Lula, Bolsomerda nunca gostei, mas a parte de Dória, Anastasia, Meirelles bons candidatos é de fazer rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Anastasia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só pode ser brincadeira

  7. Não creio que o fato, apesar de notório, elimine bolsonaro da disputa, pelas razões que voce mesmo citou. Seu eleitor é do mesmo perfil do eleito do Lula, é messiânico, vai com ele ate o fim.

    Eu pretendo votar no amoedo no 1 turno, mas, diante de Lula ou seu ungido ou de um poste da globo igual o huck, rezo para que o bolsonaro esteja no 2 turno para que eu possa votar nele.

  8. Esta ai ele derretendo: site social blade que olha o numero de inscrito só do youtube e na data da matéria olhem la quantos saíram do canal

  9. Ricardo,
    Não entendi exatamente onde o candidato citado no título pode ser comparado ao Bolsonario, se é que o seu objetivo era de fato compará-los ou apenas citar um político qualquer. Agora, Dória, Anastasia, Meireles e o outro citado na lista? Por que eles são tão bons assim? O primeiro só trabalha no sentido de defender os interesses dele e de pessoas influentes. O segundo simulou um bom governo em MG e muitos acreditaram que foi bom, depois vimos no que resultou. O terceiro não tem expressividade e manejo político nenhum. E agora?

  10. Vou votar no Bolsonaro por uma questão ideológica, e não vou votar em nenhum candidato/partido de esquerda, pelo mesmo motivo.
    A questão do patrimônio já parou até no STF, a uns dois, três anos atrás, e foi arquivada pelo Janot.
    No mais é só ver os vídeos que ele posta nas redes sociais explicando essas questões, tudo muito claro, só não vê quem não quer.
    A questão dele com a Folha é antiga, já virou praticamente uma “guerra”, então é um caso a parte, para os outros meios de comunicação nunca vi problemas.

  11. Oi Ricardo, nada de xingamentos, ví no seu texto quem você apoia, “qualquer bom candidato (Dória, Anastasia, Meirelles, Amoêdo)”.
    Você faz o mesmo discurso da esquerda, só que mais leve disfarçado ahh bolsonaro não está no petrolão não está envolvido em corrupção mas usou verba pra pagar uma funcionária doméstica. Eu acho que vc sabe sobre o senso das proporções né.

    A respeito do bolsonaro derreter, sinceramente acho você não acompanha o que o povo diz nas redes sociais ou está blefando pra levar o eleitor indeciso só pode.

    Uma dica: antes de me xingar, assistam ao vídeo da entrevista aos repórteres da Folha, ok? Tá no YouTube. A folha de SP e o portal Estado de Minas fazendo campanha diária contra o Bolsonaro e mostrando o lula todo sorridente como se fosse um perseguido político e você vem nos dizer pra eu assistir o vídeo da folha????

    A esquerda disfarçada fabiana saiu também do armário, mas vai dizer que é oposição ao PT.

    Abraço!

  12. Bolsoasno é a cria mal parida do antipetismo, da estupidez política que boa parte da mídia e alguns formadores de opinião (você, obviamente, não incluído, dado sua completa irrelevância) ajudaram a alimentar.

    Ao embarcar na criminalização do petismo e de toda a esquerda, como se apenas ela fosse corrupta, esta imprensa só alimentou o discurso vazio e quase sempre hipócrita dos que se dizem “contra a corrupção”, “contra a roubalheira”, mas que no fundo querem implementar na marra, ou na surdina, um programa de direita sem apelo popular (quem quer aposentar aos 65 anos? quem quer ver a escola pública e a saúde pública seguir sem investimentos por 20 anos? quem quer pagar mensalidade para estudar em universidade pública?).

    Como os partidos tradicionais da direita também acabaram derretidos por denúncias de corrupção (embora seus caciques fiquem livres da cadeia), e com o agravante do analfabetismo político de uma parte do eleitorado, a “solução” surge à extrema-direita, pois na política os vácuos são sempre preenchidos de alguma forma.

    Só agora essa mesma imprensa começa a experimentar o ódio que ajudaram a nutrir. E vão ter trabalho para enterrar esse monstrinho, a besta-fera que saiu da gaiola.

    Do meu lado, vou assistir de camarote.

  13. cara eu não faço idéia como vc tem espaço nesse jornal (aliás até faço), suas conclusões são ridículas, absurdas e se utiliza de um analfabetismo funcional sem precedentes.

  14. Oi Ricardo, nada de xingamentos, ví no seu texto quem você apoia, “qualquer bom candidato (Dória, Anastasia, Meirelles, Amoêdo)”.
    Você faz o mesmo discurso da esquerda, só que mais leve disfarçado ahh bolsonaro não está no petrolão não está envolvido em corrupção mas usou verba pra pagar uma funcionária doméstica. Eu acho que vc sabe sobre o senso das proporções né.

    A respeito do bolsonaro derreter, sinceramente acho você não acompanha o que o povo diz nas redes sociais ou está blefando pra levar o eleitor indeciso só pode.

    Uma dica: antes de me xingar, assistam ao vídeo da entrevista aos repórteres da Folha, ok? Tá no YouTube. A folha de SP e o portal Estado de Minas fazendo campanha diária contra o Bolsonaro e mostrando o lula todo sorridente como se fosse um perseguido político e você vem nos dizer pra eu assistir o vídeo da folha????

    A esquerda disfarçada fabiana saiu também do armário, mas vai dizer que é oposição ao PT.

    Abraço!

    1. Por que eu haveria de te xingar? Alguma vez você me viu xingar alguém que tenha sido respeitoso em um comentário? Duvido. Aliás, te dasafio a encontrar. Sobre o vídeo, bem, volte ao texto e releia, pois acho que ou você não leu tudo ou leu sem muita atenção.

      abrs

  15. MENTIR… MENTIR… MENTIR… SABES FAZER OUTRA COISA? O QUE? REPETIR UMA MENTIRA ATÉ QUE SE TORNE VERDADE? SE O BRASIL VIRAR UMA VENEZUELA. A MINHA ÚNICA ALEGRIA SERÁ VER ATÉ OS PUXA SACOS TOMANDO NO TOBA!!! TODOS… TODOS NÓS VAMOS ARREPENDER E SERÁ TARDE!!! MOSTREM O PATRIMÔNIO DO LULA DESGRAÇADOS!!!!!!!!!!!! MOSTREM!!! COVARDES!!!!

  16. Com todo o respeito às suas preferências, mas o Bolsonaro é até agora a melhor alternativa de voto, mesmo sabendo que ele não terá apoio do congresso nas mudanças que pretende fazer!
    Essa turminha do PT, PSDB e PMDB já mamaram demais nas tetas do governo!

  17. os R$ 15 milhões de patrimonio que a folha mostrou foram diluídos entre bolsonaro e a sua familia, e imoveis comprados na década de 1990 tiveram um enorme valorização sobretudo depois do minha casa minha vida.

    quanto a frase ”para comer gente”, na realidade bonsonaro disse ”para comer, gente”, o reporter da folha, como sempre honesto, omitiu a virgula e muitos abraçaram.

    bolsonaro tem suas falhas, mas nao dá pra acreditar cegamente em tudo que esses jornais lixos que voce citou publicam

    1. “Para comer, gente”?

      Hahahahaha, essa foi demais!

      Ele disse “Como estava solteiro à época, usei esse dinheiro para comer gente”.

      Se a gente colocar essa vírgula que só você viu, a frase não faz sentido. Ou depois de casar você deixa de comer (comida)? Só solteiro é que come (comida)?

  18. Jamais Repetirá LULA, e enquanto todos os outros politicos que não fizeram nada pelo Brasil ha não ser atrasar o páis e impedir que sejamos uma autrália. e enquanto a midia que é tão reponsável pelo atraso do país quanto os politicos corrúptos falarem Mal do Bolsonaro e não provarem nehuma corrupção contra ele, é dele o Meu voto. os que estão aí ha mais de 50 anos no poder já me provaram que não prestam . deveriamos hoje ser comparado ha Austrália ao invés de Etiópia.

  19. Ressalva: o patrimônio de R$15 milhões da Folha não é do pai; é do pai somado com os três filhos políticos. Dado o tempo em que estão no política e levando-se em conta os altos salários que políticos recebem, os tais 15 não são muita coisa não.

    Quanto ao “comer gente”, eu entendi como uma analogia ao que diziam dos comunistas, que comiam criancinhas, e não com o sentido sexual.

  20. Ofender não te ofendo não, mais uma pergunta te desafio a responder… (sei que não vai responde-la)..

    Já que vc critica tanto o Bolsonaro por causa de uma ENTREVISTA, adora xingar o PT, me desculpe? Vc votou foi no AÉCIO???? TÁ criticando todo mundo e votou no AECIOOOO?????
    kkkkkk

    1. perceba o tempo verbal que você usou, se é que sabe o que é isso, né, pois a diferença entre “mas” e “mais” já vi que desconhece

      Votei, sim. Passado. Votei em quem não se mostrava o que é. Entende o que separa homens e bodes? Homens corrigem os erros

      agora pode ir pastar em paz. Aproveite e aprenda também a usar o ponto de interrogação

  21. Agora Bolsonaro é igual Ciro Gomes. Mas antes Ciro Gomes era a salvação do Brasil??? kkkkkkkkkkkkkk. Chora mais mídia comunista nojenta! Foi uma forma educada de mandar esses vigaristas da Foice de SP irem pra Cuba que os pariu.

  22. O João Amoêdo parece muito equilibrado e inteligente, tem boas propostas em todos os assuntos. Uma pena que não tem chance alguma, muita gente nem sabe que ele existe.
    Então Bolsonaro é a melhor saída, não há dúvidas! Xô, Ciro Gomes!

  23. Bom dia. Antes de comentar ponto a ponto, vou deixar uma pergunta: O que é mais suspeito? O patrimônio de 4 Bolsonaros juntos, com mais 40 anos de política somados, ou Alckmin ter declarado apenas R$ 1.069.498,27 em bens nas eleições de 2014 (conforme UOL)????
    Vamos aos pontos:
    1- Ingorância de Bolsonaro: se o Éneas Carneiro, que indiscutívelmente foi o canditado mais bem preparado da história, estivesse aí, voce inventaria alguma desculpa para não apioar ele. Acho que nunca votou e não votaria. Então, a questão não é essa …
    2- Quanto ao conteúdo da matéria da Folha: explicar o que , se na própria matéria é dito que não há nada irregular? Ele ficou furioso foi com o tom da matéria, e como não foi a primeira e nem a segunda vez, acho que ele tem razão. A funcionária ele explicou. Quanto ao comer gente: óbvia ironia dele diante de provocações. Tem coisas realmente graves e ilícitas no mundo tucano, mas isso não lhe impede de defendê-los. Então, a questão também não é essa.
    3- Derretendo: ultrapassou as 5 milhoes de curtidas no Facebook, justamente após a matéria. Quem já derreteu foram seus Dória, Aécio, Serra, Alckmin, Meirelles com o rebaixamento da nota do Brasil, etc. Esses é que não passam dos 10%, não importa quantos ataques o Bolsonaro sofra. Então, essa não é a questão.
    4- Alguma agressividade na minha resposta? Também fora de questão.

    Sabe qual a questão? É que os tucanos morrem de ciúmes do Bolsonaro, porque ele desbancou vocês como opisição ao PT. É a defesa do establishment, do status quo, do sistema que domina o Brasil há 30 anos e não resolveu nada. Estava tudo armado pra continuar como sempre: sai o PT e entra o PSDB com o PMDB de vice. Mas havia um Bolsonaro no meio do caminho. No meio do caminho havia um Bolsonaro.

  24. Mestre Ricardo, todos esses pré candidatos tem defeitos. Resta escolher o que mais lhe parece adequado.

    Ciro? Lula? Meirelles? Dória? Alkmim? Marina?

    Cada um deles temos como listar vários defeitos e comportamentos pra lá de inadequados, não é?

    Eu queria um presidente top para o Brasil, muito estudado, inteligente, articulador, HONESTO (nas palavras e atitudes), com agenda factível e liberal conservadora, experiente, influente e firme nas decisões.

    Vai ter isso? Acho que não!

    Quem esperar um candidato que coincida 100% com a pretensão do eleitor vai se frustar.
    Desse modo, vou procurar o que preencha o maior número de requisitos e principalmente que não seja bandido.

    Até agora o meu candidato é o Bolsonaro, até que apareça um melhor que ele. É melhor já ir se acostumando. Ele estará no segundo turno.

  25. Pequeno Nicolau, 26 anos na política, mais 15 no exército (41 anos no total). Muita coisa. Patrimônio de cerca de 3 milhões de reais. Só não enxerga quem não quer.
    O cara foi eleito, tem direito ao salário legal. Simples assim.
    Falar bobagens… O cara é esquentado. Normal. Pelo menos não é demagogo. Não é corrupto e não é demagogo e tem boas ideias. Vai ser um choque para o Brasil dar uma acordada geral e começar a mudar sua história. Não existem heróis, mas existem pessoas mais comprometidas e com uma visão de mundo diferente da zumbilândia, que hoje é o Brasil.
    Abraço!

  26. Olá Ricardo!!
    Tb não voto no Bolsonaro! Alias igual a vc se somente se ele for com um Lula da vida por exemplo. Mas justiça seja feita!! Ele respondeu sim!
    Inclusive nas duas partes da entrevista ele fala sobre isso tudo:
    Parte 2
    https://www.youtube.com/watch?v=mIt953K9Ni0https://www.youtube.com/watch?v=mIt953K9Ni0
    Parte 1
    https://www.youtube.com/watch?v=LeMxaHLkCwU&t=1311s
    Inclusive pela primeira vez vi ele falando coisas concretas como por exemplo como pensa em conduzir a economia!
    Abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.