A fé pode até turvar a visão, mas a má-fé cega

Na perversa lógica de Taís Araújo, todas as meninas brancas dos EUA são espancadas nas ruas por causa do preconceito

Em Minneapolis, Minnesota, EUA, criança branca é brutalmente agredida

Escrevi um duro texto — como de costume, quando me sinto ultrajado — criticando a fala aloprada e eivada de mentiras e proselitismo racial da atriz Taís Araújo. Quem ainda não leu, aqui está. Assim como no post a respeito de William Waack (eis o link), a horda dos haters babou gosma rábica à vontade. Sabem como eu sou, né? Não escreveu palavrões muito feios, não ofendeu qualquer religião, etnia ou gênero e não agrediu terceiros que não podem se defender, eu publico numa boa. Alguns eu até respondo, quando tenho tempo e vontade de me divertir. É maravilhoso vê-los estrebuchar e sapatear os cascos, hehe.

Os que apenas xingam, eu nem leio. Passo os olhos correndo. Quando não xingam, mesmo que escrevam leves ofensas, eu leio. E é impressionante a incapacidade geral de se compreender um texto. De ler o que está escrito e não o que imaginam que está. De apresentar argumentos que rebatam o que está posto e não meros mantras copiados do Google ou da Wikipedia. Por exemplo: a moça descreveu o Brasil como uma cotidiana e generalizada selva, onde pretos são acusados de criminosos nos ônibus ou nas ruas, onde as pessoas brancas mudam de calçadas para não cruzarem com eles, onde seu filho sequer pode correr descalço e sem camisa em uma calçada. Daí, diante minha indignação e crítica, saem em defesa da moça citando dados de criminalidade, mortalidade, escolaridade, etc. Eu pergunto: onde isso prova a tese alucinada da atriz?

Alguns citam casos pessoais ou de conhecidos. Não tenho qualquer motivo para duvidar dos relatos, até porque, quando mais jovem, cansei de ser “vítima” da truculência policial. Notem as aspas, ok? Jamais apanhei de meganha (como chamávamos os policiais) quando estava sentadinho, quieto no meu canto, sem fazer absolutamente nada de errado. Pois bem. O que tais relatos, de casos isolados, esporádicos (que obviamente deveriam ser inexistentes!!) têm a ver com o cenário descrito por Taís? Amigos: eu desafio a qualquer um a me relatar um único evento onde um FDP qualquer, num passeio público, numa cidade brasileira, tenha atravessado a rua apenas para não cruzar com um preto.

No caso do Waack ocorreu o mesmo. Até copiar artigo do código penal, para tentar provar que ele foi racista, teve idiota que copiou. E justamente o código penal é que inocenta o jornalista. Mas o pior é que absolutamente ninguém consegue encontrar uma única prova que ateste que Waack é racista ou que tenha praticado qualquer ato de racismo. Pensam, os justiceiros de internet, que uma fala preconceituosa, dita em âmbito privado, equivale a crime ou mesmo à conduta diária de alguém. Há qualquer consistência? Nenhuma, claro. Mas esta gente se preocupa com isso? Óbvio que não. O importante é condenar e agredir quem não concorda.

No afã de vencerem um debate ou mesmo agredirem gratuitamente aqueles que jamais viram pessoalmente, os chamados hatersque pessoalmente são mansos como carneirinhos — deixam-se levar por palavras vazias e discursos que não se sustentam. Para eles, o importante é abraçar uma causa para defender. Ou melhor, contrariar uma causa para guerrear. Por isso jamais conseguem contra-argumentar com um mínimo de fundamento e partem logo para o pau virtual, já que, como eu disse, pessoalmente são simples cagalhões. A internet serve para esta gente como um local onde podem ser aquilo que na vida real jamais serão: corajosos e combativos!

Pessoas religiosas, com muita fé, com frequência deixam-se enganar. Com frequência transferem responsabilidades ou culpas às suas crenças. Na maioria dos casos, os danos são menores. Nos casos mais graves, como o do apresentador de TV, que deixou de tratar um câncer apostando na cura divina, os danos são irreversíveis. Porém, meus caros, a fé até pode turvar a visão do fiel, mas jamais a obscurece. Já no caso da má-fé, simplesmente cega.

Leia também.

12 thoughts to “A fé pode até turvar a visão, mas a má-fé cega”

  1. Olá Distinto, saiu em 17/11/2017 mais uma pesquisa e, para variar Lulinha Paz e Amor aparece retumbante, altaneiro, irrepreensível em primeiro lugar na preferência do eleitorado. Agora com dado a mais, pois, o número dos resistentes vai caindo. Em 2018 vai dar tilt nas urnas de tanto apertar o treze e confirma. Grato.

  2. Olá Distinto, eis uma das milhões de guerreiras que não abaixam a cabeça e senguem atrevidas no enfrentamento das mazelas de Pindorama.

    http:/http://www.otempo.com.br/tv/a-ambulante-vânia-lúcia-faz-desabafo-1.1492668

    1. Cidrac,
      primeiro vou trocar o link que vc postou e NÃO FUNCIONA por um vídeo!

      Segundo, preste atenção no que ela fala:
      “meu nome é vania, vania lucia de…(não entendi), sou camelô ha 10 anos.
      Eu tô na rua, num tô porque eu quero.
      Nós tamu na rua porque precisamo porque os colarinho branco roubaram de nós,
      tiraram a nossa dignidade, TIRARAM O NOSSO EMPREGO, TIRARAM O NOSSO SALÁRIO!”

      VÍDEO PUBLICADO EM 3 DE JULHO DE 2017!
      Raciocinando:
      SE ela é camelô HA 10 ANOS e TIRARAM o EMPREGO DELA E O SALÁRIO,
      então te pergunto e por favor RESPONDA:

      Q-U-E-M ERA O PRESIDENTE HA 10 ANOS QUE TIROU O TRABALHO DELA, O SALÁRIO, A DIGNIDADE???

      Cidrac, eu já escrevi isso aqui e vou repetir pois vc não presta atenção:
      NINGUÉM precisa inventar NADA contra petistas, vocês mesmos fornecem os dados que os condenam!
      O ‘argumento’ que vc postou te dá o comprovante de ignorância total do que fala e defende!!!
      PRESTA ATENÇÃO, Cidrac!

      Aguardo sua resposta sem ‘baianadas’!

      1. Olá Sopão, vamos por parte: 1) quanto ao colar o link, tenho pouca habilidade, por isso, devo ter dado a barbeiragem, peço, então, que releve; 2) sugeri o link em razão do diálogo no blog acerca do racismo e marginalização quando alguns acusaram de vitimização, então, percebi que Vânia é atrevida, corajosa, altiva e, embora pareça não ter edução formal, tem desenvoltura, tem fluência e bom raciocínio. Por esses méritos ela se impõe e ganhou minha simpatia; 3) uma vez mais lembro-lhe: petistas é uma coletividade, aliás bastante ampla, Cidrac é uma pessoa natural. Já passa da hora de você perceber essa premissa básica; 4) seja autoritário com suas neguinhas ou com seus negões e não venha me dizer como devo responder as suas indagações com ou sem baianada, aliás, você já é bem grandinho para saber que isso não é modo de dialogar, pois, cada um utiliza a maneira que lhe aprouver; 5) demais indagações lhe responderei depois que você pontuar acerca do crescimento da preferência de Lulinha Paz e Amor nas pesquisas mais recentes concomitante a queda na rejeição de seu nome, enquanto os demais candidatos – com toda incensação – não decolam, considerando que a mídia tudo faz para persegui-lo, inclusive, nem noticia o seu primeiro lugar sempre impávido na pesquisas.

        1. Olá JOF, (esse é seu nome ou artifício para ficar no anonimato? Muitos se envergonham do próprio nome, outros simplesmente se acovardam) esteja seguro que não ultrapassei a linha mencionada, aliás, nem me aproximei dela. As linhas que gosto são a de empinar bandeira ou a de pescar. O que faz você ter essa dúvida? Qual é sua colaboração no diálogo deste espaço? Grato.

  3. Sinceramente Ricardo (sinceramente mesmo),
    eu ‘aconselho’ a não publicar nada que envolva a globo, de lá nada útil vem, nem programas, nem pessoas com caráter.
    É uma ‘escola’ de piranhas, viados e futilidades, não merecem a atenção de ninguém, vivem lustrando o próprio ego!
    Você, que no mínimo é conhecedor do ‘Torá’ e do ‘velho testamento’, sabe muito bem o quanto a globo é conflitante e repugnante.
    A divulgação do que não convém é prestar atenção no que é desprezível e ‘esquecível’!
    Eu nem sabia quem era essa ‘coisa’ que falou ‘sei que lá'(nem li a matéria anterior toda e nem essa) pois não assisto globo e nunca me fez falta saber o que alguém com esta ‘cultura’ pensa ou faz.

  4. “(…)
    Com negros torsos nus deixam em polvorosa
    A gente ordeira e virtuosa que apela
    Pra polícia despachar de volta
    O populacho pra favela
    Ou pra Benguela, ou pra Guiné

    Sol, a culpa deve ser do sol
    (…)”

    Chico Buarque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *