Nada como um dia após o outro

De tanto julgar e condenar agentes políticos, apenas por delações premiadas, a Globo prova o gosto amargo da imprudência

Será que ele está tristinho só por isso?

A Rede Globo, especificamente a TV Globo, é de fato a única coisa que presta na TV aberta brasileira. Infelizmente, aliás. E digo isso não por causa da própria emissora, já que faz TV de primeiríssima qualidade. Me refiro à falta de opção mesmo. Quiçá tivéssemos ao menos uma alternativa. Sobretudo no jornalismo, campo onde a Globo já mostrou não privilegiar a verdade nem muito menos ser parceira da independência. Neste quesito, inclusive, sou daqueles que critico, sim, mas não condeno a emissora. Acredito que um veículo de comunicação tem o direito de escolher seu lado ou, como queira, sua linha ideológica (editorialmente falando).

Vejam meu exemplo: não sou jornalista, não trabalho no Grupo Diários Associados e não recebo nada para escrever. Ainda assim, de certa forma, faço parte da chamada “linha editorial” do UAI. Diariamente tenho espaço de destaque na capa do Portal, o que faculta ao meu blog extrema visibilidade. Vez por outra, tenho meus textos publicados também na versão impressa do Jornal Estado de Minas, bem como no seu site. Não por acaso ser o Opinião Sem Medo! um dos dois ou três blogs mais lidos do Grupo, o que vale dizer — já que o Portal UAI é disparado o mais lido de Minas Gerais — que é também um dos mais lidos do estado. Nada mal, né?, em se tratando de um empresário, amador na área de jornalismo.

Pois bem. Sou antipetista de carteirinha, antiesquerda e anti-Estado convicto. Meu texto não é dos mais ponderados nem muito menos leve. Na maioria das vezes sou agressivo e uso palavras feias com alguma frequência. Ou seja, tenho tudo para não estar na capa de um veículo com esta importância. Ainda assim, em nome da pluralidade e do respeito à liberdade de expressão, o Grupo não só me mantém no ar como é extremamente generoso na divulgação do blog. Vejam vocês: acabamos de atingir a marca de 1.5 milhão de leitores únicos! Isso em pouco mais de um ano de blog. 45% dos novos leitores retornam. Apenas o texto sobre o William Waack foi lido por mais de 130 mil pessoas. Isso só é possível graças ao Portal! Sem ele eu continuaria sendo ainda “mais ninguém” do que sou. Assim, se acho louvável o comportamento dos Diários Associados, por que não acharia o mesmo em relação à Globo?

A emissora experimenta seus dias de acusada e condenada, sem direito de defesa, pelo tribunal da internet. O mesmo tribunal que acabou de condenar William Waack por um crime que jamais cometeu e por ser algo que absolutamente não é: racista. Só que na era dos leitores de manchetes, sobretudo leitores de manchetes que sequer compreendem as próprias, a diferença entre uma frase preconceituosa e racismo é a mesma que existe entre água com gás e sem. Para diferir os líquidos há que olhar com atenção e até mesmo beber. Para comentar uma notícia há que ler e compreender. Do contrário, tudo fica igual mesmo. E de tanto não se preocupar com o que — e sobretudo a forma como — noticia, a Globo sente o gosto do próprio veneno. Bastou um delator, nos Estados Unidos, dizer que a empresa pagou propina para deter direitos de transmissão das Copas do Mundo e dos campeonatos sul-americanos e pronto! Já está condenada.

Se eu acho que pagou? Claro que eu acho! Assim como acho — o que é diferente de acusar!! — que a empresa está envolvida até os dentes com a bandalheira das Olimpíadas. Como acho também em relação à Copa do Mundo, que um dia também irá estourar. Mas não posso julgá-la (pois não sou juiz), muito menos condená-la (pois não possuo provas). Por isso só acho! E achar não é pecado. Muito menos crime. O que é, aí, sim, crime, é sair por aí afirmando que ela pagou propina e pedir a prisão dos Marinho apenas baseado na tal delação. Coisa, aliás, que a emissora ainda não parou de fazer com certos políticos não-amigos, né, William Bonner? Até porque, com os amigos, todos sabemos bem como funciona.

Sérgio Cabral, Dilma Rousseff e Luís Inácio Lula da Silva que o digam.

Leia mais.

52 thoughts to “Nada como um dia após o outro”

  1. Ricardo, a rede Globo é como qualquer veículo de comunicação no Brasil: “senta em cima do rabo pra falar do rabo dos outros!”
    A rede Globo é a maior desgraça do país!
    Se preocupou tanto com o fim da TV digital para que os acéfalos não deixassem de ver sua programação imunda e garantir a audiência para não perder contrato com anunciantes.
    De certa forma, a internet tem a vantagem de tirar o poder e monopólio da informação dos grandes veículos.
    Um abraço!

  2. Não percam tempo com a Globo. A única coisa que os brasileiros não podem deixar é que Luciano Huck seja presidente, pois a Globo vai mandar no Brasil. Vamos voltar a escravidão enquanto eles promovem seus bacanais.
    A TV Cultura é excelente e por essa razão já se chama vultura.

  3. Olá Almada, é como diria aquele camponês da América Central as leis e as serpentes só picam a quem anda descalço. Então, no Brasil a lei e a justiça talvez não consiga condenar, mas persegue, e muito, quem é do PT ou trabalhou com este partido. Grato.

      1. VANDER, vc ta dando pra ele???Quanta defesa!!! Ricardo é igual a globo, senta no proprio rabo, pra falar do rabo dos outros, ou seja, a globo tem a linha de ideologia dela e vc tem a sua, vc odeio o pt pq vc queria ver o aecim cheirador no poder, como ele tmb é tudo farinha do mesmo saco, aí vc só fala mal do poder e esqueceu do seu aecim!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Quem trabalha em Jornal, ou se é jornalista, sabe que as matérias exibidas nos telejornais não são de autoria do apresentador, portanto, Willian Bonner não é culpado por nada, ele é apenas um jumento, digo. instrumento de sopro, como muitos outros, exceto o Boechad da bandeirantes.

    1. Quem trabalha em Jornal, ou se é jornalista, sabe que as matérias exibidas nos telejornais não são de autoria do apresentador, portanto, Willian Bonner não é culpado por nada, ele é apenas um jumento, digo. instrumento de sopro, como muitos outros, exceto o Boechad da bandeirantes. Retiro a palavra jumento, Este Jornalista merece meu respeito e admiração, ótimo profissional.

  5. “Coisa, aliás, que a emissora ainda não parou de fazer com certos políticos não-amigos, né, William Bonner? Até porque com os amigos, todos sabemos como funciona”. E com os amigos dos Andrada, como funciona blogueiro? Aqueles que levaram uma bolada (11 milhões) e você, que mete a lenha em todo mundo não disse uma vírgula?

    1. Rapaz, quem é esse Andrada, afinal, hein? Ele te carcou a fimose ou algo parecido? Só sabe choramigar isso: “e o Andrada, e os 11 milhões?” Diz logo que treta é essa e pronto. Tá parecendo aquele do Lulinha paz e amor. Parei de ler há séculos. Vou fazer o mesmo com você. Publicar sem ler porra nenhuma. Puta cara chato, viu!?!

      1. Você parece um adolescente idiota. Quando é pego pelo pé começa a espernear e responder como um estudante. Você não sabe nada dos 11 milhões, porque você é muito “mal informado” né?! Seja justo e coloque substância no que escreve. Devia ter falado sim do político aleijado de Barbacena que levou uma baba pra livrar o presidente moribundo do STF e você não disse uma vírgula. Boca de elite, toma rumo e deixa de enganar. Sou chato mesmo mas você não fica longe disso além de ser um tosco.

        1. vixe!!! agora deu ataque histérico??? sai pra lá santa!!! resolve seu problema homoafetivo com o tal Andrada dos 11 milhões. repito: cara mais chato!!

    1. Marcos vc falou foi tudo!! PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Toda empresa de comunicação recebe algo para prejudicar o outro, e o aecio neves deve tá pagando bem para o sr. ricardo, pois ele não fala mal dele e nem temer!!!

  6. A REDE GLOBO, É UMA REDE DE PROSTITUIÇÃO, GAYS E LESBISCAS, SÓ PASSA MERDA NA REDE, MELHOR ASSISTIR O SBT, PELO MENOS LÁ NÃO TEM GAYS, SE TÊM, FICAM NO ARMÁRIO, QUE É O LUGAR DELES………….., NÃO QUERO MEUS FILHOS VENDO HOMENS SE BEIJANDO EM PUBLICO, NEM LÉSBICAS SE ESFREGANDO, NÃO VOU MAIS AO SHOPPING COM ELES POR CAUSA DISSO, SÓ PRA CONSTAR, GANHEI UM PERFUME DA BOTICÁRIO, DEVOLVI AO DONO, POIS DEPOIS DAQUELA PUBLICIDADE, NÃO ACEITO MAIS NADA DESTA EMPRESA, ESTÁ ASSOCIADA AOS GAYS………………….

      1. acho que vou trocar de nome, depois que apareceu essa desgraça de viado pablo vitar, o desgraça, agora ficam me enchendo o saco,,,,,,,,,,,, pq tem que aparecer uma anomalia destas, justo com meu nome………..

  7. O Jornal da Cultura das 21:15 h é excelente e inovador, platéia ao vivo, com Wiiliam Corrêa, ótimo âncora e comentaristas debatedores do mais alto nível. Não sei se meus conterrâneos mineiros têm oportunidade de acompanhá-lo, pois o,programa é gerado pela TV Cultura SP, e o governador petista proibiu a TV Minas de retransmití-lo.

  8. Tem gnt que vive no passado. Conheço muitos (jovens principalmente) que pouco ou nunca assistiram TV. Ainda mais com internet e os diversos sistemas de on-demand. Vc escolhe assistir o que te interessa.

    Creio que Globo mesmo, ou qualquer emissora aberta, deva fazer QUASE duas décadas q não vejo. Creio que a internet chegou e mudou tudo.) Ainda mais quando a internet se desenvolveu mais, ali no ínicio da década de 2000-2003, com as internet 24/7, cada dia mais de outras atividades para a internet.

    Creio que boa parte da geração atual até tome conhecimento da tv, mas o maior parte do tempo é para a internet. O presidente do NYT mesmo comentou isto. 50% das pessoas já nem mais buscam nada na TV referente a notícias, informação. Todas migraram para a Internet e ele e os demais grandes jornais esperam que este comportamento só se acelere. É uma nova era, que só não morreu de uma vez, pelo costume dos antigos.

    Grande texto. Parabéns mais uma vez.

  9. Caro Ricardo,
    ler Mises e Hayek pode ser até interessante,mas pq os EEUU sempre adotaram políticas keynesianas?
    Estado forte, que nunca abriu mão do controle governamental sobre todos os negócios,malgrado os
    membros da Casa das Garças argumentarem o oposto…
    Você tem tudo para ser um membro do Partido Novo.
    Abraços,
    Saint

  10. O Aécio acredito que não ganha mais nenhuma eleição, mas esses lunáticos seguidores da seita petista, que acreditam na inocência do Lula, ficam a todo momento lembrando do Aécio , ou eles são analfabetos funcionais ou são mal intencionados.

    Quem tem partido e corrupto de estimação são os petistas , cegos pelo fanatismo e ou má fé…

  11. Entao voce acha que a rede globo esta do lado do PT?
    Foi a rede Globo que fez o golpe. Eu sinceramente nao consiguo entender voces.
    Voce esta enganado TV nao tem que tomar lado politico tem que dar a noticia.
    Talvez se voce le-se um NY Time, Washington Post ou assistisse uma BBC , France 24 com certeza teria uma posicao melhor.
    Mais eh isso ai numa cidade provinciana como BH so pode dar isso mesmo.

    1. Talvez se eu lesse isso aí, eu não conseguiria escrever “lesse” e só escreveria “le-se”, como você. Aliás, é incrível como quanto mais burro, mais metido a superior.

  12. Pois é! É nessa que não acuso pois não tenho prova, e também não condeno pelo mesmo motivo, é que tantos e tantos gozando de prestígio não só inabalado como também inabalável. Vamos lá: Aécio, Azeredo, Maluf, FHC e por aí vai. Doutra, jornal Estado de Minas e este Portal! Todos os mineiros sabem que jamais, e em tempo algum, eles importunaram o PSDB em Minas; você pode até achar, mas certamente que nessas terras o prestígio deles, se é já tiveram, ronda poleiro dos galináceos.

  13. Ricardo Kertzman. Você é o mais do mesmo. Só está publicando no “portal uai” porque a linha de pensamento , conservadora e elitista, é a mesma. Vai pensar diferente ‘pra’ você ver? Aí você verá seus números minguarem… Pois bem, a Rede Globo é uma M***. Seus textos são uma M#$%.

  14. Sem dúvida alguma concordo com seu comentário. Sou mineiro e moro no Paraná há muitos anos, entro no site do EM todos os dias, lendo as notícias de M. Gerais. Concordo com tudo que você escreveu, pois também sou anti-petista e não gosto da Globo, Meus jogos de futebol assisto em outros canais. Parabéns pelo blog e seus comentários.

  15. “Mas não posso julgá-la (pois não sou juiz), muito menos condená-la (pois não possuo provas).”

    Engraçado, você está me lembrando o Deltan Dallagnol: “não temos prova, temos convicção”

    Que porcaria de texto. Lixo da pior qualidade. Anters que me chame de petista, saiba que não voto em ninguém, ao contrário de você que era tucaninho aecista desde criancinha, agora fica fingindo que nunca defendeu bandido. Lembro bem das suas frases do tipo: “a culpa não é minha…”

    Grande trouxa !!!

  16. Quando alguém se diz anti (x), ele jamais terá a capacidade de ser justo, pois o Anti, defende o erro, mente, esconde. Resumindo, o senhor e a Globo são iguais. Más é fácil entender porque escolheu o PT e os tais esquerdistas: eles lhe dão ibope e notoriedade, na verdade o senhor é 100% dependente deles, persegui-los e falar mal deles lhe dá os leitores. É como noticia ruim, que sempre é mais vista e lida do que noticias boas e produtivas. Se alimenta da desgraça, da polemica, do que divide um povo já tão confundido, explorado, usado e abusado. Talvez o senhor nem seja um anti PT ou contra a esquerda, más assim como a globo o senhor segue o lema: “A ocasião faz o ladrão”

    1. Perfeito! Eu comecei a escrever por causa do PT. Ele e toda esquerda são meus alvos. Sempre serão. Acabou o tempo em que idiotas como você berravam sozinhos, mentiam a esmo e faziam a maioria crer que eram os donos da verdade e parcela maior de um povo.

      Só que a farra acabou, bobão! Milhares de Ricardos, em todas as cidades, nas redes sociais, nos clubes, nas escolas, nos botecos tomaram como missão acabar, ou melhor, minimizar sua espécie, já que pragas podem ser controladas, mas raras vezes extintas.

      Não gosta? Chore na cama que é lugar quente, hehehe

      1. hehehe se limitou-se a descer do trono para responder, foi porque as palavras mais do que verdadeiras doeram não é mesmo? Me Orgulho de ter como ídolo Nelson Piquet, e não o Senna. Me Orgulho de sempre ter votado no Éneas e nulo a cada 2º turno; enfim, me orgulho de não ser manipulável por pessoas como você e a Rede Globo. O Seu problema é que quer ser bandido e usar as mesmas armas de bandidos. Não vai funcionar. Ou o Brasil vai continuar como está, pois o expediente de quem ataca é o mesmo dos atacados. apenas uma intervenção resolverá o problema, com o fechamento de Brasilia e tribunal militar em todos os políticos. Reformulação geral da constituição e do código penal, e não será o Bolsonaro a fazer porque é porqueira como todos os outros. Gosto de ver pessoas como o senhor, sendo porqueira como os porqueiras que ataca, defendendo sempre quem faz igual ou pior a quem o senhor nas entrelinhas maliciosas e manipuladoras defende sutilmente. De que adianta se 50 milhões de pessoas como o senhor se levantarem, se usam das mesmas táticas e mentiras???

        1. parei no “se limitou-se”. Desculpe, mas analfabetismo me irrita muito. Refaça o texto e prometo ler, mesmo imaginando que o que virá não será muito melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.