O brasileiro sabe o que quer! Só não sabe o que não quer

Perdido, atônito, sem capacidade intelectual para entender o que se passa e alvo fácil para doutrinadores, o brasileiro comum vaga em busca de sossego

Sozinha, perdida… O retrato de um país!

Que a credibilidade da classe política foi integralmente dizimada, todos sabemos. Que, sobretudo o PT, apontado por 70% dos brasileiros como responsável pela corrupção também acabou, ao menos como símbolo, sabemos igualmente. Aliás, as últimas eleições deixaram isso bem claro. Que o brasileiro médio anseia desesperadamente por justiça e punição severa, isso é mais que óbvio. A ponto, até, de estar muito mais preocupado com as questões criminais que com as econômicas. O que não sabíamos, e ficamos cada vez mais a par, é que, a despeito das consequências sociais do tsunami financeiro causado pelo lulopetismo, as ideias esqueropatas não só não morreram como continuam a dominar a narrativa. O maior exemplo é a cruzada mortal da imprensa contra as imprescindíveis reformas econômicas.

O PT e seus aparelhos dominaram e governaram o Brasil por longos 14 anos. Promoveram o maior assalto aos cofres públicos da história mundial. Quebraram o país com uma gestão, além de corrupta, populista e perdulária. Investiram em crédito barato e farto como forma de, falsamente, promover brasileiros miseráveis a pobres, e estes à classe média. O resultado aí está: endividamento e inadimplência fora de controle. Além de 20 milhões de desempregados perambulando pelas ruas.

Mas o brasileiro não aprendeu. O brasileiro nunca aprende! Os mesmos 70% que associam o PT à corrupção continuam defendendo as ideias vermelhas. Os partidos de esquerda que abrigam fugitivos petistas comemoram, e a imprensa influente, toda ela esquerdopata, deita e rola. Hoje, Temer é pior que Dilma, a criminosa impichada, vejam vocês. Ainda que com a economia crescendo, a inflação desabando, os juros em patamares cada vez menores, o presidente goza de maior impopularidade.

Aécio Neves é mais odiado que Lula. Seu índice de rejeição chega a espantosos 91% contra 67% do penta-réu criminal. Vale dizer: aquele que liderou e foi o maior beneficiário do maior esquema de corrupção da história mundial é menos rejeitado que o suspeito de embolsar R$ 2 milhões em propina.

Apesar de apenas 3% da população associar o PSDB ao Petrolão, a rejeição do partido é a mesma que do PT. O Nine Fingers é espontaneamente (espontaneamente!!) associado à corrupção por 57% dos brasileiros, mas ainda assim, sob o mesmo critério (espontaneidade), lidera a corrida eleitoral com 27% dos votos.

E cada vez mais o brasileiro médio embarca na onda que só um Estado forte é capaz de promover bem-estar social e justiça. Mais uma vez não compreende que justamente o “Estado Forte” é quem produz isso tudo. Foram o PT, como partido soberano, e sua base de apoio, que incharam o Brasil a ponto de tornar-se este oceano de aparelhamento, fisiologismo, ineficiência, clientelismo, corrupção e impunidade a que assistimos diariamente. Fôssemos um Estado mínimo, igualitário, no sentido de competição, aberto ao mundo globalizado, e nada disso aconteceria.

Neste balaio de gato, surfam possibilidades muito sérias. Pagando o preço por tudo isso, o brasileiro está aberto a qualquer tipo de aventura que sinalize o fim do binômio corrupção-impunidade, ainda que o norte seja o mesmo. De cada dez cidadãos, nove acreditam que TODOS os partidos estão envolvidos em algum tipo de corrupção. Não à toa, a Operação Lava Jato alcança a condição de astro pop: conta com 95% de apoio popular! Ainda que cause instabilidade política e econômica, os brasileiros querem que a cruzada anticorrupção siga adiante. Mas igualmente querem ver os criminosos punidos, e não flanando em Nova Iorque, ou em casa, tomando sol, com tornozeleira eletrônica. Isso só causa mais ojeriza ao sistema e aumenta a sensação de impunidade, que é real, diga-se.

Escrevi um post sobre a possibilidade de uma disputa entre Bolsonaro e Lula, no segundo turno da eleição do ano que vem. Ainda que os agentes não sejam exatamente estes, cada vez fica mais claro o cenário que se desenha. O brasileiro clama por um Estado forte, que lhe proporcione tudo (o sonho das esquerdas), ao mesmo tempo em que anseia por justiça e rigor nas leis (o sonho das direitas). Quanto mais o país caminha para a pobreza, mais cresce o desejo pelo Estado, o que, naturalmente, só agrava a situação. E quanto mais o país caminha rumo à bandidagem e impunidade, mais clamor por polícia e justiça. Ou justiçamento! E a chance de uma aventura autoritária só aumenta.

Por isso digo que o cenário caminha, sim, infelizmente, para uma situação polarizada entre dois mundos distintos. Ambos ruins e ineficazes.

Leia também.

33 thoughts to “O brasileiro sabe o que quer! Só não sabe o que não quer”

  1. Coitado do blogueiro. Sonhava com um mundo de Poliana. Um Brasil governado por Temer e assessorado por Aécio, seus ícones inconfessos. A realidade engoliu e cuspiu de volta seu sonho, mostrando o Brasil dominado por uma quadrilha, desta vez não composta de “petralhas”.
    O pior, o povo, incivilizado, é incapaz de compreender o drama e ousa se sensibilizar por Lula ao ponto de, talvez, levá-lo novamente ao Planalto.
    E, o blogueiro enlouquecido vê como inimigo a existência de uma mídia esquerdopata que aliada a Lula e ao PT trama contra Temer e Aécio.
    Tadinho do blogueiro. Talvez devesse ler e acompanhar melhor a mídia.
    Quanto ao perigo de Lula voltar, melhor o blogueiro se acostumar com a ideia.

    1. Tadinho é de você, que fica o dia inteiro clicando no Portal, que nem louco, a espera de qualquer texto meu para vir escrever suas merdas. Beira a dependência psíquica, credo!!

      1. que pais de “Pobres” (de espirito) que é esse PINDORAMA, caro Ricardo.
        Os sòlidos NO GLOBAL’s que sò usam o I PHONE e NIKE e me chamam de “Reaça” . Tadim um CAZZO ….POBRETAO

  2. Meu amigo, desculpe dizer, mas a um bom tempo acompanho seus comentários.
    Em alguns você está muito correto, mas se cabe um grande conselho, esqueça o PT, não sou petista, mas a bola da vez não são mais eles.
    O que fizeram de errado deve sim ser apurado e constatado a culpa devem pagar por ela.
    Creio que daria muito mais credibilidade a partir daqui se você tivesse críticas eficientes por exemplo à nossa justiça que infelizmente pune na maioria das vezes aqueles que não tem condição de se defender e não possuem poder financeiro suficiente para ter um bom advogado capaz de encontrar brechas em nossas leis que são muito frágeis.
    Enfim, creio que existe um potencial muito grande de críticas que podemos direcionar ao âmbito político, social e principalmente cultural e não somente ao PT como é feito na maioria das vezes.
    Fica a dica.

    1. Obrigado pela dica, mas ou você não acompanha o blog, como diz, ou seu comentário está postado em local indevido.

    2. Meu Amigo , ” constatada a culpa ” …
      Culpa ? Mas qual culpa ? A culpa dissimulada ?? A grande personagem num país de mentiras ???

  3. Brasileiro está mais preocupado com questões sobre futebol do que com questões políticas. As pessoas que se indignam com essa sujeira toda, são as mesmas que esquecem tudo na semana seguinte, quando o time delas joga alguma partida importante. E nada muda, nunca!
    Nunca subestime a capacidade do brasileiro de fazer merda. Respeitosamente discordando de você, tudo indica que em 2018 Lula voltará ao poder. Ainda mais se for com Dilma como vice. Será a “super chapa”, como o pessoal do PT já batizou.
    Brasileiro não sabe discernir as coisas. A maioria da população não foi educada para isso.
    Nunca subestime a capacidade do brasileiro de cagar em coisas importantes. Quando você achar que não pode piorar, serão mais quatro anos com o país parado ou em retrocesso com gente corrupta no poder.
    A curto e médio prazo, estamos ferrados, graças à inteligência do brasileiro.

    1. Concordo! E tudo isso associado a nossa “JUSTIÇA” que faz que prende, e depois solta na maior cara de pau! Acho que aí está o maior mal! diga-se aí, salvando o MORO e uns poucos! O Resto, bem o resto……..

  4. Quando a polícia diz que não devemos reagir a um assalto, eles argumentam que o ladrão está preparado para roubar e nós nunca estamos preparados para sermos roubados. Foi o que aconteceu com o Brasil. O Lula praticou todos os crimes, principalmente os roubos, depois colocou a Dilma, para que a tragédia acontecesse no governo dela. Dessa forma, para as pessoas menos esclarecidas, ficou parecendo que o governo do Lula foi bom, a Dilma é que foi ruim. Como bandidos, eles planejaram tudo, até o impedimento da Dilma deve ter sido calculado. Guardaram o Joesley como carta na manga, para detonar os adversários, que, como sabemos, caíram como patos. Mas, apesar desse cenário que a imprensa tenta colocar, pode acontecer muita coisa até 2018, a prisão de Lula é uma delas.

  5. Olá caro Jornalista do EM! Como já era de se esperar, começou o desmanche do Ministério Público que o Lula moralizou e atendendo os preceitos constitucionais, sem qualquer favor, concedeu-lhe autonomia, o que os tucanos não primavam, com medo das investigações. Tanto é verdade que os tucanos, na escolha do Procurador Geral da República, a listra tríplice era renegada e indicava sempre um apadrinhado, que teve o sugestivo nome de engavetador geral da república. O Temer vai na mesma toada dos tucanos. Tem medo da investigação o que os petistas não tiveram e sempre indicavam o primeiro da lista. Daí, são os alguns dos motivos de tanto apoio ao Lula e em 2018, que sentado em um banquinho tomando uma cachaça na praia de Guarujá, como disse um outro blogueiro, levará as eleições, digamos com muita justiça. Aí está a diferença. um abraço!

  6. Ricardo, poucos brasileiros pensam o país como nação. Poucos entendem o que você escreveu. No máximo, associam o que você escreve à sua coloração partidária. Todos querem justiça, como bem o disse, mas uma justiça que satisfaça o interesse de um Estado forte, provedor, pai de toda preguiça.
    São incapazes de perceber o que está acontecendo fora dos interesses do próprio umbigo. Qualquer notícia que possa auxiliar os próprios interesses (mesmo em detrimento da maioria) vira verdade e passam a advoga-la como única.
    Mas não desanime. Um dia irão lhe dar razão.
    “Brasileiros, se o Estado fosse menor, se a influência dos políticos tivesse menos peso, esta estagnação por que passamos, já seria coisa do passado.”

  7. tO COM DEPRESSAO, SERVICO NAO PAGANDO BEM, DEVENDO E COM CRIANCA EM ESCOLA POREM SEM SOLUCAO PARA O FUTURO. TA DIFICL. Acho que vou me separar da minha esposa que fica mais barato viver.

  8. Não existe governo Honesto com povo Corrupto, não existe povo honesto com governo Corrupto. O governo é reflexo do povo, entende?

  9. A paciência com a PTzada está muito abaixo de zero hoje. A prioridade 1 é destruir completamente eleitoralmente o Lula e pronto. Fim de papo. Cadeia pra esse bandido, vagabundo, assassino, sequestrador, vândalo, arruaceiro e cachaceiro, desgraçado também.

  10. Ricardo, em pese o país estar passando uma crise econômica causada mais por golpe a constituição de uma elite que nunca deixou de governar o País. Atribuir a corrupção e a crise econômica ao PT, é desconhecer a verdadeira história do Brasil. Na ditadura militar, o Brasil só andou bem na economia por um período muito curto e os militares quando a situação já estava numa situação ruim, admitiram entregar o osso, e só fez issso porque o osso não tinha mais carne. No governo seguinte, do FHC, não vou por na lista os governos de Sarney e Collor porque eles não existiram, a crise do Brasil era infinitivamente maior do que a de hoje. Basta dar uma olhada nos jornais da época, todos poderão ver que no governo de FHC, que além da corrupção que não conhecia e nem reconhecia nenhum tipo de investigação ou punição, onde a quadrilha de Michel, Geddel e Padilha já atuava com desenvoltura, a crise econômica era uma monstruosidade, bem maior que a de hoje. Basta lembrar que FHC, passou todo o seu governo sendo visitado pelo FMI, sem contar que o Brasil quebrou 3 vezes e teve que recorrer perante está instituição para não bater no fundo poço. No final do governo de FHC, era infração, apagão, desemprego, doação das empresas públicas, as boas , pq as ruins ninguém queria. Esse período foi desastroso, pq o governo do PSDB não construiu praticamente nenhuma obra de ferro e cimento/asfalto(quem lembra de alguma obra do governo de FHC?) foi o governo do apagão e da doação do patrimônio público. Após o período desastroso do PSDB, o PT assumiu o governo, e para quem não é parcial, foi o melhor era desde o descobrimento do Brasil, pelo menos até o ano de 2014. A partir deste ano, mesmo ganhando as eleições, o PT não governou mais o Brasil, posto que os perdedores não aceitaram a derrota nas urnas e tramaram juntamente com empresários e toda elite da burocracia pública um golpe que pôs fim ao sonho de muitos brasileiros. Mas mesmo assim, não se compara em realizações, bem estar social dos governos do PSDB e PT. Com o PT o Brasil chegou a ser a quarta economia do mundo. Só para ter uma idéia, a Petrobras no governo do FHC, não valia 10% do que vale hoje. As empresas privadas brasileiras, como Oldebresth e Friboy, cresceram tanto, é passaram a competir no mercado externo com empresas americanas, chinesas japonesas. Portanto, seria mais honesto fazer uma comparação entre as realizações, dados econômicos e também sobre corrupção e operações de investigação e punição entre os governos citados. O que passa disso, se não vier acompanhadas de dados estatísticos , são apenas sofismas para enganarem os incautos desse tipo que julga as pessoas pela opinião dos outros, sem fazerem uma investigação sobre os fatos.

    1. Cara para de fumar coisa estragada, se a boa já faz mal e estragada então? A Petrobrás hoje esta falida, não vale nada no mercado financeiro mundial, Odebrecht e Friboi cresceram com dinheiro do BNDES( nosso dinheiro, impostos que você eu e todos pagamos que rceberam regiamente do governo PT), o Brasil nunca chegou a 4ª economia do mundo, mal e iludidamente chegou por um curto período a ser a 7ª. As empresas que hoje estão quebrando não começaram quebrando há um ano atras, a maioria já vinha há anos tentando se manter, porém agora acabou, basta ver como estão as recuperações judiciais e falências pelo Brasil. Você deve ser mais um dos otários que compraram carro em 84 meses, celular me 24 pagamentos, e sai apregoando por aí, ” antes eu não tinha carro, celular, hoje tenho graças ao PT!” Já pagou o Carro todo, ou devolveu a financeira? Acorda! O PT para o pais e esse povo iludido, foi igual praga de gafanhotos na savana, deixou a terra arrasada, e é até bom que volte assim acaba com o pouco que ainda sobrou! Quem sabe o brasileiro assim como você aprende a pensar! Fui!

    2. É muita besteira escrita em um texto só, bem típico de um petista! Tentei ler, mas a partir da quarta linha não tive mais saco.

  11. O RICARDO É O MAIOR PETISTA DESSA HISTÓRIA, COM ESTES TEXTOS FRACOS CULPANDO O PETÊ ACABA FAZENDO PUBLICIDADE PRA ESSES CRÁPULAS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.