A que ponto absurdo nós chegamos

Quando a moral esfacela-se diante dos fatos cotidianos, valores inversos aos bons tomam conta da narrativa

É sério isso?

Por Bady Curi Neto*

O ex– presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista a uma grande rádio da Capital Mineira, disse que o Presidente Michel Temer perdeu a credibilidade para continuar no comando do Governo Federal, após a delação de Joesley Batista que embasou a denúncia contra o atual presidente feita por Rodrigo JanotProcurador Geral República.

Lula defendeu que Temer renuncie e convoque “imediatamente” eleições diretas, dizendo que “se for necessário, serei (candidato a presidente da República), e a possibilidade de eu ganhar é muito grande”.

Será que o ex-presidente se esqueceu que é réu em vários processos na Justiça Federal, acusado de corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, entre outros?

Será que o ex-presidente esqueceu que temos uma Constituição Federal que prevê a forma de eleição no caso de vacância dos cargos de presidente e vice?

Não estou a defender Temer, certo que as acusações constantes na denúncia da Procuradoria Geral são sérias e deverão ser averiguadas com o rigor necessário, mas por enquanto são denúncias que sequer foram aceitas pelo Supremo Tribunal Federal. E para ser aceita, primeiro há de passar pelo crivo da Câmara, que tem o poder autorizativo do prosseguimento do processo. O procedimento é parecido com o do Impeachment, com a diferença que, por se tratar de crime comum, ao contrário dos crimes de responsabilidade, o julgamento é realizado pelo STF e não pelo Senado da República.

Por outro lado, soa no mínimo estranho, para não dizer leviano, que o discurso de Lula mude de acordo com o investigado ou o réu, senão vejamos: Quando os Irmãos Batista (JBS) falaram de Temer a verdade é absoluta, já quando de Lula, são bandidos inventando mentiras. Quando o Procurador Geral ofereceu a denúncia contra Temer a razão lhe assistia, já quando os procuradores da Lava-Jato e outros ofereceram denúncia contra Lula, são “moleques” que estão a persegui-lo para se autopromoverem. Quando a imprensa fala de Temer está correta, quando fala de Lula está comprometida. A incoerência não cabe mais nos discursos de hoje, a população está cansada de bravatas.

Se a presunção de inocência aplica-se a Lula — e tem que ser aplicada — que responde a seis processos criminais na qualidade de réu, tem-se o mesmo efeito para Temer, que, por enquanto, goza da qualidade de denunciado e não de réu. A quadra política e a instabilidade econômica exigem da população em geral, assim como das autoridades, sejam políticos, Ministério Público ou do Judiciário, a estrita observância do arcabouço jurídico existente, não permitindo mudanças de última hora para privilegiar este ou aquele candidato.

Digo isto porque o discurso de antecipar as Eleições Diretas, sem a observância da Constituição Federal ou através de sua emenda, é casuísmo, podendo apenas agravar a crise, ora vivenciada pelos concidadãos. Além do mais, o que mais causa estranheza é que tal pleito é defendido por quem responde a processos ou foi até mesmo condenado pela justiça, por corrupção, a exemplo de José Dirceu, que em sua primeira manifestação pública, após deixar a prisão, defendeu a antecipação das eleições.

A que ponto chegamos! Dilma, Lula, Dirceu, Gleisi Hoffmann falando em “eleições diretas já” em prol da moralidade pública e da governabilidade. É um acinte, não é mesmo?

 

Advogado e ex-juiz do TRE-MG, sócio fundador do escritório de advocacia empresarial que leva seu nome.

 

61 thoughts to “A que ponto absurdo nós chegamos”

  1. Talvez seja também casuísmo a Emenda Constitucional que propõe a Reforma Previdenciária. Talvez seja casuísmo a proposta de Reforma Trabalhista.
    Mudanças só podem e são legítimas se forem de Direita? Para sacanear os trabalhadores.
    Ora, o que Lula fala sobre Temer é que este não tem qualquer legitimidade para continuar na presidência e, se insistir, aprofundará a crise econômica e política.
    Na verdade, dá um conselho a Temer que dois dias antes foi dado por FHC.
    FHC pode aconselhar. Lula não pode dar o mesmo conselho?

    1. MARCELO CAMPOS. FALOU TUDO. NEM VOU POSTAR MEUS COMENTÁRIOS AQUI. VOCÊ FOI NOTA MIL.
      MAS, VOU FALAR DUAS PALAVRAS. EU AINDA NÃO ENTENDO COMO PODE TER ESTRUMES QUE AINDA APOIAM ESTE GOVERNO E QUE AINDA É CONTRA O GOVERNO DO LULA ( NÃO ESTOU FALANDO DE ROUBALHEIRA ), APENAS DE UM GOVERNO QUE APOIA OS TRABALHADORES, E PARA QUEM AINDA NÃO SABEM, OS EMPRESÁRIOS TRABALHAM MAIS DO QUE OS OPERÁRIOS. ENTÃO ESTE GOVERNO CONSEGUE DESAGRADAR A GREGOS E TROIANOS, ONDE APENAS UMA PEQUENA CLASSE DE MENOS DE 5% QUE SE BENEFICIAM AINDA TORCE POR ELE, OU SEJA, OS BANCÁRIOS. EU ACHO QUE ESTE SENHOR DO BLOG, TAMBÉM É BANCARIO.

    2. Me desculpe discordar de vc Marcelo, mas Lula não tem direito (e moral) para dar conselho nem para os netos dele. FHC também não tem direito a dar conselhos a ninguém. É um político tremendamente falso e oportunista parecido com Renan Calheiros, que a gente nunca sabe qual sua posição. Lembra-se que ele traiu Itamar Franco, foi mal agradecido e quis ganhar todos os louros do plano real, deixando o chefe dele e que o convidou para ministro, ao esquecimento.

    3. Na verdade o Meliante está certo, porém quem é ele para falar em legitimidade? seu partido é um ninho de ratos, assim como o PSDB , PMDM etc…

  2. Reformas para conter despesas são bem diferentes do que a de mudança na forma da eleição. O próprio Lula, ao assumir o governo, fez uma reforma da previdência. Dilma falava em fazer nova reforma. Quanto os conselhos de Lula, que responde a cinco processos criminais, falar em moralidade pública já é um tanto estranho. Por que não espera 2018 para se candidatar? Será que é medo de ser julgado algum processo? FHC tem que olhar primeiro para seu partido. O que defendo, com todo respeito ao comentarista, é não permitir oportunismo, seja para eleger Senadores, Deputados ou Presidente açodadamente, que estão envolvidos com o mar de lamas da corrupção.

    1. “Será que é medo de ser julgado algum processo?” Não, é certeza de condenação!Para livrar-se, se auto promove e quer ser ‘eleito’ rapidamente para obter foro!

    2. VERDADE. A reforma da previdência não é para acabar com a aposentadoria dos pobres e passar para os ricos.
      A reforma trabalhista, não é para matar os trabalhadores, onde terão que trabalhar 10 horas e ainda ter um intervalo para o almoço de apenas 30 minutos.

    3. Sr. Bady Cury Neto.
      Sempre fui politicamente de esquerda e hoje confesso que não tenho mais entusiasmo e muito menos paciência para entrar em debates sobre política (apesar ser leitor assíduo do blog do Ricardo), principalmente nos lamentáveis atuais dias.
      Enfim, meu comentário é apenas para parabenizá-lo sobre o nível de suas respostas ao comentários desfavoráveis a sua opinião.
      Só o debate é a grande arma e saída para o Brasil.
      Abs.

      1. Somente se evolui com o diálogo e discussões no campo das ideias, disto é feito à democracia. A agressividade é o argumento dos desarrazoados. O fato de ser direita ou esquerda não é mérito e nem demérito, apenas opção política, devemos todos ser contra a corrupção, independente da orientação política ou partidária. Obrigado pelas referências elogiosas.

      1. Na lógica simplista dos 2 neurônios do petista, se existe uma opinião contrária aos desejos do Lula é porque existe uma opinião a favor do Temer, do Aécio… Se eles tivessem pelo menos mais um neurônio, talvez ficassem na dúvida.

    1. Pedro
      Você leu o currículo do dr. Bady? Ele é ex-juiz eleitoral. Ele fez um concurso e foi aprovado por mérito. O Luladrão e o Temeroso são personagens centrais do maior esquema de corrupção do planeta. Eles não obtiveram nada por mérito. Eles enganaram, trapacearam e traíram a confiança do povo brasileiro.
      O dr. Bady está contribuindo para o debate democrático, enquanto um monte de palermas aqui vêm defender criminosos.

  3. Na verdade tudo o que está acontecendo é em razão de uma Constituição que não presta pra nada.
    Da direito a que todos façam o que bem entendem. Temos casos recentes como não retirar os direitos políticos de Dilma no julgamento do Impeachment, não cassar a chapa Dilma Temer por mais provas concretas apresentadas e permitir prisão domiciliar ao médico monstro Roger Abdelmassih.
    Pra que serve uma Constituição que não é respeitada? Talvez pra um país que não existe como o Brasil.

  4. O dotorzinho tá com medo do Lula!!! Você e esse bloguistazinho são dois coxinhas que vivem da exploração do pobre, por isso não querem eleição direta no país. Assuma isso!!!!

  5. BELO COMENTARIO, MAS ACHO QUE ELEICAO DIRETA AGORA PODERIA PACIFICAR O PAIS, O QUE NOS ESTAMOS PRECISANDO AGORA E DE TRANQUILIDADE PARA TRABALHAR. MINHA OPINIAO.

    1. Prezado Rubens, uma emenda constitucional desta envergadura levaria quase um ano para ser aprovada, isto sem contar com uma possível discussão jurídica sobre o assunto, o que levaria a paralisação do Congresso. Obrigado pelo comentário.

    2. Rubens, não se muda a constituição de uma país, que nem o nosso, assim de forma tão fácil como vc pensa. Ai, seria republiqueta das bananas mesmo. Tudo bem que já tivemos absurdos como de fatiar a condenação da Dilma e aliviar a inegibilidade dela, “tocada” pelo ministro petista Lewnsdowisk e pelo suspeito senador Renan Cavalheiro. Mas alterar a nivel de eleição direta e nesta situação já consagrada, aceita por todos, é no minimo irresponsabilidade. Ainda mais, que por de trás deste desejo está o maior maestro de tudo de ruim que está acontecendo, aquele que deu sinal verde para o verdadeiro bonde de corruptos atacassem o pais e seu povo.

  6. FHC também é a favor de eleições diretas antecipadas. E aí dr Badi, o senhor acha que FH está errado também ou só o Lula que não pode.

  7. Acinte é o que a turba paneleira ensandecida vestida de verde e amarelo do capital da CBF ocasionou. O que a “Zelite” a que se referiu Chauí, ignorante, consumista, materialista e egoísta gerou. Mas, a justa tarda mas não falta; a Justa de DEUS, não a dos “homens”. A casa demora, mas cai!

  8. Quem leu o artigo entenderá:

    “Será que o ex-presidente esqueceu…(etc)” -> Ninguém esquece o que desconhece !

    “…,para não dizer leviano,…” -> é intencional !

    “A incoerência não cabe mais nos discursos de hoje,…” -> cabe sim, por isto os fazem e muitos ouvem. A mentalidade petista assimila rapidamente o desconexo e paradoxos !

    “Eleições Diretas, sem a observância da Constituição Federal ou através de sua emenda, é casuísmo, podendo apenas agravar a crise…” -> Aí está a conveniência para lula e pt !

    “…tal pleito é defendido por quem responde a processos ou foi até mesmo condenado pela justiça…” -> Se encaixa perfeitamente na conveniência descrita acima !

    “A que ponto chegamos!” -> Não duvido que piore, o próprio texto mostra exemplos !

    “É um acinte, não é mesmo?” -> É muito mais que isso, é uma proposta de moralidade pública e da governabilidade petista!

  9. Quem leu o artigo entenderá:
    1- “Será que o ex-presidente esqueceu…(etc)” -> Ninguém esquece o que desconhece !
    2- “…,para não dizer leviano,…” -> é intencional !
    3- “A incoerência não cabe mais nos discursos de hoje,…” -> cabe sim, por isto os fazem e muitos ouvem. A mentalidade petista assimila rapidamente o desconexo e paradoxos !
    4- “Eleições Diretas, sem a observância da Constituição Federal ou através de sua emenda, é casuísmo, podendo apenas agravar a crise…” -> É conveniente para lula, pt e outros interesseiros !
    5- “…tal pleito é defendido por quem responde a processos ou foi até mesmo condenado pela justiça…” -> Se encaixa na conveniência descrita acima !
    6- “A que ponto chegamos!” -> Não chegamos, ‘ficamos’ e não duvido que piore, o próprio texto mostra exemplos !
    7- “É um acinte, não é mesmo?” -> É muito mais, é uma proposta de moralidade pública e da governabilidade petista e pode piorar!

  10. Ja resolveu seu problema sexual com as drag queens inundado? Esse rapaz ficou doidim doidim acho que foi o Joesley safadao que te tirou dos trilhos

  11. Narizinho e o Apedeuta com sua trupe de tesoureiros e marqueteiros condenados, sem contar o italiano e o zé, que afundaram o gigante na maior crise da história, não têm qualquer legitimidade para opinar em nada que não seja em seus processos condenatórios. Eleições só em 2018. Respeitem a Constituição!

  12. Os dias das azeitonas b colocadas e os dos subitos deslocamentos de ar estão chegando. O cheiro de enxofre queimado vai ser frequente.

  13. Adoro ler os pelegos comunistas do LULA tentando ajudá-lo. Quando defendem o Lula parecem estar falando de uma seita religiosa muito sagrada e que deve ser poupada. Falam que a direita nunca pode ser atacada e que a esquerda é vitima do sistema opressor !! Cambada de comunista ladrão metido a gente boa, que na verdade não passam de malandros.

  14. Eleições agora é rasgar a constituição e oportunismo de políticos que se acham acima da lei e acham que tem chance de ganhar.
    Deus nos livre desse eterno candidato e perseguidor implacável do poder e do dinheiro, mais conhecido como reizinho.

  15. Cara você se superou desta vez, já vejo essa coluna como uma tirinha engraçada de jornal, o Lula é réu sem prova o Temer tem mais prova contra ele que um réu confesso a diferença é que pra alguns neste país a lei quer reverter a ordem para outros a lei tem que ser branda isso aqui tá parecendo um princípio de ditadura onde alguns estão tentando manipular os fatos para enganar a maioria da sociedade é por isso que este veículo de comunicação ao qual você trabalha está quebrado perdeu a credibilidade pois aceitam gente como você em seu quadro de funcionários.

    1. o autor do texto, o amigo e colaborador Bady Curi que me perdoe, mas a este jumento eu mesmo respondo, com minha tradicional educação: Ô comedor de capim, aprenda a ler!

      1. Deixe-me acrescentar, caro Ricardo:
        Ô comedor de capim, aprenda a escrever também e a interpretar os fatos. Os veículos de comunicação de todo o planeta passam por dificuldades. O grande jornal dos mineiros e sua holding não estão quebrados, mas inovando e dando emprego para centenas de trabalhadores, a despeito do caos a que foi mergulhado o conjunto de empresários pelo partido do Apedeuta e da Anta!

  16. Concordo com o texto.
    “Diretas já” é uma proposta sem cabimento e irresponsável.
    A Constituição prevê as sucessões presidenciais.
    Se sair o Temer, que entre o Maia.
    Se for o caso, que sejam convocadas eleições indiretas, conforme previsto na Constituição.
    Se o Maia cair, que venha o Presidente do Supremo.
    Ano que vem teremos novas eleições.
    Enquanto isso a gente tenta avançar na discussão das reformas.

  17. Lendo os comentários, ví perfeitamente quem foi educado pelas pais e as escolas. Os pais deram-lhes educação , as escolas ensinamentos. Os que foram educados pelas escolas, vimos perfeitamente o modo como redigem suas manifestações. São grotescas e sem sentido , ou melhor , com sentido pejorativo. Tentam defender o indefensável Lula que já deveria estar preso desde a época do episódio do Mensalão. Mas parece ter sido o ministro Joaquim Barbosa benevolente com ele , e se escapou.Não consigo entender porque a esquerda malha tanto o Temer, mesmo porque ,Temer e o PMDB fezeram parte como Vice de Lula e Dilma. Pelo que vemos , diante da crise instalada pelo PT durante 13 anos, não é com mudança de governo fora de época que vai resolver a situação . Temer terá que ficar sim , até 2018; mesmo contrariando Lula , Janot e Fachin !

  18. O que esse Congresso Nacional está fazendo de importante para o país. O que está vendo é, a custa do suor do povo, se esforçando para livrar a cara do Termer e sua grei.

  19. Talvez seja também casuísmo a Emenda Constitucional que propõe a Reforma Previdenciária. Talvez seja casuísmo a proposta de Reforma Trabalhista.
    Mudanças só podem e são legítimas se forem de Direita? Para sacanear os trabalhadores.
    Ora, o que Lula fala sobre Temer é que este não tem qualquer legitimidade para continuar na presidência e, se insistir, aprofundará a crise econômica e política.
    Na verdade, dá um conselho a Temer que dois dias antes foi dado por FHC.
    FHC pode aconselhar. Lula não pode dar o mesmo conselho?

  20. Perfeito o comentário.O que me causa estranheza,ou melhor não causa, afinal o pt se recusou a assinar constituição,a rapidez como estão indo processos contra o Temer,parece tudo orquestrado pelo partido que foi contrariado pelo aliado,p/ esquecer o que o pt fez c/ o pais em 13 anos de desgoverno,quase quebrou a petrobras,a seg publica,saúde educacação nem se fala,fim de crimes hediondos,a “presidenta” cassada e c/ ajeito levandosk$$ e renan,a anta estocadora de ventos nao perde direitos politicos,natural que o vice assuma,na época da eleição era ótimo cumpanheiro,foram os petistas que o colocaram lá.O pt sempre dizia qdo tava no poder,que p/ oposição qto pior melhor,hoje vejo que é p/ eles.Diretas agora,brincadeira,esquecem que a crisetoda foram os responsaveis por ela,ficam agora dando uma de defensores dos trabalhadores coisa que nunca foram.Cuidado o pt não pode ser traido nem contrariado,ou já se esqueceram do Celso Daniel e Toninho do pt.

  21. Adoro ver essa briguinha mesquinha de direita e esquerda, mas enquanto isto o Brasil continua na mesma merda. Não quero saber nem de Lula e tão pouco de Temer, lembrando que Lula e Temer são do mesmo balaio, ou estou enganado? O Temer era vice de quem? Não era da Dilma? Quem pediu cassou Dilma foi o Temer? Simplesmente ele realmente deu o golpe hahaha, fez tudo sozinho com suas ilações. Vocês defedem o Lula porque ele é o pai de todos vocês pobres de espírito hahaha e são contra o Temer porque ele é corrupto, ele tira seus benefícios, ele é sustentado no governo pelos poderosos, não é mesmo (Banqueiros, mão invisível e etc…). Fora Lula, Fora Dilma e Fora Temer e fora todos os políticos corruptos. Quatro uma justificativa par ao grude da previdência e para não termos uma verdadeira reforma política, para tanto gasto no setor público e tanto descaso com quem realmente faz o Brasil ser grande, Lula, ladrão, seu lugar é na prisão!!! Lula, ladrão, seu lugar é na prisão!!! Lula, ladrão, seu lugar é na prisão!!! junto com sua corja, DIlma, Temer, Aécio, PImentel, Cunha e etc…. Quero ver todos pagando não somente com prisão, mas com trabalhos forçados, carregando aquelas bolas de com correntes nos pés. Enquanto isto, viva as ilações, viva as premiações a corruptos e viva a suas brigas mesquinhas de direita e esquerda. Ah, viva a bolsa família, bolsa escola, bolsa pão com mortadela, bolsa coxinha, bolsa reclusão, bolsa corrupção, mensalão, mensalinho, propinoduto e etc… Que todos vocês queimem no fogo do inferno, bando de filhos da P… tando quando seu ídolos políticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.