Mensalão, Petrolão e agora Panamericanão

Quando foi para cometer crimes que rendiam muito, mas muito dinheiro, o lulopetismo jamais encontrou obséquios

Até tu, Sílvio?

Era 2009 e o braço financeiro do Grupo Sílvio Santos, o Banco Panamericano, ia mal, muito mal. Com um rombo bilionário a instituição seria interditada pelo Banco Central e afetaria as demais áreas do grupo. Mas eis que surge André Esteves, o banqueiro-estrela mais admirado e em evidência à época. André havia reconquistado o Banco Pactual e o rebatizado BTG-Pactual, numa das mais espetaculares operações financeiras do mundo.

André arquitetou e colocou em prática uma outra engenhosa e lucrativa operação: em conluio com a Caixa, na época administrada pelo PT, transformou um rombo de quase R$ 2 bilhões em menos da metade, e numa troca de ações entre todos (Grupo Sílvio Santos, BTG e Caixa) espetou um prejuízo de mais de R$ 700 milhões no bolso dos donos da Caixa, ou seja, nos tradicionais brasileiros otários.

Noves fora as empresas de auditoria, que maquiaram os balanços, e a má-fé dos próprios grupos envolvidos — um, para se salvar; outro, para lucrar — o negócio só possível graças a uma pontual Medida Provisória que permitiu à Caixa adquirir participação em uma empresa privada, ardilosamente editada por Lula e Guido Mantega. Assim como já fizera anteriormente — no caso da criação da Oi, mais uma das tais “Campeãs Nacionais” que foi para o buraco, levando bilhões de reais do país — o penta-réu criminal a caminho da prisão criou uma lei exclusivamente para atender a propósitos empresarias privados específicos.

Pois bem. Já sabemos que a dupla maldita levou dezenas de milhões de dólares da Odebrecht através do mesmo mecanismo. Saberemos agora se a operação Panamericano foi mais do mesmo ou se foi apenas um negócio legal, com a melhor das boas intenções, que desafortunadamente deu errado. Afinal, shit happens, né? E Lula e Mantega merecem nossos mais sinceros votos de confiança e boa-fé. Ou vocês não acham isso, hehe?

Leia também.

18 thoughts to “Mensalão, Petrolão e agora Panamericanão”

  1. Que inveja da China. Por menos do que o cachaceiro aprontou aqui, lá se resolveria com um julgamento sumário, uma bala na nuca e a despesa por conta da família do marginal.
    Porém, dirão as “cidracas” da vida: aqui há democracia e é um estado de direito.
    Em 2018 seremos OBRIGADOS a escolher nosso presidente, mas teremos que escolher OBRIGATORIAMENTE entre Lula, Ciro Gomes, Marina Silva e Aécio (ou Dória).
    Democracia, né gente?
    Pelo menos os “milicos” eram menos cínicos.

    1. Democracia é a forma de governo onde se pode fazer tudo o que é permitido.
      Mas o que é permitido? É tudo o que os que fazem leis e as aprovam permitem!
      O ‘problema’ é que quem faz leis e as aprova, o faz para benefício próprio ou dos ‘grupos’!
      Os demais cidadãos são desprezíveis, o ‘povo’ que se lasque! Com isto pergunto: votar em quem, quais as boas opções? (nem precisa responder)
      O risco é reelegerem os ladrões que continuarão propondo e aprovando leis que os beneficiem!
      Isto é demo-cracia!

      1. Trabalho há 49 anos e o meu papel nesta democracia é pagar impostos para privilegio de varios grupos. Fizeram a Inconfidencia mineira por causa de um quinto. Agora pagamos mais de dois quintos.
        A proposito, dia 28 de abril vence a primeira parcela do imposto de renda. Não esqueçam, senão perdem o parcelamento.

  2. Ricardo,
    O que lí na época foi que o Sr. Silvio Santos ( que para muitos é santo, para outros é ídolo), após descobrir o rombo em seu banco, causado por seus parentes, foi até o Lula no palácio do planalto, em audiência secreta e fora da agenda e pediu ajuda, para que a Caixa comprasse o banco.
    Depois saiu dizendo que não ganhou mas também não perdeu dinheiro.
    Hoje, depois das delações nós sabemos muito bem como o Lula ajudava os empresários, né?
    Abraço.

    1. Murilo, se o empresário é eficiente ganha rios de dinheiro, pois é assim que funciona na iniciativa privada. Mas se os negócios vão mal, tudo bem, pois, existe a viúva (o Estado com o dinheiro dos tributos pagos por nós) para socorrê-los, é a velha e useira privatização dos lucros e socialização dos prejuízos. Que maravilha viver.

      1. Cidraca Pelega Comunista
        Não foi o governo Lurarápio e os petebas que entregaram a presidência para os Odebrecht? E os sustentou com nosso dinheiro?

        1. Kadu ou seria caduco? A Odebrecht é top no mundo a qual ajudava o Brasil a consolidar posições no jogo global. Mas, os néscios dos funcionários públicos bitolados querem destruí-la como querem destruir a atividade das carnes, ramo também top de Pindorama, tudo em favor dos interesses dos EUA e tem brasileiro que ainda aplaude. São insensatos, não percebem que a VW foi acusada de trapassa, mas sua atividade foi preservada e mesmo estando sob investigação obteve lucro recorde em 2016 o que é bom para a própria companhia e para o povo alemão.
          Você não merece, mas dou uma colher de chá.
          A companhia que fabricava gás para os fornos dos nazistas foi transformada na Bayer, Basf, Hankel, Hoechst e mais uma quinta que não recordo o nome agora, me parece que é Boehing. Ou seja, pune a pessoa natural que comete crime, mas preserva-se a industria que produz riquezas, mas aqui entre nós, os botocudos não existe esse discernimento. Vide que o Brasil tinha industria naval. Surgiu denúncia de ilicitudes. Ao invés de punir pessoas destruíram esse segmento da industria com grandes prejuízos para o país e oportunidades para os estrangeiros ganhar dinheiro, porquanto a atividade é rendosa e muito grande.
          Esses procuradores entram na carreira ganhando mais que um professor universitário em fim de carreira, mais que um general e essas distorções conduzem a esses estragos que temos assistido. Jogo de vaidade e prepotência homologado por um magistrado de piso, um tremendo pé de barro – ganha muito acima do teto permitido na Constituição – e a turba ensandecida grita cadeia, cadeia. Houvem o galo cantar, mas não sabe onde e n~em divisa uma coisa da outra. É só ruína. Mas, a tempo, pense um pouco e saia deixe o ódio barato e saia das trevas. Grato.

          1. Cara, como você é ignorante. O português continua sendo assassinado. Trapaça é com ç. Defender o indefensável é mais que estúpido. Essa é a sua justificativa para proteger o seu amado Analfabeto Funcional da Silva? Está cada vez mais ridícula. Você é um fracasso em economia. Henkel é o nome da empresa. Boeing é americana. Sempre foi. Coisa horrorosa e patética, mentir descaradamente. Isso não tem absolutamente nada a ver com uma empresa que trabalhou com bandidos e queimou o nosso dinheiro. Isso é o embromês muito típico dessa gente despreparada e mentirosa da qual você, orgulhosamente, faz parte. Vocês são uns completos inúteis. Todos desnecessários.

            1. Kadu, primeiramente deves aprender a contar, pois, eu sou uma pessoa, portanto singular, entretanto repetidas vezes faz referência no plural. Você deve ter lido que quanto a quinta fiz a ressalva de não estar lembrando no momento o nome. Um tiquinho de honestidade não faz mal a ninguém.
              Quanto a trocar o ç por ss embora seja um erro cometido por mim em nada atrapalha o raciocínio desenvolvido. Como você lida com as palavras tem plena consciência desse fenômeno e sabe também que o idioma português é muita vez capcioso. Mas o que você não sabe é que essa ânsia em apontar erro de ortografia – coisa dos discípulos de Aldrovando Cantagalo – revela muito de preconceito e em teu caso como não tem argumentos utiliza-os para correr da raia e passar aos xingamentos estéreis e desnecessários, enquanto poderia discutir, refutar, sugerir quanto ao conteúdo do expressado no espaço ao invés de se prender a formalismos e filigranas.
              Outro ângulo a ser considerado é o de que se você me considera tão inexpressivo por que teima comentar acerca do que eu escrevo? Estás a chutar cachorro morto? Note que de minha parte, por considerar suas abordagens apenas preconceituosas e ocas passo ao largo. Vai ouvindo.

  3. O problema do brasileiro é a pobreza, ela impede que ele se alimente bem, que tenha boa educação e saúde. Só pessoas saudáveis desenvolvem a inteligência. E quando junta um monte de brasileiros afundados na pobreza é que acontecem as merdas, tipo, eleger Lula para presidente da república, eleger Silvio Santos, Romário. Mas, a notícia ruim mesmo, é que 80% dos brasileiros são pobres. E vão continuar né!

  4. José Geraldo, é verdade.
    Assim nascem os analfabetos, desinformados, manipulados e o famoso “mortadela”, manifestante pago com lanche e trocado para fazer apoio ao falecido governo PT.

      1. Grandes Gian e Kiko

        A Cidrinhaaaaa Mortadela se encaixa no grupo de pelegos da estrela da morte amantes vassalas submissas do Lurarápio Cachaceiro Preguiçoso da Silva. Curitiba aguarda ansiosamente O Darth Amarelão Cangaceiro Capacho da Odebrecht Vader e seu sabre murcho de mortadela da friboi.

  5. Além do tratado acima, temos a questão prototípica & primordial. Ei-la:

    S. E. R. T. A. N. E. J. O. UNIVERSITÁRIO:
    [m ú s i c a Ruim]

    
SUBCULTURA! Lula = nada fez pela EDUCAÇÃO (¡dilma, pior!).

    Mau gosto, baranguice, seja nas UNIVERSIDADES (Sertanejo Universitário. rsrs) do PT, ou fora dela. Vejamos:

    PT fala que PICHAÇÃO é arte. rsrs. A GLOBO pensa o mesmo.

    Isso que é o que PT chama de PROGRESSISTA!!
    Assim caminha o brega-Kitsch do PT.

    Partido dos Trabalhadores é de um mau gosto extraordinário!!

    ¿¿¿¿É isso, então, que é “ser de esquerda”???? rsrsrs

    O mesmo é Rede Globo, gêmea do PT em Projeto de cultura e arte!

    ¡¡Não compreendo o porquê do PT ODIAR a GLOBO!! rsrs

    ========
    P.S.:
    O PT é a Globo; a Globo é o PT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.