Que mancada, hein, PF! Tony Ramos está certo

Numa sucessão de enganos, a PF destrói a reputação da carne brasileira no mundo e causa prejuízos incalculáveis

Pois é. Parece que Tony Ramos tinha razão. Podemos confiar, sim.

Dos 5 mil postos de processamento de carne no país, 21 são suspeitos e apenas 3 foram interditados na chamada Operação Carne Fraca.

O Brasil exportou mais de U$ 13 bilhões em carnes no ano passado. Sabem quanto exportaram estes frigoríficos suspeitos? Menos de 1%.

O papelão que a PF disse ser misturado à carne era, na verdade, embalagem. Os ácidos cancerígenos eram Vitamina C. A cabeça de porco em quantidades limitadas é permitida. E não apareceu ainda qualquer indício de comercialização de carne podre em larga escala.

Escrevi que achava um exagero e uma certa irresponsabilidade o que a PF fez, ou melhor, o que a PF divulgou. A maioria absoluta de vocês, leitores amigos, discordaram de mim. Uníssona e quase unanimemente, vocês duvidaram do erro da PF, execraram as empresas e os empresários, e anunciaram: “calma, Ricardo. Vai aparecer muita coisa ainda”. Teve até leitor pedindo processo judicial contra Tony Ramos e Roberto Carlos por propaganda enganosa, vejam só.

Pois bem, meus caros. Em uma nota conjunta com o Ministério da Agricultura, a PF reconheceu que os problemas são pontuais e restritos a poucos frigoríficos, e que o sistema de vigilância sanitária nacional não está sob suspeita, mas, sim, alguns poucos maus agentes. Mais ainda! O delegado que representa a Associação dos Delegados da PF, ou coisa parecida, declarou que houve, sim, erro na comunicação. Que a operação pareceu maior do que foi, e que a impressão passada sobre o mercado de carnes não corresponde à realidade.

Os danos à imagem do país e os prejuízos econômicos são incalculáveis. E enganam-se aqueles que imaginam ver os grande empresários chorando os prejuízos. Os maiores prejudicados são os pequenos frigoríficos e os que perderão os empregos. Notem, meus caros: o setor agropecuário é um dos maiores da economia nacional. Possui um efeito multiplicador gigantesco (tratores, ração, insumos, maquinário, veterinários, laboratórios, vacinas…) e responde sozinho por 22% do PIB brasileiro. A balança comercial do Brasil, há anos, só é superavitária por conta das exportações do segmento. Assim, a queda nas vendas será implacável com milhões de pessoas simples.

Quem me conhece sabe do apreço e respeito que tenho pela PF. Sabe o quanto sou um defensor aguerrido da Lava Jato e o quanto estou do lado da lei e da legalidade. Mas como intuí e escrevi antes a respeito, desta vez nossos policiais erraram feio. Muito feio! E causaram, além dos danos já citados, um ambiente favorável para que os políticos e governantes sujos invistam contra a Justiça e o judiciário.

Seguramente, a PF possui provas contra agentes públicos corruptos e empresários ou executivos corruptores. Será uma delícia assistir a mais vagabundo ser preso. Deve possuir, igualmente, alguma mínima prova contra um ou dois frigoríficos menores, com relação à má qualidade dos produtos. Mas, já está claro!, não possui qualquer indício que comemos carne com papelão, carne cancerígena, carne podre ou carne misturada com matéria-prima ilegal. Ao menos no que diz respeito a 99%  do mercado consumidor. Até porque, se fosse verdade, eu não estaria aqui escrevendo e nem vocês lendo.

Aguardem, senhores! Lula, Renan e os valentes do Congresso partirão com tudo para cima da PF e da Operação Lava Jato, tentando misturar este erro monumental de agora, com todos os maravilhosos acertos já produzidos antes. E eu bem que disse. Eu bem que avisei. Agora, a Inês é morta.

Aguardo suas desculpas, hehehe… (brincadeira, claro!!)

Leiam mais a respeito aqui, aqui e aqui

 

62 thoughts to “Que mancada, hein, PF! Tony Ramos está certo”

  1. Com a razão o Ricardo.
    Uma convicção tenho sobre isto, desde o início.
    Erros de interpretação e de comunicação à parte, entendo que, em se tratando de produtos que ingerimos, qualquer indício de impropriedade grave deve ser divulgada de imediato. A menos que se queira estabelecer uma cota de mortos em decorrência, antes da comunicação ao público.
    Porém, há que se cuidar muitíssimo da forma de levar ao público a má notícia. Não creio que o Delegado da Polícia seja a autoridade mais indicada.

  2. Refletindo um pouco mais sobre seu texto anterior e o atual, acrescento o seguinte:
    Como instituição governamental, de relevantíssimos serviços prestados ultimamente, a Polícia Federal não cometeu nenhum erro. Parece-me que o tal Delegado que atribuiu ao Capitalismo os deslizes dos frigoríficos, no afã de sobressair-se mais do que o escândalo apurado, produziu aquela confusão teórica de raciocínio marxista-leninista-trotskista-lulista, merecedora de uma nota 9,5 na escala CIDRAC de BESTEIROL (variando de 1 a 10).
    Claro que aquela entrevista do Delegado respingou muito na imagem da PF, porém ele não é a PF.
    O Governo Federal deveria reviver a figura do porta-voz da Presidência a reservar a si o papel de fazer os comunicados que possam causar comoção na população e/ou abalos na economia do país.

    1. Mudando de assunto, talvez nem tanto, pois trilhando pela mesma cartilha, tá certíssimo o magnífico delegado: faltava entregarmos o agronegócio. Pronto! Que os gringos o assumam.

  3. NÃO ENTENDÍ , SR. RICARDO !
    O SENHOR DIZ QUE A OPERAÇÃO DA PF CAUSOU PREJUÍZOS INCALCULÁVEIS , E DESTRUIU A REPUTAÇÃO DA CARNE BRASILEIRA NO MUNDO , COM APENAS 1% DE PARTICIPAÇÃO NO MERCADO ? SINCERAMENTE , OU O SENHOR É CONIVENTE COM A SITUAÇÃO CALAMITOSA DESTA SITUAÇÃO , OU NÃO SE IMPORTA DE QUE OS BRASILEIROS CONSUMAM ESTES PRODUTOS CONTAMINADOS COM TANTA PORCARIS , JÁ QUE SEGUNDO SEUS CÁLCULOS , 99% É CONSUMIDO AQUI DENTRO.

    1. Marcos, leia tudo novamente. Respire fundo e leia de novo. Se ainda assim não conseguir entender, sinto muito. Não vou traduzir para você, não. Abraços

    2. Marcos, bom dia.
      O Ricardo não disse que a exportação brasileira representa apenas 1%. Ele disse que apnas 1% das exportações foram feitas pelos frigoríficos suspeitos.
      Ele não disse também que 99% da produção é consumida aqui dentro. Ele disse que 99% do consumo interno é saudável, se não estariamos todos mortos.
      Ricardo, você poderia ter um pouco mais de paciencia com certos leitores, eu acredito.
      Abraços e bom dia aos dois.

    3. esses marcos e valdir, sao homens da caverna. idiotas..pelo amor que tem em deus.. tudo que a policia disse,??? estrago esta feito e vc acha que e verdade. 0s 1% ja jogou o brasil la em baixo como eramos ha 20 anos atras. a materia foi no minimo propaganda para a policia federal, e seus.. agentes mocinhos.l

    1. Rapaz, se você viu algum post meu culpando o PT pela carne podre, chame a polícia!!! Pois não é meu.

      Vergonha deveria ter você, de me fazer tal colocação. Não me meça pela sua régua, não, rapaz!

  4. Bom dia!

    Ricardo, você acertou um tiro no centro da questão: os abutres aproveitarão da situação para atacar as outras operações da PF. Que não me diga o Gilmar Mendes!!
    Abraço!

  5. No decorrer do seculo XX os filmes substituíram a tradição oral na criação e disseminação de mitos e lendas…Novas mitologias surgiram e se consolidaram como o gangster, o cowboy e tantas outras..uma que sempre achei mais cheia de simbolismos e fascínio é a do vampiro, esse demônio noturno, posto no mundo para tormento da humanidade.
    Todos sabem como funciona pq deve ser o personagem mais recorrente nos livros e filmes em todos os tempos; mais que o cowboy, o gangster, o agente secreto e todos os demais. E todos sabem que o vampiro fica indefeso e desprotegido durante o dia e para sua segurança e conforto sempre precisa de um humano para prover o que não pode garantir sozinho..e sempre acha um pra fazer isso..e esse não é transformado em vampiro, continua plenamente humano pois isso é crucial para cumprir sua missão. Naturalmente esse traidor de sua especie tem suas vantagens nessa parceria diabólica…(ahhh como o James Mason fez bem esse papel em Salems Lot do Tobe Hooper e Stephen King..ele dá muito mais medo que o próprio monstro). Não ha ninguém mais sórdido que esse sujeito…agora. desde Freud todos sabem que a mitologia tem uma correspondência absolutamente precisa na realidade vivida pelas pessoas no cotidiano…e esse mito também tem essa correspondência exata nos dias de hoje e aposto que já fizeram a conexão; vampiro/guardião protetor e bandido assassino/advogado defensor..pensem bem e digam se estou errado.

    1. Tutameia, também com um nome desse já se percebe, pois, é no arrear das malas que se conhece o viajante. Assim é que se escreve. Bravo!

      1. Olá Tutameia, desculpem-me, ia me esquecendo, em Dança dos Vampiros Polanski introduziu certa leveza, pois, aquelas trapalhadas fomentam a risadaria. Não é mesmo?

  6. a mídia vai falar histericamente desse negocio da carne durante uns dias..de repente vai se calar e em seguida começará a defender os frigoríficos (coisa que muitos já estão fazendo)…quer dizer esse escândalo será uma mina de ouro para essa turma de vigaristas que são os mais perniciosos da republica.

  7. Vida que segue …. e a PF continua sendo … “a PF” …
    Com o juízo de valor tão descalibrado, quanto ao que é certo ou errado … espertos que são, políticos maldosos manterão posições … e só.
    Ferver esse “caldo de carne” pode ser muito mais prejudicial para eles (e seus patrocinadores) entendo assim.

  8. Quando já estava desistindo, eis que aparece o Lula no final da coluna. Boa pegadinha. Voce e o Simao da folha sao as colunas de humor que mais gosto. Nao perco nenhuma das duas.

    1. Sr. Teste — putz!! e eu ainda respondo…

      Este blog não possui qualquer tipo de publicidade! Se há banner da JBS piscando nesta página, a “culpa” é do Grupo Diários Associados, que gentilmente me hospeda (sem ônus ou bônus), e do Google, que definem o tipo de propaganda exibida.

  9. Sr. Ricardo, vejo que o senhor tem tendências a contrariar os fatos. A Polícia Federal é séria e já deu demonstrações contundentes disso, portanto, merece o nosso crédito. Quem não tem crédito é o grande empresariado brasileiro, que vira e mexe, dá demonstrações de que o que mais lhes preocupa é o lucro, não importa como. Essas mazelas, quando descobertas têm que ser divulgadas sim e nesse caso, torço pela falência dessas empresas fraudulentas.
    No Brasil, para o benefício dos grandes empresários, bancos, políticos, criou-se a filosofia de que a economia é mais importante que a justiça e com isso vemos o Judiciário, principalmente o STF, não fazer justiça para não abalar a economia. Se no Brasil houvesse justiça de fato, teríamos uma excelente economia, pois a credibilidade é tudo.

    1. Haroldo, você poderia, por favor, transcrever os meus trechos que contrariam os fatos? Poderia também transcrever aqueles onde não dou o devido crédito à PF ou digo que não é séria? Se conseguir, te dou de presente uma picanha. Importada!!

      1. Boa sorte e paciência, Ricardo. Sobra ignorância e falta interpretação de texto. Sobre o conteúdo, uma boa e pertinente análise. Abs

          1. Haroldo,
            muito pertinente sua observação. E mais uma resposta infantil e despreparada deste blogueiro. São um show de horrores, com falta de educação e de consideração, as respostas dele aos comentários de quem parou o que estava fazendo pra ler o que ele escreveu. Liberdade sempre pra qualquer um se candidatar a escrever ao público o que quiser. Mas quanto preparo ainda falta a tantos por aí nesse mundo de internet. Este blogueiro aqui, pelo jeito é um deles.

  10. Inerente ao ser humano. Pode acertar milhares de vezes, mas, ao errar uma única vez, você está acabado. É o fim. Parabenizo à P.F pelos inúmeros acertos e pela investigação que apontou que havia problemas neste setor. Acredito que devem ser realizadas mais investigações, remédios por exemplo é outro cofre forte que ninguém tem acesso. Bastou uma reportagem investigativa e se descobriu anticoncepcionais de farinha de trigo. … As coisas devem ser feitas de maneira clara e transparente. Por fim Sr Ricardo, não vou pedir desculpa, pois não tinha comentado.,kkkkkkkkk

  11. Meu caro, não confunda ácido ascórbico (vitamina C) com ácido sorbico (conservante). Não sei se propusital a confusão, mas o utilizado nas carnes não é vitamina C.

    1. Matos, então avise “ao mundo”. Pois é isso que está sendo dito e falado. Como não sou engenheiro de alimentos, confio no que leio e em quem eu leio. Se eles estão errados, também estou. Mas duvido.

      1. Matéria do Fantástico sobre o tema também destacou isso.
        Usam ácido sorbico (conservante) e não ácido ascórbico (vitamina C). Fizeram até uma demonstração.

  12. Só não gostei da parte que você de um certo modo dá força a turma do sapo barbudo. Ele já está se achando fazendo campanha política no nordeste e na companhia dela ainda. Ta querendo chegar ano que vem na carne seca, como salvador da pátria novamente, esquecendo que tudo começou com ele há alguns anos.

      1. Dá força, porque és um inimigo muito fraco, fala muitas bobagens, faz umas racionalizações doidas pra encaixar no seu pensamento preconceituoso e consequentemente fortalece o 9fingers.

  13. Sr Ricardo,

    Respeito seu trabalho como blogueiro e a forma como você expõe a sua interpretação dos fatos. Só acho que frases suas como “Respire fundo e leia de novo. Se ainda assim não conseguir entender, sinto muito. Não vou traduzir para você, não.”, ” paciência que, de fato, eu não tenho.”, “Se conseguir, te dou de presente uma picanha. Importada!!”, ” putz!! e eu ainda respondo…”, “Não me meça pela sua régua, não, rapaz!”, mostram um desequilíbrio nítido perante a críticas, você as rebate agressivamente como um adolescente que acha que tem a resposta na ponta da língua pra tudo e que também se acha o dono da verdade. Acho que a primeira impressão que alguém tem do seu trabalho ao ler suas respostas não é das melhores. Reflita um pouco a respeito das críticas, cresça e evolua com elas, sua sugestão de desculpas ao final é hilária, tenho certeza que após esse meu comentário você repetirá sua atitude infantil exposta nos posts acima, e me responderá com a mesma agressividade (ridículo), só acho que a partir do momento em que você se dispõe a publicar textos de sua autoria para todos os leitores tem que estar disposto também a aceitar comentários sem atacar as pessoas. E assumir que não tem paciência não é nada legal, a vida ensina a gente que a paciência nos faz pessoas melhores, ouvir as pessoas que frequentam seu blog é muito importante pois se ninguém ler o que você escreve, o seu texto nao terá valor NENHUM.

    1. Vamos lá… Mas antes: Putz! E eu ainda respondo…

      Sim, sabe por quê? Porque uma pessoa que sequer assina um comentário, de cara, já merece certo desprezo. Enfim.

      É o seguinte, sei lá quem: aceito críticas, sim, e quem prova são os mais de 14 mil comentários publicados. Você tem prova em contrário? Aceito, respondo com atenção e educação todo e qualquer comentário acerca do tema escrito. Te desafio a encontrar algo no sentido contrário. Topa? Agora, neguinho não contra-argumentou nada e me ataca, com mais ou menos agressividade ou falta de educação, pouco importa, aí leva o troco na hora.

      Comportamento de adolescente? Claro que é! E esta é a graça do negócio. Lembre-se, sei lá quem: não sou jornalista nem blogueiro profissional. Isso aqui é um mero hobby. Escrevo o que quero e como quero. Só tenho compromisso com minha consciência e com a generosidade do Portal UAI, com ninguém mais. Assim, meu caro, se agrado ou não, sinceramente, pouco me importa.

      O que mais?

      Ah, sim! Paciência. Olha só: quando nasci, minha mãe perguntou se eu gostaria de ser careca ou ter paciência. Fazer o que, né?

      Viu, como fui bonitinho com você? Basta ser comigo, sacou?

      1. ok. obrigado pela sua atenção e na frase “Comportamento de adolescente? Claro que é! E esta é a graça do negócio. Lembre-se, sei lá quem: não sou jornalista nem blogueiro profissional. Isso aqui é um mero hobby.” já ficou mais claro a postura. não precisa gastar tempo respondendo nada do que estou comentando aqui, continue exercendo seu hobby e continue não sendo nada como você mesmo disse. A minha intenção não era ofender ou coisa parecida já vi que você tá mais interessado com platéia. Pena que você não pode ter escolha nenhuma quando você nasceu e continua não podendo mudar nada hoje. Espero que o Portal Uai não compartilhe do mesmo sentimento que não há compromisso com os leitores…
        Boa sorte e segue a vida…

      2. Ricardo, você definitivamente não é bom pro que faz. Ou combinou com o portal de ser sempre infantil e despreparado, pra criar polêmica e movimentar isso aqui e, por consequência, o site.
        Parei pra ler seu texto e vim aos comentários apenas pra discordar do que você escreveu, como seu “intuí que” sobre uma operação da Polícia Federal que, como qualquer instituição ou ser, está sujeita ao erro, mas neste caso, foi extremamente útil à sociedade, ao revelar o que alguns frigoríficos fazem neste país.
        Nos comentários, a quantidade de leitores de bom senso surpreende, em se tratando de um blog com o conteúdo do seu. São mais interessantes, educados e pertinentes do que os textos publicados aqui (em outras oportunidades já cheguei a ler uns dois, e também cheguei a tentar ler outros poucos, mas nem quis terminar). Sugiro que melhore seus argumentos (intuição não é um bom) pra seguir nesse hobby e deixar de ser mais um blogueiro que acha que sabe das coisas, pra se tornar um blogueiro que pesquisa, pondera, responde com educação e levante discussões de forma saudável. Pra sociedade, se você se preocupar com ela, seria melhor ter blogueiros com esse perfil.

        1. Até quando você continuará a dizer: “não leio, só passei por aqui por distração, o blog é ruim, só leio os comentários, etc, etc, etc?”

          Assuma logo seu vício no blog e sua obsessão por este blogueiro. Reconhecer a doença é o primeiro passo para a cura, hehe

  14. Ricardo concordo com tudo com que vc falou neste post, acho que a policia federal tinha que ser mais comedida ao soltar este tipo de assunto, pois não são todos frigorificos e realmente manchou empresas que não tem nada haver com isso, não significa que meu irmão é bandido, e que eu tambem sou bandido….poderia ter separado o joio do trigo…. Sou totalmente contra Lula, Dilma, Temer, Aecio e entre outros, mas acho que vc pega pesado d+++ com lula e dilma e esquece dos outros, ou seja a cada 10 post que vc escreve 9 são do lula e dilma e 1 do aecio e temer, nisso aí vc não é imparcial, e tudo tem que ter a culpa do pt….se o brasil tá assim não é só culpa do pt, é culpa de todos os politicos anteriores e do pt tambem… ou vc acredito que isso começou no governo do pt, e que nos outros governos não existia corrupção? Pois essa bomba só estorou agora.
    Abraços!!

  15. Ricardo,
    Acho que devemos esperar um pouco mais.
    O auditor do ministério da agricultura que denunciou as fraudes disse que a polícia federal não divulgou nem 1% do que investigou e descobriu.
    Num país onde indústrias falsificam remédio para cancer, colocam soda cáustica em leite, colocam gelo em frango resfriado, hospitais colocam próteses ortopédicas falsas, fazem cirurgias desnecessárias e mais uma lista de crimes que não caberiam aqui, não podemos confiar em ninguém.
    Sabemos que a JBS e outras grande empresas compraram todos os partidos e todos os políticos e não foi por patriotismo e ideologia, foi para fraudar, lucrar, fazer o que quiserem e não serem incomodadas.
    Quanto aos vermes da política aproveitarem para atacar a lava jato , eles não tem moral para mais nada e nós não deixaremos.
    Abraço.

    1. Muito coerente o seu comentário Sérgio. Sabemos que o cerne do problema todo são as indicações políticas que buscam propinas nos setores estratégicos da produção. A imprensa deveria destacar isso, pois é notório que quando um senador indica um apadrinhado para comandar um determinado setor do executivo, com certeza ele tá querendo dominar, mandar e tirar proveito daquela área.

  16. Ricardo
    Parece que você não conhece a força que o poder econômico tem principalmente num país como o nosso que é historicamente oligárquico. Pode ser sim que houve erro de comunicação da Polícia Federal mas, com alimento e medicamentos não se brinca ou melhor, não se deve descuidar das normas técnicas de boas práticas (não há em sua análise uma inversão de valor?). Se não houver uma repercussão que o assunto merece em breve teremos quase todas as empresas praticando ilícitos na área de alimentos, Devemos ter tolerância zero com tais práticas. Pois se não o Estado vai perder o controle da situação à exemplo da criminalidade.

  17. uai sô..não veio nenhum policia aqui em casa fazer alarde desse negocio…já a mídia não faz outra coisa (o que querem é chantagear o setor…fazem o maior alvoroço contra depois cobram – caro – pra falar a favor.. é assim que sempre fazem.)

  18. Quando a ação desenvolvida pela PF, Ministério Público e Judiciário envolve uma empresa de economia mista, forte instrumento da atuação do Estado, todos aplaudem dê no que der.
    Quando a ação desenvolvida envolve empresas privadas, poderosos grupos econômicos, anunciantes das principais mídias, então é um absurdo a investigação.
    Se desse para colocar a culpa no Lula e PT, a ação seria meritória.

  19. Amigo Ricardo, concordei com tudo que foi escrito até o momento em outros posts, principalmente a respeito do partido e pessoas que acabaram com este país. Mas, quando você diz: “Aguardem, senhores! Lula, Renan e os valentes do Congresso partirão com tudo para cima da PF e da Operação Lava Jato”, foi exatamente o que você fez neste texto. Foi com tudo pra cima da PF. Um dos delatores da Carne Fraca disse que apenas 1% foi mostrado, imagina os demais 99%. É grave e deve ser sim anunciado, independente do que pode causar na economia do país, se fôssemos pensar assim, a lava-jato não deveria existir, visto a nefasta que foi feito nas obras de engenharia país afora, com perdas significativas de emprego e atraso no desenvolvimento metropolitano, seria melhor a lava-jato não existir e manter esses postos de trabalho sujos?

    1. Bem, que venham os demais 99% então. Porque por hora, amigo, até a própria PF, o representante dos delegados e os peritos criminais já disseram que não há nada de errado com a questão sanitária do país.

      Abrs

      1. E você acredita mesmo que não há nada de errado com a questão sanitária do país? Qual órgão público no país realmente funciona? Até os correios, que detém monopólio do serviço, dá prejuízo. A questão sanitária é conduzida pelo ministério da agricultura, maioria dos fiscais são indicações, e por aí vai… Eu não desconfio, eu tenho certeza que tem muita coisa errada com a questão sanitária. Acredito sim que pode ter havido erro na divulgação da informação, mas continuo achando extremamente válido termos ciência dos fatos. Sou totalmente descrente com a coisa pública no Brasil.

  20. Esse post me ajudou muito, aliais em muitos sites vejo só defendendo a PF e sempre as mesmas noticias, que não sei quantos foram presos, tantos foram procurados, mas não explica os dois lados da moeda. Vejo que esse e um assunto delicado, e que deve sim ser debatido todo o momento. E sinceramente vejo que a gente como sociedade, não sabemos a metade do que está acontecendo lá, e nem em Brasília. Tenho 17 anos sou uma mera jovem, e me interessei muito pelo assunto, pelo fato de ser meu futuro, a minha comida, e minha economia em jogo.
    Assunto na prova da faculdade e justamente esse “carne fraca”, sim minha opinião sobre o assunto ta sendo formado a cada matéria,cada noticia, cada opinião que leio.
    Parabéns e adorei a sua matéria.

    1. Poxa, Maria Regina, que comentário legal. Apenas uma correção: você não é “mera” nada! Você é você e isso é uma enormidade para aqueles que contam com sua companhia, amizade e amor. Idade não é sinônimo de nada, viu? No blog, há um monte de post a respeito desse mesmo assunto. Acho que vai gostar. Por fim, um conselho: maneire na redação da faculdade! A maioria dos professores não irá gostar dessa posição. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *