A simbiose da corrupção

Corrupção é como um vírus. Não importa onde se contrai. Apenas o estrago que causa

éoamor
É o amor

Há dois tipos distintos de corrupção no país. Um, aquele onde empresário e agente público juntam-se em torno do lucro mútuo. O empresário busca facilidades e vantagens indevidas, o agente público dinheiro. Ambos retroalimentam-se indeterminadamente, não há “contrato” entre as partes, apenas interesses momentâneos ainda que prolongados. Ponto.

[Na verdade, eu poderia até dizer que há três tipos, porém este terceiro é quase uma exclusividade, uma invenção patenteada pelo PT, que é a corrupção para a perpetuação do poder. Que eu saiba, tal modalidade jamais havia sido experimentada no país. O PT a criou, geriu e tornou real. Manteve-se no poder por mais de uma década, e só foi alijado de lá por um mero acaso do destino chamado Lava Jato. Assim sendo, não direi que há três tipos, apenas dois. Deixo o PT com sua cria e esta com seu criador. Ambos são podres e fétidos. Merecem a companhia um do outro. Sigamos]

Já o segundo tipo é ainda mais perverso. É aquele onde o Estado empurra o empresário para a ilegalidade ou informalidade, para depois bater-lhe a carteira. Exemplos assim são muitos e dos mais variados. Desde o fiscal de rua, que importuna e persegue implacavelmente o dono do boteco, até um auditor fiscal em plena caça a um “sonegador”. Mude o status do agente público para o que quiser e tenha o mesmo resultado: promotor, fiscal do Ibama, vistoriador do Detran, delegado fazendário… Haverá sempre um todo-poderoso infernizando a vida de um contribuinte. O motivo? Bem-estar social ou dever público? Uma ova! Propina. Para si e/ou para o Sistema.

Dois exemplos: i) Um fiscal de obras do município, que mede a altura e extensão de meios-fios (guias, em SP) em obras de urbanização em loteamentos, cobra de R$ 500 a R$ 1 mil para não fazer a medição e dar o seu de acordo na obra. Do contrário, não só irá medir, mas seguramente encontrar centímetros a menos, aqui e acolá, a fim de travar a continuidade do serviço e o consequente pagamento. ii) Um prestador de serviços regular do estado, que só recebe seu pagamento em dia se enviar um porcentual ao secretário de finanças. Ambos os empresários não estão beneficiando-se de nada, ao contrário, mas ou aceitam o jogo sujo ou tchau!

Anvisa, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Prefeitura, onde quer que um empresário necessite de um alvará para realizar lícita e legalmente sua atividade, seu ganha-pão e o de tantos outros funcionários e prestadores de serviços diversos, que orbitam ao redor de uma atividade empresarial, via de regra o processo é o mesmo: Ou paga-se ou espera-se. Ou espera-se e paga-se ou não opera-se. É sempre assim? Não. Mas como eu disse, via de regra...

Quanto mais regulados e regulamentados os Mercados, mais corrupto é o Estado. E quanto mais corrupto é o Estado, mais seus agentes regulam e regulamentam. Vejam quantas normas tributárias tem o país, quantos impostos diferentes em cada estado, quantas instruções normativas ou decisões colegiadas dos órgãos estatais, quantas autorizações, quantas leis, quanta burocracia. Hoje em dia, nem as Câmaras Municipais escapam deste maldito modus operandi. Regulamentam até o saleiro nas mesas dos bares e restaurantes. Você aí, leitor amigo, acha mesmo que um vereador está realmente preocupado com a sua pressão arterial? Ou estaria ele mais interessado nas multas, que não serão aplicadas pelos fiscais aos donos dos estabelecimentos que descumprirem a lei, pois receberão uma gorjeta do comerciante, devida e futuramente dividida com os próprios legisladores? Mude o saleiro para normas construtivas, regras de estacionamento, classificação de zoneamento, etc., e verá ocorrer a mesmíssima coisa. Repito: Quanto mais regulados e regulamentados os Mercados, mais corrompido o Estado.

“Então você, Ricardo, acha que tudo tem de ser uma zona, uma terra de ninguém?”

Bem, primeiro que, a despeito de toda a regulação e regulamentação vigente, ainda assim os municípios, estados e União são uma zona. Ou seja…

Mas, não. Não acho. Só acho que há um limite, e este limite não tem de ser imposto, de cima para baixo, por quem legisla, mas, sim, idealizado e proposto por quem trabalha, por quem emprega e produz. Ou por outra: os mercados são quem têm de autorregulamentarem-se, e só então, via as devidas casas legislativas (Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional), normatizarem as relações entre os entes públicos e privados visando, aí, sim, o bem-estar social e o bem comum.

Eike Batista não é o padeiro que dá uma grana ao fiscal. Ambos não são o Lula. Mas todos orbitam o mesmo diabo.

Leiam também.

18 thoughts to “A simbiose da corrupção”

  1. Mais desonesto do que quem escreveu esse lixo é quem publica esse lixo. A ECONOMIA BRASILEIRA CRESCEU 580% NO GOVERNO DO PT, MAIS DE 20 MILHÕES DE EMPREGOS FORAM CRIADOS, A FORÇA DE TRABALHO CHEGOU A 100 MILHÕES DE TRABALHADORES. Quem escreveu esse LIXO só passou a ser ‘gente’ no governo do PT, antes era um anônimo qualquer. QUE COISA FEIA, CUSPIR NO PRATO QUE COME!!!

      1. Caro Ricardo,
        Considere publicar um roteiro (com desenhos, preferencialmente) sobre como criar e manter um “blog”.
        Assim, certos “comentaristas” de viseiras talvez se animem a criar seus próprios “blogs” e neles discorrerem amplamente sobre todas as virtudes do PT, Lula e seus asseclas, em vez de usarem seu espaço para descarregarem a frustração de terem sido despejados por falta de competência.

    1. O que adianta dar e depois tomar. E isso que legado do Lula fez. Deu esperança aos pobres e depois veio a realidade. Endividamento, desemprego, muitos voltou a linha da pobreza. Legado de ilusões, criação de elefantes brancos ( é só verificar os estádios hoje, sem jogos e dando prejuízo gigantesco para os estados ). Será que não estaríamos melhor se tivessem investido em hospitais?
      Hoje consigo ver com clareza o interesse por trás da copa e das olimpíadas, e nas grandes obras que se consegue grandes propinas e foi através dessa propina que se mantiveram no poder. E a transposição do Rio São Francisco? Quando chegou uma gota de água para o povo que tanto precisa??? Molhada ilusão…
      Infelizmente ainda tem pessoas que pensam com coração a uma bandeira, bandeira essa que já não impõe respeito como antes, na verdade nem deveria está içada, virou motivo de vergonha. Espero que o Brasil acorde totalmente e quem ainda não queira enxergar a realidade que acorde desse sono profundo ou melhor desse pesadelo eterno. E que a Jararaca seja colocado em seu devido lugar e que dispute sim a presidência conforme sua vontade mais a presidência da cela na Papuda ou na cela da Federal na província de Curitiba.

  2. Segundo o Eike, o rolo no BNDES é maior que o petrolão. O que mais uma vez comprova: o esquema de corrupção do PT é o maior do planeta e muito provavelmente do sistema solar. Vai entrar para os livros de história econômica de todo o mundo. Uma vergonha. Tiradentes deve estar se revirando no túmulo.

  3. Nobre Ricardo, seu texto é bastante elucidativo, principalmente quando cita que as casas legislativas, em todos os âmbitos, devem deixar a regulação mercantil para os agentes que os praticam. Acredito que a intervenção do estado também gera um custo extremamente dispendioso e totalmente desnecessário. A nossa incompetentes neste quesito é que não temos representantes comprometidos com o bem estar social. Primeiramente porque são partes interessadas que a desordem continue instalada para que usufruam dos “benefícios” do caos, e o povo brasileiro tem a péssima mania de esperar que alguém sempre venha resolver seus problemas.

  4. “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada” .(Ayn Rand)

  5. Quanto maior a presença do Estado na economia maiores são os atrativos, os estímulos à corrupção. O ditado “A ocasião faz o ladrão” pode ser aplicado apropriadamente aqui: o poder e a riqueza concentrados no Estado atraem corruptor e corruptíveis .
    O excesso de poder do Estado, como é bem o caso do Brasil, faz com que a sociedade (os cidadãos, o mercado e a iniciativa privada etc) seja totalmente dependente dele. Se submeter ao estado significa se submeter aos interesses e às vontades dos políticos e da nomenklatura estatal. Como o poder econômico e político está concentrado nas mãos dos que não empreendem e não laboram, para produzir riquezas a sociedade tem que beijar e molhar as mãos e as patas dos poderosos de plantão.

  6. Cara, você tá no Brasil. Já tá horrível essa corrupção, mas autorregulação do mercado vai ser pior ainda. Como se empresários fossem os grandes salvadores da humanidade perdida em tanta podridão do Estado. São pobres vítimas coitados. Pobre de nós meros mortais. Você como empresário tá puxando a sardinha para o seu lado. É a mesma fantasia de acreditar numa relação trabalhista com menos mão protetora do Estado neste país. Deixem que empregador e empregado negociem as condições de trabalho. O empregador estudado, inteligente, raposa velha e o empregado que precisa trabalhar pra sobreviver e sustentar família. A balança aí tá 50%-50% sim. O que de mal pode acontecer?

  7. Olá Distinto, em 2010 o Fórum Econômico Mundial reunido em Davos concedeu a Lula a honraria de Estadista Global e, como o Presidente não pode comparecer à cerimônia o Embaixador Celso Amorim o representou. O prestígio de Lula é tal que o Fórum não permite que representante pronuncie discurso, mas em deferência ao Sapo Barbudo permitiu que o Embaixador fizesse o discurso.
    Em janeiro de 2017 doze congressistas dos EUA (que muito provavelmente não sejam afiliados ao PT nem sejam comunistas) enviaram carta ao Embaixador brasileiro naquele país para acusar os desmandos e abusos do juiz da roupa preta contra Lulinha Paz e Amor e na mesma carta solicitam a tomada de posição do governo brasileiro para que cesse os abusos e restaure a prática compatível com o Estado Democrático de Direito.
    São fatos poucos divulgados, pois, a mídia venal desde 2003 tudo faz para desmerecer a Lula e ao PT, contudo de outro ângulo, nos mostram que as vezes não valorizamos nossos concidadãos e eles são reconhecidos mundialmente. Seria o velho espírito de vira latas? Sorte, Saúde e Sabedoria.

    1. Nobre Moraes, talvez não haja nada mesmo de errado.
      Talvez seja uma super coordenação (liderada pelo PSDB é claro!) para prejudicar o PT. Leia-se: o mesmo partido que não conseguiu fazer uma oposição consistente em 13 anos de governo petista, conseguiu de uma hora para outra arregimentar vários órgãos estatais para destruir o PT. Brilhante!
      Talvez os mais de 50 servidores da Receita Federal atuando na lava-jato estejam – todos – comprados. Talvez as dezenas de policiais federais do DF, SP e PR também estejam todos comprados, bloqueando investigações contra os inimigos do PT. Talvez os promotores do MP, atuando nesses estados da Federação, estejam todos comprados. Juízes, Desembargadores e Ministros??? ah.. todos também em conluio para prejudicar o PT.
      Nossa que poder!!!
      As provas? Fictícias e circunstanciais! As delações? ah… traidores. Mídia? Nenhuma notícia verdadeira. É golpi!!!
      Sei que você é fã(nático) do Lula, mas não caia em depressão se descobrir que ele cometeu graves erros (leia-se ilícitos penalmente puníveis).
      Como pode o Goleiro Bruno, que deu tanta alegria a tantos torcedores, salvou seus times, ganhou títulos, ser condenado pela morte da Elisa? Um atleta tão talentoso! Não merecia isso.
      Como pode o Lula, que deu tanta alegria a tantos brasileiros, ser condenado por um crime na lava jato? Um político tão talentoso! Não merecia isso.

      ps.: eu recebo dinheiro do Ricardo, do PSDB e da mídia venal para estar aqui escrevendo isso.

      kkkkk. voltemos à realidade. Vou trabalhar um pouco.

      1. Olá Guilherme, o que deu nesses procuradores e juízes espalhados Brasil afora que são tão dedicados, tão comprometidos com a justiça, mas não investigaram nem perseguiram o piloto e o proprietário, o pai do proprietário e o senador amigo do proprietário do helicóptero apreendido a luz do dia, na frente das câmaras das filmadoras, com 445 kgs de cocaína? Em complemento a imprensa quase nada veicula acerca desse fato.
        Não diria que muitos da PF, do MPF e da JF estejam comprados, mas estão a serviço da oligarquia brasileira, que nunca aceitou o fato de o PT ter chegado ao governo, e vem, desde 2003 utilizando de manobras, embustes e abusos para alijar o PT. Nesse ponto Lula deu uma mancada muito grande, pois, ele foi advertido por Felipe Gonzalez que seria perseguido, mas descuidou e agora se vê sob tantas perseguições.
        Bruno, inegavelmente bom jogador, revelado no GALO também conhecido como LINDÃO, cometeu crime. Foi acusado, teve oportunidade de se defender e efetivamente se defendeu, contudo, ao final do processo resultou julgado e condenado segundo a lei e os ritos estabelecidos. Numa República deve ser assim, ha que se cumprir os cânones e isso deve valer para todos indistintamente.
        Então, depois do regular processo, se for concluído que Lulinha Paz e Amor cometeu tais e quais crimes que sofra as consequências, mas note bem, depois dos procedimentos estabelecidos e não como estamos assistindo, pois, até agora existe muita gritaria, muita cortina de fumaça, muito espetáculo, justamente pelas autoridades que deveriam se portar com sobriedade, serenidade e severidade sem perseguições e sem proteções.
        O Arroz de Festa é senador, alto cargo e, tendo de prestar depoimento a PF foi marcada a data de 26/12, justamente uma semana sonolenta quando a maioria das pessoas estão de ferias ou se preparando para ela. Seu depoimento não foi carnavalizado.
        Lula não ocupa cargo público desde 2011 foi ouvido na PF, porém submetido ao vexame e sensacionalismo. Porque essa diferenciação? Tens algum palpite a respeito?
        Outro ângulo que merece reflexão é o fato dos procuradores federais ingressarem na carreira com salário muito acima do salário do professor universitário em final de carreira ou do general veterano. Vide que o ocupante circunstancial do Palácio do Planalto, ou melhor, o quarteto Gedel, Moreirel, Michel e Padilhel alardearam que existe crise, mas, não titubearam e concederam aumento na remuneração dos juízes federais, em que pese o juiz da roupa preta, um tremendo ícone pé de barro, pois, ele tantos outros recebem muito acima do teto.
        Alegria eu não diria, mas Lulinha Paz e Amor assumiu o governo com o Salário Mínimo em U$ 72 (hoje R$ 226,80) e quando Dilma saiu o Salário Mínimo estava em torno de U$ 243 tendo chegado a U$ 340, é como comparar vinho e vinagre o que faz toda a diferença, porquanto, uma grande parcela do povo recebe de uma a um e meio salários mínimos. Pense a respeito! Grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.