Quem planta, colhe

Anos semeando vento, e a história nos trouxe a tempestade perfeita.

tempestade
Quem procura, acha

Que dias, hein? O Brasil tanto plantou, que a colheita chegou. O pior é que não para de plantar e, consequentemente, daqui alguns anos estaremos novamente a colher. Basta ver, por exemplo, a violência urbana. Há trinta anos, nós tínhamos os pivetes. Aqueles molequinhos magrelos, com cacos de vidro nas mãos a nos tomar o par de tênis. O que fizemos com os moleques? Nada. Ou melhor, os acolhemos e os protegemos com leis. Eles cresceram, se multiplicaram e hoje nos assaltam com AR-15.

Subornávamos o guarda rodoviário e achávamos ok. Subornávamos o atendente da repartição pública e achávamos ok. Tínhamos prefeitos apelidados quinzinho, numa alusão a 15% de comissão, e achávamos ok. Elegemos Macaco Tião, Tiririca e Lula, e achamos ok. Por que, então, não chegaríamos onde chegamos? Por que mereceríamos coisa melhor que Dilma Rousseff?

Lula e o PT produziram o Mensalão. Ninguém reclamou, ninguém fez nada. Depois, ao lado do PMDB e do PP , produziram o Petrolão. Lula está solto, os figurões do PMDB estão soltos e, pior!, administrando o país. Qual o espanto, então, por Renan Calheiros e seu bando desafiarem uma ordem judicial? Qual o espanto por Fernando Pimentel continuar governando Minas Gerais? Qual o espanto pelas cifras roubadas por Sérgio Cabral?

O país esfacelou-se de tal forma, que não há horizonte que se observe, que traga bons ventos. Escolha a área e constate por si mesmo: Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, Criminalidade, Política, Administração Pública, Justiça… Não há um mísero setor a nos dar um mínimo de esperança. Nem o futebol segura mais nossas pontas. Somos um oceano de desolação e desesperança.

Mas sabem o que é ainda pior, meus amigos? Não enxergar qualquer movimento na direção contrária. Isso, sim, é verdadeiramente desesperador.

Leia também!

15 thoughts to “Quem planta, colhe”

  1. Prezado Ricardo; a colheita está de acordo com o que foi plantado, especialmente nos últimos 13 anos. O pior ainda está por vir, se considerarmos que o brasileiro – principalmente nos grandes centros – não sente nada pelo país, nem por seus semelhantes. Já vivi mais de 60 anos e o testemunho que posso dar, é que nunca vivi situação tão desalentadora. Você já ouviu falar em política de terra arrasada? São ações que promovem a destruição de todo o necessário à sobrevivência, para que não reste pedra sobre pedra e a reconstrução seja mais difícil. Parece que o pt aderiu à prática; em todas as áreas o país retrocedeu, mas o dano maior é principalmente na área da educação. O que dói nos ouvidos é escutar discursos do chefe do bando criminoso que tomou conta do país, ameaçando concorrer – e ganhar – as eleições de 2018. Será que o brasileiro fará uma asneira do tipo outra vez?

  2. Vamos plantar o bem. A mudança tem que começar dentro de cada um de nos, cada familia e assim por diante. O brasileiro é acostumado a ficar parado, estatico, esperando alfo divino o ajudar (Graças a Deus, Deus lhe pague, etc.). Mas esquece que Jesus nos ensinou a oração (ora +ação). Temos que trabalhar! Trabalhar nossos vícios morais, hábitos infelizes e promover a nossa própria renovação. Vamos meu Brasil!!!

  3. Um exemplo muito atual disso, é essa presepada que o Pimentel está armando para completar o assalto aos cofres públicos de Minas Gerais. A calamidade financeira que foi decretada, vai escancarar as portas para mais falcatruas e roubalheira. E o povo, retardado como sempre, vai apoiar em troca de receber o 13º salário. Não podemos negar que esse bandido é inteligente, o povo é que é burro mesmo.

  4. Aécio Neves recebeu pela lista de furnas e está solto; Aécio foi citado inumeras vezes na lava jato e está solto; Anastasia cometeu pedaladas fiscais e não foi incomodado durante o mandato; Alckmin roubou merenda de crianças e embolsou dindin do metrô paulista e se quer será investigado pela Assembléia Paulista; Eduardo Azeredo foi condenado há 20 anos de prisão e está solto; José Serra recebeu 23 milhões da Odebrecht e está solto, se quer será investigado e ainda é diplomada… Que tempos difíceis não é sr. Ricardo!?

  5. O jornal estado de minas está indo pro mesmo caminho liberando uma pessoa como você pra escrever, ninguém quer ler um jornal horrível e um colunista péssimo que nem você,ok?

  6. Pois é. E agora, dando o tiro de misericórdia, passam para 49 anos o tempo de contribuição para uma aposentadoria integral além da idade mínima de 65 anos. Ora. Isto significa que todo brasileiro que desejar apisentar com 65 anos tem que comecar a trabalhar com 16 anos. E vamos tirar os jovens das escolas e formar uma geração de ignorantes pois ou passam a trabalhar o quanto antes ou vão aposentar com seus 70 ou 80 anos. Voltou a escravatura no Bradil.

  7. Caro Ricardo! Pela primeira vez vou concordar com você. Até que enfim. Nós plantamos o que colhemos. Elegemos , FHC para presidente, Aécio duas vezes governador do Estado de Minas Gerais. Aquele abafou o Ministério Público, quando deixava de nomear o escolhido pelo órgão e nomeava até o 7º colocado para engavetar as mazelas de seu governo. Tanto foi que nada investigou e a roubalheira corria solta, 45 escândalos que marcaram o governo FHC com apoio do PSDB, por fraudes contra a Previdência. Segundo os ex-presidentes do Banco Central, Gustavo Loyola e Gustavo Franco, Escândalo do SIVAM : O projeto SIVAM foi associado a um superescândalo que se quer foi investigado, além da privataria que entregou as empresas publicas como a Vale para seu capachos e recebendo moeda podre do tesouro nacional, e nesta privatização sobrou foi a lama para o povo, e só ir conferir em Marina que lá está a prova. sem falar na compra de votos para a sua reeleição que nenhum deputado ou senador foi responsabilizado. Três bancos ainda devem quase R$ 30 bilhões ao governo dos seguintes bancos: Nacional, Econômico, Mercantil, Bamerindus, Banorte. O então presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), nas eleições de 1990 ficou conhecido como escândalo da Pasta Rosa. Já o brilhante senador Aécio, por sua vez, quebrou o Estado de Minas Gerais, mas este o povo de minas cuidou de extirpar, impondo seguidas derrotas. Daí a minha concordância com o seu texto.

  8. Ricardo (desculpe a a intimidade), você foi feliz com a escolha do adágio que intitula e referencia sua crônica. Desde criança ouço que quem planta vento colhe tempestade. No entanto, lendo sua ótima crônica não posso deixar de observar que ela ainda é otimista no que se refere ao comportamento desses canalhas que governam nosso país. Na verdade, pelo que essa corja faz devemos nos preocupar muito mais. A abusividade desses bandidos é tanta que eles já não se importam mais em plantar vento. Eles estão literalmente plantando a própria tempestade. Que será de nós?

  9. O problema não foi o PT, o Lula, a Dilma e o PMDB. Na verdade, eles são filhotes de uma população burra, com pouca visão, egoista, facilmente influenciável, passiva demais, pobre e metida a esperta (Lei do Gerson). São consequencia de algo que já existe em nosso meio e estas “entidades” demoniacas apenas representaram, de forma oportunista, uma exteriorização ou uma personificação de nosso perfil. Renan, Lula e Dilma jamais teriam sucesso em paises como uma Noruega, Suecia, Austrália, Japão e tantos outros países mais decentes. Não que lá exista a perfeição, mas nunca teriam o máximo da imperfeição como temos aqui. Mas de qualquer forma, aos trancos e barrancos (e barracos) nossa democracia vai caminhando e pelo menos agora não estamos caminhando para trás, como ocorreu nos ultimos 14 anos, além de assistirmos pela 1a vez na história, grandes empresários, ex-governadores e políticos graúdos enjaulados. Pelo menos por ai, vemos um horizonte que nos enche de esperança. Mas uma pergunta que não quer calar: porque o maestro de tudo isto de ruim que está acontecendo ainda está solto? As vezes penso que o querem como a cereja do Bolo da Lava a jato. Será?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.