O fim do mito Lula.

Um texto lúcido, sábio e irretocável do meu fraterno amigo e excepcional advogado Bady Curi Neto.

Bady Curi Neto, advogado, ex-juiz do TRE-MG e fundador do escritório de mesmo nome.

Inicia-se este artigo com a lição do ex-presidente dos EUA, Abraham Lincoln; “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo, alguns por algum tempo, mas não consegue enganar a todos por todo o tempo”.

A história do operário que alcançou o cargo de majoritário maior da nação, fez do ex Presidente um mito, um homem acima de qualquer suspeita. Em seu discurso de posse, foi enfático ao dizer: “O combate à corrupção e a defesa do trato da coisa pública serão objetivos centrais e permanentes do meu governo; não permitiremos a corrupção (…); Ser honesto é mais do que apenas não roubar e não deixar roubar”.

O discurso não se apresentou real, o presidente não tinha plano de governo e sim plano de poder e, para tanto, utilizou de todos os meios ilícitos, nunca antes vistos na história deste país, para enriquecer e abastecer a conta de seu partido, com a perpetuação no comando do país. A desfaçatez de seu Governo veio à tona no escândalo do mensalão, onde pessoas ligadas ao presidente e seu partido foram condenados e presas, entre elas seu ex-ministro da Casa Civil, o tesoureiro do partido, por corrupção, lavagem de dinheiro, etc…

O ex-presidente fez olhos de quem não viu, chegando a criticar o judiciário e dizer que aquilo era uma tentativa de golpe. A partir deste escândalo, iniciou-se outro, conhecido como Petrolão, onde empreiteiras que possuíam contrato com a Petrobras eram cooptadas, por um esquema criminoso, a repassar dinheiro de corrupção para os partidos da base aliada. Ao puxar o “fio de lã do novelo” restou demonstrado pela Policia Federal e pelo Ministério Público que o ex-presidente passou a comandar o que o Procurador da República, Deltan Dallagnol, denominou como sendo “Propinocracia”, forma de governo regido por propinas, fazendo uma paráfrase da fala do Ministro Gilmar Mendes, do STF, que chamou governo do PT de “Cleptocracia”.

Restou demonstrado que os desvios de recursos públicos, comandados por Lula, não foram apenas para abastecer seu partido e de aliados, mas, sim, para enriquecimento ilícito, segundo denuncia apresentada pelo Procurador do MPF. O ex-presidente, “maestro desta grande orquestra concatenada para saquear os cofres da Petrobras e de outros órgãos públicos” (palavras de Deltan), que era ovacionado por onde passava e hoje é vaiado em público não podendo frequentar um simples restaurante, a tudo nega.

Mas é fato que para tentar impedir as investigações quis tomar posse como Ministro do governo Dilma, sendo impedido, por desvio de finalidade do ato administrativo de sua nomeação, pela Suprema Corte. Assim como é fato que delações premiadas o colocam no emaranhado da corrupção, que o apartamento que diz não ser dono foi reformado para sua família, que o sítio que diz de um amigo possuía objetos de ordem pessoal, que outros bens pessoais eram armazenados em uma empresa e pagos por empresa empreiteira envolvida no escândalo da Petrobras.

Fato também que Lula está sendo investigado por tentativa de obstrução a justiça.Ora, quem nada deve nada teme.

Não se pode enganar a todos por todo o tempo.

(Leia também)

32 thoughts to “O fim do mito Lula.”

  1. Depois de muitos anos fora do Brasil, pensando que o pais e seus politicos realmente haviam mudado, eu retornei em 2007, apenas para ir embora outra vez em 2010.
    Apesar da fanfarra e celebração, não acredito que as novas personalidades que serão postas após a derrocada do PT, do Lula e da Dilma serão diferentes ou farão alguma diferença. Continuarei seguindo o desenrolar das novelas de longe, de onde eu e minha familia temos segurança, conforto e uma vida tranquila sem ser ricos.

    1. Se eu tivesse a ventura que você tem, caro amigo, nem acompanharia o “desenrolar das novelas”, porque elas só fazem nos enraivecer. E raiva não faz bem. Eu me manteria completamente desligado desta república de bananas, deste povo que não sabe votar, que se deixa enganar por esses marginais.

      1. Pensou bem, Marcos! Ainda swemana passada na colocação de comentarista o cara não sabia o que era ser socialista e o que era comunista. P’ra ele estar em
        Portugal, Espanha ou na Coréia do Norte era mesma coisa….eh!eh!eh! E ainda vota…o coitado…o bocal do fone deve colocar no ouvido…e vice-versa…quiá…quiá….no fundo ninguém precisa ser expert! Mas…abobrinhas….abobrinhas….para um refogado…ou náufrago…

    2. Ué! Por que voltar então! Descartou o país baseado em convicções , credos e cultura de outrem. Pode ter, não será notado e tampouco fará falta. Infelizmente é isso, gostando ou não gostando. Saudades é algo puramente pessoal. Missing…nem se fala!

  2. lamento dizer que vocês so publicam o que lhes interessam com total imparcialidade sob o termo avaliação. Isso é liberdade de imprensa ou controle da mídia??

  3. Ate que enfim esta chegando a hora de ser preso o maior ladrão desse espero que o povo do deixa disso não se meta para defender esse vagabundo mentiroso que afundou o brasil em recessão sem prescedentes

  4. O combate à corrupção e a defesa do trato da coisa pública serão objetivos centrais e permanentes do meu governo; não permitiremos a corrupção (…); Ser honesto é mais do que apenas não roubar e não deixar roubar”. Essa foi a frase de todos os petistas, não somente de Lula. Uma tremenda hipocrisia para todos nós.

  5. E aê petistas? E, agora? Ainda assim vão continuar batendo naquela mesma velha tecla? Se ainda não foi suficiente para convencê-los, é só aguardar que tem mais.

    1. Sem medo de sder feliz——————->>>>O HOMEM JAMAIS SE ARREPENDERÁ
      DE HAVER PROPORCIONADO A
      SEU ESPÍRITO TODO ELEMENTO
      DE JUÍZO REQUERIDO PELO
      DESENVOLVIMENTO PLENO DE
      SUAS APTIDÕES E PELO EXERCÍCIO
      SEM LIMITAÇÕES DE SUA INTELIGÊNCIA

  6. A propósito, o Lulinha filho do molusco dono da friboi como é noticiado para todos os cantos foi absolvido? por que ele não foi denunciado? ou será que não tem provas contra ele? ou 2018 está batendo às portas e precisa acelera contra o Lula para lhe impor uma ficha suja. Está cheirando mal.

    1. Pois é,Ianni! Assim foi Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o traído…e inventaram até a morte doTancredo Neves para coincidir com a data do mineiro herói, e assim tb foi Joana D’Arc, traída pelo clero, foi para a fogueira da Inquisição, acabou canonizada pela Santa é, virando Santa…e acabou heróina de um grande país democrático, a França.

  7. Quero ver é quando apurar como a JBS, que em estado quase falimentar em 2000, exatamente quando LULA tomou posse como presidente, pagou todos os fornecedores, comprou a FRIBOI, que estava na mesma situação, tambem foi pago a todos seus fornecedores, depois, passou a comprar centenas de frigoríficos, fazendas, boiadas, montou a maior fábrica de celulose do mundo no Estado de MT/SUL, onde adquiriu centenas da fazendas em lugar de terra cara, desmatou, plantou,sendo que nenhuma ONG ou o MST, reclamou pela destruição do meio ambiente, nem houve tentativa de invasão, depois a JBS, avança pelo país, comprand tudo a sua volta, avançou para o exterior, montou banco. É um mistério e prodígio financeiro “JOESLEY” que de quebrado virou o maior estrategista financeiro de todos os tempos ou talvez tenha a SORTE de administrar a maior LAVANDERIA do mundo. Agora pergunto ” quem eram seus clientes”.

  8. Esse indivíduo encarna a essência do mal caratismo, do pilantrismo, da falsidade, da excrecência bestial em pessoa! Que tristeza esta terra ter produzido tamanha besta humana!

  9. Lula!!! ClePTocrata, doutrinador nefasto da massa fanática LULApetista, alimentador feroz de hipocritas da classe artistica e cultural usurpadora de nossos recursos, escondidos sob tutela da Lei Rouanet. Tenho nojo…

  10. Se um advogado não consegue perceber que todo aquele circo do MPF não foi acompanhado de NENHUMA prova concreta, deve ser um péssimo advogado…

  11. Advogado teen, que não percebeu a plantação de crises durante o governo do PT. Nunca antes neste país houve uma caça tão grande e sem trégua a um governo como essa que estão fazendo agora. Sarney saiu ileso, FH também e quase todos os outros, exceto o arrogante Collor. Este país nunca teve corrupção, ela foi inventada recentemente. Advogado, reinvente-se moço, escreva coisas melhores e sobre todos. Você é como esse bloguista aí (bloguista sim, porque você merece), sai atirando pedras mas só atira em um pois só tem um demônio neste país. Que você sonhe com Sarney e perca sua noite como eu aqui, perdi minha leitura.

    1. Realmente a corrupção não foi inventada pelo PT mas foi institucionalizada ao extremo, como também nenhum outro partido tomou se apoderou de um país como esse, sem saber a diferença entre o público e o privado! O resto é choro pra defender este grupo nefasto!

      1. Fred, a culpa de todas essas mazelas que estamos atravessando é dos políticos que não se conformaram com a derrota. Aécio, Cunha, Renam (por baixo dos panos), Temer (também PBDP) e mais uma série de safados que querem o poder custe o que custar. A questão do mensalão é que ele tinha de existir. Havia a necessidade de comprar toda essa corja de políticos eleitos por pobres (de escola). Se não houvesse a compra não haveria governo, simples assim. Quanto ao Lula e seu sítio, o cara caiu no canto da sereia (sua mulher) e sifu. Deve sim ser punido mas nunca houve uma caça tão grande a alguém neste país.

    2. Pois é! Façamos de conta um gerente de compras…compra-se cimento…e manda faturar…3 sacos de cimento…2 endereço para a empresa e 1 para casa dele….Espeltinho…igual o Cebolinha…kkkkkkkkkkkkkk

  12. Outra coisa, esse tal Deltan (quase Delta, bateu na trave) deve ser um p… peessedebista, caçador implacável de opositores. As vorazes hienas, caçando o poder a qualquer custo, mesmo que o preço fosse 12 milhões (de empregos), ou que fosse a ruína de um país onde iam juntos as padarias, os supermercados e todo tipo de empresa, os inquilinos se desesperando… Nada, nada conseguiu deter esses pulhas. Estamos na merda que estamos porque o poder enche os olhos de quem o pode ter. Malditos homens.

  13. Lula foi esperto, isso não se pode negar. Ele conseguiu mobilizar massas com um discurso de proteger os trabalhadores e mais pobres, e armou um dos maiores esquemas de corrupção do mundo.
    Observo, entretanto, que Lula e o PT ainda possuem os melhores marqueteiros que o dinheiro pode comprar. Agora o discurso será misoginia, racismo, “ódio entre classes”, etc. Ainda há muita gente pra ser enganada…

    1. Sonador é isso! Vc já viu rico, classe abastada acolher pobre na própria casa??? Sou de lembrar no moento q certo político, graduadão, referência da mídia, que deve estar vivo ainda por aí…pois e depois de apertar a mão de pobre correu lavar as duas,ambos os lados até os cotovelos para tirar qq vestígio, e não tinha Zika ou dengue, não! Acho q isso é coisa de trololó e fica certo…tudo é pó e volta ao pó, é bom enterrar bem fundo que vai feder e é um atentado à saude pública. Como vê pensamento vai a mil…sai da frente…Srrsss.

  14. denuncia por convicção é uma inovação no ordenamento jurídico. Procurador da República, Deltan Dallagnol, quer uma condenação por convicção e não assentada em provas. O juiz Sergio Moro tem a obrigação de rejeitar a denúncia, em face do Lula, pelos princípios que norteiam a Carta da República .

  15. Um primo meu viajou para o Pará, divisa com Tocantis e Mato Grosso. Serviço de manejo de peixes em uma empresa do ramo de Biologia, etc. Viajando horas e horas de helicóptero, mesma paisagem, uma imensidão de plantação. Parando pra abastecer, perguntou: “De quem são essas terras?” Resposta “É de Lulinha, fio do hômi…”
    Silêncio e mais nada.
    Sem mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.