Skip to main content
 -
A Oficina de Psicologia é a mais conhecida clínica privada de Psicoterapia e está presente no Brasil, Portugal, Nova Zelândia e Angola. Somos uma equipe de psicólogos clínicos e psiquiatras, formados em diversas abordagens, sempre trazendo as soluções científicas atualizadas, diversificadas e inovadoras para que possa sentir-se bem.

É possível amenizar o impacto do divórcio no desenvolvimento infantil?

O momento do divórcio dos pais é um período de estresse na família que, consequentemente, afeta a vida das crianças. As dúvidas, os receios e as preocupações tornam-se constantes, até que uma nova organização se estabeleça na família.

O período de reorganização vai variar muito em função das características das crianças, dos problemas financeiros, do perfil psicológico dos pais, da qualidade das práticas parentais e da intensidade do conflito entre os pais.

Os artigos científicos mostram que o que mais interfere no desenvolvimento das crianças nesta situação é a forma como todo o processo é realizado. Observa-se que em algumas famílias as crianças passam a ter mais castigos e menos tempo de lazer. Outro fator de impacto é a sobrecarga de um dos pais, o que interfere diretamente na qualidade da relação afetiva.

Estas e outras desordens no processo influenciam o desenvolvimento emocional da criança, que passa apresentar sintomas como: baixo rendimento escolar, introspecção demasiada, baixa autoestima e imaturidade social.

Entretanto também existem evidências de que a separação dos pais resultou em uma oportunidade de crescimento no desenvolvimento da criança. Os estudos confirmaram que os fatores que asseguraram o bom desenvolvimento infantil neste período de transição estavam relacionados aos pais e a postura cooperativa de ambos. Estes comportamentos foram evidenciados a partir do respeito, da comunicação clara e efetiva do atendimento às necessidades dos filhos e no compartilhar das responsabilidades e educação dos menores.

Em resumo, verificou-se que a redução de conflitos entre os pais e a priorização da segurança emocional fornecida à criança são fundamentais para a diminuição do impacto da separação dos pais no desenvolvimento infantil.

Priscilla Rodrigues Soares – psicóloga da OP Brasil

Contatos (31) 3284.8703

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*