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A Oficina de Psicologia é a mais conhecida clínica privada de Psicoterapia e está presente no Brasil, Portugal, Nova Zelândia e Angola. Somos uma equipe de psicólogos clínicos e psiquiatras, formados em diversas abordagens, sempre trazendo as soluções científicas atualizadas, diversificadas e inovadoras para que possa sentir-se bem.

Diferentes tipos de meditação têm diferentes benefícios

Os 10 melhores estudos científicos em 2016 sobre uma vida significativa

Uma equipe da Universidade da Califórnia, em Berkeley, dedica-se a estudar a ciência de uma “vida significativa”.  Usando a metodologia científica como forma de investigação, eles  procuram entender o que há por trás das pessoas felizes e compassivas, com fortes laços sociais e comportamentos altruístas.

Em 2016, eles entrevistaram 350 pesquisadores da área e revisaram os estudos dos últimos 15 anos que se dedicaram ao estudo de uma “vida significativa” e elegeram os 10 tópicos mais importantes desta nova ciência.

Fique hoje com o número 6!

 

Diferentes tipos de meditação têm diferentes benefícios

 

“Mindfulness” ou “Atenção Plena” é um conceito amplo – “estar presente no momento presente, sem julgamentos” – e pode ser cultivado de várias maneiras. Mas será que existe uma forma de meditar que seja melhor para você? Mais apropriado para sua personalidade e para os problemas que você enfrenta?

Um estudo alemão recrutou meditadores iniciantes para participar de um treinamento de 09 meses de Mindfulness, onde eles aprenderam 4 tipos diferentes de meditação: a meditação de respiração , o “body scan” (uma espécie de checagem corporal), a meditação “loving-kindness” e  meditação da observação do pensamento.

Ao final do estudo, os pesquisadores encontraram alguns benefícios comuns: em todos os tipos de meditação, os participantes relataram sentir emoções mais positivas, mais energia, sentiram-se mais focados no presente e menos distraídos pelos seus pensamentos do que antes do início do treinamento. Os resultados confirmam que isso é comum a toda a meditação.

Mas as semelhanças terminaram por aí! Durante o “body scan”, os participantes vivenciaram maior consciência de suas sensações corporais (como era esperado) e um declínio mais acentuado no número de pensamentos que os invadiam, especialmente pensamentos negativos relacionados ao passado e ao futuro. A meditação “loving-kindness” aumentou os sentimentos de afago e pensamentos positivos pelas outras pessoas. Enquanto isso, a meditação da observação do pensamento pareceu aumentar a consciência dos participantes em seus pensamentos.

Segundo o pesquisadora Bethany Kok, o tipo de meditação que você escolhe praticar influencia nos resultados específicos. Cada prática parece criar um ambiente mental distinto, cujas consequências a longo prazo estão apenas começando a ser exploradas. Graças a pesquisas como essa, a prática milenar da meditação tem firmado sua posição como uma excelente técnica de redução do estresse e outras formas de ansiedade, mostrando evidencias cientificas robustas.

Fique conosco!

Júnea Chiari – Psiquiatra da OP Brasil

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