Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Zero a zero

0x0 que reflete o que foi o Brasileirão do Cruzeiro em 2018 (Foto: Divulgação/Cruzeiro).

Findou o Campeonato Brasileiro 2018. Chegou ao fim também a temporada dos clubes brasileiros. E o último resultado do Cruzeiro no ano refletiu muito bem o desempenho celeste neste Brasileirão. O 0x0 em Salvador deixou a Raposa com 34 gols marcados e 34 gols sofridos e, portanto, 0 gols de saldo. Finalizamos em 8º lugar, com 53 pontos somados. Para um time que priorizou outras competições e deixou o Brasileiro de lado, ficou de bom tamanho.

Foi um jogo franco contra o Bahia. Com o time completamente reserva, o Cruzeiro até começou bem a partida, mas depois foi deixando o time da casa mais à vontade. Ambas as equipes criaram oportunidades de marcar, jogaram sem a pressão nas costas por qualquer resultado, mas não conseguiram balançar as redes. Mesmo assim, o jogo foi bom. Poderia ter sido bem pior, convenhamos.

As novidades do Cruzeiro foram o zagueiro Cacá e o volante Éderson, que iniciaram a partida no time titular. No banco de reservas, só jogadores da base. Só que Sidnei Lobo utilizou apenas duas substituições e nos cinco últimos minutos de jogo. Laércio e Alejandro entraram no finalzinho e não tiveram tempo de mostrar para o torcedor o seu futebol. Outro jogador que ganhou mais uma oportunidade foi Patrick Brey, na sua posição de origem. Pelo lado oposto, Ezequiel foi titular. No ataque, Raniel, Sassá e David formaram o trio ofensivo.

Não tenho muitos comentários a fazer. O Bahia não exigiu tanto e quando teve sua melhor chance, eles se enrolaram e perderam a oportunidade de marcar. Éderson começou muito bem o jogo no meio de campo celeste, mas depois ficou meio perdido e tomou umas broncas de Sidnei Lobo. Patrick Brey fica querendo driblar o time todo e perde muitas jogadas pelo flanco. Dá pra entender o porquê de Mano Menezes utilizá-lo mais como meia. David e Sassá tiveram alguns bons momentos no jogo. Ezequiel não comprometeu.

Esperamos que em 2019 o Cruzeiro resolva esse problema de escassez de gols no ataque. Num campeonato de 38 rodadas, terminar com 34 gols marcados é um alerta. Terminamos em 8º porque o nível deste Brasileirão foi um dos piores da história, pois os grandes clubes estavam brigando por outras competições. E os que focaram só no Brasileiro foram muito instáveis. Mas é bom lembrar que a temporada termina com saldo bastante positivo para o Cruzeiro. Um título do Campeonato Mineiro e mais um troféu da Copa do Brasil, garantindo vaga na fase de grupos da Copa Libertadores.

Agora começa o período das especulações. É a hora dos clubes trabalharem nos bastidores, irem ao mercado. O Cruzeiro se reapresenta no dia 3 de janeiro para dar início à pré-temporada, justamente um dia depois de seu aniversário de 98 anos. O cruzeirense tem que continuar comemorando mais uma temporada vitoriosa e cobrar que a base do time permaneça e que reforços cheguem para aumentar a qualidade do nosso plantel para que em 2019 a gente possa faturar mais um título importante.

Até amanhã, amigos!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

Publicidade

33 thoughts to “Zero a zero”

  1. Comentário do Júnior Brasil na Itatiaia,”depois que o Bahia descobriu o Patric Brey na esquerda centralizou todas as suas jogadas por alí pela fragilidade deste jogador?Portanto caro blogueiro não cometa a indignidade de pedir a continuidade deste embuste pois com 23 anos não tem nenhuma possibilidade de melhoria.Ele é horrível. Patric ezequiel brey pula na barca com os 2 pés,boa viagem e até nunca mais. Leva junto com você o Sóbis,Ezequiel, Hermes Mancuello e as moedas de trocas Bruno Silva , Murilo ,Cabral e Barcos.Vamos dar um basta nas enganações.

  2. Quinze anos atrás, o Cruzeiro já campeão brasileiro, tornando-se detentor da tríplice coroa, levou todo o time titular a Salvador na última rodada e massacrou o Bahia, mandando-o para a Segunda Divisão. Alex Talento arrebentou com o jogo e fez quatro gols de pênalt, sagrando o artilheiro do campeonato. O Esquadrão Azul fez 102 gols e somou cem pontos. Hoje, sob o pretexto de teste foi com um time reserva e o resultado não poderia ser outro: um esperado e sonolento zero a zero, com zero gols de saldo, ao final. Deram férias aos titulares e o torcedor que se dane….. Pois é: os tempos mudaram!

  3. O Cruzeiro precisa enxugar o elenco. Tem que dispensar, trocar ou vender muitos que lá estão enganando. Minha Barca seria essa: Ezequiel, Brey, B.Silva, Sóbis, Mancuello, Murilo, Hermes, Manoel e mais algum outro. Precisamos depois, contratar 1 lateral esquerdo e 1 direito, 1 meio campo veloz ( Henrique é muito lento), 1 atacante de velocidade. Precisa também, dar mais oportunidades aos juniores. Não sei porque o Sidney Lobo não colocou o Laércio e Alejandro antes, pois o jogo não valia nada. No Cruzeiro, tem muita resistência em lançar jogadores jovens. Tem que usar o Campeonato Mineiro p/ lançar a garotada, como faz sempre o Atlético PR., Santos, Grêmio… Um abraço a todos e até a próxima!

  4. Eu estou muito preocupado com a próxima temporada do Cruzeiro. Não vejo potencial de investimento e nem jogadores de qualidade que possam reforçar o Cruzeiro, seja em outras equipes e muito menos nas categorias de base. Os poucos jogadores que apareceram no brasileiro o Palmeiras vai lá e contrata, casos do Ze Rafael e Artur. De outro lado sabemos que a situação financeira não é boa (e não é só no Cruzeiro). Em 2018 vencemos a copa do Brasil, um título importantíssimo pra história do clube e pra torcida, mas nesse momento foi muito mais importante em razão da premiação milionária. O que eu imagino é que a diretoria vai precisar ser muito criativa, tem que manter essa base e usar alguns jogadores como moeda de troca e, principalmente não trazer jogadores “encostos” que não dão retorno algum. Esse ano as contratações foram muito ruins, convenhamos. Dos contratados apenas Egídio que se sustentou na posição e o Barcos pela falta de opções. Então é isso ai, vamos comemorar muito esse ano porque foi vitorioso. Abraços. Saudações celestes.

  5. Que jogo terrível Bahia 0 x 0 Cruzeiro.
    É tanta gente ruim de bola que nem dá para aceitar a desculpa pronta do desentrosamento ou da falta de ritmo. Vendo o nível desses reservas percebo que uma barca de fim de ano não vai dar; será necessário uma frota.

  6. Esse treinador fez hoje uma grande sacanagem com o garoto da base colocando aos 40 minutos do segundo tempo, queimando ele, medroso, poderia ter colocado aos 30 minutos do segundo tempo pelo menos, é dureza esses treinadores que não tem coragem. Hoje deu pra ver que o Ederson é bom jogador, o Lucas Silva é um volante clássico e o Romero é pegador e sabe sair jogando, ainda acho que o David vai ser muito útil para o ano que vem, expecialmente fazendo uma boa pré temporada, pode começar urgente segunda feira dispensar o Ezequiel, Hermes, os que podem ser moeda de troca ou negocia-los são Manoel, Cabral, Sobis, Rafinha, Mancuello, Bruno Silva, Barcos, só jogadores com salários altos, tem que contratar pelo menos uns 4 jogadores, com média de idade mais baixa e ver qual dos garotos podem treinar com o time principal já fazendo uma pré temporada.

  7. P.H. nisso vemos que o elenco do nosso time é de razoável pra bom, jogamos com os 11 reservas e se não fosse a ruindade de Sassá e David, teríamos ganhado dos titulares do Bahia. Assim, podemos tirar alguns bons frutos da partida de hoje, pudemos ver que o meio com L,Silva e L.Romero é confiável, A zaga sem o Léo é mais segura. E que Patric Brey marca melhor que Egídio,O Cacá tem futuro, bem como o Rafael tem um brilhante futuro pela frente. Vai Raposa Astuta, vamos à luta no ano de 2019, para mais uns dois canecos. Abraços.

  8. – Tivemos um ano muito bom, isto em função da CB conquistada. É preciso melhorar e reforçar para 2019, reduzir a média de idade do time e lançar jogadores da base, sem contar elaborar uma lista de dispensa recheada ( os amigos acima que o digam). Eu não estou gostando é do posicionamento do diretor de futebol Itaír Machado (Mancada) que liberou a venda do Mayke e ainda alegou que saiu barato e está doidindo pra vender o Tony anderson e o Sassá, este cara está querendo reforçar os outros times. Torcedor sabe que o time precisa de vez em quando fazer uma boa venda, mas não sair oferendo jogadores por qualquer bagatela; Torcedor quer é ver time campeão, senão torceria para Bancos.

  9. ESPERO QUE PARA O ANO QUE VEM O MANO ACERTE NAS INDICAÇÕES DOS NOVOS CONTRATADOS, POIS NÃO É POSSÍVEL IMAGINAR QUE, CONHECENDO O MANO, OS BONDES QUE VIERAM ESTE ANO FORAM CONTRATADOS SEM SUA INDICAÇÃO OU NO MÍNIMO SUA APROVAÇÃO. PORTANTO MANO, TENHA MAIS CRITÉRIO EM 2019. ATÉ PORQUE O CLUBE TÁ NUMA PINDAÍBA DANADA E NÃO PODE SE DAR AO LUXO DE ERRAR, COMO FIEMOS ESTE ANO.

  10. Os 34 gols (menos de 1 por jogo) e o 0x0 apenas retrataram o futebol medíocre e medroso desta comissão técnica. Isto não vai mudar. Eficiente??? Se olharmos só para as 8 partidas da CB, pode ser.
    Não pesquisei, mas provavelmente é a pior média de gols do Cruzeiro na história do Brasileirão. O MM tá fazendo história. Nunca tinha visto tantos jogos ruins do Cruzeiro como nos últimos 2 anos.
    Parabéns pela CB, mas é muito triste quando a gente espera por mais uma temporada (2019) sabendo que a maioria dos jogos (38 do Brasileirão) serão novamente sofríveis, pois este é o planejamento, e que se em alguma eliminatória precisarmos de gols (como contra o Boca) temos grandes chances de cair novamente.
    Sou CRUZEIRO e definitivamente não sou MM. O Cruzeiro pode e deve ser melhor, esta é nossa história.

  11. Hora de atuar nos bastidores. Ai que o perigo mora: contratações sem critérios, vendas irresponsáveis, tudo fruto de devaneio de alguns dirigentes, com reflexos diretos no resultado administrativo financeiro dos clubes. Toda movimentação de pessoal deveria previamente ser aprovada por uma comissão/conselho a fim de se evitar avaliacoes equivocadas ou até mesmo com fins obscuros

  12. Bom dia Pedro!

    Ano positivo, mais um grande titulo na galeria. Nada demais o brasileirão, como esperado, ta de bom tamanho.

    Devido a situação financeira do clube, o ideal é negociar jogadores com altos salários (Sóbis, Barcos, Manoel, Bruno Silva e Mancuello) já que não jogam ou agregam valor ao time. Contratar poucos jogadores, na minha visão no máximo 4 e o principal trunfo é manter o elenco!

  13. 34 gols marcados e 34 gols sofridos é o cúmulo da ineficiência! O que salvou o ano do CEC foi o título da CB, pois de resto o desempenho é pífio, principalmente ofensivamente. Uma vergonha… um time qu faz 1 gol e recua pra jogar no contra ataque. É paupérrimo o futebol apresentado em 2018. Sinceramente, não espero um time diferente pra 2019.

  14. Bom dia Pedro, será que no sub-17 ou sub-20 não existe um jogador camisa 10 que pudesse ser utilizado ontem pelo “lobo”? E ontem faltou esse meia. Outros times tem a coragem e os lançam, tanto é que Corinthians vendeu Maicon, o Fla vendeu Vinícius Jr., que nem um ano jogou como titular e o Paquetá também e mostraram seu futebol e foram vendidos, mas antes ajudaram e muito seus times. Falta coragem dos treinadores, o sr. “Lobo” seguiu a cartilha do Mano e foi COVARDE em colocar os dois jovens depois dos 40 minutos. Os jogadores que conquistaram a Copa do Brasil continuam recebendo, portanto não é JUSTIFICÁVEL assistirmos o time jogando ainda pior do que nestes dois anos de Mano Menezes. Reforço maior para o Cruzeiro: Tiago Alves do Btlético-PR e obrigado Mano/Lobo.

      1. Realmente era o jogo bom para esses garotos ter entrado sim, chega desse negócio que não tem experiência, o jogo de ontem não valia praticamente nada, foi medroso sim, ele ia colocar e voltou atrás, até o comentarista falou que era a oportunidade de colocar, queimando o garoto colocando depois dos 40 m, o que ele poderia fazer, nem um jogador experiente não faria nada.

  15. O pior ataque e a uma sólida defesa. Isso tudo me faz pensar que o Cruzeiro precisa trabalhar do meio de campo para frente e deixar de pensar em investir recursos em defensores, embora precisemos de reservas para as duas laterais. Nesse caso penso que poderia ser utilizado um jogador de base e não buscar no mercado; até porque, não bons jogadores nessas posições à disposição. Já o meio de campo, não gosto de nenhum dos disponíveis. Henrique, um cerca lourenço lento. Não é volante e ainda acha que é meio atacante. Lucas Siva, embora seja o melhor chutador de meia distância do time, não é bom volante e ainda é muito lento, com dificuldades claras para recuperação de velocidade, Romero é um jogador apenas regular, Cabral é muito lento, fraco e ainda acha que é craque. Os demais, da posição, são muito ruins e dispensam comentários. Agora, O Cruzeiro precisa urgentemente de armadores. O time não fez gols suficientes esse ano porque não tinha armadores de qualidade. Robinho lento, fraco e já de idade avançada. Thiago Neves, na mesma linha do primeiro. Portanto, não adianta exigir gols sem ter alguém para criar as oportunidades. Os meios atacantes precisam ser um para esquerda e outro para a direita. Só o Arrascaeta é muito pouco. No ataque, temos jogadores que podem ser decisivos, mas eles mostraram que precisam de alguém para criar para eles as oportunidades para finalizar, caso contrário, vai ser a mesma coisa desse ano. Em síntese, o Cruzeiro precisa mexer urgentemente é no meio de campo da equipe – volantes e armadores.

  16. Tony Anderson, não é isso tudo não. Grama do vizinho é sempre mais verde. Aliás que bom que ele se foi, junto com Cesinha e a porcaria do Allison……….falta o Murilo revelação fake……..

    Esse tal de Kaká é outro fraco para zagueiro do Maior de Minas…….nem precisa de mais testes

    Patrick Brey………tchau…….volta para Tupi

    Sassá é único atacante esforçado.

    Fora: David, Barcos, Fred, Sóbis e Raniel

    PROPOSTA PARA O HENRIQUE, TITULAR ABSOLUTO, INSUBSTITUÍVEL NAS PARTIDAS, 400 JOGOS E APENAS 1 CARTÃO VERMELHO, chegou ????????????????????????????????

    Itair, vá ao mercado: BONS E BARATOS:…….não temos grana para competir com Pepas e Urubu

    Tiago Galhardo do vascu
    Pikachu
    Bruno Henrique – sardinhas
    Nikão – Cap
    Pablo – Cap
    Borré – River
    João Paulo do bostafogo

    Tem oxigenar o plantel, a meiuca………….com Robinho e TN 30 vamos lutar para não cair em 2019

    Arrascaeta deve ir para Europa, junto com o Dedé……..

    Outros integrantes da Barca que já deve ter zarpado:

    Ezequiel, Hermes, Mancuello, Bruno Silva,

    2019 – FOCO NO BRASILEIRÃO…………….

    copa do Brasil temos 6
    copa Colonizadores perdeu a graça

  17. Estão falando em RAMIRES, lembro como se fosse hoje, em 2009, no Mineirão um camisa 08 que vinha sendo um dos melhores jogadores, mas que nesta partida por já estar vendido, este camisa 08 tremia e escondia morrendo de medo do Veron, coitado dava dó de ver correr para não chegar e pipocar com medo dos monstros argentinos……Nunca vi um jogador se acovardar tanto…. LIBERTADORES 2009….TENHO PESADELO ATÉ HOJE….COM ESTE JOGO

    1. Concordo, também estava lá. Mas por que AB não o tirou de campo, junto com a avenida Magrão, depois do gol do Henrique? Faltou muita visão ao treinador, para mim o grande responsável pela derrota naquela partida.

  18. Caros, ontem ficou claro que os jogadores que entraram no ataque não têm nenhum senso de coletividade, todos estavam fominhas dando chutes sem qualquer propósito e sem tentar uma jogada inteligente ou servir um colega melhor posicionado. Sassá, David e Raniel, grande fiasco em ajudar o time e quando um recebia um passe tentava um chute ou perdia a bola. Isto se viu quase ao longo de todo o campeonato brasileiro.
    Outro ponto importante é que precisamos de ter ataque que “marque gol”, pois o que está aí só “erra gol” e quando o time toma 1 gol a derrota é certa, pois o time não tem poder de reação que ficou saliente esse ano…
    Do jeito que está fica evidente que vamos passar muita raiva ano que vem.

  19. Aí eu falo que não tem laterais bons no futebol brasileiro, e que o Egídio e o Edílson são acima da média e jogam bem e me criticam…
    Melhores do Brasileirão: Lateral esquerdo / Rene do Flamengo e Lateral direito / Mayke do Palmeiras. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    O fim do futebol está próximo….

  20. Esse suposto interesse do Curintia no TN vai servir pros incompetentes ficarem desesperados com medo de perder o cidadão q não tah jogando nada… se deixar, oferecem mais 5 anos de contrato a 1 milhão/mês pra não perderem o “super craque”!

    1. Joâo Paulo, Boa tarde!
      Concordo com VC. Na minha opinião, om Thiago Neves , não passa de um bom jogador. Se realmente tiver proposta para sair, se é por falta de Adeus, Te chau .

  21. Pedro Henrique e Companheiros,

    Lendo o EM de hj fiquei revoltado mais uma vez com este jornal. Como eles são especialistas em publicar notícias ruins ou que prejudicam a imagem do nosso Clube. Vejam hoje: Corinthians interessado no TN-30. Diretor do Grêmio enaltece TN-30 e deseja levá-lo para o Sul; Cruzeiro é rebaixado no Ranking do Brasileiro e outras. Enquanto isto, para o Clube Mono-Título, só notícias boas ou de expectativas promissoras. Estou ficando enojado desta parcialidade mesquinha, imoral. É muita discriminação contra um Clube que honra o nome esportivo de Minas Gerais desde há muito! O Cruzeiro merece respeito pelo seu passado de glórias e tradições vencedoras. Se não se sentem felizes em elogiar, pelo menos nos respeitem, noticiando somente o acontecido tanto de bom quanto de ruim, mas com apoio na verdade, no ocorrido realmente.

    Quanto ao TN-30, penso que se realmente Curintiá e Grêmio o querem, seria o momento IDEAL de vendê-lo e assim 2 problemas seriam resolvidos: a) diminuir o valor da folha mensal de pagamento; b) reforço nas finanças para ir ao mercado e buscar jogador mais novo, habilidoso e de maior vigor físico, tipo RODRIGUINHO.

    Estas notícias veiculadas com relação ao TN-30 a mim me parecem jogada de Marketing de seu empresário para forçar uma renovação ainda mais onerosa para o Cruzeiro. Por estas razões penso que se real e sério o interesse destes times pelo TN-30, o negócio é fechar já, para não acontecer quando quiseram vender o Manoel ,um time lá da Turquia, com ficando no Come e Dorme e dando despesas ao Clube.

    Intriga-me também o fato de que acaba um ano esportivo e outro se avizinha e não aparece NINGUÉM, empresário ou clube, com propostas para o Henrique, o Léo, o Ariel Cabral, o Sóbis, o Ezequiel e o Robinho. Será por que? Ora, é porque são Jogadores bons demais que somente o Mano Panela Menezes os quer rsrsrsrsrs! Viram a declaração dele quanto a contratações? Enquanto isto, os melhores da da Série B e outros dos times da Série A vão sendo adquiridos pelos clubes cujos dirigentes não são amarra cachorros ou paus mandados de seus respectivos treinadores, tipo São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Inter, CAPr, porque agem diferentemente do Cruzeiro, onde quem contrata é o todo poderoso Mano Menezes, o presidente de fato, o comandante, a última palavra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *