Muito além dos três pontos

Publicado em Crônicas
Duelo contra o Grêmio pode ser determinante para o Cruzeiro neste Brasileirão. (Foto: Reprodução/Twitter)

Cruzeiro e Grêmio encerrarão nesta noite a oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Mineiros e gaúchos vão travar uma verdadeira batalha no Mineirão e, provavelmente, farão uma das maiores partidas do campeonato até agora. Isso porque a Raposa busca a reabilitação após a derrota para o Corinthians na última quarta-feira, e o tricolor gaúcho pode chegar à liderança caso vença o jogo de hoje.

É óbvio que os dois clubes vão brigar pela vitória. No entanto, o que está em jogo hoje vai muito além dos três pontos. Para o nosso adversário, vale a liderança e a confirmação de um favoritismo que vem sendo badalado pela mídia brasileira. Para o Cruzeiro, sair do Mineirão com uma vitória convincente pode significar o início de uma arrancada no Brasileirão. Desbancar o “melhor futebol do país” (de acordo com os comentaristas esportivos) pode ser o gás que o nosso time precisa para embalar no campeonato nacional.

O futebol é um esporte fantástico por causa de jogos como o de hoje. Existem partidas que são determinantes. Vencê-las pode significar muita coisa. Pode fazer com que o time ganhe confiança e respeito para brigar por coisas grandes. Quando estive na Toca da Raposa no sábado, lembramos o Tinga do jogo contra o Palmeiras, no Pacaembu, no Brasileirão de 2014. O Cruzeiro vencia por 2×1 e o time da casa fazia muita pressão. Aí Tinga entrou, organizou o meio de campo e a Raposa garantiu a vitória. E ele nos contou que depois do jogo o técnico Marcelo Oliveira chegou para ele e falou “pô, Tinga, você organizou o jogo pra mim, cara”. E após aquele importante triunfo, o Cruzeiro embalou e foi buscar o tetra.

Perguntaram-me nos comentários o que eu senti do clima lá na Toca da Raposa. Olha, pela conversa que tivemos com o Tinga, me parece que o grupo de jogadores é unido e que há ambição dentro e fora dos gramados pelo título do Brasileiro ou da Copa do Brasil. Mas “se der ruim”, como disse o nosso gerente de futebol, o Cruzeiro vai estar na Libertadores no ano que vem. Há metas e objetivos traçados. Há muita conversa, apoio e motivação para que os jogadores busquem as taças. E é por isso que o torcedor pode e vai fazer a diferença a nosso favor. Porque eu tenho a certeza de que se esse time embalar vai ser difícil de pará-lo.

A gente já notou uma mudança de postura, principalmente depois da derrota para a Chapecoense no Mineirão. O time azul está jogando mais para frente, como o torcedor gosta e como o nosso DNA exige. O segundo tempo contra o Corinthians foi uma prova disso. O atual líder do campeonato foi dominado pelo nosso ataque. É claro que ainda precisamos melhorar, especialmente nas finalizações e no último passe. Com os reforços saindo do DM, creio que dias melhores virão para os nossos atacantes.

Dito isso, convoco a China Azul para colorir o Mineirão de azul e branco e para empurrar nosso Cruzeiro para uma importantíssima vitória contra o Grêmio. Afinal de contas, estamos todos no mesmo barco e queremos fazer uma viagem tranquila e campeã. Que estejamos unidos para buscar esse objetivo, independentemente de quem esteja comandando a nau celeste.

50 comentários para “Muito além dos três pontos

  1. Hoje é guerra! E como qualquer guerra vai ser muito, mas muito mesmo dolorido se perdermos. Tremendo divisor de aguas essa partida hoje. se ganharmos voltaremos a conviver com a parte de cima da tabela e injeta gás e animo no time. se perdermos o efeito é totalmente contrario, empacaremos na parte de baixo da tabela, e isso pode virar uma bola de neve, com desanimo e permanencia na briga pra ficar fora do z4!!!

    1. A situação é exatamente esta, se ganharmos com um bom futebol e emplacarmos outra vitoria na quinta, domingo contra o coritiba espero 25 mil pessoas no mineirão para comprovarmos nossa arrancada. Agora se perdermos hoje, quinta entra com o moral baixo e com o discurso de time cansado, aí entraremos na zona de rebaixamento.

    2. E aquela historia do copo pela metade. Esta meio cheio ou meio vazio? Hoje realmente e um dividor de aguas. Ou vamos pra parte de cima da tabela ou para a debaixo.

  2. Pedro, aproveitou o final de semana pra cair na bebedeira?
    Porque ao ler seu comentário fica parecendo que você está falando do cruzeiro de 2013/14, “…o time está jogando mais pra frente, como o torcedor gosta e como o nosso DNA exige.”? Vc deve estar de brincadeira ou não assiste o jogo de outros times…. até no jogo contra o todo poderoso vasco da gama o corinthians sofreu pressão, oq ue é super normal já q o time q o pressionou estava perdendo. O cruzeiro do mano menezes fica esperando o time adversário em todos jogos, aí após tomar um gol o time muda de atitude e passa a atacar mais. Mas isso não quer dizer que o time do MM mudou seu estilo de jogo, é circunstância de jogo.

    Já disse em vários comentários que times do MM enganam o torcedor. Em jogos fora de casa joga recuado e com medo até o adversário fazer o gol, aí após tomar o gol vão tentar ir pra cima. Passando a impressão que deu azar no jogo e que merecia um resultado melhor. Jogos em casa vão jogar cadenciando o jogo, fazendo uma falsa pressão, dando a impressão que dominou o jogo e que pecou nas finalizações.

    Podem dar a desculpa que estamos sem vários desfalques e que o time pode melhorar…. mas quero lembrá-los que em vários momentos desta temporada tivemos todos os jogadores e mesmo assim o futebol apresentado não convenceu.

    Só iremos melhorar de fato quando o Leo e o Henrique saírem do time….temos outras carências, mas esses dois atrapalham o time, o leo entrega em todos os jogos e o henrique atrapalha o funcionamento do meio campo, pois ele só cerca e toca de lado. Em todos os jogos que o Henrique saiu o time do cruzeiro melhorou na partida. Ontem um amigo comentou comigo dizendo que o henrique seria poupado hoje, respondi que quem seria poupado é torcedor, que não veremos ele atuar.

    Espero e torço que o time hoje seja diferente do que vem sendo neste ano, que seja mais organizado e tenha alguma jogada ensaiada, e que seja mais agudo e vertical. Tomara que saiamos com uma vitória, caso ganhemos por 2 gols de diferença iremos para o 4º lugar.

    Chegou a hora da china azul comparecer e empurrar o time como nos velhos tempos, porque neste ano a torcida está sofrível.

    1. Sempre digo isso nos meus comentários. O time espera tomar gol pra atacar. Isso é ridículo. Postura medíocre. Aí quando ataca depois de estar perdendo passa aquela impressão de que jogou bem, porém só atacou porque o outro time deixou, depois de fazer o gol. Esse Mano é ridículo. Eu, particularmente, só volto ao Mineirão quando o Cruzeiro tiver outro treinador. O Cruzeiro não fez um jogo sequer “bonito de se ver” sob o comando desse Mano. Não em 2017, pelo menos.

  3. O dia de ontem foi angustiante. Assistir aos outros jogos da oitava rodada e com eles ver alguns times nos ultrapassar na tabela, foi difícil. Gostei do jogo contra o Corinthians, mas ver o Cruzeiro se segurando atras para começar a atacar assim que tomasse gol, não foi legal. Espero que esta não seja a conduta do jogo de hoje. Espero que desde o inicio, o Cruzeiro busque a vitoria, vá para cima e deixe seu torcedor contente com pelo menos um bom futebol. A vitoria tem de vir, e se vir, vai ser de extrema importância. Esse time não deve jogar para cima só em casa. Tem de sair e partir pra cima. Já vimos que temos condição de vitoria no jogo contra o Corinthians, e acredito que aqui também teremos contra o Grêmio. Espero que esta motivação citada em seu texto seja espelhada em campo, e que desta vez a bola entre. O time está se reforçando. Que a torcida esteja conosco no estádio e que a festa seja nossa. Pra cima Cruzeiro!!

  4. O presidente OMISSO, BANANA, nos fazendo de chacota. E agora, velhaco, que a FIFA nos notificou…você vai fazer pirraça e pagar o Huracán??? Contando os dias pro VELHO GAGÁ sair do meu Cruzeiro querido!!!

    1. Comentário perfeito Vander. O Gilvan deve ter feito estágio no 6aylo, pois são eles que não pagam as contas antigas e deixam as novas ficarem velhas… Um time GIGANTE igual ao CRUZEIRO não pode de forma alguma passar por tanta vergonha igual essa do pagamento do Ábila. O que é combinado não é caro, já devia ter pago.

  5. “O cruzeiro do mano menezes fica esperando o time adversário em todos jogos, aí após tomar um gol o time muda de atitude e passa a atacar mais.” Prezado PH, estas são palavras do torcedor Alisson aí em cima. Porém, faço delas as minhas e, creio, de muitos torcedores, pois, de fato, esse é o DNA do time do MM, que só ataca depois que está perdendo. E, se faz um gol primeiro, recua para garantir.

  6. Partida importantíssima, se vencermos subiremos muitas posições, se fizermos 2 gols de diferença iremos para 4º.
    Depois teremos Ponte (fora) e Coxa (casa), que estão à nossa frente hoje e podemos nos manter na briga vencendo os dois.

    Concordo que o time pode melhorar bastante, ainda mais porque perdemos pontos preciosos quando jogamos até melhor que os adversários na maioria dos segundos tempos como frente ao Sport, Bahia e Corinthians.
    O jogo contra a Chape foi uma lástima, pois eles vieram jogar e nós assistimos.
    Tomara que não haja hoje as falhas recorrentes de Leo, Fábio, Mano e outros.

    Só não concordo que o time está jogando mais pra frente, jogou enquanto estava atrás do placar.
    Mano pensa sempre em defender antes de atacar, veja o exemplo do que acha do jogo de hoje:
    “Não vejo que a maior dificuldade do Cruzeiro seja transpor as linhas do Grêmio. Talvez, o maior desafio seja não deixar o Grêmio transpor nossas linhas”.
    Para um time que só fez 5 gols no campeonato, a dificuldade maior é balançar as redes.

  7. Nosso técnico, infelizmente, não nos passa confiança pra podermos dizer que “vamos traçar a gauchada hoje”, uma pena pois temos elenco pra isso. Acho que o que falta no Cruzeiro hoje é a tão procurada liga e ousadia por parte do nosso técnico. Verdade que o nosso time tem sempre estudado muito o adversário ao invés de jogar ofensivamente, propor o jogo contra o mesmo. Entra na partida para administrar o placar e esquece de atacar o adversário. Só faz isso, como dito acima, quando toma um gol, mas se faz um gol no jogo começa a querer segurar o adversário e truncar a peleja. Infelizmente ficamos com uma baita interrogação na cabeça, cairemos ou subiremos na tabela? Vamos ver como vai ficar…

  8. Vou torcer e muito como sempre!
    Mas sinceramente o jogo de hoje está com cara de uns 2×0 ou 3×0 pro Gremio!
    O Cruzeiro vai partir pra cima e qdo o Gremio vir no contra-ataque com a habilidade e velocidade de Luan e a velocidade de Pedro Rocha contra os horríveis: Leo, Caicedo e Ezequiel vai ser um “Deus nos acuda”!
    Que os deuses do futebol fiquem do nosso lado!
    Pq se não ganharmos já vms começar a olhar pra parte de baixo da tabela!

  9. O meu medo desse novo “projeto pioneiro” em reunir todos os representantes do Cruzeiro, era esse, passar a ideia que ta todo bem, mostrando papel e ideias. Futebol é dentro de campo, tem muitas pessoas iludidas com o futebol apresentado contra o Corinthians no segundo tempo. Mas esquecem que jogou o primeiro tempo todo atrás, esperando. Típico do Mano, fecha a casa, se tomar gol vai, se não, fica na mesma, foi assim o ano todo, não sei por que tanta euforia com o jogo lá em SP. No mais desejo boa sorte ao projeto, que seja pro bem, e nada pessoal Pedro, gosto muito dos seus textos, e acompanho desde o seu início aqui. Forte abraço.

  10. Já conheço o Coerência Menezes, hj ele entra com o Sobis de falso 9 e o nosso ataque continua um falso ataque,vai jogar fechadinho esperando o Grêmio na defesa . Não concordo qdo dizem que o Cruzeiro tá jogando bem, pq teve que correr atrás no 2 tempo contra os gambás . Hj nós cruzeirenses nos contentamos qdo o time joga bem um tempo do jogo . Que fase , quanta mediocridade ….

  11. Meu palpite pra hoje é Cruzeiro 2 x 0 .. Abila e Sobis..
    Acredito que o elenco esteja unido e acho que farão uma boa partida com muita concentração..
    E que o Mano ouse mais.. E melhore em algumas atitudes como disseram ai em cima.. O jeito é torcer pra isto acontecer..
    Temos elenco.. Negócio é saber usar..

  12. Me causa estranheza essa aproximação da diretoria do Cruzeiro com os torcedores notáveis do Cruzeiro . Essa diretoria sempre se mostrou centralizadora , e durante o mandato nunca deu a mínima para a torcida , justamente agora em época de eleições está ocorrendo a mudança de postura . Sei não hein !!!!!

  13. PH,
    Bom dia, a sua participação em reuniões na toca é de extrema importância para nós cruzeirenses, pois você tem capacidade analítica, opinião própria e sabe o que é bom para o time. Espero que a nossa comissão técnica também aproveite seu conhecimento não somente de futebol, porque você sabe muito bem o que a torcida pensa, principalmente por trocar ideias com muitos cruzeirenses que participam deste excelente blog.
    Quanto ao jogo de hoje e os próximos, está claro na maioria dos comentários aqui no blog, onde os participantes sabem o que dizem, mostrando claramente que “a verdade está lá fora” com o povo (China Azul), que diz “o time só ataca depois que toma um gol”. Infelizmente este é o modelo MM, que só serve para tirar os times da Z4, pois quando se está perdendo todas o empate é um alento, mas quando tem condições de ganhar todas, ele não sabe o que fazer.
    A minha opinião é a de sempre, o MM nos tirou da Z4 duas vezes, agradecemos muito, ele foi muito bem remunerado por isto, agora precisamos de alguém que saiba ser campeão. #ForaManoMenezes
    #CruzeiroSempre

  14. Jogaremos contra o melhor ataque, que faz, no mínimo, 2 gols por jogo. Nãosós ataque não faz nenhum ou no máximo um. Além do mais, temos extrema dificuldade em reverter placares, ainda mais se depender de fazer mais de um gols. Ou seja, a matemática é simples. Já dá pra imaginar o resultado.

      1. Tô ligado! Se ficar ao menos sem tomar gols tá valendo. Pelo menos um pontinho. O problema é que essa defesa que no momento é uma das melhores, é muito irregular. Vide os gols bobos contra Chapecoense, Corinthians… Não diria nem que é uma das melhores, porque melhor remete a qualidade. Diria que é uma das menos vazadas. Fora o fato do grêmio ser muito forte em cobranças de faltas e faltas com essa nossa defesa e com Fábio é um deus nos acuda!

    1. Não quero nem saber o que a lógica diz, mesmo porque não há no futebol. Pensando nisso, comprei o Fábio no Cartola, e seja o que Deus quiser…rs. Dane-se a lógica e matemática, hoje vai ser na fé e na raça. Pelo menos assim esporo…rs… CRUZEIRO SEMPRE!!!

  15. O jogo de hoje será realmente muito complicado. Gostaria de ver o Sobis jogando junto com Abila e TNeves deixando o Alisson para o segundo tempo. Tb prefiro colocar o Hudson no lugar do rafinha liberando mais o Robinho e os laterais. Concordo com quem pensa que a saída do Henrique é benéfica para o time. Precisamos de um volante mais marcador, sendo ele Hudson ou Romero. Estarei lá hoje como sempre. Espero ser impressionado positivamente.

  16. Até que enfim esqueceram de tentar acabar com o Álisson. Espero que daqui uns dias aconteça o mesmo com o Henrique. O problema do Cruzeiro não está nesses jogadores e, sim no esquema do treinador.

  17. O correto para o ataque na minha opinião é Sobis juntamente com o Ábila. Assim começaremos a fazer os gols que tanto precisamos.
    Henrique e Leo já deram o que podiam. Não estão rendendo e não merecem mais serem titulares. Até o novato Murilo joga mais que o Leo.

  18. Na entrevista do MM o Grêmio é o novo Real Madrid, linhas definidas, jogador isso, aquilo… Pelo amor de Deus, Mano! Coragem! Vamos colocar esse time pra frente, que assiste a entrevista vê um cara derrotado.

    Gilvan, vai pirraça com as contas da sua casa! As contas do Cruzeiro merecem seriedade, vc não pagou a compra que vc mesmo fez, o outro clube não é o errado, chega dessa história de Gilvan é honesto.

  19. De tanto o torcedor pedir para a diretoria negociar o Alisson eis que apareceu uma proposta se fosse eu pediria a diretoria para me liberar,quem sabe lá em Portugal seria um pouco mais respeitado como cidadão e jogador,tem vários exemplos disso,o Kaká e Casemiro eram perseguidos pela torcida do São Paulo,foram embora,Kaká fez sucesso no Real e no Milan e o Casemiro esta seguindo os mesmos passos e a torcida,aquela mesma torcida que vivia perseguindo eles hoje chora eles.

  20. Na minha opinião, o time azul só vai jogar pra frente como nosso torcedor gosta e o nosso DNA exige, quando arranjarmos um lateral direito de acordo com as nossas tradições, se e quando o Dedé voltar em foma e se o henrique, por justiça, como preconiza nosso técnico, for afastado do time definitivamente, pois com Romero, Hudson e Lucas Silva teremos realmente treis volantes, mas treis volantes que tem personalidade, que marcam, lançam, vão ao ataque e protegem os laterais e os zagueiros. Aí sim, poderemos sonhar com um ime que joga pra frente e procura o gol incenssantemente pois a deesa estar´segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*