Perdemos a capacidade de comemorar vitórias?

Publicado em Crônicas
Mesmo com classificação, torcedor parece não ter gostado do que viu. (Foto: Washington Alves/Cruzeiro)

Eu me lembro que em 2009 o Cruzeiro enfrentou um desafio dificílimo pela Copa Libertadores. O adversário era o São Paulo. Toda vez que essas duas equipes se enfrentam o cruzeirense fica com o pé atrás, pois o tricolor paulista sempre foi uma pedra no sapato. Será que aquele time do Adílson ia dar conta do recado? Fiquei apreensivo o dia todo. À noite, na hora do jogo, sentei perto da TV para assistir a partida. Henrique fez um golaço de fora da área. Foi magnífico. Um gol fora de casa. Que alegria. Acaba logo, juiz. Um gol fora de casa contra o São Paulo já está de bom tamanho. Mas aí conseguimos mais um gol. Festa total. Eu não acreditava. Vencemos, fora de casa, por 2×0. Fui dormir quase chorando de alegria. Comemorei muito. Vibrei, gritei, pulei, dei socos no ar.

Em 2015, também pela Libertadores, enfrentamos o São Paulo nas oitavas-de-final. 1×0 para eles no Morumbi. 1×0 para nós no Mineirão. Disputa de pênaltis. Fui à loucura com as defesas de Fábio. Xinguei o Manoel absurdamente quando ele rolou a bola para Rogério Ceni defender uma cobrança de penalidade. No final, Gabriel Xavier marcou e conquistamos a classificação. Gritei, chutei as cadeiras que estavam na minha frente, peguei a bandeira do Cruzeiro e estendi na janela do apartamento em que eu morava. Alegria!

Ontem, mais uma vez o adversário foi o São Paulo, desta vez pela Copa do Brasil. Conquistamos uma baita vitória por 2×0 no Morumbi. O técnico Mano Menezes adotou uma estratégia puramente defensiva e apostando nos contra-ataques. Deu certo. Apesar da vitória, muita gente não gostou do que viu. Ontem, perdemos o jogo aqui no Mineirão, mas conquistamos a classificação. Suada, na raça, com muita luta. Afinal, enfrentar o São Paulo nunca foi fácil nem em BH nem em sampa. Como de praxe, gritei, esbravejei, vibrei e a alegria tomou conta de mim.

No entanto, nas redes sociais, até agora muita gente está criticando a forma de jogar da Raposa. Quem vê até pensa que fomos eliminados e que tomamos um baile. Mas a verdade é que o tricolor fez uma blitz de 35 minutos e depois o Cruzeiro se encontrou. Eles ganharam com um gol irregular e poderiam ter tomado um gol no final, mas Renan Ribeiro fez uma defesa gigantesca. Parece que o torcedor não entendeu que a gente eliminou o São Paulo. Parece que o torcedor acreditou no discurso de Rogério Ceni, que desvalorizou nossos dois jogos. Bizarro. Pergunto: perdemos a capacidade de comemorar vitórias?

Sei que muita gente espera um futebol ofensivo e brilhante por parte do Cruzeiro. Mas chegou a hora do torcedor compreender que não será assim, pois temos no comando técnico um treinador que gosta de montar equipes de bom posicionamento defensivo e que nem sempre fica o tempo todo atacando. É um estilo de jogo. A gente não gosta muito disso, porque não está no nosso DNA. Outro dia um torcedor do Palmeiras estava invejando o Cruzeiro. Ele disse que os times do Mano não fazem vexame, não tomam goleada. São organizados, comprometidos taticamente e se contentam com uma vitória não muito elástica. Acho que os cruzeirenses precisam compreender a filosofia do Mano. Só assim vão parar de se frustrar diante da expectativa de futebol ofensivo e brilhante.

Até ontem o Cruzeiro era o único clube invicto da série A, com um aproveitamento de 84,1%. Enquanto isso, o Palmeiras, campeão brasileiro, time da Crefisa e de Alexandre Mattos, time que contratou vários bons jogadores para acrescentar ainda mais ao elenco campeão, tomou de 3×0 para a Ponte Preta na semi-final do Paulistão com a equipe titular. E não anda convencendo na Libertadores. O São Paulo tem problemas defensivos e também perdeu a semi-final para o Corinthians, por 2×0. O rival depende de Fred e, mesmo com ele, está fazendo a torcida passar raiva até no estadual. Repito: nem sempre a grama do vizinho está mais verde. A questão é que precisamos compreender a filosofia de Mano Menezes. Ninguém precisa gostar dela. Eu não gosto. Mas a gente tem que comemorar as vitórias, reconhecer que estamos conseguindo os resultados.

Em 2009 fomos brilhantes. Futebol que dava gosto de ver. Caímos para o Estudiantes na final. Não valeu de nada o brilhantismo. Ganhamos foi uma ferida difícil de cicatrizar. Em 2011, na Libertadores, o time de Cuca encantou o país. Fomos chamados de Barcelona das Américas. E eis que o “poderoso” Once Caldas chegou aqui na nossa casa e nos eliminou. De nada valeu os 5×0 no Estudiantes na primeira fase e os outros ótimos resultados. Dizem que futebol é resultado e estamos conseguindo fazer resultados. Não fosse assim, Mano já estaria no olho da rua.

Por fim e não menos importante, quero dizer que reconheço que precisamos melhorar nosso futebol. Apesar de decisivo, Thiago Neves tem sim errado alguns passes bobos. Mayke ainda não recuperou seu futebol. A defesa às vezes bate cabeça. Rafinha é Rafinha e não dá para compará-lo ao Robinho. Tenho certeza que Mano Menezes vai trabalhar para corrigir nossos erros para que possamos melhorar ainda mais na temporada. E o apoio do torcedor é fundamental para que nosso ano de 2017 seja vitorioso. É ano de eleição, um fator que pode desestabilizar, mas a torcida pode impedir isso. Vamos apoiar, vamos comemorar as vitórias, vamos fechar com o Cruzeiro. Tem crise que a imprensa cria, mas tem crise que o próprio torcedor cria. Chega disso.

125 comentários para “Perdemos a capacidade de comemorar vitórias?

  1. Belíssimo texto PH, rolata eliminar o São Paulo e bom demais, time arrogante e com um treinador mais arrogante ainda. O Cruzeiro fez o que tinha que fazer poderia ter vencido ontem e avançou para a próxima fase. Diogo Barbosa monstro, Hudson monstro, Rafael Sobis e Thiago Neves usaram toda a experiência. Time assim que ganha título. #VoltaDede ta fazendo muita falta.

  2. “Mesmo com classificação, torcedor parece não ter gostado do que viu”, conseguimos uma classificação e o cara escreve isso o turcidinha chata essa viu, estamos no pareo para ser campeão e os torcedores com esses mimimi

      1. Li sim, mas vejo que os torcedores nunca estão satisfeitos com nada, uma classificação é para ser comemorada e muito, amanhã é outro dia e vamos sim procurar consertar os defeitos.

        1. A questão não é essa. A crítica em relação ao futebol apresentado é preocupação com o futuro próximo, pq sofrer no mineiro e primeiras fases dá copa do Brasil, não é um bom indício para o que vem no brasileiro. Embora o adversário tenha sido o tradicional são paulo, a verdade é que eles estão sem treinador, o time parece um catado em campo. O cruzeiro começou o ano jogando muito bem, e foi piorando a cada jogo, sempre fazendo o mínimo pra vencer, até não conseguir fazer nem isso mais. É como se depois da pré temporada não tivessem treinador mais um dia sequer. Tanta reclamação é pq depois de dois anos de sofrimento, finalmente temos um bom elenco, com alternativas, jogadores habilidosos, capazes de criar muito e dominar jogos. O cruzeiro tem problemas financeiros e o elenco é caro. Mais um ano de fracassos pode ter consequências catastróficas.

      2. O meu receio, é que o CRUZEIRO, não abre mão de tomar gol de bola enfiada nas costas da zaga. É impressionante. Mas valeu a derrota, para nos deixar alertas para as dificuldades vindouras. Um abraço

  3. Muito bom esse seu texto PH . Li com atençao e tem muita verdade nele . Venho criticando demais os jogadores , principalmente os armadores e atacantes , que muitas vezes tem deixado a desejar em uma simples triangulaçao e erros em troca de passes . Temos que ter cautela sim , mas temos que ser realistas , pois se os jogadores nao vierem em uma crescente estamos perdidos . Chego a achar por vez que eles nao treinam e nao conhecem seu companheiro de equipe e a forma de jogar . Temos um elenco unido mas pelo visto um desconhece o jogo do outro . Mas é isso , temos que levar alegria aos estadios e apoiar ate o ultimo segundo .

  4. Acompanhando seu blog e seus posts há tempos, vejo que a torcida do Cruzeiro se apequenou está agindo como a do patético no sentindo do entendimento do futebol em si. Lendo a maioria dos comentários se chega a essa conclusão como disse o Mano, você não joga futebol sozinho há uma equipe do outro lado. E futebol não é ciências exatas, que tudo vai acontecer programado como um robô, por mais que seja dito e treinado há sempre o imponderável.
    É triste ver uma torcida que torce por um clube conhecido internacionalmente, várias vezes campeão respeitado por onde passa, que representa o Brasil e Minas no mundo, sofrendo um processo de ‘’pateticanização’’ como está acontecendo nos últimos anos apesar de ser bicampeão brasileiro consecutivamente e o único fora do eixo Rio, São Paulo que consegui ser Campeão 3 vezes na era dos pontos corridos.
    Imagina Minas Gerias sem o Cruzeiro, ninguém teria respeito algum por Minas no que se tratasse de futebol.

      1. O amnésia quem é o time que já conquistou 4 Brasileiros 4 copas do Brasil 2 libertadores entre outros? Tá de sacanagem né só pode minas sem Cruzeiro estaria engatinhando para o futebol teria apenas o clube que o Ronaldinho Gaúcho revelou é mais nada ajuda aí chamou.

  5. Ótimo texto BH. Pelo que eu tenho visto dos outros times brasileiros o Cruzeiro tem grandes chances no Brasileirão deste ano pelo elenco que tem. Acho que não passaremos em branco com relação a título importante esse ano, seja Brasileiro, seja Copa do Brasil ou seja Sulamericana. E olha que em 2013 eu disse a um amigo meu no início do ano que sentia que o Cruzeiro ganharia um título importante, ou Brasileirão ou Copa do Brasil, e veio o tri.

      1. Onde tá escrito que sulamericana e segundo da Conmebol? Então copa do Brasil e segundo do campeonato brasileiro? Seguindo seu raciocínio seria.

  6. Pra mim e muitos outros torcedores azuis da velha guarda, que já presenciamos timaços do Cruzeiro, jogando por música, épocas áureas, vendo Raul, Dirceu Lopes, Piazza, Palhinha, Jairzinho, Roberto Batata, Nelinho, Joãozinho e muitos outros, envergando esta camisa, realmente fica difícil, muito difícil de assistir os jogos nos dias de hoje. Muita correria, preparo físico e porte atlético avantajado, mas pouco futebol, infelizmente. E isso aconte no futebol mundial. Mas, temos que ver que as coisas mudaram e hoje de uma forma ou de outra temos que nos adaptar e conformar com o que estamos vendo, é isso que temos e ponto. Dentro deste contexto, temos mais é que torcer pra nosso gigante azul e parar de querer escalar esse ou aquele jogador e confiar um pouco mais nos que aí estão e principalmente confiar no trabalho do treinador Mano Menezes, que apesar de ser um tanto quanto teimoso, está fazendo um trabalho bom. Não somos o melhor time do Brasil na atualidade, mas estamos dentre os melhores e isso já nos credencia a almejar coisas melhores no decorrer do ano. Confiemos…

  7. Muito boa sua analise PH, eu estava no jogo ontem e realmente não enfrentamos qualquer time. Gostei da postura do time no segundo tempo. Agora mais uma vez o MM fazer aquela alteração colocando o Hudson na lateral não dá viu, acaba com o meio, pq ele não entra com o Romero na lateral? O Henrique em campo ta difícil.

    1. gente vamos acordar…quem que o são paulo tem? ao meu ver, cicero e prato o resto é japones e vimos aquilo…ah classificou, graças a Deus, mas aja lexotam pra aguentar desse jeito…ganhamos la com duas bolas paradas 100% de aproveitamento..quantas vezes isso vai acontecer? Ganhamos do time de vespasiano com um gol a 1 minuto num peru do goleiro deles e com 20 minutos eles estavam com 10…como podemos avaliar que jogamos bem…e no final ainda tivemos que sofrer….jogamos duas vezes com o mequinha serie b e o rafael saiu o melhor em campo nos dois jogos é esse o time que vai disputar o brasileiro?

      1. Você disse: “Henrique fez um golaço de fora da área. Foi magnífico. Um gol fora de casa. Que alegria.” Não disse que foi de falta!

  8. Concordo com você PH. Acho que o SP é um bom time. Estava atras no placar e veio pra cima no começo do jogo. Depois do gol o cruzeiro equilibrou o jogo e por um bom tempo foi até melhor, com as melhores oportunidades. Acho que jogou com personalidade, raça e vai ser um time dificil de bater. Se não fosse o gol impedido não teríamos perdido a invensibilidade. Acredito que vamos conseguir coisas boas esse ano.

  9. PH – Ótimo texto, brilhante até, Coisas a ponderar:
    Nao perdemos a capacidade de comemorar vitorias, elas é que não acontecem com a frequencia que queremos e com o futebol sonhado. Vc. fala no nosso DNA, pois bem, não é este de defender e defender. Ha momentos de defender , como foi em SP, mas temos que criar alternativas de ataque e isto nós nao temos, Responda com sinceridade PH, ha jogada ensaiada de contra atraque? com quem?
    Veja se não estou certo?, quando não temos um jogador de referência no nosso ataque(e quase nunca temos) as bolas, rondam a area adversária, aí o MM , coloca o Abila, o que acontece? esta jogada de bola rondando a area adversária, simplesmente desaparece e isto amigo, é treinamento.
    Aí o nosso Abilão volta para tabelar, ele sabe fazer isto?
    Tá certo que a diretoria conspira contra qualquer técnico do clube ao dar a ele o banco que dá, ou seja isto nao é banco, é TAMBORETE.
    Mas poderiamos jogar um pouco mais no ataque, nós estamos jogando na defesa até contra time da serie B e C, isto não é Cruzeiro. isto é time pequeno , nao o nosso.
    Nao fomos encurralados somente pelo SP nao, o America nos empurrou também , jogamos mal contra o Murici e contra o Tombense.
    Se não mudarmos, ficaremos em meio de tabela no brasileiro , e seguramente não é isto que queremos.
    Vai aparecer um montao de bobao aqui, dizendo Corneta, torcedor do Alt etc.
    Sou Cruzeiro até a morte, mas não estou acostumado a ver meu time jogar na defesa somente.

      1. EDU ZEIRO -Nao tenho culpa se um imbecil como vc. se acostumou com pouco.
        Quem ja viu os times celestes que eu vi, seu retardado, não acostuma com isto que se apresenta hoje mesmo não.
        E outra, corneta é a sua progenitora.
        Vc. acha que por pensarmos diferente de vc. é ser corneta, Nao somos iludidos, nao somos torcedores do ALT MINEIRO, queremos sempre mais e não ficamos satisfeitos com o que estamos vendo.
        Vc. imbecil, fica satisfeito com o time sendo acuado por adversários de serie B? de tomarmos sufoco de Murici e Tombense?
        Fala sério retardado, isto não é torcer é sofrer.
        Aprenda tá?

        1. Hélio Antônio Corrneta Corrneta Corrneta, minha mãe é corneta, mesmo, sempre foi. Aliás, toda mãe é corneta, pelo menos as normais. A sua não é, não?

          1. Edu Zeiro. Agora consigo entender porque vc. é bobo assim.
            Outra coisa, o que será que esta pobre senhora, a sua mae, fez na vida para merecer um filho assim? que tristeza pra ela coitada.
            Deve ser carma, ou está pagando promessa. Ela sabe que um dia será recompensada nem que seja vendo o filho ficar menos obtuso né?
            Fazer o quê quando se tem uma peça dessas em casa? criar e torcer para ver se vira gente um dia.

      1. CLAUDIO COSTA – Obrigado pelo apoio e peço desculpas a todos pelo modo grosseiro que vcs. de uma forma ou de outra estão sendo obrigados a ler.Mas é impossivel deixar barato uma situação desta.
        De todo modo, mais uma vez obrigado.
        Até parece ditadura, vc. nao pode pensar diferente dos caras , que logo de chamam de corneta, mimim, torcedores do ALT, Como se nós não soubessemos pensar.

      2. PARABÉNS PELA RESPOSTA COMPANHEIRO CLÁUDIO COSTA!! Pateticano aqui é quem acredita que, com este time e com este paneleiro retranca do MM, nós vamos conquistar algo de digno. Time que toma sufoco do Murici, da Tombense, da URT, das Frangas com 10 e do Ameriquinha é que vira Patético. Somos cruzeirenses e ser cruzeirense é ter o melhor e não se acomodar com a mediocridade, como muitos que aqui elogiam a postura do atual time e concordam com as substituições equivocadas de um treinador covarde e paneleiro, como MM.
        Por isto o Pedro Henrique acertou na mosca ao expedir este Post. Saímos de campo derrotados, apreensivos pq temos cérebro para analisar e ver que a atuação do do time vem num decrescendo constante e isto traz justa preocupação. Assistam Botafogo, Flamengo, Fluminense, Ponte Preta, Sport os times da Sulamericana jogarem e verão intensidade, troca de passes inteligentes, alternativas táticas variações de jogadas e jogadores com raça vibração, entusiasmo e não limitados e contidos em determinadas faixas do campo com o Sóbis, o Rafinha, o Henrique, o Cabral que se limitam a fazer o que o Mano lhes determina e se recusam a jogar o que querem e sentem vontade de jogar. Esses e mais alguns jogam para o MM e não para o Cruzeiro, daí nossa queda de produção! O termo CORNETAR significa crítica passional, sem critério e este atributo é típico e próprio dos torcedores frangas. Nós , todavia, quando criticamos, estamos sempre apontando falhas e soluções. Logo, quem aqui rotula companheiros cruzeirense de CORNETA não passe de franga querendo ser considerado raposa, kkkk!!!

  10. Ocorre que a maioria da torcida não confia tanto no time. Está irregular demais. Dentro de casa não pode tomar esquenta de time grande e nem pequeno. Não gosto do Mano por isso que você falou. Vitória de uma a zero pra ele é goleada. Só que numa dessas toma um gol no apagar das luzes e perde um título, como ocorreu em 2014 contra o Flamengo. O Cruzeiro é bem mais que esses sufocos que passamos hoje. Mas, contudo, vamos torcer. Contentar com pouco nunca. O cruzeirense é chato. Nunca será atleticano que sofre com pouco e acha que está tudo lindo.

    1. Pedro Henrique, gostei do texto e entendo que temos que comemorar sim esta classificação, mas é duro e difícil ver um time com os jogadores que temos hoje, acordar no Jogo só aos 35 min e depois de ver o adversário perder as chances de fazer o placar que precisava muito cedo, sei que este é o estilo de jogo que o Mano implanta nas suas equipes, mas a mim não agrada de jeito nenhum e vejo que ainda falta algo neste sistema para o time se encaixar e imagino que seja um centro avante que imponha respeito, ontem vi várias vezes a jogada fluir ao lado da área mas não havia ninguém para o cruzamento pq nosso ataque estava sempre atrasado , veja bem passamos sufoco durante dois anos seguidos com Alanos, Bruno Ramires, Gino, Damião,Pisano, Joel, Wilian Farias, Seimur e por ai vai , então até admitiria um esquema boca de bode, mas espero que com a volta do Robinho e a nossa lateral direita encontrar um dono como aconteceu na esquerda creio que este time volta a se encaixar como dava a entender nos primeiros jogos, vamos de grão em grão, comendo pelas beiradas e no final da temporada vamos colher alguns frutos, pois pois vejo que o nosso elenco não é uma Brastemp, mas é bem melhor do que os dois últimos anos.

  11. Caro xará, vc realmente escreve bem, com clarividência. Quanto ao nosso Cruzeiro, ainda não me convence. Desa fraca, tirando o Rafael. Ariel Cabral, melhorou um pouquinho, mas ficaria bem no banco, como também o Henrique (prefiro HUDSON e LUCAS SILVA). Conheci outros CRUZEIROS, este nem se compara.

  12. PH, mas será que toda vez o Hudson vai ser o melhor em campo? Tem alguma coisa errada quando o volante que desarma as jogadas vem seguidamente sendo o melhor em campo juntamente com o Rafael. A classificação pode ser comemorada, porém com atenção. Não vejo problema nenhum em adotar o estilo de jogo defensivo, pois o time deve ser montado a partir das peças que tem de acordo com o que o treinador tem preferência. Não precisava ontem de ter a impressão de que a classificação estava ameaçada. Em 2009, no Morumbi, o Cruzeiro adotou a mesma postura defensiva, mas em nenhum momento o São Paulo teve a chance de se classificar. Entendo o que você diz, no entanto, precisa dessa atenção. Uma hora a casa cai ficar sempre na conta do chá. Abraços e parabéns pelos comentários.

  13. O que faltou ao Cruzeiro ontem foi só a pegada e o ganho do meio de campo no início da partida, o resto correu perfeitamente. O Cruzeiro a partir do momento que sofreu o gol passou a mandar no jogo. Dominou o adversário, empatou a partida e só não virou porque faltou um pouco de sorte, que foi parar no goleiro deles. O juiz foi fundamental no resultado. Deu um gol ilícito mas, justiça seja feita, o árbitro e os bandeiras não têm a tecnologia para verificar se houve o impedimento. No final, no último lance do jogo quando perdíamos por 2 a 1, o juiz não deixa bater o córner e perdemos a chance de empatar com o “brilhante” time do Rogério Lingua Longa Ceni. Valeu a passagem para a outra fase, valeu o esforço dos jogadores, valeu ter eliminado um time soberbo do Brasil. Cala a boca Rogério Ceni, deixe de arrumar argumentos para as suas derrotas, seja humilde, vira homem c@r@y. Zêroooooooooooooooooo

    1. Uma coisa é os caras serem substituídos por quem que performa melhor e por a titularidade.
      Outra é a falta de respeito ao desconsiderar o que eles já produziram e podem produzir.
      Só dois jogadores que jogam em alto nível e merecem envergar o manto Celeste

  14. Caríssimo PH.Comemoramos sim nossas vitórias,como o fizemos ontem.O problema é que o SPFC não é um time tão bem treinado assim e deu um baita sufoco em nosso sitema defensivo ontem.Acredito que se fosse um time um pouco mais afiado e com um treinador um pouco mais experiente na função pode ser que não estaríamos aqui comemorando.Parece que nesse time sobra técnica,não falta entrega,mas ainda falta mais força física e uma defesa mais alta.Mas apesar de tudo comemoramos sim a vitória de ontem sem é claro ficar com um pé atrás em relação a alguns setores da equipe.

  15. o time do cruzeiro esta ao estilo do técnico e todos sabemos…futebol de resultados..será assim enquanto o mago Menezes tiver no comando…da para ver que o time tem sim uma estrutura de jogo, o jogador entra em campo sabendo o que tem a fazer,temos elenco, jogadores experientes que decidem jogo, vários gols de bola parada, etc..vamos para de corneta e torcer pessoal…esse ano estou confiante em um titulo importante tambem! #fechadocomcruzeiraocabuloso

  16. É isso aí Pedro. Muita lamentação. A turma ta assistindo muita Champions! É outro futebol, apesar de ser o mesmo… Esta equipe está em ascenção, vamos curtir! Depois de dois anos irritado com Alanos e Ginos, temos umas disputas muito boas por cada posição. Vimos o cruzeiro jogando em dois times, nesse início de ano, e jogando com certo padrão. Com Robinho, Henrique, Fábio, Dedé e tantos outros voltando de contusões… ainda assim mantivemos um padrão de jogo. Quem tá entrando, tá se esforçando, não se acomoda com a reserva.
    Vamo lá nação cesleste!
    Agora vêm os outros jogos. Até agora estamos bem nesse mês decisivo. Vamos passar pelo América, ainda que seja o jogo mais importante do ano deles e eles não vão facilitar. E que venha a Final!
    Quem tá em BH e imediações tem a RESPONSABILIDADE de lotar o Mineirão; aqui no Mato Grosso a gente só fica com a saudade!
    Abraços!

  17. Pedro, até aqui tudo ótimo. Estamos felizes com os resultados, porém time tem que ter centroavante. Se o Mano não gosta do Ábila, precisamos arrumar um… O Sóbis não finaliza a gol. Precisamos de alguém com vontade de fazer gol. Está tudo bem como disse acima, mas se não fizermos gols, um dia a casa cai…

  18. PH, novamente um texto exato e bem avaliado. Já venho dizendo isso aos amigos e já comentei por aqui umas duas vezes: esse ano o Cruzeiro não vai jogar esplendorosamente, mas vai ser muito eficiente. É como jogam os times do Mano; que por sinal devemos reconhecer ser um excelente técnico. Nos salvou duas vezes da segundona e pela primeira vez tem um elenco à sua maneira e à sua formação. Time brigão, compactado, técnico, experiente, sai rápido para o contra ataque com muita propriedade e belas tabelas( que nem sempre serão gols )e sabe ter a frieza necessária de enxergar o jogo, o adversário e o regulamento! A continuar com esses índices de aproveitamento( estamos na casa dos 80% , quando 73% faz um campeão brasileiro!!!) teremos muitas alegrias nesta temporada.

  19. P.H. vamos comemorar sim. O principal de tudo é que tivemos uma derrota com gosto de vitória. Foi um jogo de 180 minutos e ganhamos de 3X2; O próximo é a Chapecoense, e da mesma forma o importante é passar de fase até à final. A Azul americana é mesma coisa. Nós vamos ao Paraguai agora de forma inversa. Ganhamos já de 2X1 e não podemos perder de 2X0; Nós torcedores ao ver MM jogar estamos confiantes sempre. Porque é time de camisa Azul e Branca; Tradição. O MM tem esquema para títulos. Vejam bem , mesmo com uma zaga fraca, principalmente por causa do Leo, conseguimos atravessar para as Oitavas. Que delícia. Estamos felizes. O Próximo é Me(le)quinha. Difícil, porém temos todas as condições de jogando sério termos mais um triunfo, e mesmo que seja com apenas um Empate. O importante é classificação, porque assim o outro fica pelo caminho. Vai Raposa. Pra cima do Coelho.

  20. Pedro Henrique, boa noite meu caro sangue azul. Um colega acima sugeriu algo que concordo plenamente e tenho pensado nisso: Penso que Hudson não pode mais perder a posição para Henrique, e penso que Lucas Silva iria encaixar direitinho com Hudson, seria a dupla top. Minha opnião e meu desejo que aconteça. Pelo futebol que Hudson tem apresentado, pela vontade e garra, e pela qualidade que já conhecemos de Lucas Silva e também que já mostrou ter também quando voltou do Real Madrid, acho que os dois atuando junto na linha atrás da linha de meio de ataque ficaria bem legal a ligação defesa ataque. Você podia escrever uma crônica sobre isso. O que você acha. Quanto a postura de Mano Meneses, realmente é dele mesmo, também acho que Cruzeiro não jogará diferente e, pra mim, isso é lamentável. Mas que tenhamos títulos este ano. Ainda penso que o time do cruzeiro deveria ganhar do São Paulo (pela limitação que é o time do São Paulo) mas darei uma trégua para comemorar a nossa classificação (esse ano acho que seremos finalistas e portanto grande chances de sermos campeões), e comemorar também mais uma desclassificação do SP diante de nosso Cruzeiro. Saudações azul. Diga ae o que vc acha sobre a volância.

  21. Que vergonha o que acabo de ler na espn. Fifa intima Cruzeiro por dívida com Huracán e Ábila deve deixar o clube.
    A situação afeta diretamente Ábila, que segundo seu empresário, deve ser negociado pela Raposa no meio da temporada, quando a janela de transferência internacional se abre. “Ábila pretende ser vendido em junho para que o Cruzeiro pague a dívida ao Huracán”, afirmou Adrián Ruocco, agente do atleta, em entrevista à rádio argentina La Red.
    Gilvan queimando o filme do Cruzeiro.

  22. A questão não é nem o fato de analisar a classificação no jogo de ontem, mesmo com a derrota, de forma isolada. Se o time estivesse relativamente bem, convencendo, a classificação com derrota seria considerada normal e muito comemorada. O questão é que estamos analisando de forma mais ampla, desdo o início do ano e daqui pra frente. Muitos estão percebendo que o time não é essa coca cola toda que alguns dizem. Não está convencendo e despertando muita desconfiança sobre o futuro da temporada. Pelo menos e minha opinião. Futebol tudo pode acontecer, mas o que preocupa e gera críticas é porque não dá confiar e dizer “nossa… vem título por aí!”

  23. PH também quero títulos, mais do que espetáculos.
    O que tem me incomodado é o número de oportunidades de gol que os adversários estão criando, muitos por erros ou falhas do nosso time. Perante um time melhor poderemos sofrer mais gols.
    Léo, Mayke, Ariel Cabral e Rafinha precisam melhorar. Cabral pode estar jogando fora de posição.
    Na minha visão as soluções já estão no elenco.
    No lugar do Rafinha, Lucas Silva jogando mais avançado. (Melhoraremos a primeira linha de contenção e nos chutes de média distância).
    Sai Cabral e entra Henrique que junto com Hudson protegerão melhor a zaga e as subidas dos laterais, principalmente à direita onde Mayke e Ezequiel não são bons marcadores.
    Em alguns jogos sinto falta de um centroavante de área. Rafael Sóbis é atacante mas não é centroavante. Cadê o Tony Anderson?

  24. PH, entendo que algumas críticas são exageradas, chegando ao ponto de esquecer de comemorar a classificação. Mas também não podemos fechar os olhos para o futebol que o time está apresentando, exatamente porque não queremos nos frustar novamente.

    Mano precisa entender que futebol não dá pra deixar o adversário ter a bola o jogo todo, com o time marcando atrás do meio de campo, o risco é muito grande. Em 2013 saímos da Copa do Brasil com aquele bom time, exatamente porque não jogamos no Maracanã e praticamente no último minuto o Flamengo fez o gol, ou seja, o time tem que ter equilíbrio, pode até marcar, mas tem que jogar também e nos últimos jogos o Cruzeiro não tem jogado.

    Sem querer ser chato, mas só para exemplificar mesmo, em 2014 o técnico do Corinthians era o Mano, eles ganharam o primeiro jogo em casa por 2 x 0 e no segundo jogo começaram ganhando de 1 x 0, recuaram e conseguiram tomar 4 gols do Atlético. Acho que o Mano já deu vexame né?

    Não precisa de muito, é só parar de jogar o jogo todo atrás, Sulamericana está aí e 1 x 0 dá os caras, não podemos vacilar…

    Saudações Celestes!!!

    1. Verdade Paulo, penso assim também, acho que em disputa de mata mata, não se pode jogar totalmente aberto, mas com jogadores como Arrascaeta, Sóbis e Tiago Neves jogando atrás da linha da bola quase o tempo todo é perder qualidade o ataque, quando eles chegam na área já estão cansados ao correr 30/40 mts, penso que pode ser usado dois volantes ( deve entrar o Henrique) pois Cabral machucou e revesar com o Hudson e sempre um dos dois ficar na proteção da zaga, quando tivermos o Robinho de volta acho que o time vai se encaixar melhor, penso que o TN e Arrasca e Sóbis não podem ficar por muito tempo tão longe da área adversária.

      1. É isso mesmo Antônio!

        Eu estava no Mineirão na quarta-feira, e vi que na metade do segundo tempo Arrascaeta e TN já estavam cansados. Esses caras tem que marcar no campo de ataque, pq se eles roubam a bola já estão próximos do gol…

        O Cruzeiro começou o ano fazendo isso, mas apresentava algumas falhas na defesa. Acho que foi aí que o Mano mudou a estratégia. Mas como vc mesmo disse, não precisa atacar o adversário o tempo inteiro, mas também não se pode deixar de jogar…

        Saudações Celestes!!!

  25. “Henrique fez um golaço de fora da área”. ” Fui à loucura com as defesas do Fábio”. Terrível é o que esses dois fizeram com o Cruzeiro em 2015 e 2016.

  26. Vc esta muito certo,ja nao tenho estomago pra ler tanta reclamacao.Comemoro todo resultado positivo e nao me desespero com resultado negativo,temos tudo a favor para um bom ano.Uma pena ter a Chape no caminho,azar deles.

  27. Belíssima classificação e eliminar o São Paulo sempre é muito bom e o jogo foi excelente, mesmo o CRUZEIRO tomando um sufoco até os 35 minutos do primeiro tempo e que depois conseguiu equilibrar a partida.
    Que partida que esse Hudson fez e somente jogou porque o Henrique machucou, pois caso contrário, teríamos perdido a classificação e digo mais o MM tem que trocar o Cabral, pois os jogos estão muito disputados e não tem lugar para jogadores de meio campo lento e mole igual o Cabral e o Henrique. Se o meio de campo ontem fosse formado por Hudson e Lucas Silva ou Lucas Romero não iria ser aquela pressão principalmente que os homens de frente que voltam para ajudar a marcar são leves e não tem muita força física e outro bom jogador é o Diogo Barbosa, quando precisa usar o corpo para as disputas também é fraco, por isto eu digo que agora é só escolher o um dos dois citados para dar mais equilibro o meio de campo.
    Agora espero que vocês TORCEDORES vão entender que eu não tenho nada contra o Henrique pessoa, mais o jogador é fraco e vamos torcer para o Cabral dar o lugar para quaisquer uns dos Lucas.
    SO ALEGRIA, CRUZEIRÃO E SEMPRE….

  28. O que dá respaldo aos torcedores em relação às críticas é que assumindo a postura de ser mais conservador, defensivo, que ao menos quando tiver a bola acerte os passes, saia mais inteligentemente. O Cruzeiro hoje não faz isso e ng pode negar. Mano vai listando várias desculpas esfarrapadas em cada coletiva pós jogos e vamos caindo nesse papinho dele. Iniciou o ano dizendo que agora o time iria propor nos jogos e isso ele não tá entregando. Agora começa com papo de cansaço, maratona de jogos, perder na hora certa. Insisto, se quer jogar nessa postura de contra atacar que ao menos faça mais inteligentemente, os jogadores afobam na saída de bola e erram passes demais, várias vezes recorrem ao chutão, ai passa sufoco jogo todo!!!!!! Ou vcs irão dizer que não foi sufoco ontem, domingo passado e assim por diante???? Não dá é pro torcedor fingir que ta tudo bem..pq isso não tá!!!!! A crítica de hoje é feita pq sabemos que a tendência é a coisa apertar mais e mais….

    abraços!!!!

  29. Vergonha, o nosso CRUZEIRO de tantas tradições sendo intimado pela Fifa para pagar um dívida de poucos mais R$ 3,5 00.000,00.Isso nunca aconteceu! Estamos ficando que nem o coisa.
    Saudações celestes*****

  30. Desculpa, o assunto é outro mais até hj o GPT não pagou o Huracan , vergonha ficar vendo essas notícias nos sites esportivos e por consequência com risco de tomar sanções da FIFA.

  31. Caro PH,
    Comento pela primeira vez ,
    Concordo plenamente com seu texto e inclusive acrescento que ainda estamos invicto em 2017 pois no aclamado o placar foi 3×2 pro cruzeiro.
    Abs

  32. SERÁ QUE ESSA GALERA QUE FICA ENCHENDO A PACIÊNCIA VAI AO ESTÁDIO? POIS É, O PALMEIRAS TOMOU DE 3 DA PONTE E JÁ TEM MAIS 40 MIL INGRESSOS VENDIDOS PARA O JOGO DE VOLTA. O TIME NÃO É PIOR DO QUE NENHUM OUTRO DO BRASIL E TÁ CONSEGUINDO RESULTADOS SIGNIFICATIVOS. VÃO PRÁ ARQUIBANCADA E PAREM DE TORCER CONTRA O TIME.

    1. Meu caro colega Robson, tem alguns que fazem festa quando o Cruzeiro ganha o mineiro onde em 11 jgs o time ganhando 6/7 jgs já classifica para as finais, e com isso acha que o ano já está ganho e o time não precisa de fazer mais nada, quando o Cruzeiro tinha time que jogava um futebol que convencia entre(65 a 76 mesmo alguns dizendo que o time não ganhou nada e eu digo que os “ratos dos apitos” eram piores do que hoje e isso contribuiu muito na falta dos títulos neste período e também podem verificar o nível dos times da época considerados hoje clube dos 13 e ainda tinha só pra citar alguns além desses; América RJ, Bangú RJ, Portuguesa SP, Guarani SP ( que eram muito melhores do que Fla, Palmeiras de hoje que toda imprensa badala ), em 58 eu mudei de BH onde assistia jogos no Barro Preto e independência para o interior onde moro hoje a mais de 500 Kms de BH, mesmo assim até a pouco tempo ainda fui a BH assistir a mais de 300 jgs do Cruzeiro e saia de casa o sábado a noite e só chegava em casa na segunda de manhã devido os horários de ônibus, hoje pago a TV e assisto no premiere, porque um jogo ruim como foi no domingo contra o América acaba o jogo já desligo ou mudo de canal e nem espero as entrevistas, por que já sei tudo o que vão dizer: jogos sucessivos, desgastes e cansaços dos jogadores e blá blá blá…., então ir ao estádio se eu morasse em BH com certeza eu só não iria em caso de algum caso de extremo, acho que 32 mil pagantes a quarta feira deixou a desejar pela importância do jogo, mas peso que ninguém esta torcendo contra o time, e sim, contra o futebol apresentado por este time, que pelos jogadores que tem é inadmissível levar sufoco de times do interior, América e levar um chocolate do são paulo os 30 mi iniciais ode poderíamos ter levados os 3 gols que eles precisavam, sorte é muito bom mas ter que contar com ela sempre ai já é demais.

  33. Ótimo texto, isso mostra que tem muito torcedor entendedor de futebol, sobre o jogo realmente entramos desligados, mas equilibramos o jogo, teste para cardíaco sim, não só pra gente pra eles tbm, mata mata e isso. Quanto ao torcedor cornetar e até normal, lembro nme bem como foi em 2013 no início, muita gente corneteiro de jogador e do técnico Marcelo hoje suspiram quando lembram de Ricardo Goulart, Egídio, Nilton, mas na aquela época eram só desconfiança,muita gente ainda vai queimar língua com Cabral, Sobis ou Abila. Devemos entender e acreditar gente, temos Técnico, jogadores, esquema tático defini do, jogadores mais comprometidos em campo, claro nem tudo é perfeito aliás temos muito a melhorar e está em ascensão, não é do jeito que muita gente gosta como o torcedor gosta de ver mas o futebol mudou e muito, não temos mais jogadores com a capacidade técnica como antigamente, muito menos tempo de treinar uma equipe mantendo-a durante anos era antes, torcedor precisa entender isso, temos exemplos claros de times que ganharam importante títulos sendo obediente taticamente e fechando espaços ao Invés de ficar só no ataque tocando bola. Grêmio foi copeiro ano passado sem nenhum jogador espetacular e jogando no contra ataque, corinthians foi campeão brasileiro sem fazer muitos gols, o grande e poderoso Barcelona com Messi no auge perdeu a champions ( com estilo de futebol que a gente gosta de ver) para o chelsea que jogou fechado e ocupando espaços e nos contra ataques matou o jogo. exemplo claros de equipes campeãs. Filosofia do mano que não permite tomar muitos gols e de entrega tática inteligente e fria, e este estilo e adotado por muitos, até pelo tite ( técnico que está arrumando a casa da seleção brasileira).então galera parar de cornetar e desmerecer e começar a apoiar o jogo fazer da #fechadocomcruzeiro valer seu como em 2013.

    1. Meu caro Jefferson, enquanto estamos conseguindo os resultados parece tudo maravilha, quando um time se propõe a jogar no contra-ataque tem que estar muito bem treinado e ter jogadores rápidos para esta função de fazer o gol e matar o jogo, gostei demais da classificação sobre o São Paulo, mas será que teremos que depender da sorte e da bola parada com todo estes jogadores habilidosos que temos Arrascaeta,Tiago Neves, Sóbis e logo novamente o Robinho nas próximas classificações? Pra jogar neste esquema de boca de bode seria quando tínhamos Alano, Bruno Ramires, Joel,Pisano,Gino e por ai vai… Sabemos que mata mata a disputa é diferente e o time tem que estar preparado o Grêmio o ano passado quando viu a possibilidade de ir pra Libertadores se preparou e todos vimos que fez os resultados fora de casa, com bolas enfiadas do Douglas para o Luan e Pedro Paulo, na quarta quando nosso time acordou já era para estarmos tomando no mínimo 3 a 0, e mata mata tem que estar ligado no 220 volts antes de sair da concentração.

  34. PC será que não tem envolvimento do Castelar nesses casos dá FIFA, pois justamente a poucos dias ele assumiu um cargo na FIFA na área de transferência de jogadores e clubes de futebol. Tá parecendo coisa dele. O cara se declara atleticano.

    1. Para né amigo! Tem meses que o huracan tá cobrando a divida. São eles que decidem recorrer a Fifa. Se esse Castelar esta la e isso for função dele, tem é que cumprir. Não vamos ficar procurando teorias conspiratórias para justificar erros nossos. Se tá devendo, que pague.

  35. Precisamos valorizar as batalhas vencidas. E a de ontem foi, como esperado, durissima, desgastante. São Paulo é São Paulo. Não é um time qualquer.
    Outra coisa espero que o Cainunca agarre a posição com a faca nos dentes e forme logo a melhor dupla de zaga do Brasil com Dedé.
    Manoel não passa de um bom reserva. Jogador limitado demais

  36. Não estamos entendendo o que realmente está acontecendo com a dívida sobre o Ábila, o presidente precisa se explicar, quanto ao time, estou começando a acreditar na possibilidade de ser o campeão da copa Brasil, zerooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

    1. Não está entendendo? Eu estou. Comprou, deu entrada e não pagou o resto. Simples assim. É não é só sobre o Abila. Parece que vá ser acionado devido ao Pisano também. Quero ver como vai fazer… já tá devendo até as calças! Que coisa heim? O time listrado fechando balanço com lucro e o Cruzeiro fechando com dívida milionária e sendo acionado na Fifa por dar calote em compra fdsde jogadores. Os tempos mudaram! E ainda tem gente que defende essa diretoria, só porque ganhou o bi. Isso valeu, mas não exime de críticas sobre todo o resto.

      1. Alfredo , o pior disso tudo , é que os jogadores envolvidos nesse casos não são craques ! Pelo o contrário, são de baixíssimas qualidades,
        Saudações celestes*****

  37. “Em 2015, também pela Libertadores, enfrentamos o São Paulo nas oitavas-de-final. 1×0 para eles no Morumbi. 1×0 para nós no Mineirão. Disputa de pênaltis. Fui à loucura com as defesas de Fábio. Xinguei o Manoel absurdamente quando ele rolou a bola para Rogério Ceni defender uma cobrança de penalidade. No final, Gabriel Xavier marcou e conquistamos a classificação. ”

    depois veio o River e… pés no chão, colegas!

  38. SE É PARA COLOCAR O RAFINHA (ESTOU ATÉ COM DO DESSE GAROTINHO) PARA MARCAR NO MEIO CAMPO , JOGOU COMO UM SEGUNDO VOLANTE PELA DIREITA PORQUE O CRUZEIRO NÃO PEGA O WILLIANS QUE ESTA TREINANDO SEPARADAMENTE POIS ELE MARCA MELHOR QUE O RAFINHA , APOIA MELHOR TEM MAIS FORÇA FÍSICA E DÁ MAIS SUSTENTAÇÃO AO TIME . O CRUZEIRO COM HUDSON , LUCAS SILVA E WILLIANS COBRINDO AS DESCIDAS DO LS PARA CHUTAR A GOL AÍ SIM O TIME VAI PODER LIBERAR MAIS OS ATACANTES DA MARCAÇÃO E ELES TERÃO MAIS FORÇA QUANDO CHEGAREM À FRENTE. O TREINADOR DO AUDAX COM UM TIME CHEIO DE PEREBAS , DEU SUFOCO EM TODOS OS TIMES GRANDES COM OS QUAIS JOGOU , TEVE POSSE DE BOLA E DOMÍNIO DO JOGO E SÓ NÃO ESTA NAS FINAIS POR QUE O SEU ELENCO É HORROROSO (FERNANDO DINIZ ) . ESSE PAPINHO DO MM É CONVERSA PARA BOI DORMIR E DUVIDO QUE O CRUZEIRO GANHE ALGUMA COISA ESTE ANO JOGANDO ESSE FUTEBOLZINHO MEDÍOCRE E NÃO ADIANTA FALAREM QUE NÃO SOU CRUZEIRENSE , POIS SOU , E MESMO MORANDO LONGE DE BH (550 KMS ) SOU SÓCIO TORCEDOR E NUNCA FUI AO MINEIRÃO. ABRAÇOS A TODOS E SAUDAÇÕES CRUZEIRENSES.

  39. Muito legal o texto,mostra com maestria o que nós torcedores sentimos quando enfrentamos o São Paulo que historicamente é uma pedra no nosso sapato.
    Nós não perdemos a capacidade de comemorar vitórias,infelizmente perdemos de vez é o bom senso,quando a crítica sobrepõe todos os argumentos é porque perdemos por completo o nosso bom senso.
    Infelizmente!

  40. PH, você tem informações a respeito das cobranças que Huracan e Indepiendente estão levando à FIFA? Há algo fora do normal que o Cruzeiro tenha feito ou é só efeito da crise do futebol argentino? Agradeceria se você pudesse esclarecer algo, as informações que temos acesso são muito vagas. Parabéns pelo trabalho! Saudações celestes!

  41. PH Ótima reflexão! Nosso time vem de dois anos seguidos que não condizem com nossa história. Continuaremos na busca por estabilizar e evoluir os atletas e o time como um todo , precisamos apoiar o MM , pois ele demonstrou capacidade e resultados para isto. Ainda não está do jeito que a gente gosta e está acostumado a ver o Maior de Minas jogar, mas comemorar os resultados é essencial , saber se portar diante de cada competição é essencial , priorizar o resultado é essencial! Precisamos buscar títulos e para isto precisamos avançar nas competições jogando feio ou bonito. Nesta fase da copa do Brasil , este foi o confronto mais difícil e superamos. Domingo tem o América e também precisaremos superar! É muito melhor trabalhar a evolução com resultados positivos. Temos de ser cautelosos , pois a Itagaylo insistentemente tenta nivelar o Cruzeiro com o time de vespasiano que está absolutamente horroroso. No mais CRUZEIRO SEMPRE!! Acredito que podemos e temos condições de melhorar e temos que estar felizes que avançamos em todas as competições do ano até o momento!!

  42. Classificou sim… é otimo eliminar o rogerio ceni F.C sim… mas não é legal . ficar atras 85 min. do jogo isso com certeza não é legal. Contra o america(time fraco) vamos ter uma amostra de como será o cruzeiro. O tecnico tem um time que o ataque é muito bom (tirando o Alisson e Elber que entram e atrapalham), um meio de campo também muito bom com otimas opções de troca e manter o time recuado 80% dos jogos é complicado,, em mata matas se por acaos tomar um gol na frente como será? o time treina ataque ou somente retranca ? eliminar qualquer paulista é muito muito bom , mas temos que ter cuidado.. ano passado o gremio nos eliminou aqui.. Acorda que o futebol tem que atacar tb mano

  43. O torcedor celeste está ficando chato demais. Uma coisa é cobrar outra é falar besteira. Com relação ao time, temos que esquecer o Mayke , não acredito mais que volte a jogar bola redondinha e é uma pena que Manoel machucou, pois estava ansioso para ver Manoel e Dedé, pois aguentar a lentidão do Léo, isto sim é sofrimento.

  44. Muito vergonhoso o Cruzeiro estar sendo acionado pela FIFA para pagamento de dívidas,o presidente do Cruzeiro disse que o dinheiro de vendas de jogadores seriam para fazer esses pagamentos.
    A caixa preta do futebol é igual a de nossa política.
    Vergonhoso.

  45. “que tomamos um baile”…. Sim tomamos um baile
    Junte-se a isto a partida com o America, domingo passado, nossos confrontos têm sido de altissimo risco.
    E nem sempre pode dar certo.

  46. Na verdade PH acho que o torcedor ainda tem a imagem dá primeira passagem do Mano, onde tínhamos um time defensivo, mas extremamente eficiente nós contra ataques, é que proporcional aquela arrancada no brasileiro quase chegando a libertadores. Esse ano tivemos poucas provas de fogo, e essa com o SP e talvez com o nacional foram as que eu considero. Time muito fechado e vamos analisar, Mano tem muita sorte, mayke deu um chutão, abila dominou a bola e marcou um gol. Isso não é jogada treinada kkkk. Mas eu espero sim um time mais ofensivo, pelo menos um pouco mais, pq eu prefiro ver o sobis marcando gol do que marcando lateral.

  47. Concordo com o texto ph.. Mas tb entendo a visão dos ditos como “cornetas” assim como eu.. Ainda não vejo o São Paulo Como isso tudo.. Parece um time mal treinado pelo Rogério..
    E o nosso time continua oscilando.. E vamos escutando as entrevistas.. “Ah e tal que o time nem sempre vai jogar bem.. Estávamos cansados… A arbitragem.. ” enfim..
    Temos que comemorar sim pq São Paulo é pedreira.. Mas não dá pra fechar os olhos pros nossos erros de marcação em jogada aérea.. Defesa esforçada porém há momentos cruciais que ainda bate cabeça.. Pois acho que Léo é um bom reserva e apenas isso.. O Manoel faz bons jogos mas as vezes tb da uns surtos e é péssimo passador.. Só sabem voltar a bola ao Rafael na fogueira..
    Ninguém consegue jogar esse monte de jogos o ano inteiro.. Então espero que mais uma vez.. Lesões e outras situações escalem aos poucos o time certo.. Pq dar depender do Mano tá osso.. Olha aí.. Deixou o Hudson tanto tempo sem jogar e hoje vemos que é o melhor volante no elenco.. A mesma coisa estava acontecendo com o Romero ano passado que tinha a titularidade indiscutível por todos seja na volancia ou lateral.. Jogador com esse tipo de garra o time sempre ganha dentro das quatro linhas.. Aí tomou um chá de banco do Henrique.. E por falar nele .. nem se recuperou direito e já é primeira opção pra entrar.. E no jogo com o São Paulo fez uma falta que gerou bastante perigo .. Um gol do São Paulo ali naquele instante e já estaríamos em crise e desconfiança com todo o trabalho..
    Ph mudando de assunto.. Li uma matéria no super esportes que mostra a porcentagem que o Cruzeiro possui de cada jogador..
    Como assim o Cruzeiro so tem 30 % do Arrascaeta? E na mesma matéria foi dito que no momento da aquisição a diretoria afirmou estar adquirindo 40%..
    Isso acontece tb com outros jogadores.. Acho que seria um tema interessante pra um Post seu.. Que pega muito bem estes dados e discute de maneira sensata, crítica e inteligente esse tipo de assuntos.. Aproveite e aborde sobre como a nossa diretoria atual faz péssimos mas PÉSSIMOS negócios.. Daí o déficit de 30 milhões..
    Essa diretoria de raposa não tem nada..
    E outra.. Você assistiu os jogos do Palmeiras na libertadores? O último que eu vi jogaram muito bem.. Com consistência la atrás e um ataque muito rápido com o Guerra comandando o meio.. Não sei não viu.. Mas acho o Palmeiras candidatissimo independente do que a mídia diz.. Alguma coisa Acho que eles ganham este ano.. E nós também.. Se o trabalho for bem feito.. Pois elenco temos sim.. Tem que saber mexer o doce..

    1. Foi só eu falar que um se lesionou.. Não que eu quisesse porque o Cabral estava jogando bem apesar de ser sonolento na marcação e em alguns jogos entrar muito mal..
      Agora vamos ver a coerência do Mano.. Que já disse que quem disputa a vaga do Ariel é o Lucas Silva.. Se colocar Henrique vai confirmar a sua “panelagem” e incoerência .. Vamos aguardar..

  48. Lindo seu testoPH, vc esta certo no que escreveu, o que me deixa chateado é o Mano Menezes deixar no banco um zagueiro do porte do Dede e colocar o Caicedo no lugar do Manoel. Isso é ser muito incoerente, espero que Mano repense suas Estrategias

  49. Ótimo texto ph sou seu fã gosto muito dá suas postagens e como sempre um texto realista .Essa derrota serve pra acertar tb o time precisávamos tirar esse rótulo de único invicto pq todos os times querem nos vencer. Aprendi na vida que toda crítica e construtiva serve pra tirar lições e melhorar o que está errado sendo assim essa derrota veio em boa hora com classificação agora e olhar pra frente consertar os erros e rumo ao penta ..

  50. Quanto a aceitar e apoiar o estilo do Mano,eu concordo plenamente.Principalmente porque tudo que ele fez no Cruzeiro, ate agora deu o resultado que a torcida queria.Ele tem mais credito que necessario,vou continuar apoiando mesmo que o Cruzeiro tropece.Sou fan e grato ao Henrique e Fabio,mas o Rafael e o Hudson merecem continuar no time.Se voltarem para o bem do Cruzeiro,i will not complain for sure.El Conejito OUT,el Zorrito IN!

  51. Logo após o jogo contra o São Paulo, fui assistir Libertad x Atlético. O nosso ilustre atleticano Bob Faria, de quem não gosto, fez um comentário muito inteligente que, pela primeira vez, me agradou:

    “time que joga marcando durante toda partida se cansa mais, pois os jogadores correm atrás da bola o tempo inteiro”

    Acredito que é isso que está acontecendo com o Cruzeiro. Se repararmos bem, os jogadores estavam “com a língua pra fora” ao final das últimas partidas.

    Estou feliz pela classificação mas não estou gostando da postura excessivamente defensiva do time. Um time com jogadores de qualidade como os do Cruzeiro precisa se impor mais em campo.

    Uma outra observação é sobre o Tiago Neves. Acho que ele, apesar dos últimos gols, não está jogando bem. Muito lento, errando muitos passes e pouco participativo nos jogos. Minha esperança é que ele ainda esteja fora de forma, pois poderá melhorar.

    Um abraço a todos!

    1. Professor, são exatamente o que tento dizer nas minhas opiniões, contra o América principalmente o time não conseguia trocar passes e ficavam correndo atrás dos jogadores americanos e conseguimos achar o empate e o Rafael nos salvou, agora muitos acham que jogar assim é poupar, então vamos aguardar pra ver, sempre digo um time para jogar neste sistema tem que ser muito bem treinado e não pode errar tantos passes como nosso time erra, não consigo entender um time que tem Sóbis, Arrascaeta, Tiago Neves e usá-los para ficar de secretário de lateral quase o jogo inteiro.

  52. Paulo Henrique ,
    é importante citar que o Cruzeiro eliminou o SP pela Copa do Brasil em 1993 ( empatou no Mineirão por 2×2 e ganhou no Morumbi por 2×1 ).
    E na Copa Mercosul de 1998 o Cruzeiro ganhou de 5×1 do SP . Num grupo com San Lorenzo , SP e Colo Colo ) . O time do Cruzeiro de Levir Culpi perdeu a final da Mercosul para o Palmeiras de Felipão

  53. Ola PH, bom dia a você e à torcida do Cruzeiro.
    Achei boa a resposta ao Mano Menezes a um jornalista na coletiva pós-jogo; quando a gente fala Galopress um monte de gente se irrita nas principais redações da aldeia, contudo, por mais que tentem disfarçar, estão sempre presentes com a sua implicância. Vejam aí:
    Galopress: – Mano, em algum momento você sentiu que a classificação não viesse?
    Mano Menezes: – NÃO. Mas sei que houve quem torcesse para isto…

  54. P.H., domingo vamos verificar se o “Cai cedo” é Cai nunca, ou não. Mas temos uma equipe bem treinada e um grande elenco. O Jogo vai ser difícil pela tradição do Me(le)quinha. Mas vamos à mais uma vitória. fechado com o Cruzeiro. Pra cima deles Raposa.

  55. Eu confesso que também estou preocupado com essa situação envolvendo a Fifa, e o time da Argentina. Agora o Independiente também acionou a fifa, por débitos referentes ao fraquíssimo Matias Pisano. Na década de 90, o Internacional/RS chegou a ser rebaixado para série B, por causa desse tipo de problema. Na época contrataram o Silas, que jogou a copa de 90, junto ao Certo Portenho do Paraguai e este acionou a fifa por causa de calote. A CBF então, rebaixou o Inter. Com a palavra, a Diretoria.

  56. Ótimas considerações, PH! Concordo 100%. Gostaria de saber sua opinião sobre o fair play do Rodrigo Caio no jogo contra o Curinthians. Acho que temos que repercutir mais esse assunto… Não vi também maiores repercussões sobre a divulgação dos percentuais dos atletas do nosso escrete (86!!?). No mais, abraços à China Azul, nos encontramos domingo na Toca III.

  57. Prezado PH, gostaria de louvar o comportamento do coleguinha que me chamou de imbecil, retardado, bobão e outros adjetivos lisonjeiros. Não contente com isso, ainda passou a elogiar minha mãe, o que agradeço e para a qual transmitirei seus votos. É realmente de gente mente aberta e equilibrada assim, pessoas que não se abalam ou apelam para a ignorância, que precisamos não só como iluminados torcedores de nosso time, mas também como próceres de nossa comunidade, tamanhas as sapiência, experiência e liderança que exercem.

  58. Pedro, gostei do seu texto. Parabéns!
    Mas acho que o problema não é se perdemos a capacidade de comemorar as vitórias e sim que desenvolvemos a capacidade de analisar o desempenho do time deixando de lado, por um instante, o lado torcedor. Eu fui um dos que não fiquei satisfeito com desempenho do time na partida de volta contra o São Paulo, com o desempenho e não com a classificação. E não falo isso porque espero um futebol ofensivo da equipe, falo porque independente do estilo de jogo espero ver a proposta/estratégia de jogo bem executada. No primeiro jogo a proposta era se defender e partir no contra-ataque e essa estratégia foi executada com perfeição. Já no segundo jogo claramente a proposta era mesma e passou longe de ter sido bem executada, e esse é o ponto da crítica. Temos cada vez mais que desenvolver a capacidade de se preocupar com o desempenho (independente do estilo de jogo) ao invés de SÓ se preocupar com resultados. Por conta disso que técnico
    s como Deivid fazem hora extra no clube e prejudicam o desenvolvimento da equipe durante a temporada.
    Mais uma vez parabéns pelo trabalho e abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*