Mudanças forçadas na escalação

Publicado em Crônicas
Problemão para o técnico: Robinho desfalca o Cruzeiro por 2 meses e capitão também se lesiona. (Foto: Reprodução/Twitter)

O Cruzeiro anunciou agora no início da tarde a lesão do volante Henrique e do meia Robinho. O primeiro ficará fora por cerca de 1 mês e meio, enquanto o segundo ficará ausente por volta de 2 meses. Isso significa que a Raposa perderá dois de seus principais jogadores para os duelos contra o Atlético (Mineiro), contra o São Paulo (Copa do Brasil) e contra o Nacional-PAR (Sul Americana).

A perda do capitão Henrique e do armador Robinho vão obrigar o técnico Mano Menezes a mexer na escalação do time. Hudson, Lucas Romero e Lucas Silva deverão ter mais oportunidades na volância do Cruzeiro. No ataque, Alisson, Rafinha e até Rafael Sobis podem ocupar a vaga deixada por Robinho. Talvez seja o momento de testar uma equipe com Sobis e Ábila, por exemplo. E é bom lembrar que o uruguaio De Arrascaeta vai desfalcar a Raposa nos próximos jogos, pois estará servindo a seleção de seu país. O camisa 10 do Cruzeiro volta para o clássico do dia 1º de abril.

Mudanças, mudanças… Não queríamos que elas fossem feitas por causa de lesões, mas o futebol é assim. Agora não vai adiantar ficar culpando um ou outro pelas coisas que acontecem. No futebol de hoje os atletas fazem exames que atestam se eles estão aptos para jogar ou não. Se Henrique e Robinho estavam aptos e Mano decidiu utilizá-los, então não há como fazer nada. Reclamar também não vai resolver o problema. Agora é testar a força do nosso elenco e permitir que mais testes sejam feitos.

Para o jogo contra o Joinville, amanhã, pela Primeira Liga, o Cruzeiro vai jogar com uma equipe completamente alternativa. A dupla de zaga será formada por Dedé e Murilo, já que eles foram os únicos zagueiros relacionados. O goleiro será Lucas França. O lateral-direito será Mayke. E o resto a gente só vai saber mesmo é na hora do jogo. Thiago Neves e Ábila não foram relacionados. Assim, podemos ter Raniel comandando o ataque cinco estrelas. Nos treinos, o garoto tem feito muitos gols. Mas treino é treino e jogo é jogo, como diria o poeta.

Amanhã veremos um time totalmente diferente e que nunca jogou uma partida oficial junto. Deve ser mais um jogo daqueles. Difícil de ver, mas importante para que saibamos se nosso elenco tem mesmo a força que dizemos que ele tem. O jogo não vale de nada, pois já estamos classificados. O brilho ficará por conta do retorno do Dedé, o mito. Sou um otimista e espero que essas mudanças forçadas que teremos que fazer sirvam para que o time evolua, encontre alternativas para superar a ausência de Henrique e Robinho, para que Mano teste outros jogadores e novas maneiras de jogar e que tudo isso, no final das contas, contribua para que o Cruzeiro se fortaleça.

55 comentários para “Mudanças forçadas na escalação

  1. Uma pena a contusão ser a responsável por retirar jogadores de campo. Mas isso é normal no futebol e muitas vezes pode ser algo positivo. Poderemos ver um meio campo com mais agilidade com a entrada do LSilva ou Romero e até mesmo os dois. E também a opção de colocar o Sobis pelo meio jogando atrás do Ábila com nosso matador comandando o ataque. Estou curioso para ver como o Mano vai lidar com os desfalques e obviamente com a volta do Dede que é um grande reforço.

  2. O problema destas contusoes é que o tecnico vai querer inventar pq para ele Alisson e elber são Os primeiros reservas. Ou seja ele vai tentar complicar usando estas duas peças fracas do elenco.. Se liga ai Mano ..abre espaç0 para outros ..estes dois citados já mostraram que não resolvem nada

  3. Duas peças importantes,mas temos elenco e vamos nos dar bem.Arrascaeta de volta para o classico,vai ser motivo pra tirar o sono delas,kkk.Vai ser otimo ver varios jogadores diferentes amanha,qualquer resultado é possivel,mas vamos ganhar assim mesmo,pra cima dos sulistas Cruzeiro!

  4. Conhecendo o Mano Menezes as entradas naturais deverão ser de Hudson na vaga do Henrique, Alisson na vaga do Robinho e Rafinha na vaga do Arrascaeta isso, claro, com Thiago Neves de titular. Aos torcedores que esperam as entradas de Lucas Silva e Ábila no time titular só digo uma coisa: podem tirar o cavalinho da chuva.

  5. Apesar de Robinho nos últimos jogos não tenha apresentado bem, pode fazer falta mais ou Henrique cerca Lourenço não fará falta alguma e vocês irão ver como o time vai melhorar.

    1. Concordo plenamente. Henrique me errou dois passes ontem em contra ataque que me tirou o sono devido a muita raiva. Ele oscila muito para baixo. Acho que a oportunidade deve ser dada ao Lucas Silva. Em segundo plano, Romero e Hudson.

  6. O Robinho vai fazer uma falta tremenda, é o jogador que faz mais articulações na equipe. Já o Henrique temos vários substitutos a altura, pena que tenha saído por causa de contusão.

  7. O time pode ter o meio e ataque com Hudson, Cabral, Lucas Silva, Thiago Neves, Arrascaeta e Rafael Sóbis. Dessa forma, Thiago Neves teria mais liberdade a frente juntamente com Arrascaeta e Lucas Silva viria mais a frente com o recurso de chute de fora da área e os lançamentos longos de uma lateral a outra. Vale a pena testar essa formação. O que acha PH? Abraçõs, parabéns pelos comentários sobre o maior de minas.

    1. Acho que o Mano tem uma variedade de opções. Pode até mudar o esquema. O elenco permite isso. Vamos ver como o treinador vai fazer. Sua sugestão é boa, pelo menos eu gostei. Obrigado e um abraço pra você também!

      1. Acho que Henrique e Robinho farão muita falta. Henrique é o melhor meio campista no momento, enquanto Robinho é excelente na distribuição do jogo. Espero que essa perda não represente desculpa para o clássico.

  8. Retorno do Dedé, ótimo.
    Quanto a ausência do Henrique acredito que o time não vai sentir tanto, temos bons jogadores para a posição.
    Sim, é hora de testar a todos e montar a melhor formação, em minha mais sincera opinião a dupla de zaga titular será ´Dedé e Manoel, no decorrer do Brasileirão, com certeza o Henrique perderá o lugar para o Lucas Silva e por ai vai …….

  9. Quando vi o Robinho pedindo substituição com a mão na coxa pensei: Ferrou! Por mais que o Mano tenha opções de peças e mudanças táticas, o jogador vai fazer falta nessa sequência de jogos importantes.

  10. Complicado PH, perdemos o coração e o cérebro do time. Mas sabemos como funciona o futebol, nem as grandes equipes europeias escapam dessas lesões. Agora é hora do trabalho feito pela diretoria surtir efeito, ainda bem que trouxeram peças de reposição à altura. Creio que para o lugar do Henrique será o Hudson neste primeiro momento, e para a vaga do Robinho o Mano poderá utilizar o Thiago Neves, o próprio Mano disse em uma coletiva que pretendia usar o Thiago pela direita da forma como Éverton Ribeiro jogava, portanto a hora é agora. Podemos jogar com Thiago pela direita, Arrasca pelo meio e Alisson pela esquerda, ou então recuar o Sóbis e entrar com o Ábila na referência. Enfim, continuamos com boas opções, podendo variar taticamente sem perder qualidade.

  11. Finalmente Henrique vai sair do time, pena ter sido por lesão mas agora no minimo vamos ter um volante que marca como titular, baita reforço a sua saída.

    Robinho realmente vai fazer muita falta, mas pelo menos o Mano vai ser obrigado a mexer no time, só não nos venha com Elber e Rafinha de titulares, temos opções melhores.

  12. Lembrem-se que o Lucas Silva teve sua chance em 2013 com contusão/cartão dos até então titulares Nilton e Souza, fez aqueles golaços contra o Vasco e não saiu mais (se não fosse por isso, talvez o MO nunca teria dado uma chance real pra ele……Acho um excelente meio de campo com Lucas Romero de Xerife, centralizado atrás, L. Silva Pela direita e Ariel pela esquerda, estes últimos como segundo volante e meias, como o Ariel vem jogando e muito bem.

    1. Concordo com vc, Marcelo. No lugar do Robinho teria que entrar o Lucas Silva, ou seja, jogar com três volantes, revezando ele com o Ariel na chegada à frente, e o Hudson ou Romero na proteção. O MM jogou assim, com três volantes (Henrique, Ariel e Willians) em 2015 qdo recuperou o time.

  13. Refletindo sobre os erros na partida ontem, cheguei a uma conclusão. Tomara que o Dedé volte em alto nível, muitos criticam o léo, mas a falha, alias, as falhas de velocidade na cobertura são sempre do manuel. Naquele jogo que o cruzeiro ganhou de 2×1 que levou no finalzinho o gol, o lançamento foi nas costas do fabrício e o de ontem foi nas costas do léo, mas o homem da cobertura, era pra ser o manoel, com Déde em campo, e bem, nunca que o atacante ia chegar com aquela liberdade. Olhem o gol do arrascaeta, foi igual, e o zagueiro já tava em cima, ele que tem habilidade diferenciada, mas o da cobertura tava lá. Só uma observação. No meio, se ele optar por mandar no jogo atacando, agora que o henrique saiu, poderia colocar o Lucas Silva para organizar a saida, porque o léo só sabe jogar pro outro zagueiro ou pro goleiro, o manoel só dá chutão achando que é craque e tá lançando, o henrique tem o passe ruim, e até a bola chegar no ariel o outro time se arma na defesa. posiciona o diogo barbosa bem aberto como um ponta pela esquerda, segura o ezequiel mais recuado, coloca o tiago neves bem aberto na direita, arrascaeta flutuando encostando no tiago na direita, no diogo na esquerda e penetrando na área, e coloca dois centro avantes, sóbis e ábila enfiados, lógico que com movimentação, mas sempre tendo muitos na área. Alisson, sempre vai entrar bem como reserva. Na recomposição, marca por setor, não recua pra entrada da área, fica na intermediaria e encurta o campo, como pensava paulo bento, com Déde e kunty dá certo pois os dois são rápidos, agora, se mano quiser manter o que está, é hudson no lugar de henrique e tiago neves no de robinho.

    1. 100% contigo amigo, o Léo é a bola da vez, mas o Manoel é MUITO lento. Quem acompanha os jogos vê isso. Precisamos de Caicedo e Dedé, e estes dois como reservas, pois são bons taticamente.

  14. Estes “contra tempos”, leia-se contusões, para mim, eram mais que previstos. Expor jogadores como: Rafael Sobis e Tiago Neves, só para sitar estes 2 exemplos num jogo “de ida” contra o Murici/Gabiroba num “campo” daquele, vão me desculpar, tem que ser muito “oreião”. Precisamos dar canja para o Mike, Fabrício, Brian, Hudson, LS, MV e até para a “garotada”.
    O tempo esta passando e esse “fruto” do trabalho não esta amadurecendo.
    O “rural” só serve mesmo para laboratório, formar uma “equipe” para o quadrangular final e aí sim, entrar com tudo, tipo “chegar-chegando” e voando baixo. É muito sonho para um simples torcedor……Outra coisa, nem eu nem “quase” ninguém gosta de ir a TOCA III vendo que o time tá deste jeito. Mas vamos continuar apoiando……..Continuo “rezando”…….MO JÁ…….

  15. Sabe quem o MM relacionou para o “jogo” contra o Joinville? Hudson, Lucas Silva e Romero (volante) logo agora com contusão confirmada do Henrique. façam me o favor. Convocou tbm o Dede e o Mike….Só rezando..
    Nesta Liga já estamos classificados para a próxima fase. Estes jogadores do Marcos Vinícios e Rafinha, que tbm foram relacionados tem que jogar é no time principal para pegarem ritimo e entrosamento…….PQP MM…….MO JÁ

  16. Pelos relacionados, acho que o time ficará fraco para esse jogo. Penso que nao seria necessário poupar tanto assim. Time totalmente muda do assim perde muito em entrosamento. Deveria poupar os principais e usar mais os principais reservas, até para dar mais ritmo e ter um time minimamente entrosado. Sei que o jogo não Vale nada, mas seria interessante dar rodagem aos reservas e manter a invencibilidade, o que mantém a moral do time.

  17. As contusões vieram em bom momento. O time vinha jogando mal, apesar da invencibilidade. Ambos são lentos, apesar de Robinho possuir qualidade. Vamos ter um time mais pegador e mais rápido.

  18. “Há males que vêm para o bem”. Desejo melhoras para Henrique e Robinho mas espero que o Henrique não volte nunca mais a ser titular com a camisa do Cruzeiro .Tenho certeza que com a entrada do Romero ou Hudson teremos um meio mais combativo , e que os Deuses do futebol ilumine a cabeça do Gaúcho teimoso para testar um ataque com Ábila e Sobis .Eu estou bem tranquilo quanto a essas contusões pois o banco do Cruzeiro tem muita qualidade . Agora vai !!!!

  19. Eu espero que o Lucas Silva assuma a vaga do Henrique. Precisamos de um jogador que tenha uma boa visao de jogo e que arrisque chutes de fora da área de vez em quando. Ontem foi mais um jogo que senti falta disso. Chutes de longe podem decidir uma partida e os jogadores nao tem feito isso.

  20. Robinho é um grande jogador, mas caiu de produção e não marca ninguem, o Henrique não sei pq é titular no time. Cabral é muito lento e só joga com a bola nos pés. Quem sabe MM não acha um meio mais competitivo com essas contusões. Há males que vem para o bem

  21. Planejamento é visando o ano todo. Usar jogadores importantes, como: Dede, Mike, Lucas Silva, Hudson, Romero e Marcus Vinícios, num jogo que não vale nada. Convenhamos é muita falta de visão. Imaginem se machuca algum deste jogadores logo nessa altura do campeonato. Agora além de “rezar” vou começar a acender “velas” e tomar um “chasinho gelado” para relaxar…….Boa noite………….Vou pescar

  22. Outra coisa que esqueci de comentar: gostei da relação do Mano para amanhã ao ver o Élber na lista. Se ele não foi poupado, mostra que não deverá ser o substituto do Robinho. Bem, acredito que quem deverá ficar no lugar do Robinho seja o Alisson, colocando ele na esquerda, onde costuma jogar e T. Neves na direita.
    Sobre o Alisson, vou fazer um comentário a parte: muitos não gostam dele, inclusive eu já o critiquei, mas cá pra nós, tenho percebido que é o jogador que mais luta no jogo, se perde a bola não desiste e tenta recuperar (como naquele lateral bisonho cobrado ontem, e que na mesma hora ele recuperou a bola), sempre volta pra ajudar na defesa e ainda por cima incentiva a torcida; e é o único jogador que vejo pedindo apoio da torcida, vira e mexe ele faz isso. Só tem que aprender a soltar mais a bola (e acho que já melhorou neste quesito) e acertar o gol né! Vai gostar de errar gol na cara, viu. Não estou puxando saco do cara, como já disse: já o critiquei, mas acho que exageramos de vez em quando e acabamos esquecendo das qualidades do cara.

  23. Prefiro acreditar na hipótese do PH, Sórbis e Ábila juntos!! Preparamos para chegar com um esquema assim no clássico. Acho a’te bom o Arrascaeta viajar um pouco e não ficar pisando em gramado ruim do C. Mineiro e preservar para o Clássico. Tem que mudar o esquema e jogar com um centro-avante de verdade: ÁBILA titular. Quanto ao Henrique não fará falta Lucas Silva é o cara e Hudson também. Robinho fará falta….

  24. Desejo que o Henrique temha ótima recuperação e que assine contrato com outro time. Não fará a menor falta.
    Com todo respeito aos colegas que aqui opinaram, acho que o referido fez sim muita falta quando saiu do time de 2016, que era horrível. O cenário agora é bem diferente.
    Robinho: jogador comum, que se destacou por ter chegado justamente para compor elenco de um time muito ruim. Aquela história, em terra de cego…
    A volta do Dedé é uma boa atração. Que seja o retorno do Mito.

    1. Com todo respeito,você esta desperdiçado aqui,deveria estar gerenciando a carreira de um Messi,de um Cristiano Ronaldo ou então deveria estar treinando o Barcelona ou Real Madrid.Cara você é simplesmente demais,nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. Ter que trocar alguns jogadores por lesão é foda, mais olhando por um outro lado, pode ser até bom. Vale lembrar quando o Rafinha estava de titular no time ano passado nas quartas de final da Copa do Brasil e se lesionou, Arrascaeta entrou e tomou conta do jogo, jogou o fino da bola e mais um pouco, foi a oportunidade dele voltar ao time Titular, que pode ser o caso do Abila, Lucas Silva e Lucas Romero. Com a saída do Robinho o Mano pode recuar o Sobis e colocar o Abila novamente no comando do Ataque Celeste.

  26. P.H. desejo recuperação plena para esses dois atletas do MM, Vão fazer falta, agora é hora de que quem entrar nos mostrar ao que veio. Gostei de ver uma equipe alternativa para amanhã. Estou confiante. abraços.

  27. grandes perdas num momento totalmente crucial,ou seja as decisões de abril.
    henrique acho nosso termômetro em campo e robinho peça imprescindível na engrenagem do time,farão muita falta.
    mas felizmente temos reposições á altura no banco de reservas e espero que mano souba escolher o melhor pra nós.
    eu particularmente gostaria de ver romero e lucas silva na volância mesmo sabendo que cabral está bem no time e queria thiago neves centralizado distribuindo o jogo com alisson na esquerda e arascaeta na direita.
    mas temos várias opções e mano com certeza saberá o melhor,enfim confiança continuna inabalada e que venha abril.

  28. Seria legal testar novamente o garoto Alex. Esse jogo contra o Joinville serve pra testar esses jogadores mesmo. Gostaria de ver o cruzeirao com Lucas Silva, Cabral, Thiago Neves, arrascaeta, sobis e a abila.

  29. PH, vc falou que agora é testar a força do nosso elenco…(sic). Também a Diretoria, a Comissão Técnica, a Imprensa e muitos torcedores acham que o Cruzeiro tem um bom elenco. Senão vejamos: os atuais reservas Fábio, Mayke, Dedé, Caicedo, Fabrício, Hudson, Lucas Romero e Lucas Silva, estão no mesmo nível dos titulares ou acima. Agora, Alisson, Élber, Rafinha, Alex, Marcus Vinícius, Raniel e Ábila, não chegam nem perto dos atuais titulares, e isso já foi comprovado nos últimos jogos (contra times de menor expressão). Logo, para ter, de fato, um bom elenco, o Cruzeiro precisa contratar melhores jogadores do meio para frente, senão, no brasileirão, a falta do Robinho, Arrascaeta, Rafael Sóbis e Thiago Neves, jamais serão supridas por aqueles.

  30. O Cruzeiro precisa mesmo é de beques e laterais, até que me provem o contrário……….Leia-se: Dede, Mike, Kunty, Brian, Fabrício + mais Kevin e o Becão da base……………Saudações Celestes

  31. Agora é esperar que o senhor Mano Menezes levante dessa cadeira da acomodação que ele está hibernando pra testar mudanças na equipe, principalmente de comportamento. É hora de mudar o esquema de jogo (manjado e batido) e a vontade de decidir jogos…..

  32. Pc o que você acha de Lucas Silva Substituir o Robinho e Romero ou Hudson na vaga do Henrique, assim tira a obrigação dos meias voltarem tanto para recomposição.

  33. Agora é a hora de MM mostrar toda sua competência, que eu acredito ter, o negócio é: Hudson, LS16, Ariel Cabral, TN30, Arrascaeta e Sóbis!!!Não há dúvidas qto a isso!
    Caso precise buscar mais o gol no 2ºt, coloca Abila na dele (centroavante) e recua o Sóbis, saindo um dos 3 volantes, de preferência o Ariel Cabral, ou pode tirar um dos outros 2, se estiver mal em campo ou amarelado!
    Chega de ficar apostando em eternas promessas como: Alisson e Elber ou em jogador meia-boa como esse Rafinha!
    Outro coisa com 3 volantes, talvez aja mais espaço pra tentar recuperar, tem que deixar jogar, o Mayke!pq esse Ezequiel é fraco demais!Prefiro o Romero improvisado que esse Ezequiel!

  34. Este “esquema” do MM, está mais do que manjado. Time capenga pela esquerda. Qualquer destes times do interior mineiro e até o próprio Murici já haviam percebido isto. Com este time previsível, qualquer um acerta na marcação. Por isso não fazemos gols e ainda dá tempo adversário se organizar dentro do jogo..Leia-se América e Tombense, isto sem contar com a ajuda dos beques adversários para nos “ajudar” É Mano Véi, vê se não esquece de combinar com os sagueiros dos próximos confrontos….

  35. Éverton Ribeiro ta querendo voltar jogar no Brasil, bem que podia ser pro cruzeiro de novo, bora mexer ai gilvan seria a contratação ir rumo ao mundial 2018

  36. É o Hudson,o Romero e o Lucas Silva que o torcedor quer nos lugares de Ariel Cabral e Henrique?Se forem esses jogadores que a torcida desejam estamos muto ferrados.Já sei daqui a pouco a torcida vai pedir o Everton Ribeiro,o time hoje foi horrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*