Skip to main content
 -
Jornalista, colunista social e empresário, apresenta o programa de mesmo nome no SBT/TV Alterosa, aos sábados para todo Estado, levando cultura, entretenimento e variedades ao público.

A primeira vez em Paris

A viagem à Paris foi curtinha, mas, como sempre, conhecer lugares novos nos traz um olhar mais amplo à nossa realidade, à nossa rotina. Por isso, a capital francesa me deixou ótimas impressões.
Claro que os meus sentimentos estão diretamente relacionados à época que visitei, a alta temporada do verão europeu, e também, ao tipo de roteiro que fiz, enfim, à minha experiência, uma combinação de inúmeros fatores que fizeram essas questões se destacarem aos meus olhos. Paris é mesmo muito interessante e dá vontade de voltar várias vezes. A cidade é conhecida pela moda, pela gastronomia, pelos doces (patisseries) e seus belíssimos monumentos.

Foto com o monumento mais famoso do mundo ao fundo, a torre Eiffel

Experiências para viver em Paris.

1 – As calçadas às margens do Rio Sena, algo bem romântico, casais e turistas dividem esse espaço que é lindo para sentar e conversar e tirar muitas fotos bonitas. Cada angulo e cada passo vale um registro! Nas tardes de domingo é ótimo para caminhar e tomar um gelato.

2 – Conhecer alguns dos pontos turísticos mais famosos e mais visitados do mundo. O primeiro ponto positivo é também o mais óbvio. A França é o país mais visitado do mundo, são 89 milhões de turistas estrangeiros por ano! Só o Louvre recebe 7,3 milhões de visitantes anualmente! Me senti extremamente grato por poder visitar tantos lugares famosos e comentados e ver como tudo funciona in loco. Além disso, a quantidade de pessoas fazendo shootings ou pre-weddings lembra o tempo todo que você está em um dos lugares mais bonitos (e mais românticos) do mundo.

2 – De modo geral, as atrações turísticas estão bastante preparadas para receber turistas de todo o mundo. Os atendentes foram simpáticos comigo e falavam ótimo inglês. Os lugares são bem sinalizados, normalmente em francês, inglês e chinês, e você também tem áudios guias, plaquinhas e cartões de explicações em vários idiomas, em alguns lugares até mesmo em português. Por exemplo, na Sainte-Chapelle havia uns cartões em uns 6 idiomas que explicavam os vitrais, um deles português.

3 – O quanto as pessoas leem. Isso me encantou muito em Paris! É comum as pessoas lerem no transporte público, em Paris era uma quantidade absurda de pessoas com livros ou e-books. Elas liam até andando enquanto mudavam de linha dentro das estações de metrô.

4 – A paz dos parques e jardins. Não que esses lugares também não estivessem cheios de gente, mas me dava uma paz ver aqueles parques e jardins lindos e as pessoas tranquilas, curtindo o sol, lendo. Sem contar que são tantos bancos e cadeiras nesses locais, que, apesar dos muitos visitantes, ainda sobram muitos vazios, o que aumenta a impressão de calmaria e contrasta com o agito e superlotação do restante dos lugares turísticos de Paris. Tranquilidade no Jardin des Tuileries entre o Musée du Louvre (ao fundo) e a Champs-Élysées.

Jardim Tuileries em Paris

5 – Arquitetura linda, acervo com obras incríveis e renomadas, organização e curadoria admiráveis. Mesmo eu não entendendo tanto de arte, tudo superou minhas expectativas. É tudo muito cultural e rico historicamente.

6 – As pessoas aproveitam muito às margem do Sena. Enquanto eu fazia o turístico passeio de cruzeiro no Rio Sena, pude observar como os próprios moradores aproveitam Paris. Jantar e tomar um vinho sentados à beira do Rio Sena depois do trabalho parece ser um dos programas preferidos dos parisienses. As margens ficam cheias a partir das 17h.

7 – No final de tarde às margens do Sena tudo parece cenário de filme. Ruelinhas charmosas, varandas cheias de flores, prédios com arquitetura de tirar o fôlego, fachadas de lojas super fofas. O Rio Sena, as pontes maravilhosas, a Torre Eiffel, tudo dá a impressão de ter sido montado para ser cenário de um filme romântico.

Passeio no Rio Sena

8 – O passeio no Rio Sena é uma experiência que todos devem viver, cada detalhe, cada ponto, cada curva traduz beleza, história, romantismo e leveza. Do rio podemos ver vários pontos turísticos famosos e locais importantes, como o Louvre e a Torre Eiffel, o monumento mais famosos do planeta. O passeio dura cerca de uma hora e passa voando. Ideal para tirar fotos, mas atenção, tem que ser rápido, afinal estamos em em um barco em movimento.

9 – A visita a Torre Eiffel é algo surpreendente, a torre de 324 metros de altura é o monumento mais desejado de Paris por pessoas de todo o mundo. Mas é sempre lotado e o ideal é comprar o ticket antecipado para não enfrentar filas e realizar esse passeio no seu ritmo. O primeiro e segundo andar da torre podem ser visitados de dia ou a noite. Vale lembrar que ela foi construída por Gustave Eiffel para a exposição Universal de Paris em 1889, e seria desmontada após o evento. Mas ela permaneceu no local por ser útil para empresas de comunicação. Graças a Deus!

Além da alta gastronomia, Paris também é conhecida pelos seus doces especiais

10 – Sair andando loucamente por Paris é algo desbravador, porque em cada esquina você vai encontrar um ponto histórico ou locais que serviram de cenário para filmes famosos. Eu passei pelo cabaré Moulin Rouge, locação para o filme de mesmo nome e também o café de Amelie Poulain em Montmartre. Uma dica, esqueça o Uber ou Taxi e vá de metrô, ele é rápido e liga todos os pontos da cidade, além de ser uma opção barata para conhecer os pontos turísticos. Os mapas são distribuídos gratuitamente nas estações.

Escolhendo as fotos para o post, fui relembrando de várias outras questões, como o tanto que fiquei impressionado com o tamanho do Museu do Louvre vendo ele de cima da Torre Montparnasse e a loucura que é o trânsito. Mas tentei expressar nos tópicos sobre o que foram as emoções mais fortes que eu tive e o sentimento que ficou depois de ter voltado. O sentimento que predomina é que Paris é encantadora e vale a pena!

*Envie sugestões de temas | E-mail: programaguimoreira.sbt@gmail.com | Instagram: @guimoreiraoficial

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.