Skip to main content
 -
Jornalista e empreendedora inquieta. Ex-repórter de economia e cidades do Estado de Minas, Folha de São Paulo e VEJA BH. Ganhadora de prêmios, como os do Sebrae, Senai, Apimec, Crea e Ministério Público de Minas. Criadora do projeto colaborativo Chão Que Eu Piso e autora do livro Casa e Chão - Arquitetura e Histórias de Belo Horizonte.

Fora da Caixa

O blog FORA DA CAIXA (e coluna publicada aos sábados no Estado de Minas) vai trazer informações sobre economia criativa, a cultura maker, os primeiros passos dos novos empreendedores mineiros. A intenção é acompanhar e registrar as iniciativas que estão mudando a cara da economia local, as pessoas e os coletivos que encaram um novo modelo de negócio e um talvez incomum propósito de vida. São ideias, protótipos, trabalhos, sonhos capazes de mudar o modo como consumimos e vivemos.

Muitos modelos e processos estão sendo rompidos e, de outro lado, também há capital peneirando boas ideias. Este novo ecossistema ganhou força no estado a partir do ano passado, quando surgiram diretrizes públicas e até linhas de financiamentos específicas, como a do Bando de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), para empresas das áreas do audiovisual, jogos eletrônicos, música, teatro, literatura, design, arquitetura, moda e gastronomia, entre outras que produzem bens culturais e artísticos, com conteúdo criativo e valor econômico.

Dados recentes são raros, mas o Relatório de Economia Criativa publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) já apontou o novo ecossistema como uma poderosa força transformadora no mundo de hoje, especialmente em mercados em crise, como o brasileiro.

Quem assina a FORA DA CAIXA é Paola Carvalho, ex-repórter de economia e gerais do ESTADO DE MINAS, e que passou por outras redações, como a do jornal Folha de São Paulo, onde assinou a coluna Cifras & Letras, e da revista e site VEJA BH, em que mantinha ainda um blog voltado para urbanismo e cidades. Ganhadora de prêmios, como os do Sebrae, Senai, Apimec, Crea e Ministério Público de Minas. É criadora do projeto colaborativo Chão Que Eu Piso, que conta com uma galeria de 11 mil fotos virtuais que revelam histórias de lugares espalhados pelo mundo por meio do registro dos desenhos de ladrilhos, mosaicos, parquets. É uma das autoras do livro Casa e Chão – Arquitetura e Histórias de Belo Horizonte. Também é co-fundadora da Casa Leopoldina, uma casa de cultura maker e ecocafeteria localizada no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte.

 

 

Publicidade

Um comentário em “Fora da Caixa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*