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Olá! Fico feliz de ter você aqui comigo no @ficadicabh. Tudo começou quando me mudei para Belo Horizonte e comecei a explorar as belezas do nosso estado de Minas Gerais, conhecer pessoas fantásticas e, claro, experimentar pouco a pouco a melhor culinária do Brasil. Criei o IG @ficadicabh para dar destaque às minhas descobertas e, então, este blog em parceria com o Portal UAI. Sou publicitária, jornalista e coach, com atuação principal na cultura brasileira ao assessorar artistas de destaque nacional e escrever sobre o tema.

Gratidão transcende a palavra

Resultado de imagem para agradecerApesar da palavra ter virado “modinha”, pois hoje em dia é bonito dizer “gratidão”, sentir-se grato de fato não é tão comum assim nos dias de hoje.
Portanto, eis a pergunta, você já sentiu gratidão? Sentir mesmo, no seu corpo, na sua respiração, no seu olhar e na sua mente?
Perguntei genuinamente, se você de fato, já viveu a gratidão, pois existem 3 tipos de gratidão.
Existe a gratidão que sentimos através de algum acontecimento pontual, como por exemplo, uma promoção, uma formatura, um presente e etc.
Temos a gratidão automática, que não se observa ou sente de fato o que diz, não gera sentimento e comportamento pelo fato.
E também a gratidão que gostaria de lhe provocar aqui, a gratidão ativa!
Aquela, que você PÁRA E DESPRENDE DE UM TEMPO PARA APRECIAR E VALORIZAR ALGO!
A gratidão envolve gastar uma energia para RECONHECER algo que merece ser valorizado em sua vida. Envolve uma emoção que intensifica esse reconhecimento. Que valoriza esse acontecimento ou situação em sua vida.
Faço uma chamada para este tema, pois a gratidão, pode mudar o seu humor, estado de espírito, nível de stress e alterar a forma com que você enxerga o mundo a sua volta.
Você sabia que a gratidão é simultaneamente, um sentimento, uma emoção e um comportamento?
Exercer a gratidão pelas pequenas coisas que lhe acontecem, vão garantir a sua motivação durante a vida e principalmente perante aos novos desafios que irão surgir. Quando você começar a exercer a gratidão ativa, aquela que você foca e desprende de um momento para reconhecer algo positivo em sua vida, você irá acalmar a sua mente, temperando melhor as emoções do dia a dia, que poderá, ter impacto imediato
sobre seu comportamento.
A gratidão é capaz de atingir elementos afetivos (emoções e sentimentos) e também cognitivos (foco e planejamento). Exercer a gratidão ativa, não vai deixar a sua motivação à mercê apenas de eventos pontuais em sua vida.

Gratidão ativa, é uma escolha. Você decide observar constantemente o que merece a sua atenção e o movimento de ser grato.
A neurofisiologia realizou estudos, que identificou através da ressonância magnética funcional, que quando o ser humano pratica a gratidão, o cérebro, ativa estruturas do córtex pré-frontal, capaz de gerar uma maior sensação de bem-estar. Ao exercer a gratidão, geramos sensações que fortalecem as relações humanas, geram relaxamento, acalmando os pensamentos, sendo capaz de regular melhor as emoções (positivas ou negativas), reduzindo o stress, aumentando a motivação e o estado de prazer, melhorando inclusive a qualidade do sono.
Faço portanto, um convite: exercer diariamente a gratidão ativa.

Avalie neste momento, de 0 a 10, o seu nível de satisfação pessoal, e se possível, escreva em um caderno, uma lista de itens que você pode ser grato, todos os dias, durante 1 mês. No final deste período, avalie novamente o seu nível de satisfação pessoal.
E se mesmo assim, ainda estiver pensando: “Ahhh Ludi, mas e os eventos negativos??!!” Sinto muito, mas muitas vezes, não temos como controlar e reclamar vai apenas te entristecer e lhe desmotivar.
Lembre-se, coisas positivas coexistem com coisas negativas, se existem problemas em sua vida que você não pode solucionar neste exato momento, poupe a sua energia, se esforce para focar o seu olhar para questões que vão lhe motivar neste momento, assim você terá mais clareza para solucionar as questões do dia a dia.
Se você for um pessimista, terá que se esforçar um pouco mais e permitir que esse processo aconteça, caso contrário, os benefícios mencionados aqui, não terão efeito para você.

Espero que com este exercício, você consiga aumentar o seu nível de satisfação pessoal!
E se possível, realize também uma meditação baseada nos itens que você é grato em sua vida!

 

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Ludmila Fortes  é Coach e Mentora de Vida e Carreira.

Instagram @ludmilaforts / Contato (31) 991918659  ludmilaforts@gmail.com

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