Skip to main content
 -
Olá! Fico feliz de ter você aqui comigo no @ficadicabh. Tudo começou quando me mudei para Belo Horizonte e comecei a explorar as belezas do nosso estado de Minas Gerais, conhecer pessoas fantásticas e, claro, experimentar pouco a pouco a melhor culinária do Brasil. Criei o IG @ficadicabh para dar destaque às minhas descobertas e, então, este blog em parceria com o Portal UAI. Sou publicitária, jornalista e coach, com atuação principal na cultura brasileira ao assessorar artistas de destaque nacional e escrever sobre o tema.

O melhor pão de queijo de BH

Que pão de queijo é patrimônio histórico de minas, todos já sabem!

Mas, qual seria o melhor pão de queijo de Belo Horizonte?

Recentemente realizamos uma pesquisa no instagram @ficadicabh e nossos seguidores opinaram o melhor lugar e/ou marca para comer esta iguaria em BH. Entre os comentários, estavam o Pão de Queijo Tidelso, Pão de queijo do Verdemar, Seu Ninico, Tropical Pão de Queijo, Pão de Queijaria, California Coffee Itau, Braga Pão de Queijo, Matula, mas o campeão disparado foi o Pão de Queijo da Vovó!

Confesso que ainda não provei todos, mas estou bem querendo aproveitar o feriado e fazer um tour gastronômico para explorar o pão de queijo de bel-órizonti. E vocês? Deu água na boca ai também? O que acharam destes candidatos ao melhor pão de queijo? Concorda ou indicaria outro? Conte pra gente!

Curiosidades:

  • Não sabemos ao certo quem inventou o Pão de Queijo, mas, apesar da história não possuir um nome para parabenizar, o que se sabe é que a receita vem desde o século XVIII, e sua popularização ocorreu na década de 50, assim se tornando paixão nacional. Apesar de não existir um nome ou rosto a esta criação, sabemos muito bem que o pão de queijo surgiu em Minas Gerais, sendo até hoje conhecido como um prato típico mineiro que conquistou barrigas por todo o mundo.
  • Outros países latinos também possuem receitas semelhantes: na Colômbia existe um alimento chamado de pan de Bono cujo formato é achatado. Já no Paraguai e Argentina, também é possível encontrar um pãozinho cuja receita é bastante semelhante, seu nome é Chipa e possui formato de U. No Equador é comum encontrar o ‘pan de yuca’ que possui o mesmo formato do nosso querido pão de queijo mineiro, porém a tradição é diferente: ao invés do café preto, por lá o alimento é consumido com iogurte.

Postagens relacionadas

6 comentários em “O melhor pão de queijo de BH

  1. Ei Thais! Provei um excelente no Roça Capital. Eles tem três lojas, uma no Mercado Central, outra na Bandeirantes e uma terceira no Mercado da Boca. Provei o pão de queijo feito na Bandeirantes e com conheço os citados na matéria, é bem mais saboroso que o pão de queijo da Vovó, com a vantagem de poder ser provado acompanhado de cafés de diferentes regiões que servem no local. Vale a visita, pois além do pão de queijo em si, vendem queijos deliciosos e tem um atendimento super bacana. Vá conferir.

    Abraços!

    Júlio César

  2. Boa Noite, tem o Pão de Queijo da Ró com inhame, é um Pão de queijo sem óleo 50% menos gordura, feito com ibhame e mais quantidade de queijo e a maior quantidade é ricota, só que ele é super saboroso e saudável. Vende congelado em BH na Roça Capital, mas em Itabira no Ponto Natural vende porção, é em Bh vai começar a vender agora porção em cafeteria.
    Ele ganhou entre os melhores no programa da Ana Maria Braga.

  3. Pão de Queijo da Ró com inhame, @paodequeijodarocominhame , ganhou no concurso da Ana Maria Braga, 50%menos gordura, sem óleo e com inhame, vende congelado no Roça Capital do mercado, em itabira, vale do aço, Ouro Preto e São Paulo, agora começando a vender em cafeterias a porção é maravilhoso, saboroso e saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.