Skip to main content
 -
Olá! Fico feliz de ter você aqui comigo no @ficadicabh. Tudo começou quando me mudei para Belo Horizonte e comecei a explorar as belezas do nosso estado de Minas Gerais, conhecer pessoas fantásticas e, claro, experimentar pouco a pouco a melhor culinária do Brasil. Criei o IG @ficadicabh para dar destaque às minhas descobertas e, então, este blog em parceria com o Portal UAI. Sou publicitária, jornalista e coach, com atuação principal na cultura brasileira ao assessorar artistas de destaque nacional e escrever sobre o tema.

Busco uma resposta para o Dia de Finados

O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu.

No Brasil, por exemplo, o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezam por eles no cemitério.

No México, as pessoas também comemoram o Dia de Finados, mas de uma maneira mais festiva e colorida que a brasileira. As celebrações duram 3 dias e as pessoas zombam da morte enfeitando as ruas e organizando desfiles.

De forma geral, os mexicanos acreditam que as almas dos que já se foram visitam seus parentes nessa data e é costume também ter altares decorados dentro de casa. Eles os enfeitam com flores, caveiras de papel machê, retratos das pessoas mortas e pequenas oferendas.

Mas por que 2 de novembro?

Conforme registros históricos, a tradição foi instituída pela Igreja Católica no século 10 e diz que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação.

Mas, o costume é mais antigo do que se imagina. Desde o século 2, ao que tudo indica, já se tem indícios de cristãos que rezavam por seus falecidos, visitando os túmulos dos mártires e pedindo pelos que já morreram.

Aos poucos, então, a Igreja foi aderindo ao costume e no século 5 já era costume dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos, especialmente pelos quais não tinham família e ninguém se lembrava de pedir por suas almas.

Mas, o a escolha do dia 2 de novembro como a data oficial para celebrar o Dia de Finados só foi feita mesmo no século 13. Os responsáveis pela Igreja escolheram o dia por suceder o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro.


E a dor dos que se foram…

É difícil ter uma fórmula mágica para amenizar todo sofrimento de quem fica ao perder algum ente querido. Todos vocês aqui já devem ter perdido alguém e foi tomado por uma dor sem fim, não é mesmo? Aos que ficam, cabem as boas lembranças e, com o tempo, esta dor vai amenizando e virando saudade.

Algumas religiões conseguem encarar a morte de uma forma mais leve e tranquila – não sem dor, mas sem desespero. Cabe aqui fazermos uma reflexão em vida do que queremos deixar aos que ficam – afinal, esta é a lei da vida: todos, um dia, morreremos – e aos que perderam, lembrar que a vida deste ente não foi em vão e que ele viveu o suficiente aqui na terra para cumprir sua missão. E esteja onde estiver, se esta pessoa também o considerava tão importante quanto você importa com ela, ela não gostaria ver e sentir seu sofrimento. Pense nisso e aproveite o finados para refletir!0

Fontes: SignificadosUolWikipédia, Segredos do Mundo
Imagens da Internet.

12 comentários em “Busco uma resposta para o Dia de Finados

  1. Olá campeão(a)! Já estou te seguindo.
    Parabéns por este excelente Blog, tenho lhe acompanhado a algum tempo.
    Você tem ótimas postagens e eu estou familiarizado com esse assunto.
    Se você quiser tirar um pouco da carga de seus ombros, eu adoraria escrever algum material para o seu blog, em troca de um link para o meu.
    Por favor, me mande um e-mail se estiver interessado(a) nessa parceria.
    e-mail: colaboradorparticipativo@gmail.com
    My Blogger in:
    Colaborador Participativo
    #Compartilhe com o(a)s amigo(a)s Valeu!!
    Sucesso! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.