Volvo B310 R promete economia operacional de até R$ 89 mil em 6 meses

Publicado em Lançamento, Transporte rodoviário
Divulgação/Volvo
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*Thiago Ventura

Curitiba (PR) – Você trocaria um carro com motor maior por um modelo de menor potência, mas que pode cumprir o mesmo trajeto e com mais economia? Este é o mote do chassi para ônibus  B310 R da Volvo, que pretende entrar no segmento rodoviário com um motor traseiro 4×2 de 310 cv (cavalos). A marca sueca promete economia de até 3% no diesel em relação aos principais concorrentes – o Scania K 310 e o Mercedes-Benz O-500 1830. O novo produto é destinado especialmente para fretamentos e viagens curtas a médias. Dentro do mix da Volvo Buses, o B310 R é uma opção ante o B340 R e pode ser interessante para determinados clientes.

“O mercado está cada vez mais profissional e segmentado. Nossos consumidores sabem que é necessário empregar motores adequados para cada tipo de trajeto. Não existe mais colocar um veículo de 380 ou 420cv, quando um menor atende. Por isso queremos ocupar essa lacuna”, explica o presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Pimenta.

O novo chassi vem com motor 11 litros, com 310cv e torque de 153kgfm. Ele permite carrocerias de até 14 metros de comprimento. As principais fornecedoras brasileiras (Marcopolo, Neobus e Comil) e colombianas (Busscar e Superpolo/Marcopolo) já têm opções de carrocerias desenvolvidas junto com a Volvo. A transmissão é automatizada I-Shift e o modelo vem com freio motor VEB de 390cv de potência, suspensão eletrônica e freio a disco EBS 5. Segundo a engenharia da Volvo, o chassi é pelo menos 400kg mais leve que outros modelos, o que garante os 3% de economia prometidos.

Divulgação/Volvo
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“Pode até ser mais em determinados trechos. Não tenho receio em dizer que é um dos melhores chassis de ônibus interurbanos do mundo”, afirma o presidente mundial da Volvo Buses, Hakan Agneval, que esteve no Brasil também para a entrega de um ônibus híbrido articulado, que ficará seis meses de testes em Curitiba.

CONCORRÊNCIA CHINESA Com capacidade produtiva de sete chassis por turno (14/dia), a fábrica da Volvo na capital paranaense também enviará o modelo para outros mercados da América Latina. Em países como Chile e Colômbia a Volvo já sofre a concorrência de ônibus chineses, que são oferecidos  completos, com carroceria. “Sim, o nosso preço é mais caro, mas queremos trabalhar a longo prazo. Nosso foco é na experiência e pós venda com clientes, apostando num relacionamento duradouro”, ressalta Pimenta.

Divulgação/Volvo
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A empresa paranense Expresso Princesa dos Campos foi a primeira a comprar o modelo B310 R no Brasil. Antes, ela fez testes com uma unidade no trecho Paranaguá a Ponta Grossa (PR), com cerca de 214km e com elevação de 5m ao nível do mar até 975m, atravessando a Serra da Graciosa. De acordo com o presidente da Volvo Bus Latin America, o carro apresentou uma redução de 2,58% no consumo de óleo diesel no trajeto, na comparação com o 340R – que apresentou média de 3,36km/l. “Fizemos uma projeção de seis meses, poderemos chegar numa economia de R$ 89 mil e pelo menos 35 mil litros de óleo, isso sem contar na qualificação dos condutores ao novo modelo”, completa Pimenta.

Os chassis podem ser equipados ainda com outros itens de segurança e conforto: o Alcolock (bafômetro) e o ESP (controle eletrônico de estabilidade), que evita o risco de derrapagem e capotagem em curvas. O equipamento ativa os freios de forma automática e independente por roda, além de cortar a aceleração do veículo.

TELEMETRIA E TELEMÁTICA O novo balaio pode ser equipado ainda com recursos de telemetria para analisar dados completos de condução do modelo, com registros de economia com motor em movimento e parado, frenagens e entradas bruscas em curvas. O Faixa Exclusiva fez um teste drive no ônibus dentro da pista da Volvo. Os jornalistas foram divididos em três equipes e todos os dados das voltas na pista foram computados. Ao final do teste, foi possível observar os parâmetros da condução, que numa situação de operação real pode auxiliar os consumidores a gerir melhor a frota e em tempo real.

*O jornalista viajou a convite da Volvo

2 comentários para “Volvo B310 R promete economia operacional de até R$ 89 mil em 6 meses

  1. É como o 305 cavalos da Mercedes que ganhou o carinhosos apelido de genérico, é muito bonitinho jeitosinho mas vai encarar a subida da serra da Mantiqueira pra ver, ou a de Igarapé ou até mesmo a subida do anel rodoviário onde os 1722 urbanos puxam faca pra você. Ônibus rodoviário tem carroceria pesada,ar condicionado, passageiro e bagagem, fora alguma encomendas, então tem que ter motor pra empurrar.

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