Volkswagen desenvolve novos chassis para micros e articulado de motor dianteiro

Publicado em Lançamento, tecnologia, Transporte urbano
Fotos: Bruno Freitas/Faixa Exclusiva Linha de produção de chassis e caminhões da MAN Latin America

Resende (RJ) – A nova plataforma mundial dos caminhões semileves e leves Delivery, apresentados na terça-feira (12), também servirá de base para a nova geração de micro-ônibus da Volkswagen. A expectativa é de que as novidades sejam aplicadas em até dois anos. Um segundo projeto em desenvolvimento pela engenharia da MAN Latin America, conforme apurado pelo Faixa Exclusiva, é um chassi articulado de motor dianteiro – com potências previstas de 260cv, 280cv e 330cv. O busão trará maior competitividade à marca Volksbus na disputa do segmento de ônibus urbanos de alta capacidade de transporte, sobretudo sistemas BRT, após a retomada do mercado. Para 2017 a previsão da montadora é de queda de 17% nas vendas de ônibus no Brasil.

Para abrigar a produção da nova família de caminhões, a MAN Latin America ampliou em quase cinco mil metros quadrados a área construída da fábrica de Resende. O investimento corresponde a cerca de R$ 190 milhões – 20% do montante total do projeto.

Entre as melhorias previstas para os novos chassis dos micro-ônibus estão a longarina com travessas de alumínio e a suspensão independente do novo Delivery, além da transmissão automatizada V-Tronic, já disponível nos chassis para ônibus de 15 e 17 toneladas. Os motores do Delivery são o Cummins ISF de 2,8 e 3,8 litros, com 150cv, 160, 165 e 175cv (cavalos) de potência e aprimoramentos. Mesmos motores dos atuais chassis 5.150 OD, 8.160 OD e 9.160 OD.

Nova família Delivery estréia plataforma mundial, de 3,5 a 13 toneladas de PBT

ARTICULADO FRONTAL Um protótipo do articulado com motor dianteiro de 280cv já foi construído pela fábrica de Resende, onde são testados cerca de 20 protótipos de ônibus das mais diversas aplicações – desde micros escolares à piso-baixo de motor traseiro, passando por rodoviários de fretamento e médias distâncias.

Embora não seja disponibilizado de fábrica pelas montadoras, em cidades como Recife (PE) o articulado de motor dianteiro é comum. Desde 2012 os ônibus da Volkswagen de 15, 17 e 18 toneladas (piso-baixo 18.280 OT LE) vêm equipados com motorização MAN D08, de quatro e seis cilindros – para os traseiros 18.330 OT e 26.330 OTA (articulado) há o Cummins ISL de 8,9 litros e 330cv.

MERCADOS EXTERNOS A MAN Latin America também tem focado na exportação de chassis para ônibus e mercados como África, América Central e Oriente Médio. Uma nova linha de montagem será inaugurada em parceria com um representante local na Nigéria no primeiro semestre de 2018. Para o México foi fechada a venda de um pacote de um mil chassis de 12 toneladas e capô avançado – o chamado Boxer no mercado local.

Durante os cinco anos de desenvolvimento e quatro milhões de quilômetros de testes da nova família Delivery foram investidos R$ 1 bilhão.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está presente no Brasil desde 1981, exportando para 28 países. O primeiro chassi de ônibus, o micro 7.90, foi lançado em 1987.

4 comentários para “Volkswagen desenvolve novos chassis para micros e articulado de motor dianteiro

  1. Gostei muito do lançamento a Volkswagem,tem investido muito em tecnologia nos transportes.Têm tudo para crescer muito,num mercado altamente competitivo.Parabens pelo lançamento.
    Meu amigo Bruno,estou precisando de um grande favor seu,depois de muitos anos,muitos foras e etc,eu conclui o meu livro contando a Historia da SARITUR,que este ano completou 40 anos.O titulo do livro é:SARITUR-40 anos Olhando para o futuro”.Gostaria que você divulgasse este livro atravéz do seu blog.para visualizar acesse:www.clubedeautores.com.br/book/239743.
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