Ônibus da Grande BH só terão as cores vermelho e verde

Publicado em Governo de Minas, Integração metropolitana, Move Metropolitano, ônibus executivo, Transporte urbano
Bruno Freitas/Faixa Exclusiva 29/5/2009 Atual layout foi lançado em maio de 2009

A padronização dos ônibus em Belo Horizonte em uma única cor, além do sistema BRT/Move, parece ter influenciado o transporte metropolitano. Conforme apurado pelo Faixa Exclusiva, os coletivos da Grande BH terão apenas as cores vermelho e verde, extinguindo o tradicional azul e o recente laranja das linhas. O processo de reposição será gradual, conforme houver a necessidade de repintura da frota e a chegada de novos veículos.

O atual layout de pintura foi implantado em maio de 2009 pelo governo Aécio Neves (PSDB), como parte da reestruturação do sistema de transporte público na RMBH em sete Redes Integradas de Transporte (RIT) – projeto iniciado um ano antes. Entre as novidades, destacava a imagem da recém inaugurada Cidade Administrativa nas laterais dos veículos. Com o novo padrão dos ônibus metropolitanos, a estampa da sede do governo será removida da frota.

No sistema, a cor vermelha identifica as linhas que fazem a ligação da área central de Belo Horizonte com os demais municípios da RMBH, podendo ou não passar por um terminal de integração, enquanto o verde é aplicado nos veículos executivos, de linhas entre municípios e o Centro de BH, equipados com ar-condicionado. Os ônibus azuis fazem a ligação entre os municípios da RMBH sem passar pela área central de BH. Já os de cor laranja fazem a ligação entre os municípios sem acessar a área central da capital, tendo como destino ou origem os terminais de integração ônibus/metrô ou as estações ponto.

Bruno Freitas/Faixa Exclusiva 16/6/2009 Cores laranja e azul serão extintas do sistema da RMBH

De acordo com um empresário ouvido pelo blog, a frota de ônibus azuis e laranjas não corresponde a 10% do sistema. “Hoje o sistema metropolitano tem quatro cores. Agora, em vez de quatro, serão duas”, explica. Outro profissional ligado à empresa do setor aponta que com a alteração, não haverá a necessidade de manter ônibus reservas para determinada linha.

Com a padronização, a estampa da Cidade Administrativa nas laterais dos coletivos será substituída por campanhas de publicidade e do cartão de bilhetagem eletrônica Ótimo.

CORES EM DESCONFORMIDADE Na época da apresentação, em 2009, o atual layout de pintura foi anunciado pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) como uma combinação inteligente de elementos gráficos, possibilitando a redução do tempo gasto em manutenção e reparo da lataria realizado pelas empresas. A imagem da Cidade Administrativa “demonstrava a importância do projeto da nova sede do Governo como referência na evolução do Estado”.

Apesar da regulamentação, diversas linhas ainda operam com ônibus em desconformidade de cores. Mesmo problema registrado nas linhas gerenciadas pela BHTrans, no transporte coletivo por ônibus da capital.

Bruno Freitas/Faixa Exclusiva 29/5/2009 Estamparia com a imagem da Cidade Administrativa será substituída por publicidade

O blog aguarda posicionamento do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) a respeito.

6 comentários para “Ônibus da Grande BH só terão as cores vermelho e verde

  1. EXCELENTE MEDIDA. ônibus na direção norte/sul devem ser somente de uma cor e ônibus na direção leste/oeste de outra cor e só somente só. Como está hoje é uma bagunça, confunde os usuários e aumenta os custos das empresas quando necessário os reparos de pintura.

  2. Não adianta trocar cores dos coletivos, tem trocar os ônibus velhos que as maiorias tem mais de 10 anos de uso, cheio problemas internos, motor barulhento e muito mais, carros velhos, o sistema metropolitano gerenciado pelo DER e SETOP é uma vergonha, principalmente linhas da Saritur na garagem do Morro Alto em Vespasiano.

  3. Deveriam padronizar é a qualidade do transporte, que está um lixo, exigir renovação da frota para que não ultrapassasse a média de 10 anos e veículos com suspensão a ar, aí sim estariam pensando no usuário.

  4. Deveria mudar a cor, achei que iria ter uma mudança grande , só não terá mais as cores AZUL e LARANJA , vai ficar a mesma coisa… achei que teria novo layout , fica o mais do mesmo … grande coisa.
    No começo da matéria deu intender que teria uma nova pintura… mas pelo visto não … então não vejo grande diferença assim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *