Municípios mineiros recebem novos 900 ônibus escolares da Iveco Bus

Publicado em acessibilidade, Caminho da Escola, Governo de Minas, tecnologia, Transporte escolar
Foto: Divulgação/CNH Industrial Primeiro lote entregue é de 145 veículos

Começaram a ser entregues pela Iveco Bus, empresa da CNH Industrial, 900 novos ônibus escolares para o governo de Minas Gerais. Os veículos serão aplicados no transporte de alunos que residem em áreas rurais. Os modelos CityClass, WayClass, SoulClass e SeniorClass compõem uma das maiores entregas já feitas de ônibus equipados com Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), o que garante acessibilidade total para passageiros com mobilidade reduzida.

O primeiro lote de 145 veículos foi entregue pelo governador Fernando Pimentel (PT) na última terça-feira (12), em Patos de Minas, na Região Noroeste do Estado. Neste primeiro momento foram beneficiados 126 municípios dos Territórios Central, Noroeste, Norte, Oeste, Sudoeste, Sul, Triângulo Norte, Triângulo Sul e Vale do Rio Doce. O valor total do investimento é de R$ 36,9 milhões, por meio do Tesouro Estadual.

Desde o início da gestão Pimentel foram entregues 1.103 ônibus para as prefeituras de 620 municípios mineiros. Os ônibus escolares são equipados com motores da FPT Industrial, outra empresa da CNH Industrial, e possuem importante função social, econômica e ambiental, transportando alunos que vivem em localidades distantes e muitas vezes de difícil acesso. Os primeiros veículos entregues têm capacidade para 29 e 44 passageiros sentados.

A solução em acessibilidade foi lançada globalmente pela CNH Industrial e pela Iveco Bus em 2016, no Brasil, oferecendo a todas as pessoas a bordo do veículo as mesmas condições de conforto e segurança. O sistema de acessibilidade DPM posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, permitindo ao passageiro com necessidades especiais embarcar e desembarcar sentado no assento.

Foto: Manoel Marques/Imprensa MG Desde o início da gestão Pimentel foram entregues 1.103 ônibus

Os Iveco CityClass, WayClass e SoulClass vem montados no chassi para micro-ônibus 70C17, enquanto o SeniorClass é equipado com o chassi micrão 150S21.

“O conceito do projeto é baseado em aspectos como acessibilidade para os passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador, solução obtida por meio do inovador Dispositivo de Poltrona Móvel. Nossos veículos contribuem para que os estudantes possam se deslocar com conforto e sem constrangimento. Isso possibilita maior capacidade de transporte para as prefeituras, com o menor custo por aluno. Temos a tecnologia e, principalmente, o desejo de colaborar por um transporte mais justo”, afirma o diretor da Iveco Bus para a América Latina, Humberto Spinetti.

Os veículos negociados com o governo de Minas Gerais são projetados para rodar em ambientes urbanos e rurais mantendo o bem-estar e a segurança a bordo. “Essa negociação foi realizada por meio de uma licitação estadual e tem o objetivo de proporcionar transporte de qualidade na rede de ensino do estado”, acrescenta o gerente de vendas ao governo da Iveco, Renato Perrotta.

Cerimônia de entrega em Patos
Também participaram da cerimônia de entrega os secretários de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amarildo Kalil; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cláudio Roberto de Souza; o diretor-geral do DEER-MG, Davidson Canesso; os deputados federais Odair Cunha, Raquel Muniz, Weliton Prado; os deputados estaduais Leonídio Bouças, Geisa Teixeira, Antônio Lerin, Leo Portela, Bosco, Fábio Avelar, Arnaldo Silva, Carlos Henrique; além de prefeitos, vereadores e lideranças da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *