Mercedes-Benz reforça eixo traseiro de ônibus após sucessivos acidentes

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Depois de sucessivos casos de quebra e acidentes (dois deles registrados em Minas, somente nesta semana) e pelo menos dois recalls, a Mercedes-Benz está reforçando gradativamente o eixo traseiro da linha de chassis para ônibus de motor dianteiro OF, a mais vendida do Brasil.

Desde o ano passado, reconheceu ao blog, o fabricante está aplicando nos modelos OF-1519, OF-1721 e OF-1724 com suspensão metálica o eixo traseiro HO4/061D-11,5, em substituição ao HL4/060 D-10. Como a própria sigla sugere, trata-se de um conjunto mais resistente, tecnicamente semelhante ao eixo HO4/09 DL-11,5, aplicado no motor traseiro O-500 M.

Acidente com ônibus da linha 4031 em Belo Horizonte

Fotos: Rafael Andrade Marques/Divulgação

A série de chassis, principalmente os modelos OF-1722 (fora de linha) e OF-1721, apresenta forte tendência à quebra dos grampos de molas, levando ao desprendimento do eixo das rodas traseiras – fato agravado pela mania de motoristas puxarem a alavanca do freio em reduções de velocidade. A perigosa “brincadeira” gera pressão sob um conjunto numa situação que, repetida diversas vezes ao dia, ocasiona a fadiga estrutural.

Colabora ainda a manutenção inadequada, fora do prazo de revisões, afirmou uma fonte ligada à marca ao blog.

Em 21 de agosto do ano passado, a falha em um OF-1722 ano 2010 que passou por um dos recalls (fotos acima) levou a um grave acidente, envolvendo sete pessoas, na Avenida Amazonas – uma das principais de Belo Horizonte. Enquanto seguia para o Centro da capital, o coletivo da linha 4031 (Santa Maria/Hospitais) perdeu o controle e o motorista teve de jogar o veículo em uma árvore, para evitar um tombamento, conforme mostrou o Estado de Minas. Na ocasião já havia alertado para a confirmação de pelo menos outros dois casos semelhantes pelo próprio fabricante.

Soube de mais outros dois casos de desprendimento do eixo traseiro de OFs em Minas Gerais somente nesta última semana, ambos envolvendo empresas de transporte coletivo. A primeira ocorrência ocorreu na última segunda-feira (17), com um OF-1721 ano 2004 fora do recall, da empresa Vera Cruz, em Araxá. A outra ontem, com um OF-1722 da empresa Trancid, em Divinópolis – com pneus completamente carecas, ressalte-se.

OF-1721 ano 2004 perdeu o eixo em Araxá

Foto: Lucas Borges/Divulgação

Outro caso foi registrado ontem, em Divinópolis

Anônimo/Divulgação

No primeiro recall para substituição dos grampos de molas do eixo traseiro, 13.400 unidades do OF-1722 produzidas entre julho de 2008 e setembro de 2010 foram convocadas pela Mercedes-Benz. Um segundo chamamento foi iniciado no segundo semestre de 2012, com chassis OF-1722 e OF-1721 produzidos entre novembro de 2010 e dezembro de 2011. Se você utiliza um destes modelos de ônibus, é melhor ficar atento ao estado de conservação deles…

Nota do blog

Em novo contato, a Mercedes-Benz justificou a troca do modelo de eixo por causa da aplicação do ABS. Independentemente do sistema de freios, o novo eixo é tecnicamente reforçado. A Independência Auto Ônibus (antiga Santa Edwiges unidade Independência), empresa do transporte coletivo de Belo Horizonte, foi uma das primeiras do estado a receber ônibus equipados com o HO4/061D-11,5. A modificação chamou atenção, gerando ampla discussão entre membros do setor nas redes sociais.

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