Governo de Minas entrega novo lote de 400 ônibus escolares nesta sexta-feira (10)

Publicado em Caminho da Escola, Governo de Minas, Licitação, Transporte escolar
Bruno Freitas/Faixa Exclusiva Iveco GranClass

Apesar da grave crise financeira, o governo de Minas Gerais prossegue a renovação de frota de veículos oficiais. Nesta sexta-feira (10) um novo lote de 400 ônibus escolares (de um total de 628) será entregue pelo governador Fernando Pimentel – o segundo, em menos de um ano. Cada veículo do modelo licitado pelo Estado, o Iveco GranClass, tem custo estimado de R$ 228 mil, de acordo com o programa Caminho da Escola do governo federal. A cerimônia acontece a partir das 10h, no Expominas, em Belo Horizonte.

Nesta semana Pimentel já havia entregue à Policia Militar 65 viaturas para policiamento urbano, rural, rodoviário e de meio ambiente no Vale do Rio Doce, 30 viaturas para o Mucuri 40 para o Vale do Aço.

Do tipo micrão, com chassi de 15 toneladas, capacidade para até 48 alunos sentados e suspensão reforçada, com maior altura em relação ao solo, os novos ônibus escolares de Minas fazem parte da categoria ORE2 (Ônibus Rural Escolar) do Caminho da Escola. Os veículos atenderão sobretudo regiões rurais de municípios mineiros com difícil acesso.

Em junho do ano passado 372 prefeituras mineiras receberam 400 unidades do Iveco WayClass da categoria ORE1, micro-ônibus de menor tamanho e capacidade. Para a aquisição do primeiro lote foram investidos R$ 58,4 milhões com recursos do Estado, por meio de emendas parlamentares.

PRODUÇÃO O chassi 150S21 do GranClass, com motor diesel quatro cilindros de 206cv (cavalos) de potência e 73,46kgfm de torque, é produzido pela fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG). Já a carroceria é fornecida pela Mascarello, sediada em Cascavel (PR). O modelo de ônibus foi especialmente desenvolvido para atender o mercado de licitações públicas.

Post atualizado em 13/2/2017

6 comentários para “Governo de Minas entrega novo lote de 400 ônibus escolares nesta sexta-feira (10)

  1. Carroça de carroceria, a pior que tem, péssimo acabamento interno, banco ruim etc, também a mais barata por isso governo estar renovando, carroceria deveria ser da Marcopolo,, pelo menos uma coisa de boa estar fazendo pro alunos da zona rural cidades interiores de MG.

  2. Pergunto ao articulista: 1) que cidades foram contempladas?
    2) qual o partido da prefeituras contempladas.
    3) Quantos alunos serão beneficiados.
    4 quem pagará os motoristas.
    5 existe clausula de manutenção dos ônibus assinada pelo governo do estado e as prefeituras locais.

  3. Gostaria de saber se esses ônibus podem ser utilizados em rodovias de uma cidade para outra para levar alunos do ensino superior. Pois a prefeitura de minha cidade nega ajudar os alunos do superior alegando que não podem transportar nesses veículos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*