Extinção de cores nos ônibus será para facilitar a identificação das linhas, diz Sintram

Publicado em Ar-condicionado, Bilhetagem eletrônica, Governo de Minas, Integração metropolitana, Transporte urbano
Bruno Freitas/Faixa Exclusiva 29/5/2009 Implantado há nove anos, o laranja será uma das cores extintas

Em resposta ao blog, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) afirma que a extinção das cores azul e laranja dos ônibus da Grande BH será realizada para facilitar a identificação das linhas por parte dos usuários. O vermelho, sustenta o órgão que reúne as empresas de ônibus, é a cor predominante no sistema.

Sobre a estamparia da Cidade Administrativa nas laterais dos coletivos, o Sintram acrescenta que será substituída por publicidades e na ausência delas, adesivos com a logomarca do cartão de bilhetagem eletrônica Ótimo. O prazo para a remoção da imagem da sede do governo de Minas nos ônibus é 31 dezembro.

“A troca da pintura será feita até o final da vida útil dos veículos em circulação, isto é, na medida em que a frota for sendo renovada pelas empresas”, acrescenta o sindicato, em nota.

PADRONIZAÇÃO Conforme o Faixa Exclusiva noticiou ontem, os coletivos da Grande BH terão apenas as cores vermelho e verde, extinguindo o tradicional azul e o recente laranja das linhas. O atual layout de pintura foi implantado em maio de 2009 pelo governo Aécio Neves (PSDB), como parte da reestruturação do sistema de transporte público na RMBH em sete Redes Integradas de Transporte (RIT) – projeto iniciado um ano antes.

Bruno Freitas/Faixa Exclusiva 29/5/2009 Estamparia com a Cidade Administrativa será substituída por publicidades

No sistema, a cor vermelha identifica as linhas que fazem a ligação da área central de Belo Horizonte com os demais municípios da RMBH, podendo ou não passar por um terminal de integração, enquanto o verde é aplicado nos veículos executivos, de linhas entre municípios e o Centro de BH, equipados com ar-condicionado. Os ônibus azuis fazem a ligação entre os municípios da RMBH sem passar pela área central de BH. Já os de cor laranja fazem a ligação entre os municípios sem acessar a área central da capital, tendo como destino ou origem os terminais de integração ônibus/metrô ou as estações ponto.

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) ainda não se pronunciou a respeito.

Um comentário para “Extinção de cores nos ônibus será para facilitar a identificação das linhas, diz Sintram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *