Consórcios metropolitanos forçam redução de itinerário em mais três linhas do Suplementar

Publicado em Integração metropolitana, Suplementar, Transporte urbano
Bruno Freitas/Faixa Exclusiva Linha S80 foi uma das afetadas com a decisão judicial

Novas ações judiciais movidas por consórcios de empresas de ônibus do transporte metropolitano da RMBH exigiram a redução de itinerário de mais três linhas do Sistema Suplementar que abrangiam trechos e pontos de parada localizados fora do limite territorial de Belo Horizonte. Na contramão da medida, acatada pela BHTrans por decisão da Justiça, outras linhas do transporte convencional continuam trafegando por bairros de outros municípios, como Contagem, Nova Lima e Sabará.

Desde quarta-feira (8), as linhas S31 (agora Petrópolis/Barreiro), S61 (Mantiqueira/Estação Vilarinho) e S80 (Jardim Vitória/Jardinópolis), passaram a operar com itinerário reduzido, deixando de ir até o Bairro das Indústrias, passando por Contagem; Landi, via Ribeirão das Neves; e o viaduto da Cidade Industrial, via Contagem, respectivamente.

No ano passado, ações semelhantes já haviam retirado as linhas S63 e S64 (Circular Venda Nova) do bairro Céu Anil, em Ribeirão das Neves, causando protestos de moradores e associações de bairro.

POSICIONAMENTOS DISTINTOS Contraditoriamente, diversas outras linhas do transporte coletivo convencional de Belo Horizonte permanecem operando fora dos limites de BH (confira a lista abaixo). Pelo menos duas delas, a 2104 e a 4110, tiveram um dos pontos finais oficialmente alterados pela BHTrans, para o BH Shopping e o Belvedere, respectivamente, mas ainda vão até a Faculdade Milton Campos, no Vila da Serra, em Nova Lima.

Bruno Freitas/Faixa Exclusiva 12/5/2007 3053 é uma das linhas convencionais que vão além do limite territorial de Belo Horizonte

Linhas municipais de outros municípios, como a própria cidade de Nova Lima, também mantém itinerário passando pela capital. Algumas das linhas limítrofes são operadas pelas mesmas empresas de ônibus que moveram ações contra o Sistema Suplementar, composto pelos antigos perueiros.

PIOR PARA O USUÁRIO A redução de itinerário das linhas afeta principalmente os usuários, que terão de andar mais a pé para ter acesso aos ônibus ou, dependendo da nova distância implementada, até deixar de utilizar a linha e recorrer a outros meios de locomoção.

 

LINHAS LIMÍTROFES DO TRANSPORTE DE BH
Itinerário e município

2035 (Bairro das Indústrias/Centro) – Contagem
2104 (Nova Gameleira/BH Shopping) – Nova Lima (Faculdade Milton Campos)
4110 (Dom Cabral/Belvedere) – Nova Lima (Faculdade Milton Campos)
3053 (Estação Barreiro/Barro Preto) – Contagem
30 (Estação Diamante/Centro) – Contagem
32 (Estação Diamante/Centro/Tamoios) – Contagem
33 (Estação Diamante/Centro/Hospitais) – Contagem
35 (Estação Barreiro/Centro) – Contagem
311 (Estação Diamante/Independência) – Ibirité (Morada da Serra)
335 (Estação Barreiro/Lindéia) – Contagem
341 (Estação Barreiro/Estação Diamante via Saúde) – Contagem
3302B (Braúnas via Itamarati) – Ribeirão das Neves
3302D (Braúnas) – Ribeirão das Neves
510 (Estação Pampulha/Trevo via Garças) – Ribeirão das Neves
607 (Estação Vilarinho/Esplendor) – Ribeirão das Neves
616 (Estação Pampulha/Céu Azul C) – Ribeirão das Neves
622 (Estação Venda Nova/Lagoinha) – Ribeirão das Neves
626 (Estação Venda Nova/Esplendor via Nova América) – Ribeirão das Neves
8001 (Santa Inês/BH Shopping) – Sabará (Ana Lúcia)
8350 (Estação São Gabriel/Estação Barreiro) – Contagem
9030 (Castanheiras/Centro) – Sabará
9105 (Nova Vista/Sion) – Sabará
9205 (Nova Vista/Nova Cintra) – Sabará

2 comentários para “Consórcios metropolitanos forçam redução de itinerário em mais três linhas do Suplementar

  1. O Sitran faz isso e prejudica o usuário. Veja o que aconteceu com a linha 34 que deixou de passar em Contagem. Em seu lugar criou-se a linha 1250 com bom quadro de horário. Porém, hoje esta linha não opera sabad, domingos e feriados e, em dias uteis tem péssimo quadro de horário, não atendendo o dia inteiro.

  2. Vergonhoso isso… Um sistema ineficiente que não busca melhorias nunca. Por isso os perueiros nunca deixaram de existir. Só vai melhorar o transporte na RMBH o dia que for desregulamentado…

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