Conjunto da Pampulha ganhará ônibus turístico

Publicado em Bilhete único, Ônibus turístico, Transporte urbano
Bruno Freitas/EM/D.A Press Ônibus de dois pisos é utilizado no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR)
Bruno Freitas/EM/D.A Press Ônibus de dois pisos é utilizado no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR)

Belo Horizonte finalmente terá um ônibus verdadeiramente turístico. Com a Pampulha oficializada Patrimônio Cultural da Humanidade, a Belotur deu a partida para a criação de um serviço de ônibus especial voltado ao turista no conjunto moderno de Belo Horizonte, projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012). A proposta faz parte do conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura para a candidatura ao título da Unesco e será concedida à iniciativa privada. A ideia da Belotur é de que empresas de transporte e turismo viário assumam a operação da linha turística com coletivos estilizados, percorrendo os pontos turísticos da Pampulha. Será possível desembarcar e embarcar pagando apenas uma passagem – operação diferente da linha ST01 (Circuito Turístico Centro-Sul), extinta em fevereiro do ano passado por baixa demanda de passageiros. A previsão é de que um edital com as especificações da linha turística da Pampulha seja publicado de 15 a 30 dias. O prazo de implementação é de dois meses.

Paralelamente ao novo serviço, a BHTrans e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) se comprometem a reativar a linha de ônibus circular convencional que percorria a lagoa. A segunda opção de transporte na orla terá partida da Estação Pampulha do BRT/Move e deverá ser criada em 45 dias, conforme apurou o FAIXA EXCLUSIVA.

Bruno Freitas/EM/D.A Press
Bruno Freitas/EM/D.A Press

Diretor de Promoção Turística da Belotur, Gustavo Mendicino, explica que o estudo de viabilidade da linha de ônibus turística da Pampulha contempla diferentes tipos de ônibus, que poderão ser propostos pelas empresas interessadas. Entre eles, coletivos antigos (retrô) e do tipo City Sightseeing, com piso superior aberto e guia turístico com microfone, a exemplo do que existe em cidades brasileiras como São Paulo e Curitiba, e na Europa.

“Entre as sugestões do estudo de viabilidade estão ônibus retrôs e do tipo Sightseeing. Não é nossa ideia ter um ônibus convencional operando o serviço. Queremos construir algo que seja caracterizado como ônibus turístico, estilizado, percorrendo parte da orla”.

Bruno Freitas/EM/D.A Press Projeto da Belotur também contempla ônibus antigos

EXPANSÃO Caso o mercado reaja positivamente à proposta da Belotur, novas linhas serão criadas com destino a outros pontos turísticos de BH, como o Mercado Central, o Circuito Liberdade ou a Serra do Curral. Os bilhetes poderão ser adquiridos em pontos de venda já existentes como estações de ônibus e do metrô. Os Centros de Atendimento ao Turista (CAFs) não tem previsão de uso. “A ideia é que a pessoa pague apenas uma passagem circulando em todos os pontos turísticos. Os ônibus terão identidade visual própria, com fotos dos principais destinos e quem sabe, até uma marca turística”, adianta Mendicino.

BHTrans e Setra-BH confirmaram a realização do estudo para implementação do serviço de ônibus turístico e da reativação linha circular, mas não forneceram detalhes. “Com a eleição da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade, a Prefeitura de Belo Horizonte quer melhorar a oferta de transporte na região. Assim, a BHTrans e Belotur vêm trabalhando em ações de melhoria da rede de linhas de ônibus disponibilizada aos usuários. Contudo, ainda não há uma previsão de prazo para implantação, uma vez que o estudo se encontra em andamento”, informou a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte em nota.

3 comentários para “Conjunto da Pampulha ganhará ônibus turístico

  1. As ações são excelentes mas a ideia do ônibus retro não combina para quem quer observar com amplitude o conjunto arquitetônico da Pampulha, portanto ônibus tipo City Sightseein já, como as grandes capitais do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *