10 coisas que você precisa saber sobre o início da operação do Move

Publicado em Sem categoria

Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press

1. Três novas linhas (83P – Estação São Gabriel/Centro Paradora; 83D – Estação São Gabriel/Centro Direto e 82 Estação São Gabriel/Hospitais) estreiam o transporte rápido por ônibus (BRT) em 8 de março para que, num primeiro momento, o usuário conheça o sistema – que promete agilidade, conforto e pontualidade no transporte coletivo. A intenção da BHTrans é de que o passageiro se adapte às mudanças nas linhas num segundo momento, a partir da segunda fase de implantação do corredor Cristiano Machado, prevista para 22 de março.

2. Os pontos de ônibus convencionais do Centro atendidos pelo Move serão substituídos por novas estruturas no padrão de conforto do BRT. Para que isso seja feito, a BHTrans realizará uma consulta pública em breve.

3. Entre março e abril, cinco linhas troncais (66, 8350, 81, 8550 e 62) do terminal São Gabriel serão integradas ao Move.

4. 330 monitores identificados pelo uniforme Posso Ajudar? auxiliarão os usuários no início da operação do Move, juntamente com monitores de travessia de pedestres.

5. Três ônibus articulados reservas se somarão aos 17 no início da operação das três linhas. Caso haja demanda, o consórcio BH Leste (responsável pela área operacional do terminal São Gabriel) poderá disponibilizar outros coletivos, já disponíveis nas garagens.

6. Usuários que desembarcarem nas estações de transferência (ETs) ao longo do trajeto do Move não pagam segunda tarifa ao embarcar em outra linha, desde que seja do sistema BHTrans – não há integração com o sistema metropolitano.

7. Num primeiro momento, a venda dos cartões de embarque do Move será feita apenas com os bilheteiros das ETs e quatro quiosques montados na região central. Posteriormente serão instaladas máquinas de recarga nos terminais de transferência (São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova e Pampulha) e ETs. Para quem já possui o cartão BHBus nenhuma mudança: basta aproximá-lo dos validadores para que o crédito eletrônico seja descontado e o embarque autorizado.

8. A medida em que as obras de acabamento do terminal São Gabriel avançarem, a BHTrans informará as datas definitivas de início de operação da segunda e terceira fase do corredor Cristiano Machado.

9. 17 linhas diametrais deixarão de utilizar a pista mista da Cristiano Machado a partir das próximas fases (algumas delas, integradas ao Move).

10. Até maio a operação do BRT passará a ser feita 24 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *