Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Descubra como fazer consulta de multas pela placa e RENAVAM do veículo

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Uma das maiores preocupações dos condutores é ser multado. Sabemos que uma multa gera consequências como pontos na carteira, além da conta a ser paga. Ter um débito dessa natureza é perigoso, pois o pagamento das multas recebidas é condição para a renovação de documentos importantes do veículo.

Mas você costuma controlar seu histórico de multas? Sabe como consultá-lo? Neste artigo, explicaremos, passo a passo, como fazer a consulta de multas pela placa do veículo.

A importância do acompanhamento das multas

Consulta das multas na Internet

Em diversos assuntos, não podemos negar que organização é algo fundamental para que nada saia de nosso controle. Quando o assunto é multas de trânsito, essa afirmação também é válida, pois uma multa gera débitos e a melhor opção nesses casos é quitá-los. Assim, fazer a consulta de multas é uma maneira eficaz de poder planejar o pagamento ou, ainda, entrar com recurso.

Como qualquer outra dívida, o não pagamento de uma multa de trânsito pode implicar em dores de cabeça para o devedor. Um bom exemplo disso é o caso do licenciamento anual do veículo. Segundo o artigo 130 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), este licenciamento é obrigatório para a circulação do automóvel.

Porém, a renovação do licenciamento não acontece de forma automática. Por isso, é muito importante dar atenção às multas recebidas, pois a quitação dos débitos dessa natureza é condição para que o licenciamento anual possa ser renovado. Desse modo, podemos concluir que não pagar as multas pode causar a proibição da circulação do veículo, visto que os órgãos de trânsito realizam a fiscalização desta determinação pelo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Mas você pode estar se perguntando por que a consulta de multas deve ser realizada pela placa do veículo. A resposta para esse questionamento é simples: a consulta deve ser feita pela placa porque o responsável pelo seu pagamento é o proprietário do veículo e não necessariamente o condutor infrator.

Passo a passo para consultar multas pela placa

Consulta pela placa

Nesta seção, explicaremos para você a forma de realizar a consulta de multas pela placa do veículo. Fique atento à leitura, pois o procedimento não é difícil e, seguindo as orientações, você não se complicará ao realizar a verificação.

Primeiramente, você precisará acessar o site do DETRAN do estado onde reside. Lá, é necessário buscar a seção de consulta de multas. Não se assuste se você não encontrar nenhuma seção com este nome específico, pois o site do DETRAN de cada estado possui uma identidade diferente. Assim, você poderá encontrar nomes como “consultar multas”, “consulta de veículo”, “situação do veículo”, “débitos do veículo”, entre outros.

Encontrada a seção, basta informar os dados necessários para fazer a consulta. Dessa forma, será necessário indicar a placa do veículo e o código do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). Após isso, você será direcionado ao histórico de multas que seu veículo possui. Você terá acesso, ainda, a informações sobre restrições administrativas, judiciais ou financeiras, caso possua.

Como sei o código do RENAVAM?

De acordo com o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), todos os veículos devem possuir um código formado por 11 números. Esse código é o RENAVAM e pode ser encontrado no CRLV ou no CRV (Certificado de Registro de Veículo). Para isso, basta procurar na parte superior do documento, acima do nome do proprietário do veículo.

Mas atenção! Não estranhe se o DETRAN do seu estado solicitar, ainda, o número do chassi do veículo. Caso isso aconteça, você poderá encontrá-lo na porta do carro, no painel de comando, abaixo do banco do passageiro ou, ainda, no motor do veículo. De qualquer modo, saiba que essa informação também se encontra no CRLV e no CRV.

Por fim, o recado que queremos deixar é para que você não deixe de acompanhar o histórico do seu veículo. Estar atento às multas recebidas pode livrá-lo de complicações maiores.

Agora que você já sabe como fazer a consulta de multas pela placa, diga para nós se este artigo foi útil, deixando seu comentário. Esperamos ter ajudado!

Se você é de São Paulo, veja como consultar veículo pela placa em apenas 3 minutos. Clique aqui para consultar (Além de ver os débitos, você poderá parcelar em até 12 vezes, o IPVA, multas e o licenciamento).

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Publicidade

78 comentários em “Descubra como fazer consulta de multas pela placa e RENAVAM do veículo

  1. Ola ..Aq eu estou tirando carteira de habilitação eu vou ifazer prova sexta feira de enxame teórico de legislação e eu tomei uma multa trapalha eu continuar tirando

    1. Olá, tudo bem? Você é o proprietário do veículo? O mais seguro seria você recorrer desta multa, para que consiga pegar a sua CNH provisória, e posteriormente a CNH definitiva, pois essa multa pode acarretar problemas. Nos envie uma foto da sua notificação para o nosso email doutormultas@doutormultas.com.br para receber uma análise gratuita! Aguardamos o seu contato. Se desejar contato urgente pode nos contatar pelo 0800 602 1543. Abraços!

  2. amigo boa tarde, sou extremamente iniciante nas compras dos usados (primeira moto) e tenho pouco dinheiro portanto to comprando motos mais baratas e as vezes atrasadas, porém com a placa dela gostaria de consultar “tudo” que for necessário pra regularizar, tipo quantos débitos ela tem, como faço ? abç

    1. Olá, você deve verificar todas as pendências com o Detran, somente ele pode lhe fornecer todas informações necessárias sobre os mesmo, obrigado por entrar em contato conosco!. Desde já nos colocamos a disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

  3. Boa tarde,

    Estou com um enorme problema…
    Comprei uma moto de pessoa física em 07.2017, no momento constava duas multas de valor baixo, na negociação assumimos o pagamento das multas. Até aí sem nenhum problema.
    Em 10.2017, apareceu uma multa de 12.2016, num valor muito alto, no entanto o despachante disse que nada constava no Renavan, que deveria ser algum problema no site.
    Em 12.2017 o valor sumiu, e eu acreditei que era realmente problema.
    No entanto, recentemente entrei no site pra verificar os valores de Licenciamento e seguro para pagamento, daí tive uma surpresa, a multa do valor muito alto está lá.
    Como devo proceder já que a multa foi recebida antes do período que comprei a moto? O antigo proprietário não está querendo pagar, no entanto a moto estava no nome da mãe dele.
    Tem como desvincular a multa do Renavan e deixar apenas no CPF do antigo dono?
    Preciso de uma solução, não posso arcar com este valor!
    Observação: A data limite para o licenciamento é em 30.04.2018.

    Grata.

    1. Olá, Pelo que percebi suas pendências podem ser regularizadas com o órgão responsável obrigado por entrar em contato conosco!. Desde já nos colocamos a disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

    1. Oi, Iury!
      O proprietário do veículo arcará com os principais prejuízos.
      “Art. 310. Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança:
      Penas – detenção, de seis meses a um ano, ou multa.”

      Se precisar de ajuda para recorrer, entre em contato comigo: 0800-6021-543

      1. Olá! Se ocorrer abordagem, a multa vai para o condutor abordado. Se não ocorrer abordagem, a multa vai para o proprietário. No caso de o proprietário não possui CNH, o mesmo receberá uma multa por dirigir sem possuir CNH! Nos dois casos aconselhamos que recorras! Nos envie um email para doutormultas@doutormultas.com.br para maiores informações. Abraços!

  4. Bom dia!
    Quanto tempo leva para o Detran colocar multas no sistema?
    Eatou teabalhando com meu carro e ma minha cidade Macaé/RJ tem um aradar um radar em cada esquina (máfia das multas) como saber se levei multa e com quanto tempo elas aparecem no sistema do Detean.

  5. Gostaria de saber se a multa será informada mesmo se não recebi a carta ainda, ou só aparece no site se eu tiver recebido a notificação.
    Obrigado

    1. Boa tarde, tudo bem? Agradeço o seu comentário! Se você não recebeu as notificações em sua casa, entre no site do DETRAN com o seu cadastro, ou do órgão autuador (o órgão que te multou).

      Depois vá em CONSULTA INFRAÇÕES (se estamos tratando de multas) ou CONSULTA PROCESSOS (se estamos tratando de um processo de suspensão ou cassação).

      Depois disso é só clicar em cima daquele que você deseja consultar. Clique em GERAR NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE para analisarmos qual o prazo recursal!

      Nos envie uma foto da sua notificação para o nosso email doutormultas@doutormultas.com.br para receber uma análise gratuita! Aguardamos o seu contato. Se desejar contato urgente pode nos contatar pelo 0800 602 1543. Abraços!

  6. Boa tarde!

    Tive um carro a três anos, porém a multa só chegou agora em 2018. A multa está vencida e preciso tirar uma segunda via, mas não tenho o número de renavam, já tentei vários órgão e nenhum pode me ajudar. Sabe como posso fazer?

  7. Bom dia doltor ja fiz um serviço com o senhor .
    Fiz um deposito para o meu irmao em sao paulo para efetuar o pagamento do lisenciamento do meu carro renavam 606235680 e nao consigo ver se foi pago me ajude

    1. Olá, Adilson!
      Essa informação é melhor sanada com a minha equipe de atendimento. Eles tem acesso aos dados de nossos clientes. Entre em contato: 0800-6021-543.
      Peço perdão por não te ajudar melhor.

  8. Eu paguei uma multa pelo site do meu banco mas nem sei que multa é essa. Tem como tirar um extrato se multas pagas pelo detran de SP.
    Nao veio correspondência dessa multa.

  9. Quero comprar um carro, e ao puxar seu histórico de multas, constavam duas. Informei o vendedor, e o mesmo disse que abateria o valor na venda. Minha duvida é: Tenho 30 dias para passar o carro para meu nome, porém sem quitar as multas, não é possível a transferência. Se eu pagar as multas, vou peder pontos na minha habilitação?

  10. Boa tarde. Apesar de não ser o assunto aqui de seu artigo poderia me ajudar em uma dúvida?
    Desde 2016, pelo que consultei, é possível escolher a placa de veículos novos. Sabe me informar onde posso consultar, se existe, um local para saber quais combinações estão disponíveis?

    1. Não é possível acessar os débitos do veículo apenas com o número da placa. Isso não é possível, por um motivo de segurança.
      É necessário a placa e o RENAVAM.

    1. Boa tarde!

      Peço perdão se parece um “clickbait”, mas o título não está escrito “Como fazer consulta de multa utilizando apenas a placa do veículo”. De qualquer forma, peço perdão novamente.
      Espero que mesmo assim o artigo tenha sido útil.

    1. Oi, Rogério!

      Em nenhum momento foi dito que era necessário apenas a placa para verificar a multa.
      De qualquer forma, acredito que todos tenham acesso ao número do RENAVAM, sendo assim, não há nenhuma complicação para verificar o status do veículo no sistema.

  11. eu tambem entendi que seria so colocar a placa ,mais lendo o resto entendi que e o normal a consulta no site do detran,mais valeu a intençao,obrigado.

    1. Entendo que possa haver algum tipo de equívoco no título mas em nenhum momento sugeri que é possível consultar APENAS pelas placa…
      De qualquer forma, buscarei melhorar os meus títulos.
      Abraço!

    1. A questão é que o título não diz que apenas necessita da placa.
      Caso colocasse tudo que tem no texto no título, não teria muita graça haha
      Mas peço perdão de qualquer jeito

  12. No site do Detran/Pa so pede o renavan se a consulta for completa, porem se for resumida que dar para ver as multas basta somente a placa, por isso o autor do blog esta correto

    1. Isso mesmo, Conceição!
      Mesmo assim, explico no texto que é necessário o número de RENAVAM para a consulta das multas. Infelizmente não ficou tão claro no título, mas ao longo do texto expliquei.

  13. É lamentável como o site do DETRAN é alterado constantemente. Todas as vizes que entro no site ele tá com uma cara diferente. Agente perde 1 hora para achar os links novamente. Esses campos que as pessoas consulta muito deveria fica mais exporto. Lamentável……………….. Ultimamente agente não tem muito tempo para ficar pesquisando não.

    1. Realmente, dependendo do que você procura no site, pode demorar um bom tempo para encontrar.
      Ainda bem que o que foi dito no texto ainda está atualizado 😊

    1. Oi, Ronan!
      No título não está escrito que é apenas pela placa. Peço perdão se você tiver entendido de outra forma, mas essa não foi nossa intenção.

      Abraço!

        1. Mas no título não está escrito que é apenas pela placa… Nós fomos honestos. Peço perdão se você tiver entendido de outra forma, mas essa não foi nossa intenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*