Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Carro com som alto dá multa?

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Que a música costuma estar presente em vários momentos da vida das pessoas, não se tem dúvida. No carro, é comum que o motorista entre e, logo, ligue o sistema de som. Porém, polêmicas envolvem o uso de rádio em veículos. A principal delas é referente ao volume do som, que, em alguns casos, acaba perturbando as pessoas fora do veículo.

Existem regras para o uso de som em carros. No entanto, você sabe quais são? Foi multado por ouvir música alta em seu veículo e quer recorrer? Então, acompanhe este artigo e boa leitura!

Entenda a lei

O que prevê a lei sobre o som alto em carros

Quanto maior a cidade, mais comum é deparar-se com um trânsito movimentado e barulhento. Com isso, os casos de reclamações por poluição sonora causada pelos alto-falantes dos veículos são frequentes. Isso porque alguns motoristas exageram na hora de ouvir músicas ao dirigir. É importante ressaltar que o som alto, quando em níveis exagerados, pode ser prejudicial aos próprios ocupantes do veículo.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dispõe sobre isso em seu artigo 228. A lei determina que se considere infração “usar no veículo equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo CONTRAN”. Dessa forma, percebemos que a lei conferiu, ao Conselho Nacional de Trânsito, a definição do nível de intensidade do som a ser executado no veículo.

Até o final de 2016, o limite era de 80 decibéis. Assim, era utilizado um decibelímetro, aparelho que serve para medir a intensidade das ondas sonoras. Porém, a partir de 19 de outubro de 2016, passou a valer a Resolução número 624 do CONTRAN, a qual modificou radicalmente a regra para o uso de alto-falantes nos carros. Vejamos o que diz o artigo primeiro da resolução em questão:

Art. 1° Fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação.

Com isso, percebe-se que a possibilidade de autuação por som alto aumentou drasticamente. Além disso, com a mudança da regra, o uso de aparelho medidor passou a ser dispensável, pois o CONTRAN passou a conferir ao agente de trânsito a constatação da infração, por meio de sua própria observação.  Assim, cabe ao agente entender se o condutor está perturbando o sossego público e, sendo o caso, fazer a autuação.

Multa por ouvir som alto

O artigo 228 do CTB classifica essa infração como grave. Assim, o valor a ser pago é de R$ 195,23 e são registrados 5 pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entretanto, o CTB prevê a possibilidade de aplicação de medida administrativa. Neste caso, o veículo pode ser retido para que as alterações necessárias sejam realizadas.

Foi multado? Saiba como recorrer

Como recorrer a multa

Caso você tenha sido autuado por exceder o limite de som em seu carro, lembre-se de que qualquer tipo de infração é passível de recurso. Assim, pode acontecer de uma multa ser aplicada injustamente, já que a “medição” da frequência do som depende apenas da interpretação do agente autuador.

Por isso, não esqueça os passos para recorrer. Ao receber o auto de infração, é possível entregar a defesa prévia, respeitando o prazo de dias após o recebimento. Se a defesa não for aceita, então há a chance de entrar com o recurso de multa de trânsito junto à JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração) em primeira instância ou, em caso de precisar recorrer em segunda instância, realizar o recurso junto ao CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito). Lembre-se que a equipe Doutor Multas está sempre preparada para ajudar.

De qualquer maneira, antes de elevar o som do veículo às alturas, é sempre bom ponderar e analisar se os limites do bom senso não foram extrapolados. O som muito alto é prejudicial para a saúde de todos, visto que a poluição sonora afeta, diretamente, o sossego, que é um dos grandes responsáveis pela qualidade de vida dos seres humanos.

Outro ponto importante é a possibilidade de ouvir o som alto, para aqueles que são amantes da potência e qualidade dos alto-falantes. Mas para isso é preciso buscar um local adequado e em horário compatível, onde não irá perturbar outras pessoas e onde todo o potencial do equipamento possa ser explorado.

Assim, controle o volume do seu som, mas não deixe de dirigir ouvindo sua música e de respeitar o espaço do próximo. Façamos do trânsito um lugar melhor para todos.

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

201 comentários em “Carro com som alto dá multa?

  1. Olá, gostaria de saber se tem como processar quem anda com som alto, gravando vídeo e abrindo um processo ou mesmo verificando o equipamento no próprio carro.

  2. Estava ouvindo som alto com o porta-malas aberto durante o dia com o carro estacionado na rua, e passou uma viatura da PM olhando a placa e o som do carro, e deu se a entender que ele anotou a placa.. Pode ser uma possível multa?

  3. aqui no meu bairro tem um carro vendendo morangos e outras frutas praticamente todos os dias, com o som no último volume (audível a 4 quadras de distância). Como fazer para que esse veículo seja proibido de circular? Além de ser chato ter que ouvir a mesma ladainha dias e dias seguidos, o cara vem de Atibaia vender os seus produtos em SP, sem pagar nenhum importo, imagino.
    Obrigada.

  4. MEU VIZINHO COSTUMA LIGAR O SOM DO PORTA MALAS DO CARRO…EM HORÁRIOS VARIADOS DO DIA…IMPEDE ATÉ DE LIGAR UMA TV NÃO PODENDO OUVIR O SOM…O QUE POSSO FAZER JÁ Q INCOMODA MTO.?

    1. Boa Tarde! Nina, entre em contato com seu vizinho e tente solucionar com ele, caso não tenha exito localize um agente de transito, pois trata-se de uma poluição sonora em altos decibéis.Abraços

  5. Boa noite gostaria de saber …levei uma multa por som alto ..tenho um i30 e o som do carro e original…só soube está multa agora que chegou , está certo isso e o que eu posso fazer.

    1. Boa Tarde! Márcia, conforme o artigo Art. 1° Fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação.” Abraços

  6. Rebocaram meu carro parado e estacionado corretamente ele tem som mais no momento estava desligado alegaram que tinha denuncia de som auto e que tinha foto da placa do meu carro
    Disseram que se eu não entregasse os documentos e a chave eles simplesmente iriam arrastar o carro pra Sima do guincho e encheriam de multa só quero saber se eles tem toda essa aotoridade pra isso pfv alguém me ajuda!!!

    1. Bom Dia! Diego, se você estivesse com seu som ligado e perturbando o ambiente, eles teriam o direito de lhe multar. Agora lhe obrigar a entregar as chaves e dizer que iriam arrastar seu veiculo desconheço. Entre em contato com o departamento responsável. Abraços

  7. Olá tudo bem ?
    Meu caso é o seguinte fui multado com o carro parado por estar com o som ligado , os policiais me abordaram pegaram meus documentos , consultaram e falaram que eu receberia uma multa grave pelo som , mas não me deram nem um documentos em mãos , como ainda estou na premiação para dirigir (PPD) eu posso transferir essa multa para outro condutor?

      1. Olá Fabrício. Essa multa é de propriedade do proprietário.Artigo 228: Usar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência que não sejam autorizados pelo CONTRAN:

        Infração – grave;
        Penalidade – multa;

  8. Meu namorado hoje levou uma suposta multa por que o carro estava parado em local proibido e com o som baixo , gostaria de saber o valor exato da multa e se custa muito caro , pq a multa acabou acontecendo por minha causa.

    1. Olá, a aplicação dessa multa será de responsabilidade do proprietário do veiculo. Levando em consideração que pode ocasionar apreensão do veiculo. Abraços

  9. Bom dia, o meu caso foi o seguinte, eu estava saindo do posto de gasolina com o meu som ligado passando na avenida da minha cidade um carro da polícia mandou eu para pegou os meus documentos a CNH E O DOCUMENTO do carro tirou uma foto dos documentos e da placa do carro, me entregou novamente os documentos e disse que meu séria multado, essa forma que o policial fez e correta? Tirar foto dos documentos e da placa do carro e dizer que meu veículo séria multado sem me entregar nenhuma notificação estar correto?

    1. Olá, AS abordagens estão sendo objetivas. O correto seria lhe entregarem um documento em mãos. Mas verifique em sua cidade o procedimentos. Abraços

  10. Olá , Gostaria de saber o seguinte. Meu vizinho liga o som do carro dele num volume absurdo, chega á ser Perturbador.
    Em um dia consegui fazer a polícia ir até o local , eles somente conversaram com o dono do carro e nada mais.
    Da próxima vez que não vai demorar muito, se eu ligar para a polícia novamente eles irão finalmente multá lo caso pegue em flagrante?

    Obrigada

  11. Eu estava saindo da casa de um amigo numa rua onde os guardas civis municipais tinham acabado de acabar com uma festa então sai e liguei o som não muito alto logo a frente eles estavam fazendo uma blitz dava pra ver de longe então abaixei antes de chegar na blitz então me abordaram e falaram q iriam apreender o veículo e me dá uma multa grande eu questionei se esse tipo de multa e apreensão do veículo não era só se eu estivesse fazendo baile e perturbando os moradores eles me responderam recorre lá pra ver se vc ganha então me aplicaram uma multa q o valor ficou em 3.710.00 seguram meu carro por 4 diária de pátio 72.00 cada dia e 482.00 de guincho isso foi certo amigo

  12. Olá boa noite , meu irmão estava regulando som do meu carro Polícia apareceu eles aplicaram a multa sem eu estar presente que sou a Dona horário era 21 20 , eles podem dar multa na primeiro aparição deles ?? Chegar com ignorância??

  13. Bom dia,minha vizinha passou com o carro dentro de casa com o som em alto altura e parou 1:00h e recomeçou as 9:00h até 17:00h e só pedir pra baixa o volume pq tenho duas crianças e 1 e suficiente . Posso procesa ela só q o som era da amiga mais tava na casa dela

  14. Não tenho certeza exatamente por isso mas isto site está carregando muito devagar para
    mim. Alguém mais está tendo este problema ou é um problema do meu lado?
    Eu vou dar uma volta mais tarde e veja se o problema ainda existe.

  15. E como solucionar o som alto dentro do condomínio?
    O síndico nao faz nada a polícia quando vem eles baixam e depois aumentam novamente como solucionar isso?

    1. Em prédios, o ideal é tentar chegar em um acordo com o seu vizinho e o síndico.
      Caso nada seja feito, a única alternativa é contatar a polícia. O problema persistindo, deve-se solicitar novamente os policiais para que se tome uma providência.

  16. Ter uma caixa de som TRIO, no porta malas do carro, se um PM ou PRF me parar pra fazer blitz, eles podem prender sem que o som esteja ligado? Ter uma caixa de som trio no carro e proibido?

    1. Olá Edson, eu tbm sofro com um vizinho que liga o som do carro tão alto que tremem as paredes , eu liguei 6 vezes para a policia. Depois de quase uma hora eles apareceram , não aplicaram multa, só conversaram com o dono do carro.

    1. Infelizmente isso acontece com uma certa frequência, Edson.
      Existe a possibilidade de você registrar a infração cometida pelo indivíduo, mas o ideal sempre é contatar o 190 e esperar que alguma atitude seja tomada

  17. INFELIZMENTE ESSAS LEIS NÃO SÃO ATENDIDAS OU RESPEITADAS, HÁ LUGARES QUE TEM MAIS DE 15 NOTIFICAÇÕES EM LUGARES DE IDOSOS, PESSOAS DOENTES E NÃO SÃO NOTIFICADOS, É UMA QUESTÃO ATÉ DE DIREITOS HUMANOS, POIS O SILENCIO NO DESCANSO ESTÁ GARANTIDO PELAS LEIS, VEJO ISSO E ENTRISTEÇO AO VER QUE NÃO
    É UMA QUESTÃO D E DEMANDA, É DE UMA QUESTÃO DE AGIR.
    é MUITO TRISTE ISSO.e HÁ VÁRIOS ESTUDADOS SOBRE ISSO, QUE ESTÁ INTER-RELACIONADO A QUALIDADE DE VIDA.

    1. Olá, boa tarde. Tudo bem? Agradeço pelo seu comentário. A multa é aplicada apenas caso o som esteja ligado em volume alto e seja audível do lado de fora do veículo.
      Para maiores informações, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br ou pelo telefone 0800-602-1543.
      Abraços!

  18. BOM DIA DOUTOR MULTA,ESTAVA ENFRENTE A QUADRA QUE JOGO BOLA TODOS OS SABADOS E LIGUEI O SOM DO MEU CARRO MAS A AREA E BEM ABERTA E PASSA CARRO E ONIBUS A TODO MINUTO,FUI INFORMADO COM UMA NOTIFICAÇÃO QUE LEVEI UMA MULTA POR SOM ALTO,MAS NIGUEM MI ATUOU, POSSO RECORRER.

  19. Fui multado por som alto sendo q meu carro ta original nunca foi colocado som nele, mais meu carro estava perto de alguns carros com som bem alto, eu consigo recorrer ?

  20. Boa noite meu irmão estava andando de carro no centro da cidade aqui em rio pardo RS derrepente veio umas viaturas e mandaram ele parar o carro retirar o som sem o auxílio de ajuda e carregar no camburão isto pode e ele tem como recuperar o som dele?

  21. Tem uma kombi que passa todos os dias na frente da minha casa, que é uma feirinha ambulante.
    O problema é que essa kombi tem um alto-falante e fica parada de meia-hora a uma hora com o som ligado, anunciando os seus produtos. Ou seja, trata-se de um carro de som parado e com o som ligado. Pode isso?
    Chamo o 190 e eles dizem que isso é com a fiscalização da prefeitura. E agora?
    Qual é a lei que eu devo mostrar ao policial para que ele faça com que a mesma seja cumprida?

    1. Olá, obrigado por entrar em contato conosco! Para obter uma resposta exata em relação a esse fato você deverá se informar no órgão competente da prefeitura. Desde já nos colocamos a disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

    1. Boa tarde, tudo bem? Agradeço o seu comentário! Deveria ocorrer abordagem, e isso é algo que podemos argumentar no recurso! Nos envie uma foto da sua notificação para o nosso email doutormultas@doutormultas.com.br para receber uma análise gratuita! Aguardamos o seu contato. Se desejar contato urgente pode nos contatar pelo 0800 602 1543. Abraços!

  22. Boa noite. Ontem por volta das 21:15 passei numa blz e o policial falou que ia me multa porque meu som estava alta sendo que o volume tava no 13nao tava muito alto não. O que eu faço

    1. Boa tarde, tudo bem? Agradeço o seu comentário! Pode ser multado sim! Se você não recebeu as notificações em sua casa, entre no site do DETRAN com o seu cadastro, ou do órgão autuador (o órgão que te multou).

      Depois vá em CONSULTA INFRAÇÕES (se estamos tratando de multas) ou CONSULTA PROCESSOS (se estamos tratando de um processo de suspensão ou cassação).

      Depois disso é só clicar em cima daquele que você deseja consultar. Clique em GERAR NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE para analisarmos qual o prazo recursal!

      Nos envie uma foto da sua notificação para o nosso email doutormultas@doutormultas.com.br para receber uma análise gratuita! Aguardamos o seu contato. Se desejar contato urgente pode nos contatar pelo 0800 602 1543. Abraços!

  23. Olá, o amigo do meu namorado deixou o carro estacionado mas com o som ligado, porém baixo, como ele não havia carteira pediu para meu namorado assumir o veiculo, ele assumiu e a multa por som veio no nome dele, porém ele está na provisória, sabe me dizer se os pontos da multa vão para o dono do veiculo ou para o condutor?

    1. Olá, multas por excesso de sol alto será sempre de responsabilidade do proprietário do veiculo, obrigado por entrar em contato conosco!. Desde já nos colocamos a disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

    1. Boa tarde, tudo bem? Agradeço o seu comentário! Pode ser multado sim! Se você não recebeu as notificações em sua casa, entre no site do DETRAN com o seu cadastro, ou do órgão autuador (o órgão que te multou).

      Depois vá em CONSULTA INFRAÇÕES (se estamos tratando de multas) ou CONSULTA PROCESSOS (se estamos tratando de um processo de suspensão ou cassação).

      Depois disso é só clicar em cima daquele que você deseja consultar. Clique em GERAR NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE para analisarmos qual o prazo recursal!

      Nos envie uma foto da sua notificação para o nosso email doutormultas@doutormultas.com.br para receber uma análise gratuita! Aguardamos o seu contato. Se desejar contato urgente pode nos contatar pelo 0800 602 1543. Abraços!

  24. Chegaram 2 multas, diferença de 10 min uma pra outra, e nem tenho som potente, e não me altuaram, simplesmente me multaram, isso é normal?

  25. Levei uma multa de som alto sendo que meu som é original de fabrica tenho um stilo tava com teto aberto policial simplesmente olhou pra mim fico escrevendo peguei a placa da viatura como posso recorrer? Qual valor desta multa ?

  26. Maioria dessas pessoas que põem som potente no carro não tem respeito nenhum com as outras pessoas, não importam se tem idosos ou crianças em casa.tem que tomar multa mesmo

  27. Aqui na minha cidade estão aplicando uma multa no valor de 2350 reais por som automotivo e 7 pontos na carteira, pode isso? A multa não é 195,30 e 5 pontos?

  28. Caso eu seja parado por som auto, só que o carro está no nome do meu pai e eu estou com minha carta provissoria. Os pontos vão na minha carta provissoria por está com o som auto? Tem risco de perde minha carta por conta disso, mesmo que seja Grave por 5 Pontos e não 7.

    1. Tulio, tudo bem? Há riscos, dependendo se a infração ficar no seu nome por ter sido abordado ou no nome do seu pai por ser o proprietário. Você já recebeu a notificação? Entre em contato conosco para recorrermos dessa multa, assim você não perderá a sua provisória! Nos envie um email para doutormultas@doutormultas.com.br para maiores informações. Abraços!

  29. Moro proximo a uma avenida. Constantemente somos incomodados com todo tipo de barulho, e um deles é o som alto dos carros. Na minha rua costuma formar até um pouco de trânsito. E o som é insuportável de vários carros durante o dia e a noite (povinho de merda, sem educação! Meu bebê não consegue dormir e eu tenho vontade de matar essa gente)
    Queria saber o que posso fazer? É possível anotar placa e fazer denúncia? Como, onde? O que eu preciso pra provar?
    Obrigada!

    1. Olá, você pode verificar com órgão competente, guardas de transito ou acionar a policia em relação a perturbação pelos mesmos. Obrigado por entrar em contato conosco!. Desde já nos colocamos a disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

  30. Aqui em minha cidade em Limeira interior de SP funciona desta maneira vc liga para a guarda e a guarda vem para fazer a aferição do som para saber se esta muito alto ou não quando é avistada a viatura eles abaixam o som detalhe o equipamento que faz aferição do som sempre esta quebrado ou em manutenção ou esta sendo utilizado em outro local para uma cidade com cerca de 300 mil habitantes a prefeitura deveria ter vergonha. Detalhe se veiculo estiver em movimento então não é mais a guarda responsável e sim a policia militar, se o veiculo estiver parado então é a guarda quem deve fazer a ocorrência. resultado, ninguém atua ninguém no máximo que ocorre é um veiculo a cada 4 meses, que é apreendido

    1. Art. 228. Usar no veículo equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo CONTRAN:

      Infração – grave;

      Penalidade – multa;

      Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

      Sendo assim, existe a possibilidade de apreenderem seu veículo.

    2. Ola Gustavo, então, o meu caso é o seguinte, tomei 2 multas por som automotivo, porem em nenhuma das 2 eu cheguei a ser parado pela policia, apenas tomei a multa. Isso é correto ? não é necessário uma abordagem ? Desde já agradeço.

  31. Tem boteco aqui na avenida moro o cara coloca carro na contra mão e som altíssimo ate para o ônibus passar fica difícil . Mas é Brasil ninguém faz nada ….

    1. Olá, obrigado por entrar em contato conosco! Você pode acionar o Agente de transito, guarda municipal para normalizar a mesma situação, pois segundo a resolução; Em zonas residenciais o limite de ruído permitido é de 50 decibéis (o equivalente a um choro de bebê) entre 7h e 22h. Das 22h às 7h o limite cai para 45 decibéis. Em zonas mistas, são permitidos até 65 decibéis (compatíveis com o latido forte de um cachorro) durante o dia e entre 45 e 55 decibéis das 22h às 7h. Desde já nos colocamos a disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

  32. Tenho filhos pequenos e nem isso o meu vizinho respeita! Liga o som no ultimo volume.
    Ligo varias vezes para a policia e eles nao vem, o que devo fazer para coibir este mal ?

    1. Olá, obrigado por entrar em contato conosco! Você pode entrar em contato com um Agende fiscal para sanar essa situação. Mas segundo a resolução; Em zonas residenciais o limite de ruído permitido é de 50 decibéis (o equivalente a um choro de bebê) entre 7h e 22h. Das 22h às 7h o limite cai para 45 decibéis. Em zonas mistas, são permitidos até 65 decibéis (compatíveis com o latido forte de um cachorro) durante o dia e entre 45 e 55 decibéis das 22h às 7h. Desde já nos colocamos á disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

  33. Fui multado por guarda de transito por som alto e sem abordagem.. porém na notificação da multa, estava dizendo que fui abordado. Como devo proceder ?

  34. Na minha rua o vizinho liga o som auto quando está em casa e aos sábados dia todo e agora nas sextas e sábados noite tbm. Será que se eu ligar pra o Detran ele vai lá?

    1. Olá, segundo a resolução; Em zonas residenciais o limite de ruído permitido é de 50 decibéis (o equivalente a um choro de bebê) entre 7h e 22h. Das 22h às 7h o limite cai para 45 decibéis. Em zonas mistas, são permitidos até 65 decibéis (compatíveis com o latido forte de um cachorro) durante o dia e entre 45 e 55 decibéis das 22h às 7h. Você pode acionar um Agente fiscal para verificar essa situação. Para maiores informações, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo telefone 0800-602-1543. Abraços!

  35. Ola boa tarde meu filho levou uma multa de som alto.pegarao a cnhd dele e fizerao a multa. So que o veiculo ta em meu nome. A duvida e sb os pontos na cnh. Eles vai p cnh dele. Ou p mim que sou o prprietario do veiculo?? Possso recorrer???? Tenho alguma chance de ganhar???

  36. Fui consultar o documento do carro para imprimir os boletos de DPVAT e IPVA, quando me deparo com uma autuação notificada.
    Abri a mesma para saber do que se tratava e na infração da multa aparecia USAR NO VEICULO EQUIP C/ SOM EM VOLUME/FREQUENCIA NAO AUTORIZADOS PELO CONTRAN (ART 228 DO CTB). Olhei a data, horário e o local da autuação e lembro de não ter passado pela viatura da policia e nem estar com o volume alto e mesmo assim veio a multa.

      1. Q horário entre dias de semana posso escutar música no som de meu carro em minha casa? É permitido sábadsábado e domingo de que horas e limite de volume? Por favor.

        1. Olá, segundo a resolução; Em zonas residenciais o limite de ruído permitido é de 50 decibéis (o equivalente a um choro de bebê) entre 7h e 22h. Das 22h às 7h o limite cai para 45 decibéis. Em zonas mistas, são permitidos até 65 decibéis (compatíveis com o latido forte de um cachorro) durante o dia e entre 45 e 55 decibéis das 22h às 7h.Desde já nos colocamos a disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

  37. olá, eu estava Andando com meu carro com som ligado, quando avistei os Policias de imediato abaixei o som, eles mandaram eu encostar pediram documento e habilitação, meu carro estava todo regularizado com doc 2018 já pagos. Mas O policial já chamo o guincho e mandou prender meu carro, não teve nem conversa. O estranho é que ele não fez nada na Hora, não fez B.O nem multa, perguntei pelo oque estava sendo autuado e ele me disse pertubação de sossego. Será que consigo recorrer? E a prisão do meu veiculo foi correta? segundo art 228 ctb deve ser feita a retenção até regularização, não diz nada de apreensão. Obrigado.,

    1. Olá, Mas segundo o CTB 228 como você mencionou a retensão do veiculo e como se fosse uma apreensão até você regularizar os mesmo. segundo a resolução; Em zonas residenciais o limite de ruído permitido é de 50 decibéis (o equivalente a um choro de bebê) entre 7h e 22h. Das 22h às 7h o limite cai para 45 decibéis. Em zonas mistas, são permitidos até 65 decibéis (compatíveis com o latido forte de um cachorro) durante o dia e entre 45 e 55 decibéis das 22h às 7h. Para maiores informações, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo telefone 0800-602-1543. Abraços

  38. Eu fui multado por som alto ..parei no sinal agente de transito viu abaixei o som e ele nao me abordou nem nada …mas a atuação chegou . Se o correto é que seja feita a abordagem ,a qual no caso nao aconteceu e se nao houve nenhuma denuncia relacionado a meu veiuculo . Posso concluir que a multa foi aplicada de forma incorreta ?

  39. Eu no natal eu passava com meu som nem estava alto, estava numa altura normal , passei por policias eles simplesmente falou se fudeu , e falo que iria me multa e disse se visse eu andando com som de novo iria me multa de novo ontem andando pararam de novo sendo que eu vi a policia parada e desliguei o som de longe e eles falaram msm coisa que iria me multa e tals !eles pegaram meus documentos e habilacao tava tudo ok mais na hora eu tava saindo ele falo que me atuou etc fico revoltado com isso a gente trabalha para ficar dando dinheiro para esse governo corrupto

    1. Existe essa possibilidade, Raphael. É muito difícil que isso ocorra, então não precisa se preocupar muito.
      Caso queira recorrer e precise de ajuda, entre em contato comigo: 0800-6021-543

  40. Eu também fui multado por som alto mas o policial pediu pra baixar o som eu fui lá desliguei mas mesmo assim veio a multa do dia 24/12/17 tem como recorrer

  41. Olá,
    fui multado por som alto, sendo que meu carro tem som original de frabica e eu estava dirigindo passando em uma via que havia muitos com carros com som potente.

    Estou indignado! o que devo fazer ?

    1. Olá, William!
      Você deve recorrer, pois trata-se de um absurdo. Durante as etapas do recurso, será necessário provar que você estava com o som alto e, obviamente, não conseguirão.
      Para um auxílio especializado, entre em contato comigo: 0800-6021-543 | doutormultas@doutormultas.com.br

      Estou sempre à disposição.

  42. Na minha modesta opinião, o uso exagerado do som muito alto, tanto em veículo particular e especialmente em veículos de propaganda, é uma questão de falta de educação, falta de respeito e afronto aos direitos dos cidadãos de bens. Há casos que é uma verdadeira aberração. Infelizmente a educação, em todos os sentidos no Brasil, está falida.

    1. Isso é um fato, Luis.
      Infelizmente é muito difícil que carros de propaganda, por exemplo, sejam punidos, pois estão em movimento e, dificilmente, alguém os denuncia.
      Mas sempre que o som perturbar, você deve contatar o 190 para que o problema seja solucionado.

  43. Tenho um vizinho que aos finais de semana liga o som do carro (alto volume) que estacionado na garagem. Já liguei diversas vezes para a PM porém o som permanece. A PM não pode multar? como você sugere que eu deva proceder?
    Grato

  44. Eu estava com o carro parado numa praça com o som alto o policial pediu o documento do veiculo e o minha carteira de habilitação, o que já achei errado pois o carro estava desligado, ele disse que me multou por som alto e que chegaria em 30 dias a 2ª via da multa, isso foi dia 12/10/2017 somente hoje 03/01/2017 chegou a via, eu estou de provisória, se recorrer tem chance de ganhar? Obrigado

  45. Boa noite amigo tenho som automotivo no meu carro gostaria de saber se é proibido eu ter aparelhagem de som na mala do meu carro mesmo desligado quando eu estiver andando

  46. Ola ,estava em casa ouvindo som com o carro no pátio de casa , a polícia chegou mas o som já estava desligado ,falaram que fizeram denúncia mas não teve B.O desceram da viatura anotaram a placa do veículo e a placa de outro veículo que estava parado no pátio ,e falaram que iam dar multa de som alto para os dois carros e Ian chamar o guincho para levar os carros ,mesmo com o som já desligado na hora que eles chegaram , isso procede ? Se haver multa mesmo oque devo fazer ? Desde já obrigado .

    1. Boa tarde, tudo bem? Agradeço o seu comentário! Pode ser multado sim! Se você não recebeu as notificações em sua casa, entre no site do DETRAN com o seu cadastro, ou do órgão autuador (o órgão que te multou).

      Depois vá em CONSULTA INFRAÇÕES (se estamos tratando de multas) ou CONSULTA PROCESSOS (se estamos tratando de um processo de suspensão ou cassação).

      Depois disso é só clicar em cima daquele que você deseja consultar. Clique em GERAR NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE para analisarmos qual o prazo recursal!

      Nos envie uma foto da sua notificação para o nosso email doutormultas@doutormultas.com.br para receber uma análise gratuita! Aguardamos o seu contato. Se desejar contato urgente pode nos contatar pelo 0800 602 1543. Abraços!

  47. Boa tarde,meu carro foi apreendido ontem na madrugada,estava parado em frente a um posto de gasolina com o som alto,eles levaram meu carro e me multaram no valor de R$1,250 ou algo perto disso.
    Só vou ter dinheiro pra pagar a multa dia 5 de janeiro de 2018,queria saber se eu vou ter que pagar por dia algum valor até dia 5 enquanto meu carro está lá preso.

    1. Infelizmente sim, Henrique. É necessário pagar o valor da multa e o valor da estadia do veículo no estacionamento.
      Você terá de pagar um valor um pouco alto para voltar a circular normalmente.

  48. os policias anotaram minha placa porque eu estava com o som alto só que meu carro estava em movimento mesmo assim eles podem me multar sem fazer nenhum tipo de abordagem apenas anotar a placa?

  49. tomei uma multa por som alto com o carro em movimento, porem não fui parado, apenas chegou a multa em casa, e na multa não tem a descrição da forma de constatação do fato gerador da infração, cabe recurso?

    1. Cabe recurso sim, Victor. O procedimento apropriado nesse caso era a abordagem e orientação ao condutor.
      Se precisar de ajuda para recorrer, entre em contato comigo: 0800-6021-543

      1. Boa tarde, na minha cidade Itaporanga-pb tem vários carros de propaganda e usam o som muito alto. Para você ter uma ideia com 200 metros de distancia você não consegue falar com alguém no telefone. A quem eu posso denunciar?

        1. É possível denunciar à polícia, Mauricio.

          Infelizmente nesse caso a Lei pouquíssimas vezes é aplicada, pois o veículo está em movimento. Mas vale a pena a denúncia.

        1. A única coisa que pode ser feita, é contatar a polícia. Eles irão chamar a atenção do indivíduo, e se não for solucionado o problema, então ele será multado.

  50. ola gustavo fonseca oque aconteceu comigo foi o seguinte , eu estava com meu carro parado de frente a uma adega de um amigo meu , parei para comprimentar os amigos e puis um som pra gente ouvir nao demorou muito chegou policia ja fui e logo baixei o som , eles ficaram parado atrais do meu veiculo uns 10 minuto no maximo , e depois perguntou quem era o dono do carro sem sair do veiculo , e me informou que ele tinha me multado no valor de 4,700 reais por ta com som auto e se continuaci ali com o som ele voltava ele me daria outra no mesmo valor …. meu eu achei muito injusto isso foi abuso de poder , eu tentei conversa pra accalma a situaçao ele deveria ter dado uma adivertencia verbal pedido pra desliga e tal olha o valor dessa multa e certo isso ???? ele nao me deu nenhuma notificaçao nem nada pra assinar …. ele pode fazer isso me atuar nesse valor o som nem estava auto nao estava encomodando e estava de dia em frente a adega de um amigo meu

    1. Ele não pode fazer isso, Rafael. A multa foi aplicada indevidamente.
      Você deve recorrer e reverter essa situação. Se precisar de auxílio técnico, entre em contato comigo: 0800-6021-543.

      Nesse caso deveria ter havido um advertência verbal antes de qualquer coisa. E o valor está absurdamente desproporcional.

  51. Olá! Fui multado por som alto e meu carro foi apreendido, está difícil marcar para eles medir o som para meu carro ser liberado ninguém me auxiliá ,não estou conseguindo resolver o que eu faço?

    1. Infelizmente apenas contatando o órgão responsável pelo guincho é que você conseguirá resolver a situação. Se nada for feito, peço que entre em contato comigo novamente e farei o possível para resolver esse impasse: 0800-6021-543

  52. Boa noite, fiz várias queixas de som alto para o 190, porém a polícia fala que eu preciso fazer BO por causa de carro estacionado com som alto? Isto procede? Achei um absurdo! Já que existe a Lei Federal e eu tenho que fazer BO?

    1. Você até pode ser multado, mas é algo incomum. Provavelmente houve algum erro na aplicação da multa.
      Se precisar de algum tipo de auxílio para recorrer, entre em contato comigo: 0800-6021-543

  53. Fui multado pelo som alto só que os policiais recolheram só a segunda via do documento do carro posso recorrer em até quantos dias e quais são as penalidades que devem vir ?

  54. Bom dia foi parado policial disse que estava com som auto nisso foi multado em a via que não perturbava ninguém ,minha carteira e permisao u que eu faço pra não perder ???min ajuda

    1. Você pode recorrer nessa situação, Tiago. É um caso simples, pelo menos para que você não perca a PPD.
      Se precisar de ajuda, basta me contatar e farei o possível para resolver seu problema: 0800-6021-543

    1. Se o veículo está em movimento, a denúncia fica mais complicada. Mas se estiver parado, basta contatar a o 190 e você conseguirá resolver o problema.

  55. Boa noite… gistaria de me informar se estou sendo vitima de abuso de poder… estava com meu carro em movimento e o som um tanto “alto”… fui abordado por policiais que pediram pra que eu encostasse… na mesma hr desliguei o som… e o policial ja me informou que eu estava sendo multado e o carro seria apreendido… pelo que entendi ao ter desligado o som eu teria sanado o problema e seria no caso somente multado ou nao?

    1. O policial tem o direito de exigir a retenção do veículo nessa situação. Mas vale lembrar que sempre é possível recorrer.
      Qualquer tipo de auxílio que você precisar, basta me contatar.
      Abraço!

  56. Boa noite, gostaria de saber o seguinte:
    um vizinho possui um carro com equipamento de som e todos os dias ele passa pela rua com som muito alto e muitas vezes ele fica alguns minutos, mas nao fica a todo momento nem todos os dias. Porém estes “poucos minutos” atrapalha/incomoda muito.
    É possível somente ligar para a polícia ou outro órgão para abordar este indivíduo na casa dele, mesmo não estando com o som ligado?

    1. Infelizmente essa situação normalmente é resolvida apenas com o flagrante.
      Quando isso acontecer, contate a polícia o quanto antes para que seja feita a abordagem.

  57. Um vizinho tem um amigo que poe o som que chega minha casa tremer. Carro importado e com músicas de baixo calão. Psiu não funciona. Pedir pra abaixar é se humilhar sem resultado. O cidadão está sem opções????

  58. Em relação a alteração da lei sobre o som automotivo ser ouvido no lado externo do veículo. O veículo somente poderá ser multado se estiver parado e estacionado? Ou simplesmente em movimento, como por exemplo, estar circulando em uma estrada, parado no semáforo vermelho, etc?

    1. A lei não é clara nesse aspecto, mas normalmente os carros em movimento não são multados, pois não circulam em nenhum local o suficiente para serem “denunciados”. Por isso é quase impossível ser penalizado por dirigir com som alto com o carro em movimento.

      1. olá,
        para a minha surpresa fui multado da mesma forma com o carro em movimento, e para piorar estava passando em uma via com outros carros com som auto e não o meu. o que devo fazer ?

    1. Os policiais são os responsáveis por aplicar a lei mas realmente nessa situação o melhor seria transferir essa tarefa para agentes de trânsito. Assim os policiais não “perderiam” tempo com esse tipo de problema.

  59. boa tarde reccebi no mes de setembro uma multa se dom alto sendo que meu carro o som e original de fabrica fui ao detran la tive o a surpresa mais de 120 pessoas da mesma regiao com o mesmo problema, fui autuado no valor de 6 mil reais. isso e um absurdo gostaria de saber o que posso fazer.

  60. mas pela foto parece que estamos falando de coisa de filmes né?
    aliás..o pessoal aqui do nosso país pensa que vive no páis dos filmes e séries: eles tem um problema chama a policia e acha que policia vem…se vier e for um sequestro eles matam a vitima e libertam o sequestrador.
    naquele negocio do sequestro do ônibus 171 no Rio o povo ficava na TV chamado “atirador de elite” e tal: mandaram o tal atirador de elite que atirou…na vitima..depois esganaram o bandido na viatura.
    se vc for assaltado vc tem um problema se chamar a policia vc tem dois problemas..e o segundo costuma ser bem pior.

    1. Isso acontece com uma certa regularidade mesmo, infelizmente. Mas ainda devemos acreditar um pouco pelo menos na Polícia, pois não temos mais a quem recorrer.

  61. Esse negócio de som automotivo alto é um absurdo, mostra o tanto que nossa sociedade é incivilizada. Mostra também o tanto que os agentes públicos são burros, pois se levassem a sério a questão da multa, arrecadariam horrores aos cofres públicos, por conta dessa bandidagem. As vezes o sujeito passa com o som alto do lado de uma viatura e eles não fazem nada, ou seja, nem a polícia é ciente das leis e do que seja ordem pública.

    1. Oi, Ivan!
      Acredito que dependendo do local e horário, não há problemas em escutar o som num volume alto. Mas realmente, muitos indivíduos ultrapassam o limite do bom senso.
      Caso ocorra a perturbação do sossego, basta entrar em contato com a polícia e o problema com certeza será resolvido rapidamente.

      Abraço!

      1. Caro Gustavo, já tomei essa atitude uma vez. A polícia atendeu prontamente, chegou e apenas notificou o dono do carro. Eles não aplicam multa, apenas advertem. Mas o pior de tudo foi que, sabendo que não ia dar em nada, os playboys desacataram os policiais, dizendo que eles podiam anotar a placa se quisessem. Achei que naquela hora eles estariam ferrados, eu assistia a tudo da minha janela do prédio onde moro. Mas o inesperado aconteceu, a polícia simplesmente entrou na viatura e foi embora, isso às 3:00h da madrugada, ou seja, os caras aumentaram o volume do som novamente. Tornei a ligar para a polícia, resposta? Não podemos fazer mais nada, qualquer reclamação você pode resolver na corregedoria, assim me disse a atendente. Resumo da ópera, estamos desamparados, totalmente, porque se a polícia não consegue conter um probleminha desse, imagina outros casos mais severos. Outra resposta pronta da polícia: temos outras prioridades. O cidadão de bem está literalmente F…$%*&@#.

        1. Lastimável essa conduta da polícia.
          O procedimento convencional é advertir no primeiro momento, mas caso ocorresse novamente, a polícia deveria dar um “basta” e até mesmo apossar o veículo.
          Infelizmente estamos desamparados mesmo, o que nos resta é a sorte de futuramente isso vir a melhorar…

      2. aqui na minha rua tem um vizinho que todo fim de semana ele liga o som do carro no ultimo volume e vara ate o outro dia eu ligo para a policia mais eles nao vem .eu venho aguentando isto a mais de 3 anos .sabado e domingo ninguém dorme eu so obrigado dormir na casa de parentes

        1. Isso é lamentável, Paulo.
          É obrigação da Polícia atender esse tipo de caso, para manter a ordem pública. Você não pode deixar de ligar, pois os infratores devem ser punidos!
          Boa sorte!

  62. O que me incomoda com relação às multas são os radares. Procuro estar sempre atento à velocidade, mas volta e meia sou flagrado por um desses “pardais”. Gostaria de saber se está valendo aquela norma de se sinalizar visualmente e com antecedência a presença de radares, o que nem sempre se vê nas nossas cidades e estradas. Muitas vezes, quando existe a sinalização ela é precária e facilmente ocultável por um ônibus ou caminhão, por exemplo.

    1. Oi, Marcos!
      Normalmente é necessário que seja sinalizada a existência do radar. Mas existem radares móveis, e alguns outros tipos, que não necessitam da sinalização.
      Por conta disso, é sempre aconselhável andar abaixo da velocidade máxima da pista.

      Abraço!

  63. Dúvidas como estas, cada um de nós, podemos responder fazendo uma simples pergunta: EU E MINHA FAMÍLIA GOSTARIA QUE FIZESSEM BARULHO EM FRENTE NOSSA CASA, PRINCIPALMENTE DEPOIS DE UM DIA CANSATIVO DE TRABALHO ? ? ?

    Isto tem a ver com DIREITOS E DEVERES SOCIAIS PRIMITIVOS ! ! !

      1. Olá. Tive meu som apreendido por polícias, tava transitando com meu carro numa avenida movimenta com o som auto dai mandou eu parar e prendeu meu som. Queria saber como faço pra pegar ele de volta si eu pagar um advogado pra entrar com um mandado de segurança ou nao compensa? Pq fui no forum dai ja marcaram uma audiencia pra mim comparecer la daqui tres meses.

        1. Olá, obrigado por entrar em contato conosco! Para obter uma resposta exata em relação a esse fato você deverá se informar no órgão competente.Desde já nos colocamos a disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.