Nota do Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre onda de violência no Pará

Publicado em

A onda de violência no Pará, depois do assassinato de um policial militar, ensejou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública a emitir nota, assinada pelo seu vice-presidente, Renato Sérgio de Lima, sobre a situação. Leia: 

“O Fórum Brasileiro de Segurança Pública está acompanhando as notícias em relação ao episódio das mortes no Pará com preocupação e indignação. Mais uma vez, segundo os elementos até aqui disponíveis, polícia e comunidade vivem um espírito de “mata-mata”, pelo qual as polícias brasileiras reforçam e legitimam um padrão operacional absurdo que mata muito e ainda provoca mortes dos próprios policiais. Em meio a esse quadro, ficamos reféns do medo e a população sente-me ainda mais insegura.

Conclamamos as autoridades estaduais e federais a investirem esforços para esclarecerem o mais rápido possível os acontecimentos. Não podemos comprometer ainda mais a confiança da população nas instituições policiais. Devemos evitar a impunidade e a complacência diante de atos de vingança e violência que estão longe do ideal de justiça propugnado por um Estado Democrático de Direito.

E para aumentar a visibilidade deste fenômeno, na próxima terça feira, em coletiva de imprensa, iremos lançar a 8a Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e, nela, traremos dados inéditos sobre o assunto, inclusive sobre o Pará. Será uma oportunidade para sinalizarmos com convicção e clareza que o Fórum não coaduna com práticas institucionais que valorizam a violência e que, mais do que nunca, episódios como os do Pará exigem compromisso político dos comandantes e chefes de polícia, bem como das várias esferas de Poder e Governo, para mudarmos essa situação. A violência não é a resposta.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Novembro de 2014″

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *