“Escola dos Dinos”

Publicado em Sem categoria

Dinossauros ou simplesmente Dinos costumam ser os melhores amigos das crianças, como é o caso de Martin, 5 anos de idade, filho da escritora gaúcha Letícia Möller. A mãe criou uma história a pedido do menino, mas foi ele que deu o título: “Escola dos Dinos”.

A escritora Letícia Möller e seu filho Martin: “Aqui em casa temos um grande fã de dinossauros. Desde bem pequeno, o Martin coleciona bonecos e livros, muitos livros de dinos. Paixão que me contagiou também… Enfim, querido Martin, demorou um pouco, mas teu livro chegou, todo ilustrado, colorido e divertido. Com tiranossauro rex, estegossauro, pterodáctilo, tricerátopo e outras de nossas espécies preferidas! Querendo ganhar o teu coração e o de muitos leitores”.

 

No livro, o editor Fernando Franco, da Franco Editora, (instalada na cidade mineira de Juiz de Fora), explica a parceria entre mãe e filho: “Como Martin é fã de dinossauros, desde que se entende por gente, sabe muitas coisas sobre eles. Juntos, mãe e filho leram diversos livros sobre dinos e estudaram as espécies. No livro, uniram alguns de seus favoritos com diferentes características corporais, de alimentação e hábitos variados, e imaginaram como cada um seria como aluno de uma escola: dedicado, bagunceiro, bom amigo, esportista, sonhador… E como seriam os professores também”.

Toda a escrita é em versos rimados, o que torna a leitura mais interessante ainda. A história começa assim:

“Era uma vez, há milhões de anos, / uma escola diferente da escola dos humanos, / onde alunos e professores eram um pouco estranhos”.

“Quem quisesse estudar, era só chegar. / Você também pode entrar, se no tempo viajar. / E sabe o que vai encontrar?”

“Dinossauros de todo tipo e tamanho, / do mais incrível ao mais tacanho. / E também uns dinos que não tomam banho”.

Indicado para crianças de 2 a 8 anos de idade, o livro brinca com as características de algumas espécies de dinos para criar a personalidade e as habilidades de cada aluno e professor desta escola jurássica. As aventuras ficam por conta dos seguintes personagens: a doce professora Laura, a maiassaura; o zangado professor Pedro, o pterodáctilo; o temido aluno Alex, o T-rex; o estudioso Mauro, o estegossauro; a pescoçuda atleta Pipoca, a diplodoca; o músico Fofo, o parassaurolofo; e finalmente o bruto Otto, o tricerátopo.

As ilustrações coloridas e divertidas de Amanda Freitas enriquecem a história, dando forma e detalhes aos personagens. Ao final do livro, o leitor encontra a seção “Os dinos por eles mesmos”, onde todos  se apresentam. Neste espaço, a autora informa sobre cada uma das espécies, que deram origem aos personagens ao relatar sobre as suas principais características. A criança vai ter uma aula sobre dinossauros e aprender muito sobre eles.

“Na escola dos Dinos, não há lugar pra tristeza. / Todos se divertem que é uma beleza. / Não há teto nem paredes, há somente a natureza.”

“Venha com os dinos estudar e se divertir. / Fica um pouco aqui com a gente, você pode até rugir. / Vamos juntos curtir até a hora de partir”.

“Escola dos Dinos” estimula a criança a conhecer um pouco mais sobre estes animais fascinantes. Em que época viveram? Como era o seu habitat? O que significa ser carnívoro? E herbívoro? O que é um quadrúpede? Existiam dinossauros bípedes, como nós humanos? A história provoca a criança a pensar nessas e em outras questões, estimulando-a a aprofundar seus conhecimentos.

A criança identifica as diferenças entre cada personagem, suas características e personalidades, podendo perceber que, assim como os dinos são diferentes uns dos outros, as pessoas também não são iguais. Essa diversidade é muito bonita e interessante.

O livro tem 23 páginas, custa R$ 36,00 e pode ser comprado no site da editora: http://www.francoeditora.com.br/pd-5c2b78-escola-dos-dinos.html?ct=&p=1&s=1

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *