Skip to main content
 -
Vicente Ribeiro
Jornalista, formado em comunicação social na UNI-BH e entusiasta do lifestyle saudável, com foco no mundo esportivo, casual e também na body art. Siga seus instintos, corra atrás dos objetivos e invista no seu look: personalidade acima de tudo! Just be yourself...

 - Giuliana Maia
Por profissão estilista, mas antes, amante da transformação da matéria prima em produtos. Formada em moda e em marketing, com 14 anos de atuação no mercado, reuniu seus conhecimentos e aspirações para fundar a Caráter e nela traduzir o melhor do universo streetwear.

Fantasias com estilo e muita diversão: você sabe o que é cosplay?

Stormtroppers, da série Star Wars, estão entre os mais visados pelos fãs de cosplay

As fantasias nunca estiveram tão em evidência. Em praticamente todos os eventos e até festas, as performances de mascarados chamam atenção da galera. O hábito de se vestir como um personagem dos quadrinhos ou mesmo da TV ganhou adeptos e se transformou em algo obrigatório em convenções pelo mundo. E não é só imitar as roupas, mas também usar maquiagem, peruca e outros apetrechos para ficar igual ao personagem. Assim foi criado o cosplay, que significa a representação de um personagem ‘a caráter’.

O cosplay é abreviação, em inglês, da palavra ‘costume play’ (algo como fantasia/roupa e atuação) e foi criado no Japão, quando a galera começou a imitar os personagens dos famosos mangás – histórias em quadrinhos com estilo oriental. E se espalhou pelo mundo, ganhando força nos eventos de grande porte. O crescimento provocou o surgimento de competições de melhor fantasia, já que os estilos foram se aperfeiçoando, chegando até a imitação quase que perfeita do personagem. Entre os prediletos estão histórias em quadrinhos de heróis e filmes como Star Wars e Star Trek. Agora, não vale só se vestir como Darth Vader ou um stormtropper….Thor, Capitão América, Deadpool, Homem de Ferro…vale ainda a interpretação perfeita até de cenas importantes de episódios.

Personagens conhecidos dos filmes da série Star Wars ganham vida com os cosplayers

No Brasil a mania se espalhou a partir da década de 80, ganhou força nos anos 90 e, desde 2000, se transformou em atividade obrigatória em diversos tipos de eventos. E o objetivo não é divertir só a galera mais nova…adultos de várias faixas etárias também põem a fantasia e entram, literalmente, no clima da perfeita interpretação. E com boas doses de risadas. Os disfarces foram aprimorados e a arte do cosplay até se profissionalizou, virando uma atividade remunerada.

Festas variadas, eventos de grande porte, exposições, convenções de tattoo….Os cosplayers – como são chamados os praticantes da ‘arte da fantasia ‘ – se transformaram em presença constante para animar ainda mais o ambiente. Em BH, por exemplo, um grupo aproveitou a paixão pelos filmes e os personagens da série Star Wars para criar o Conselho Jedi Minas. Então, se você se deparar com Darth Vader ou mesmo o simpático peludo Chewbacca, não se assuste…É sinônimo de diversão!

E você, já escolheu o seu cosplay favorito? Vista sua fantasia com Caráter!!

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.