Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Virando a página das lamentações

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

É inegável que até o momento, pesando tudo que estamos assistindo, temos motivos de sobra para reclamar. Seja da direção administrativa, do comando técnico, e –  como consequência disso – do desempenho do time em campo. Nem as classificações para a sequência das competições conseguem esconder o descontentamento do Atleticano com o time.

Afinal, tanto pelo Campeonato Mineiro quanto pela Copa do Brasil, as apresentações não condizem com a expectativa e tampouco com o histórico da tradição do Galo ao longo dos tempos. Na competição nacional, depois de quatro jogos, foram duas vitórias, um empate e uma derrota. Estes dois resultados inesperados foram em duas atuações abaixo da crítica. A primeira delas, sob o comando do ex-treinador, e a outra (que ainda incomoda) na última quarta-feira.

No Mineiro, três derrotas inexplicáveis, ao lado de três empates surpreendentes, somando apenas cinco vitórias em onze jogos. Foi o suficiente para assegurar a terceira colocação, distante do histórico e da tradição do time nesta competição. Registradas essas considerações, vamos agora – conforme proposto no título – tentar mudar essa situação.

O Galo é o time da virada, o Galo é o time do amor! Assim o Torcedor, nas arquibancadas, sempre reage em partidas em que começamos com placar adverso. Que seja assim a partir de hoje à tarde no Independência. O Torcedor irá, outra vez, levar o seu apoio e incentivo em busca de uma reação, que pode significar muito. Não só no Mineiro, como também enviar sinais de crescimento na Copa do Brasil e lançar esperança sobre o Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana, que batem à porta.

Sinto, a cada nova ida ao Horto, que o Atleticano não se entrega. Os gritos de apoio e incentivo acompanham a equipe desde o início das partidas até o final. Quarta-feira, frente ao Figueirense, por duas vezes atrás no placar, o Torcedor não parava de cantar. No momento decisivo das penalidades, fez jogador adversário tremer ao caminhar em direção à marca da cal. Dois deles capitularam e fizeram a estrela de Victor reacender a nossa chama da esperança.

Pois, mesmo registrando e sequer deixando de considerar todas as nossas críticas pela situação, vamos lotar o estádio e levar incentivo aos jogadores. Seguros, claro, de que eles (atletas profissionais) saberão fazer sua parte. O momento requer e exige sintonia entre gramado e arquibancada. O Torcedor sempre tem jogado com o time, e este, sim, que tem falhado com a Massa. Se entenderem isso e colocarem alma e coração em ação, evidente que farão adversários tremer novamente.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Teremos pela frente hoje o chato time da URT, que foi nosso concorrente nas semifinais de 2016 e 2017, sendo que nas duas oportunidades saímos vitoriosos. Os números, ao longo do tempo e recentes, são amplamente favoráveis ao Galo.

Vejamos:

Se temos 44 títulos, o segundo colocado soma apenas 36 conquistas. E nos últimos dez anos, estivemos em todas as finais. Vencemos cinco e igual número de vice-campeonatos. O que tem quatro títulos, chegou duas vezes na segunda colocação. Vale dizer que em quatro oportunidades o contendor do Galo foi outro concorrente direto. Fechando as contas, o América teve um título (2016) e um vice-campeonato (2012), enquanto Ipatinga (2010) e Caldense (2015) beliscaram a segunda colocação.

Para manter essa hegemonia, fundamental é o apoio incondicional da Massa, desde que encontre correspondência em campo. Daqui nunca faltou. Que eles (os profissionais) façam sua parte. Caso contrário, ação imediata da direção, tanto no comando técnico quanto no gramado. Acredito no bom entendimento e é com esse espírito que retornei à Cidade do Galo (Belo Horizonte) na noite passada.

Que assim seja!

Os resultados dos jogos de ontem deram a lógica esperada.

37 thoughts to “Virando a página das lamentações”

  1. Que monotítulo, camarada ? Isso tá me cheirando a comentário de cruzeirense…
    Somos bi da Comembol (hoje virou Sulamericana),brasileiro,copa do Brasil (em cima de quem ?), Mineiro nem se fala, vice do brasileiro não sei quantas. O nosso problema é que estamos criticando demais.
    Vamos dar um crédito ao pessoal que temos, inclusive ao técnico, que melhores dias virão.
    E criticar esse tal de Gallo, porque ele sim está pisando na bola.

  2. Boa noite a todos. O time ganhou e não convenceu. espero que contra o América comece a reação para o resto do ano. Quero ver mais gols, que encontre alguém que saiba servir o RO e que este faça os gols. Aqui é GALO…

  3. Amigo Paulo Silva , obrigado pela informação, eu realmente não sabia que era de César, desconfiava de algum frances, que são dados a estes arroubos e convivem diariamente com a condição de cornos. A frase que me referi , me lembro agora, foi transcrita por Tancredo, ou plagiada , sei lá,teve uma conotação de resposta a uma pergunta de um reporter, sobre dinheiro público , corrupçao
    Abraços , meu culto e amigo atleticano , não pensei ser possivel esta simbiose na arquibancada , cultura e futebol , engano meu.

  4. Ehhh….passamos! Mas que tristeza! O time fez até boas jogadas, boas triangulações nas pontas com boas participações dos laterais, mas….esses caras não sabem mesmo cruzar. Que desperdício de jogadas.
    Luan é titular absoluto!
    Cazares, pode sumir!
    Não quero ver mais esse argentino lumbriguento. Ô cara sem vontade! Várias bolas recebeu livre pela direita. Era só partir pra cima com vontade, com garra…mas essa merda é paraguaia. Que cocô!
    Gabriel é fraco demais!!!
    Pra não só reclamar, enalteço também o Adílson. Encontramos um excelente volante!

  5. Eduardo e amigos Atleticanos: já disse aqui algumas vezes, que tenho 72 anos de idade, e sinto vergonha, muita vergonha do que hoje acontece na direção do GALO, seu treinador e seus jogadores. O time do GALO parece que nunca treinou antes. Joga só bolas para a defesa e para o goleiro. Não sabe o que é um contra-ataque. Não tem uma única jogada ensaiada. Não pega um reboque seja ofensivo ou defensivo. Isso não é futebol de um time da tradição do nosso. Vamos fazer um pedido coletivo ao 7C: Queremos o nosso GALO de volta. Que vexame, estamos com medo da URT e garanto que o esquema proposto pelo TL é defensivo. Estamos desanimados Eduardo. Sem esperança. Sem rumo. Sem norte. Deus nos acuda.

  6. Em Minas estão pegando leve com o galo. Tá na cara que com esse futebol apresemtado o rebaixamento é eminente. Estamos muito parecidos com o São Paulo, mas la a imprensa já está cobrando até postura dos jogadores. Aqui em Minas em relacao ao galo está como na prefeitura, ninguém fala a verdade sobre a realidade dos fatos. Todo mundo so pucha saco do Kalil como a estivesse tudo indo bem e como se o trabalho fosse competente

  7. Eu preferia qdo a Massa cantava q o Galo “eh o time da virada, o Galo eh o time vingador”. Time do amor quem canta eh a torcida do vasco. SAN

  8. Sim! Diante do amor, garra, perseverança, apoio e destemor da torcida alvinegra, o Galo é o time da virada, é o time do amor!!!
    Não tenho dúvidas quanto a isso!
    Falta, no entanto, o nó górdio, o ponto crucial: elenco, comissão técnica e diretoria capazes de entender isso!
    Não sou pessimista!!! Pelo contrário, sou otimista e acredito, dentro do possível, no potencial e nas possíveis qualidades de cada qual, de cada um!
    Imprescindível o otimismo, a fé e confiança em tudo na nossa vida!
    Mas otimismo e torcida não devem e não podem ocultar e mascarar a realidade! Caso contrário, haverá tão somente fé cega e fanatismo, dissonantes da realidade!
    Quero o Galo campeão!!! E como quero!!!
    Mas a realidade pura e crua é que não temos time competitivo!!!
    Ainda que cheguemos às fases seguintes do Mineiro, restará sempre a indagação: que time é esse???
    A máxima do Horto não existe mais, faz tempo!
    Nas circunstâncias atuais, temos time, comando técnico e futebolístico para conquistar algo que o valha??? Temos elenco para conquistar a Copa do Brasil, o Brasileiro e a Sulamericana???
    Cada um responda por si….

  9. caro Eduardo,
    Tem algumas coisas no futebol que me intrigam!
    Dirigentes não tem que prestar contas a ninguém, nem devem explicações a ninguém!
    Talvez você com sua vasta experiencia possa me esclarecer!
    Acompanhei o caso do atleta Bruno Tabata a alguns anos. Diziam que ele tinha grande futuro. Pois bem, entrou em litígio com o Atletico. O Atletico foi pra briga! Disse que não perderia o atleta de forma alguma. Depois de algumas demandas e idas a tribunais o Portimonense de Portugal fez a oferta de cinquenta mil mensais e para o galo não perder o atleta teria que equivaler a proposta. Veja bem R$50.000,00! O jurídico do atlético disse que de jeito nenhum, pois o atleta era do Atletico e que não precisava igualar a proposta!
    O atleta foi embora, o jurídico disse que iria a Fifa e….e…..fazem dois anos nunca mais ouvir falar!
    Quem era o jurídico do Atletico?
    Esse que hoje é presidente e seus parceiros! (se me equivoco peço escusas).
    Me responda, não precisa se explicar pra ninguém?
    Se for possível agradeceria muito uma explicação, por favor, em minha humilde ignorância!
    Antecipadamente,
    Muito obrigado!

  10. Boa tarde a todos!
    Hoje só a vitória nos interessa e nem empate eu quero, pois passar em um mata mata com a URT nos pênaltis seria um absurdo. Quero uma vitória convincente e contundente e que assim seja. Vamos meu Galão da massa e faça a massa feliz!

  11. Bom dia, Eduardo. O Galdo é o time do amor? ÉÉÉÉÉ. O Galo é o time da virada? ÉÉÉÉ. Mas apesar disso o Galo é o time do monotítulo? ÉÉÉÉ. O Galo é o time que tem diretorias irresponsáveis uma atrás da outra? ÉÉÉÉ. O Galo é o time que teve um pseudo presidente que jogou no lixo 52 milhões com dois ex jogadores? ÉÉÉÉ. E que é o mesmo ex-presidente que jogou no lixo 13 milhões por um jogador medíocre de nome Clayton? ÉÉÉÉ. Totalizando 65 milhões jogados no lixo? ÉÉÉÉÉ. É o galo que teve um ex pseudo presidente que jogou fora metade de um shopping para dar ao clube um estádio que não vai trazer título nenhum? ÉÉÉ. É o Galo que teve um outro ex-presidente que poderia ter vendido o Carlos por 10 milhões de euros para o time do Bernard, e não vendeu por que achou que este outro jogador medíocre valia mais? ÉÉÉÉÉ. Só aí são 100 milhões de reais jogados no lixo. É o Galo que tem um interino que insiste em escalar Patrick ou Samuel Xavier e liberar o Carlos César para a venda, sendo este jogador muito melhor que os outros dois juntos? ÉÉÉÉ. E este mesmo interino que insiste com Eliaas, Arouca, Gabriel e Léo Silva? ÉÉÉÉ. Mas, vamos ser positivos, vamos ver o laudo bom disso tudo. O lado bom é que deve ter muito pixuleco correndo solta por debaixo dos panos fazendo a alegria de muito gente. A sina do Galo é que cada diretoria que entra consegue ser pior do que a que sai. Endividam o Clube, dilapidam o patrimônio, só contratam pernas de pau e por aí vai. Sonho com o dia que o Galo tenha uma diretoria honesta, responsável e comprometida verdadeiramente com o clube. Mas, como não teve isso nos mais de 100 anos da história do clube, acho que então nunca terá.

    1. Boa tarde João Reis! Falou tudo,mas só discordo de você ser contra a construção do nosso estádio. Hoje e futuramente será a redenção de qq time de futebol. Chega de ficar pagando aluguel para o estado, que só quer vem a nós e vosso reino nada. A maior parte da torcida quer é anseia por isto. Saudações Atleticanas!

  12. Bom dia Eduardo e amigos no Galo. Acompanho diariamente o Blog, que é atualmente o único lugar onde o torcedor pode protestar e ser ouvido, portanto peço aos amigos do Galo, que não misturem protesto com lamento. Eu particularmente exerço meu direito de protesto aqui no blog e também por email endereçado as diretorias do Galo, por acreditar que juntos, nós torcedores que queremos o bem do nosso Galo, conseguiremos mudar a forma que estão comandando o Atlético pós Kalil .
    Já eu realmente lamento, quando alguns amigos aqui do blog se manifestam dizendo que vão “dar um tempo” para o Galo, alguns dizem que não acreditam que as coisas vão mudar uma vez que para a diretoria tudo está bem. Amigos, temos que estar juntos, protestar, cobrar, vaiar e aplaudir quando for o caso, o fato é que temos que tirar o Galo deste atoleiro em que se encontra.
    Quanto ao jogo de hoje caros amigos, convenhamos que pela situação atual do futebol no nosso Galo, todos nós temos um pouco de receio de um novo vexame, o que já está se tornando rotina também na gestão Sette Câmara. Mesmo assim meu palpite para hoje é Galo 4×1 .
    Em tempo, gostaria que em uma próxima entrevista coletiva do Gallo, algum repórter questionasse sobre a situação do zagueiro Rever.

  13. Bom dia.Diante da letargia da nossa diretoria,seria necessário o nosso técnico interino chutar o pau da barraca e mostrar à que veio pro futebol,sem medo,retirando quem não está correspondendo indiferente de quem seja.
    Se tiver que mudar o esquema tático,que seja feito.
    Vamos Tiago,CORAGEM mano,faça o que tem de ser feito que a MASSA faz o resto.
    Galoooooo

    1. é isso ai Volney….Quem quer ter sucesso, seja em que área for, precisa ser ousado e ter culhões. TL faça o que preciso ser feito, sem medo de errar.. Se for o que a MASSA quer, deixa que ela segura as pontas…. troca a zaga, entra com 3 volantes e deixa o pau cantar… A MASSA te segura…. E está na hora, ou melhor, passou da hora desses jogadores assumirem a responsabilidade, bater no peito e vingarem…. Se querem elogios, que façam por onde…. Joguem com garra, determinação, vontade… e aí, deixa com a MASSA o resto. Essa MASSA empolgada e acreditando, reverte qualquer situação indesejada… TL… acredite no certo….. Jogadores…. acreditem q com vontade se pode tudo….MASSA….com essa, fiquem todos tranquilos… ela não falha…. bica bicudo… rumo ao topo….abraço aos amiGALOS

  14. Saudações!
    Hoje o captcha code mostrava GA78 ,fiquei cucado e nao escrevi nada ,o q seria isso ?
    No mais ,espero um bom futebol hoje do CAM que nao vejo a tempos
    Vamos galo !!!

  15. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    O nosso AmiGalo Paulo Silva tem razão. Reclamar pra que?
    Ninguém nos escuta.
    Como bom Atleticano, é melhor colocar a “viola no saco” e torcer rumo a classificação. Mas, sem sofrimento.
    Vamos Galo (que meio depenado), faça a Massa feliz!
    Saudações,

  16. Bom dia massa. Como disse meu guru, a bipolaridade hoje vai falar mais alto maS pro lado do bem. Vamos pra cima da URT com tudo e apagar de vez a ma imagem da última partida. Galooo!!!!

  17. Caro Eduardo , amigo Paulo Silva , amigalos, bom dia ,bom domingo a todos. Todos que fazem deste nosso espaço parecer o paraiso da corneta, o muro das lamentações e os jabas sobreviventes, resistentes a ver tudo cinza ,ao invés do preto e branco.
    Não me lembro qual politico mineiro, disse ,anos atrás , acho que Tancredo Neves, que a mulher do político não teria de ser necessariamente honesta, teria que PARECER honesta , transparecer dinidade , correção.
    Eu também cunhei uma frase para este momento do nosso Galo, pós nepomuceno , inicio de Sete Camara , o segundo na linha sucessória , ungido na realeza , presidente do Atletico , responsável direto nos tres anos proximos pelo humor de oito milhoes e cassetada de torcedores, verdadeiros torcedores , a torcida mais diferenciada do planeta , a melhor, disparado.
    A frase : O presidente do Atletico, além de competente, tem de PARECER competente, tem de exalar expediente, argúcia, sagacidade.
    A pergunta , que não cala : É o que temos visto ?
    A resposta : Não , mil vezes não. Infelizmente , desgraçadamente não.
    O chute inicial , dispensa dos dois parasitas caros e igualmente improdutivos , sonhos de uma noite de verão de nepomuceno , começou o ano a mil, aplausos, agora vai.
    Em seguida ,para nos levar a nocaute, não dispensa de osvaldo e gallo como diretor de futebol. Peraí , amigo , é prá olhar o copo nem meio , nem com um dedo de chopp,aí é um copo vazio. Seguindo o jogo, após samuel xavier , arouca , não de cuca , dispensa patetica de osvaldo oliveira, o imobilismo , a inercia.
    Por isto elogiei, grosseiramente , indelicadamente , o dedo em riste do 7 na cara do gallo ; uma reprimenda pública , OPORTUNA porém errada , no local errado. Deveria esperar no vestiário, chamar o dito num canto e dizer : obrigado , pelos serviços não prestados, aquela porta ali é a serventia da casa , está à sua disposição e se possivel, leve xavier e arouca. Cirurgico , polido.
    Elogiei a prensa na arquibancada por que mostrou que estão vivos , tamanho imobilismo ás vesperas dos mata matas, da sula e brasileirão são inadmissiveis.
    Após esta arenga , tenho a dizer que estou colado hoje no jogo , sou Galo até morrer, depois da morte se possivel. Mas eu cobro, o verdadeiro atleticano cobra. Abraços.

    1. Caro amiGalo Evandro, saudações. A respeito da frase que você citou, ela é atribuída a Júlio César imperador romano. E se refere a um episódio envolvendo a sua mulher da qual ele acabou por se divorciar. A frase completa é: “À mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta”. E demonstra a responsabilidade que cerca as primeiras damas no mundo todo. Um abraço.

  18. Bom dia amigos. Sinceramente, não vejo de onde tiram a expectativa de virada? Como bom atleticano, acompanhei todos os jogos e em cada um deles torcia para ver algo novo, uma melhora, uma evolução. Deixando o atleticanismo de lado – ou seja, sendo realista- este elenco e treinador não nos deram sequer sinais de que algo bom virá. Confesso que neste ano já perdia esperança (o que não significa que deixarei de torcer). É triste, mas fizeram isso com o Galo!

  19. Hj era dia para ter a certeza de grande jogo e que o Galo iria atropelar. Mas nas atuais circunstancias… mesmo ganhando o mineiro, não há o que comemorar. Time não tem padrão, falta algumas peças, não tem treinador e não investe na base. Temos um elenco inchado e fraco. Se está sem dinheiro, bate no peito e investe na base. Não adianta ficar dizendo que o incompetente diretor está trazendo jogador refugo a custo zero. E os salários desses jogadores? Se é para sofrer como estamos sofremos vamos com a base. Precisamos de um novo diretor de futebol e de técnico. Como disse, não vamos iludir com vitória nesse campeonato esdrúxulo que começa agora. Até agora agora se viu muito mais erro que acerto. So perdemos tempo

  20. Hoje precisamos confirmar o mesmo favoritismo da posição na tabela que Cruzeiro e América confirmaram ontem ao vencerem seus jogos
    Além do Tupi que passou raspando.
    Acho que a federação montou uma verdadeira armadilha ao definir apenas um jogo para definir essa fase.
    O time azul enfrentou uma retranca total e só conseguiu definir o jogo no meio do segundo tempo.
    Quase foi para os penaltis com grande risco de eliminação precoce no campeonato. O que seria um vexame nacional.
    O mesmo deve acontecer hoje com a gente.
    O risco é enorme . O relógio passa rápido e a pressão psicológica sobre o favorito só aumenta desde o primeiro minuto de jogo.
    Que bola fora da federação.
    Se a URT vier na retranca fazendo cera e a gente for eliminado grande parte da culpa vai ser da FMF e desta fórmula injusta de decidir tudo em um jogo só.

    1. Se for eliminados a culpa é única e exclusiva nossa. Temer a URT é demais. O jogo podiá ser lá que a obrigação de vencer seria nossa. Mesmo sem técnico, sem padrão tático e com péssimo diretor de futebol

    2. Quem escolheu o regulamento foram os clubes e não A FMF.
      Como os clubes do interior são maioria, fizeram uma fórmula que lhes favorecessem.

      Poderiam fazer igual na NFL onde classificassem 6 times. Os 2 primeiros já estariam nas semifinais.
      O terceiro pegaria o sexto e o quarto pegaria o quinto para decidirem os outros 2 times nas semifinais (chamados wild card game).

  21. Prezados Eduardo e Atleticanos, as criticas que vejo neste bloq certamente não têm a intenção de criar uma situação de conflito ou de ataques à diretoria ou a jogadores. Vejo nelas uma reação normal do torcedor voltada para aqueles que têm o poder decisivo a tomar atitude e ações para mudar o estado de coisas que estão levando o time atual a resultados tão inexpressivos. A massa quer o Galo forte e vingador e é isso que vejo nas criticas como em seu objetivo final. todos nós atleticanos queremos ver o galo realizando boas apresentações , sendo aguerrido e demonstrando qualidade técnica e sendo protagonista nos campeonatos que disputa. Nossa história e tradição não permiti-nos acomodar com campanhas fracas e postura não condizente com a grandeza do Clube Atlético Mineiro. Saudações Atleticanas

  22. Bom dia a todos. Hoje é vencer, vencer, vencer. Tomara que vencemos hoje com uma boa atuação pra acalmar os ânimos e renovar nossas esperanças. Espero que o TL escale o time no 4-4-2, pois pra mim o esquema 4-2-3-1 com esses jogadores que temos não resolve. Hoje Galo 2×0. Saudações atleticanas.

  23. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que viram ontem que a lógica existe no futebol. Não é uma lógica absoluta, mas, mesmo circunstancial ou esporádica podemos percebê-la. O que não podemos é pensar ou admitir que por ela aparecer de vez em quando nós podemos ficar tranquilos porque hoje dará a lógica novamente. Não. Em se tratando de jogo do Galo, a lógica desaparece e não dá a cara de jeito nenhum. Quarta-feira passada nós vimos que o Galo entrou em campo e a danada da lógica se escafedeu. Mas, o Galo é o time das viradas. O Galo é o time do amor. E quem ama só precisa de um coração e da torcida mais apaixonada do mundo.

    Pois é, hoje tem Galo e com a danada da lógica ou sem ela temos que atropelar a URT. Mesmo que a atropelemos nos penaltes, o importante é que ela fique lá, estendida no gramado e nós sigamos em frente.

    E como nós já sabemos que a próxima vítima será o novo rico da primeirona, o mequinha, aí sim, podemos ficar tranquilos porque a lógica já nos colocará direto na final. E contra quem? Espero que seja o Tupi. Ele treme menos e a emoção fica mais intensa.

    “É inegável que até o momento, pesando tudo que estamos assistindo, temos motivos de sobra para reclamar.” Diz o Guru blogueiro.

    Reclamar de quê? E para quê? Ou para quem? Alguém, além de nós ouve nossas reclamações? Diretoria, técnico e jogadores fazem como se diz lá na roça: “Eles fazem que nem vaca. Cagam e andam para nossas reclamações”

    Então vamos em frente. Galo é Galo. Forte e vingador ou fraco e perdedor ele é Galo do mesmo jeito e “tamo junto e misturados”.

    Que venham a URT, o mequinha com seu complexo de novo rico, as marias, o Tupi ou seja lá quem for. Vai dar a lógica. Vamos atropelar qualquer um e levantar esse caneco que vale pouco mas é nosso.

    Um abraço aos amiblogs e amigalos espalhados por esse mundão do Galo. Logo mais é cervejinha na mão e Galo no coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *