Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Um pequeno notável Atleticano

Uma das coisas que mais vêm encanto a todos nós, Atleticanos da gema, são os torcedores mirins. Motivados pelo passado recente, quando o Galo fincou os pés – definitivamente – como o time brasileiro que mais vem se destacando, é comum ver crianças de todas as partes do mundo escolhendo o Galo como seu time do coração.

Sendo maioria entre belo-horizontinos e mineiros, o Clube Atlético Mineiro assiste à sua legião de Torcedores romper as divisas de Minas Gerais e os limites do território brasileiro. Um exemplo dessa paixão esteve em Belo Horizonte no último final de semana para ver de perto e tentar conhecer seus ídolos.IMG-20161022-WA0014

Luis Augusto Marques Campos Kikushi, de 4 anos, voltou para Brasília num misto de realização e frustração. Por intermédio de um amigo comum, seus avós Maria Helena e Milton estiveram com este blogueiro tentando realizar o sonho do pequeno Guto. Nem um e nem outro pedido pôde ser atendido. As visitas ao CT são programadas e agendadas. Entrar em campo com o time, da mesma forma. Em ambos os casos, são privilegiados – e se justifica – os sócios-torcedores e portadores do GNV.

IMG-20161022-WA0015
Fotos: álbum de família

Nem por isso, a frustração abalou o sentimento do pequeno Guto, que em conversa com o blog impressionou pelo nível de conhecimento sobre o Galo, jogadores e a história Atleticana. Apesar de o pai, descendente de japonês, ser flamenguista, o pequeno garoto só enxerga as cores preta e branca à sua frente. Enquanto anotava seus dados, ele se apressou em pedir ao avô uma caneta do Galo igual à minha, pois daquela ainda não tinha.

Apesar de “barrado em todos os bailes” que tentou, não perdia sua alegria e demonstrava seu encanto com tudo do time. Na sede, ao ver o escudo na parte interna, correu e beijou o vidro. Seu avô, do lado de fora apreciando o netinho, acabou repreendido pelo pequeno e agitado menino. É que seu Milton, inadvertidamente, do lado de fora da sede estava pisando no emblema Atleticano que fica no meio fio. Guto, bravo, disse a ele que não se pisa sobre a sigla CAM.

Com uma bola, também do time em mãos, alternava nossa conversa com lances e gestos de comemoração de um gol Atleticano. Fez questão de contar e repetir que sabia antecipadamente que passaríamos pelo Juventude. Afirmou que ouviu uma entrevista do goleiro Victor, antes da partida, garantindo que defenderia duas penalidades. Confesso que, se essa afirmação existiu não tive conhecimento. Ou o blogueiro passou batido ou o menino tem premonição.

Sobre seus ídolos, ele listou um a um nesta ordem: Robinho, Pratto, Fred, Júnior Urso, Clayton, Victor e Dátolo. Até aí tudo bem, mas a cada citação ele acrescentava o número do jogador. De um a dez, literalmente, mas nos casos que os números extrapolavam, o pequeno Atleticano, que ainda sequer estuda os números, disse: 9-9 (Fred), 2-1 (Júnior Urso), 2-3 (Clayton).

Ao se despedir, posando para fotos como uma celebridade, o garotinho “pedalou”, fintou um eventual marcador e marcou um gol – fuzilando a bola contra a parede da área de lazer no hotel em que se hospedou – e saiu imitando Robinho. Ao raspar o joelho já todo esfolado no chão, gritava gol do Galo.

Guto voltou para Brasília comemorando ter ido à porta da sede, à portaria do CT e ao Museu do Mineirão.

10 thoughts to “Um pequeno notável Atleticano”

  1. Bom dia Eduardo. Parabéns pelo tratamento ao pequeno notável Gugu. Agora foi falha da direção atleticana não deixar ele visitar a Cidade do GALO, tudo bem que tem que ser agendado, mas era um caso atípico, não custava nada deixar entrar, assim como entrar em campo com os jogadores. A direção atleticana podia depois entrar em contato com a família dele e agendar um jogo para que ele possa entrar em campo com os jogadores, mesmo ele morando em Brasília. Não custa nada a tentar. Abraços e AQUI É SÓ GALO

  2. Parabéns Eduardo , pela alegria dada ao Gugu. Vamos todos seguir no nosso mantra : Galo campeão brasileiro. Eu acredito. Nós acreditamos nesta corrente de fé.

  3. OBRIGADO MEU AMIGO EDUARDO PELAS PALAVRAS DIRESONADA AO MEU NETO LUIZ AGUSTO.Muito obrigado pelas tentativas de realizar o sonho do meu neto .Eu mostrei para ele e ficou muito feliz .Assistiu pela primeira vez a um jogo de futebol ao vivo do seu Galo e encantou todo os torcedores ao nosso lado vibrando echorando de emoçao
    com o Gol do Otero Fred e Junio Urso.

  4. Muito obrigado Eduardo por dar alegria ao Neto Luiz Augusto.Ele adorou muito ir à Belo Horizonte ver o nosso Galo ir ao Mineirao e até bater uma bolinha da sala de aquecimento do mineirao e fazer um gol na menina que nos acompanhou. Ele gostou de assistir pela primeira vez um jogo ao vivo e Gol do OTERO e até chorou de Alegria quase elê acerta o Placa 4 x0 com Gol de Fred e Junior Urso faltou o Robinho e o Prato que não jogou. Só faltou ele entrar em campo junto com os jogadores mais não vai faltar oportunidade.Muito obrigado pelo empenho meu amigo.Abraço e fica com Deus

  5. É uma pena que o Galo tenha sido tratado com tanto descaso nos últimos 25 anos. Do contrário hoje com certeza teríamos a terceira maior torcida do Brasil, seguindo nos calcanhares do corinthians. Foram anos lá no fundo , fato esse que com que o clube perdesse muito em número de seguidores. O Atlético, com certeza possui muito mais apelo do clubes como são paulo,vasco e outros. porém faltaram os títulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.