Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Um olho no BR e outro na CB

Casual 300x250Com as semifinais e os mandos de campo da Copa do Brasil já definidos, a CBF marcou o jogo de volta do Galo para o Independência, mas acredito que será transferido para o Mineirão. Caso isso ocorra, é fundamental que o Atleticano esgote os ingressos. Será ainda muito interessante que, caso a transferência aconteça, aquela área perdida atrás do gol e onde colocam a torcida adversária seja melhor aproveitada. Perder 15 mil lugares para proteger 100 torcedores é um descalabro. No próprio Beira Rio, quando fui, colocaram um tapume e não perderam um único assento para isolar a nossa Torcida.

Sobre o duelo com o Internacional, valendo vaga para a final da Copa Brasil, duas situações me chamaram a atenção. Positiva, ambas! A primeira delas é a decisão do treinador Marcelo Oliveira de descartar prioridade para esta ou aquela competição. Estamos vivos nas duas, Brasileiro e Copa do Brasil, portanto as onze partidas que faltam em 45 dias não vão sacrificar ninguém. E serão determinantes ao nosso ano de 2017. Portanto, entendo que foi correto o treinador ao decidir escalar o que temos de melhor em cada partida até o final das competições. Desde que os escolhidos entrem em campo com a determinação de vencer.

Gabriel - treino 20-10-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

A segunda é a confirmação do que o blog já havia dito tempos atrás. Gabriel é uma realidade. Cheguei a dizer numa das publicações que a definição seria sobre qual o companheiro dele na zaga, Leo Silva ou Erazo. Infelizmente, em determinados jogos, foram outros os escolhidos e deixamos pontos escorrer pelo ralo que agora fazem muita falta. Entrou no meio da partida com o Juventude, com a contusão de Leo Silva, e ao final, com muita personalidade, foi um dos destacados para cobrança de pênalti. Aí, o resto todos sabem, a exemplo daquela decisão com o Olímpia, em que R10 nem precisou cobrar, agora foi Robinho quem estava guardado para uma eventual necessidade de última cobrança. Gabriel é titular absoluto em minha convicção.

Whatsapp

Sou um tanto avesso a grupos de Whatsapp. Abandonei vários, inclusive familiares, pois as discussões, via de regra, tomam caminhos que incomodam. Os recentes acontecimentos nacionais, por exemplo, embora eu tenha minha posição – que jamais terá lugar no blog onde é “SÓ Galo”– incomodam parte a parte. Mas, alguns desrespeitam esse limite. Pois bem, hoje estou em apenas três deles, um apenas com membros e interesses do nosso Galo.

Somos dezenas de amigos, todos conhecidos publicamente, onde fazemos uma deliciosa resenha diária. Lá, como em qualquer roda de Atleticanos, o humor é determinado pelo resultado do time em campo. Cheio de bipolar. Ontem à noite, naquela zapeada diária no grupo, li pérolas que divido com o leitor. Nada como o dia seguinte à classificação, em que pese o enredo de sofrimento. Vamos lá.

“Juro que tem hora que eu queria gostar menos de futebol”. “Não gosto de futebol. Curto é o Galo”. “Estou bem parecido com o ‘fulano’, torci para o Brasil em 1982 e 1986, em 1990 não foi mais a mesma coisa, nunca mais foi”. “É raro um jogo que não seja do Galo prender minha atenção”. “Para ver um jogo tem de ter drama a enredo”. “O Galo é a instituição mais emocionante do mundo”. “Drama é com o Galo, daí vem o enredo”. “A gente é muito mais Galo que amante do futebol”.

E o assunto foi dominando e motivando, até que um deles sacou essa: “O Galo ultrapassa o esporte. É um misto de religião+fundamentalismo+estilo de vida (e as mudanças de acordo com a fase)”. Prossegue: “O Galo me emociona até quando contrata jogador”. “E quando alguém cita o Galo numa entrevista sobre qualquer outro assunto?” “Eu melhoro o meu dia radicalmente”. “Se eu ainda tomasse umas”. “Tudo vale à pena se a alma é Atleticana”. “Tô vendo um filme, ‘Apollo 13 … do desastre ao triunfo’”. Com essa do filme, que retrata bem o que é ser Galo e foi a última que li, fui pensar sobre esse nosso sentimento maluco de Atleticano. É bom demais ser Galo!

16 thoughts to “Um olho no BR e outro na CB”

  1. Esse negócio de que time quando é bom ganha até de juiz e balela, o cara inverte faltas, enerva os jogadores, da gol irregular, ganhar como? quando estão mal intencionados até títulos dão para quem querem, corrigam os erros dessa rodada, hj à diferença do GALO pro palmeiras seria de 3 pts.

  2. Companheiro, eu ia assistir lavagem de camisas do Galo no esadinho ANtônio Carlos… e me lembro bem da torcida quando diziam “goa vamos lavar a camisa do Ubaldo”… e era uma fuzarca danado que fazíamos, eu e mais uma meia dúzia de uns 10 ou 15… bons tempos…

  3. Babaca, neste campeonato brasileiro teve algum jogo em que o juiz não deixasse de apitar falta em 3 lances descisivos, como ocorreu com o Atlético x Botafogo, e que só prejudicaram o Galo?
    E os cartões amarelos não aplicados a jogadores do Botafogo?
    O Atlético, nestes 45anos, não conseguiu ser campeão por esquemas claramente montados para tirá-lo da jogada. Foi várias vezes vice. Não vejo na história, coisa parecida ter acontecido, com tamanha intensidade, com Flamengo, Vasco, Botafogo, Corintians, etc…
    E se babacas não sabem, quem reclama e fica indignado, é a torcida do Galo, que cobra dos dirigentes mais atitude.
    O que estes caras da cbf-zinha precisam é de serem tratados a ponta pés;
    Parecido com a atitude de Fábio Fonseca, quando o Botafogo depois de inventar toda uma história de agressão, falta de clima para pratica de futebol no Mineirão, tentando reverter mando em um jogo contra o Galo, quis amenizar o clima criado por ele próprio, oferecendo um maço de flores ao capitão do Galo, antes da partida…
    …quando estas flores chegaram às mãos do Fábio Fonseca (Diretor), ele deu um bicudo nelas, isolando-as para longe.
    Pela safadeza que impera nesta cbf-zinha, só desta maneira poderemos recepciona-la.
    Tá errado, todo mundo vê que está errado, e ninguém toma atitude, nem que seja para dar um bicudo nas flores.
    Babacas, não estamos discutindo se o time está jogando bem ou mal,
    Estamos falando é da qualidade da arbitragem, e da falta de pulso ou de interesse, da cbf-zinha em consertar os erros e impor rigor na observância das leis e regras do jogo, para que todos os Clubes da confederação, sejam tratados e respeitados igualmente.
    Se as outras torcidas não importam com estas descaradas desonestidades e safadezas, graças a Deus, nós do Galo importamos e vamos gritar e dar pontapés nas flores até que a coisa se endireite.
    E quando endireitar, aí meu irmão, vai ser difícil segurar nosso GALÃO DA MASSA.

  4. “Terceiro Hino do Galo- Sérgio”

    Era isso mesmo, Sérgio.
    Este Samba, que teve a letra adaptada pela torcida do Galo e que junto com a sempre sensacional Charanga do Galo, botava fogo no Mineirão…
    Vamos lá:
    “Quem quiser ver é só subir no morro,
    O Galo mora no meu barracão…
    Quem quiser ver é só subir no morro,
    O Galo mora no meu coração…
    Pergunte ao João…
    GALOOOO!
    Quem vai ser campeão…
    GALOOO!
    Lá no Mineirão…
    GALOOO!
    Do brasileirão…
    Parã…pã…pã
    Pã…pã…
    Parã…pã…pã…
    Pã…pã…
    Quem quiser ver é só subir no morro,…” ( e por aí vai, no embalo da torcida)
    Bom demais!
    Nossa torcida sempre foi diferenciada!

  5. Leandro Henrique, pelo que sabemos o time dele só ganha quando o juiz joga bem, o único internacional, foi como outros tantos, garfados. Isso há quase 40 anos e ainda vem falar do Galão da Massa, ele é um babaca, não sei o que faz aqui, deve pagar para um espaço neste veículo de comunicação, não existe outra explicação plausível.

  6. Tem muita gente cobrando do Marcelo, e eu até concordo que ele não tá aproveitando bem esse grupo. Algum motivo tem. O Marcelo conhece futebol, mas trava em alguns aspectos. Para um time evoluir bem com ele no comando, o grupo precisa ter alguns jogadores com características específicas. Tenho certeza que se o Atlético tivesse dois volantes no estilo do Donizete, mantendo centralizado Cazares ou Otero (buscando a bola atrás da linha do meio campo e não esperando lá na frente), e aberto um jogador como o Maicossuel ou Luan, o time teria a compactação que tanto falta. O problema é que o Marcelo tem uma determinada visão de jogo( meio que única, é verdade…), mas as seguidas lesões e desfalques o impedem de implantar em sequência sua forma de jogar. Na verdade, se a gente observar os times que estão jogando bem atualmente, nenhum tem uma alternância tática tão diferente como muitos falam. A diferença que vejo para o time do Atlético, é a pegada que tá faltando, e a recomposição mais eficaz ( pelo fato do Robinho quase não voltar ). Então vejo que faltam algumas peças pra esse mecanismo funcionar melhor. Outra questão é a insistência em escalar certos jogadores. O Levir foi teimoso, Aguirre foi teimoso, e o Marcelo está sendo teimoso também. Essas “convicções” de treinador às vezes surte efeito muito negativo. Mas enfim, se o Marcelo for mantido, essas questões precisam ser avaliadas com cuidado para 2017. Vamo Galo!!!!

  7. Verdade, Eduardo! 🙂
    Não é apenas ser atleticano e sim, Ser atleticano, uai! 🙂
    Se o primeiro dia mais feliz de minha vida foi o nascimento da minha primeira filha, o segundo dia feliz de minha vida, depois de passar por todas as dores do pré papai, foi olhar para o calendário e descobrir que Raphaela Nuit nasceu no dia 25 de março de 2007, uai! 🙂
    ObriGalo, Senhor! 🙂

  8. Caro Eduardo o nosso maior reforso o Eduardo Maluf ja esta trabalhando normalmente na cidade do galo? Ninguém esta falando nele como o Maluf faz falta no dia a dia di galo

  9. Dudu…É hora da torcida apoiar,parar de críticar o time . Tudo bem,estamos sem padrao de jogo,nao eatamos rendendo o que a gente podia,mas estamos brigando por dois títulos e podemos ser campeão em ambos,as chances sao reais . acredito que faremos a final com o grêmio, não passam pelo tal “imortal’.Outra coisa,o que vc achou do texto falando que é mais fácil culpar juiz do que assumir incompetência? Achei ridículo,assim como o acho um babaca.Sei que cada um fala o que quer,mas achei um tanto idiota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.