Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Três tempos

Casual 300x250Primeiro tempo – Enfim, entramos na semana que o futebol retorna ao Brasil. E, para nós Atleticanos, com motivos para uma boa expectativa, afinal o departamento médico deu boas novas e promete ainda mais liberações de jogadores no estaleiro. Só para o gol, onde vinha atuando nossa terceira opção, tivemos a liberação dos dois principais: Victor e Giovanni. É bem verdade que Uilson, especialmente na última partida, comprovou que merece a confiança do Torcedor.

Ainda assim, seis jogadores ainda estão no DM (Marcos Rocha, Patric, Erazo, Júnior Urso, Cazares e Luan). Com esses desfalques e a suspensão de Leonardo Silva, o treinador terá muito trabalho para montar o time para o jogo de quarta-feira, frente ao Vitória da Bahia. Reitero que o Galo deveria fazer uma operação especial para ter os três jogadores que estão servindo a seleções nas eliminatórias da Copa do Mundo. Pratto (Argentina), Otero (Venezuela) e Rafael Carioca (Brasil) seriam muito úteis para o próximo compromisso. Além deles, torço para que possamos contar com pelo menos Marcos Rocha e Erazo. Ah! E Cazares e Luan, ainda que sejam para as próximas.

Segundo tempo – Quero dividir com os amigos uma mensagem que muito emocionou o blogueiro, recebida na tarde de ontem de um leitor, por intermédio de um amigo comum.  Carlos Braga, que já até mencionei aqui neste nosso espaço, é PM da reserva e mora atualmente em Portugal, na cidade de Braga. É leitor assíduo e, muitas vezes, implacável com o blogueiro. Segue:

“Neneth, faça-me o favor de encaminhar ao Eduardo, este post. Fiquei muito feliz com a doação do Eduardo à massa atleticana, doação esta que se manifesta na mais sublime das doações – o tempo. Quem empresta o seu tempo ao exercício de uma paixão de terceiros, o empresta à resignação. Resignação por abrir mão do convívio dos entes queridos e maior ainda, por não ser remunerado por ela e ainda remunerado por ela, procura atender a todos com a disposição, a mansidão e a coerência próprias de quem resignadamente se propõe a compartilhar a paixão, que mesmo sendo própria, é de muitos. A paixão que não só pelo exercício do amor por uma camisa, se manifesta também nas palavras, na lida do escritor, do profissional, do homem e sobre do atleticano Eduardo. Do profissional que empresta o seu tempo a fazer crescer o sentimento preto e branco, a fazer ecoar o grito “eu acredito” que hoje existe alguém capaz de nos alçar às alegrias de falar de uma paixão, a paixão de ser Atleticano. Obrigado Eduardo. Braga – Portugal, 01 de setembro de 2016.”

torcida mosaico
Fotos: UAI/EM

Caro amigo, como já disse aqui, faço isso – diariamente – com muito carinho e orgulho em defender nosso time do coração. Por mais insignificante que seja o nosso papel, é um propósito fundamental. Sua manifestação me traz energia boa para a continuidade desta missão.

Terceiro tempo – Aos que contestam quando aqui me ocupo em questionar a CBF e a arbitragem, vai aqui um pitaco em defesa de terceiros e um concorrente direto. O Grêmio, de Porto Alegre, foi danosamente sacrificado pela entidade. A CBF marcou aqueles jogos adiados, para atender aos interesses de dois clubes cariocas, exatamente para o período de convocação da Seleção Brasileira. Se o adiamento foi para beneficiar os cariocas, agora a marcação dos dois jogos – especialmente do time gaúcho – não levou em conta que seu goleiro estava à disposição da CBF. Fosse na via contrária, a convocação já teria sido anunciada concomitante com o adiamento da partida. Isso é a CBF do Rio de Janeiro e São Paulo.

6 thoughts to “Três tempos”

  1. Estamos numa fase do campeonato que tudo é válido, temos que contar com a força máxima, custe o que custar. Ei, Departamento Médico, está mais do que na hora de mostrar super competência.

  2. Destes três vejo somente Carioca como essencial, no momento. O que me preocupa é que precisamos do Dátolo e até agora nada. O Campeonato vai para seu final e o jogadores só fez 4 jogos.

  3. Bom dia, Eduardo. À você todo o nosso carinho adimiração e respeito.

    Acabo de ler que o Galo assinou sua participação na Florida Cup 2017…gostaria de sugerir um post sobre isso pois, para muitos, a participação nesse torneio prejudicou nossa pré temporada, tendo até influenciado no excesso de lesões…há fundamentos para tais afirmações? participar desse torneio vale mesmo a pena?!

    Abraços

  4. Caso queiram fazer uma logística para trazerem Pratto, Otero e Carioca, considerando o fuso horário, saindo de Santiago de los Caballeros, Mérida à 01:00h local Brasília, pousaria em Manaus por volta de 04:00 h Brasília apanha o Rafael Carioca e saindo de Manaus 05:00 h , chegaria em BH por volta de 08:30h de quarta-feira. Isso num jatinho.

  5. Saudações Alvinegras. Comungo das palavras de elogio do caro amigo morador de Portugal e sempre que possível elogio e o parabenizo por nos presentear com este competente espaço. É muito gratificante termos sempre dessa alto nível de qualidade p lermos sobre o Galo, e principalmente duas vezes ao dia. Realmente é uma alegria para quem gosta de ler sobre nosso Galão da Massa. Vivas ao super esporte por essa tacada de mestre e continue assim ilustre blogueiro, nos dando alegria pelo simples fato de falar do Galão da Massa. Vamos para mais uma semana de labuta, mas desta vez com um sorriso e uma esperança no rosto, pois esta semana tem Galo, e ai tudo fica mais promissor. Bica Bicudo.

  6. Eduardo, já tinha mandado uma mensagem para o Neneth, estava preocupado, aqui são 4h a mais de fuso horário e hoje você me deixou apreensivo, afinal paixão em preto e branco, como já disseram é n-polar, se te elogio ou te crítico é porque nas palavras de Saint-Exupéry, me tornei eternamente responsável por aqui que cativo. Que Deus o abençoe e nos permita compartilhar este espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.