Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Time alternativo para pegar cariocas reforçados

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Depois de uma semana toda complicada, com derrota inesperada, mudança de treinador, anúncio de estádio próprio e escalação de time alternativo, o Atleticano segue sua sina em apoio ao time. Tudo no Galo é muito rápido, dinâmico, o humor nosso de cada dia sofre interferências indesejáveis sistematicamente. Nem assim, com tanto solavanco, deixamos de apoiar e acreditar em momentos melhores.

Afinal, diga-se, nossa história recente deixou o Atleticano mal acostumado, pois vivenciamos as melhores e maiores conquistas de uma trajetória que já invejava a concorrência. Paralelo a isso, também, depois de grandes conquistas – especialmente em 2013 e 2014 -, entramos numa rota de instabilidade com trocas permanentes de técnicos em meio às grandes decisões.

Não quero aqui julgar ou fazer avaliação sobre esse quesito, mas – até confesso – que ao final de 2014, quando já acostumava com a teimosia do Levir e começava a lhe dar crédito, fui surpreendido com sua saída. Naquela ocasião, por meio das redes sociais, critiquei muito o treinador, mas ao final, notadamente pela conquista da Copa do Brasil, passei a lhe respeitar e acreditar na continuidade do seu trabalho.

Dispensado, veio a infeliz aposta no Aguirre, sucedido – com grande expectativa – por Marcelo Oliveira, até chegar à recente passagem de Roger Machado. O intermediário, entre os três, teve o mérito de ter a coragem de fazer uma avaliação sobre o desequilíbrio do elenco Atleticano. Já os outros dois – muito bons de prosa – contribuíram para fomentar nossa ilusão.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Agora, diante de uma triste realidade, temos que encarar hoje à noite o Vasco da Gama, que embora seja um time instável e cheio de problemas internos, é carioca e tem a benevolência da organização do futebol brasileiro. Já sabemos que frente a equipes do eixo, temos mais que onze adversários em campo, a interesse da entidade que escala a arbitragem e até da emissora que patrocina essa situação. Então, é entrar e encarar o time da camisa com listra diagonal e aqueles com uniforme de mediadores. Um correndo no centro do campo, dois nas laterais, dois atrás dos gols (com aspecto de patetas) e um do lado de fora dando pitaco em tudo. Dezessete adversários quando jogamos contra o eixo.

Ainda assim, não temos tempo de pensar em outra coisa que não seja vencer. O treinador interino, Diogo Giacomini, embora tenha relacionado os principais jogadores, sinalizou uma escalação alternativa para a partida. E, a bem da comprovação dos fatos, quando o Galo entra com time alternativo, o rendimento tem sido muito melhor que a escalação com aqueles considerados titulares. Parece que as estrelas ficarão guardadas para Micale pegar o Botafogo.

De qualquer maneira, Victor e Bremer são desfalques certos, por cumprirem suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. O do goleiro, comprovando o destempero do momento, foi gratuito. Deixou a meta para ir procurar a advertência. Já o jovem zagueiro, que começou encantando com suas apresentações, depois da renovação do contrato não repete o futebol que apresentou. E mais, receber o terceiro cartão amarelo, em tão poucas partidas, é preocupante. O segundo e terceiro – especialmente o último – logo no início dos jogos. Precipitado demais, precisa buscar ser mais tranquilo.

Vencer o Vasco, além de ser adversário direto, significará avançar em busca das primeiras colocações e vaga na Libertadores do próximo ano. Ou será que os jogadores estão tão confiantes nas conquistas da Copa Libertadores ou da Copa do Brasil na temporada? Com este futebol que estamos assistindo? Sei não!

Reafirmo, prefiro time de futebol a estádio. Quero, na verdade, os dois, Mas, a se escolher, mantenho a opção por vitórias e títulos. Isso, sim, será um grande legado de toda administração.

49 thoughts to “Time alternativo para pegar cariocas reforçados”

  1. Amigos atleticanos. Realmente foi uma madrugada terrível. Mas enfim o sol raiou. E com ele voltou minha esperança do Galo escapar de ser rebaixado e de conseguir o título da copa do Brasil porque um trabalho de numerologia sério me confirmou isso. Vamos gente. Aqui é Galo.

  2. Cadê o Nepomuceno nestas horas? É muito fácil demitir o técnico e dar um discurso dizendo que prefere pecar por excesso. Infelizmente, este senhor não aprendeu nada com o Kalil. Jamais deveria ser presidente do Galo, no mais um administrador. Os jogadores tem uma parcela de culpa mas quem os contratou foi o Nepomuceno, pois não tínhamos um diretor de futebol. Quando poderia contratar um diretor experiente, resolveu colocar um que não vai se impor. Situação preocupante. A escalação deste jogo de hoje, mostra que a diretoria está perdida. Poderia ter escalado os reservas, como fez contra a Chapecoense, mas preferiu colocar time misto. Acabou levando ainda mais para baixo a moral de todo o elenco. Pessoal, foquem a reclamação no Nepomuceno. Foi ele que mandou o Levi embora, quem contratou os técnicos que não tem nada a ver com o estilo do Galo jogar, mandou o Marcelo Oliveira embora no meio de uma decisão e agora fez a mesma coisa com o Roger acreditando no Sobrenatural de Almeida. Sem falar que já estava conversando com o Marcelo sobre a renovação do elenco e foi comentado que o Galo precisa rejuvenescer o grupo. E o que ele fez? Exatamente o contrário. Esta é a ideia dele pensar futebol. Lamentável.

  3. Chego em casa agora…
    o que vi no horto…não consigo acreditar…
    destruíram a mística…
    a nossa história…
    a cada rodada, um jogador adversário faz fama…
    hoje, um menino de 17 anos…dois gols…
    não tenho vontade de comer, de dormir e mto menos acordar amanhã as 5:30 para trabalhar…
    continuarei indo para as arquibancadas, cantando…
    mas, não é fácil…
    Como Atleticano, amanha, é achar que com a chegada do Micale, tudo, enfim, mudará…
    esperança..
    milagre…
    CAM

    1. Boa noite, André Galo 13. Vá descansar para poder ir trabalhar. Não fique tão triste e desmotivado por conta de futebol. Estamos sofrendo muito, mas, temos a certeza que a nossa parte fazemos e muito bem feita.
      Fique com DEUS!

  4. ~DEVOLVAM MEU GALO ~! este projeto de galo robin wood q não consegue se impor diante do fraldinha do vaxxxco não é o meu. Este aí é o do ziza barbudo,do superintendente de ?, o da falta de planejamento, o da falta de sangue Alvinegro correndo nas veias,o do horroroso do marlone e mais um monte q não são dignos de vestir minha ARMADURA,o da pqp… DEVOLVAM O MEU GALO …poππ@@@@!!! se alguém estiver com peninha, leve esta porcaria para vc…. Termine logo ano do galo chinês…e contando faltam 25 ou mais!

  5. Gente, não adianta, nosso time é lento, lerdo, no futebol jogado hoje em dia, se não jogarmos com rapidez, jogadores deslocando, se movimentando, podemos esquecer. Lamentável, podem colocar o técnico que quiserem, só resolverá o problema, o técnico que colocar no banco as lesmas e botar para jogar os raçudos. Nunca vi coisa igual!

    1. Que “raçudos” esses meninos que perderam do Vasco? Tem que ser alguém raçudo mas com bola do pé coisa que não existe nesse elenco.

  6. Ninguém quer falar sobre o bode na sala mas esse time está seriamente ameaçado de rebaixamento, se não contratar zagueiro e um atacante velocista com essa campanha dentro de casa não escapa!

    1. Boa noite! Outro dia disse em um post que estamos caminhando para a segunda divisão e fui desprezada por muitos. A nossa trajetória neste campeonato está caminhando para isso sim.
      O GRANDE CULPADO chama-se DANIEL NEPOMUCENO que contratou jogadores velhos para um futebol moderno que exige além de técnica, muita correria.
      FORA NEPOMUCENO!!!

  7. Esse.b…..desse Nepomuceno não vai poder das as caras na rua., não vai ter o.voto nem.da mãe dele…depois dessa.derrota.para.o para o Vasco é rezar para não cair….vergonha vergonha vergonha..
    Amadores, comediantes, se acham.bons, mas são uns b….., tem que tirar é esse pseudo presidente…tomando antipatia da cara dele… Pede para sair seja homem, desde q vc assumiu meu Galao degringolou, bando de amadores, incompetentes, medíocres…. Presidência, diretoria, comissão e jogadores lixo…. Lixoooooo fora do Galo…

  8. Sabe rezar? Então pode começar…. Como eu disse desde que o Nepomusono contratou o PÉSSIMO estagiário Roger, nada ganharemos esse ano, e somos sérios candidatos ao rebaixamento. Me chamaram de tudo aqui nesse espaço. Tem gente que não enxerga um palmo a frente do nariz. E quer sair do buraco com Giacomini e Micale? SÓ UM MILAGRE NOS LIVRA DO SÉRIE B. Graças a Deus, eu sei rezar… e o farei. É Nepomusono, tem que ser MUITO, MAS MUITO, MAS MUITO ruim de serviço para destruir um clube como você o fez!!! Repetiu em tudo o modus operandi do Ricardo Annes Guimarães. O resultado não poderia ser outro, que não esse. Esse, definitivamente, não é o Galo. Aproveita que o Micale nem assumiu ainda e contrate um técnico de verdade. Reza ajuda, mas não se não fizermos a nossa parte.

  9. Boa noite!
    FORA NEPOMUCENO! Fica muito fácil mandar vários técnicos embora para desviar o principal foco de tudo que está acontecendo: A SUA TOTAL INCOMPETÊNCIA!
    Você acabou com o GALO quando preocupou-se, somente,em trazer estrelas para o Clube e, principalmente, jogadores com idade avançada. Sabemos muito bem que hoje futebol é muita técnica e correria e COM, ESTE GRUPO VELHO, não vamos chegar a lugar nenhum.
    Vamos torcer para fazermos os 25 pontos logo e termos tranquilidade para planejar 2018.
    FORA NEPOMUCENO!
    Não quero ESTÁDIO agora quero é TIME NOVO E COMPETITIVO!

  10. Nao tenho nada a reclamar do novo comandande, e temos todos que apoiar e torcer para que de tudo certo. Eu estava torcendo pela contratacao do vagner mancini pois acho que o ano esta perdido,e neste caso gostaria de ve-lo comndando os garotos do galo. sera que ele daia certo?

  11. Impressionante. Sai treinador, entra treinador e R Carioca é “imexível”. Parece político, pois possui “foro escalamista”; é o jogador mais escalado.

  12. Boa tarde massa Atleticana!
    É só o nosso galo ser mal comandado, que vem os saudosistas falar em nome que eles e nós pedimos para sair, que foi o caso de Levir tbm, que apesar dos títulos da copa do Brasil e Recopa, deixou muito a desejar em 2015, jogando muito mal tbm fora de casa e qdo terminou o brasileiro a maioria dá torcida estava pedindo a sua cabeça. A demissão do Roger era inevitável, pois com 7 meses no comando não acrescentou nada, sendo o técnico mais perdedor dentro do horto em 8 jogos disputados, perdendo 4 de times tecnicamente inferior ao Galo. Basta ver hoje a vitória do Santos sobre o fraco Bahia por 3 X 0. Tinha que ser feito qq coisa e a demissão do Roger foi a mais correta. Quanto a ter um time competitivo brigando por títulos é conveniente tbm que tenhamos o nosso estádio, para aliar o útil ao agradável. Temos que pensar grande e ver o Galo de casa própria brigando nas cabeças e tendo condições de competir de igual pra igual com todos, que hoje possui estádios próprios.

  13. Galooooooooooooooooooooo Sempre
    Paixão do Povo

    Todo time tem de ter um leão no meio de campo, aquele que dá enxadada.
    O Carioca não é deste modelo de jogar, não dá carrinho, nem suja o calação.
    Se tiver oportunidade de vender faça logo diretoria do Galoooooooooooooooooo.
    O Roger Bernardo e o Blanco fazem isso muito bem,
    Vamos Galoooooooooooooooooooooooooo
    Uma vez até morrer.

  14. boa tarde Eduardo e massa,ja nem sei quem criticar,presidente,jogadores,dm,como meu sangue e preto e branco e torcer,torcer e rezar,o trem esta feio para o galo e para nos,nuns comentários anteriores eu disse,esta equipe não e que pensei,hoje tenho certeza que o buraco e mais embaixo,que chega os 45 pontos urgente,o amigo galo ai diz tenho saudades do levir,eu também o mínimo ele ia por 4 medlhoes para mofar no banco,ai galo faz esta massa feliz,vai galoooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

  15. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Sendo repetitivo e até cansativo, a raiz do problema continua no Elenco. Jogadores apáticos e descompromissados dentro de campo. Quem está jogando bola atualmente nesse Time? Para mim ninguém.
    Sai Time Titular e entra Time Alternativo e a b***a só muda de lugar. Uma coisa é certa para o jogo de hoje: mais sofrimento.
    Aprovo a manifestação pacífica da Torcida ocorrida no dia de ontem; queremos simplesmente RAÇA.
    Talvez traga resultado hoje dentro de campo. Não foi assim nas finais do Mineiro? Foi preciso PRESSÃO para que o Time jogasse bola.
    Vamos esperar a bola rolar para depois testar a nossa bipolaridade.
    Pra Cima deles Galo. É agora ou nunca. A Massa precisa de readquirir a CONFIANÇA.

  16. Por favor , já temos muitos problemas sérios , então vamos nos ater aos mesmos, vamos deixar para comentar arbitragem após o jogo como manda o bom senso, seria mais condizente para uma torcida de um time grande e de tamanha importância nacional e internacional, deixem o choro para times emergentes, principalmente o choro de véspera , já temos as péssimas atuações do nosso time que estão nos apequenando , não precisamos de reforçar essa pequenez …

  17. Da minha parte eu torço muito mais para o Clube que para o Time. Uma derrota acachapante me incomoda menos que uma ação na justiça contra. E acho que estou tão certo que o time excelente é consequência de um clube equacionado. Isto é matemática. E matemática é também o argumento definitivo não contra a construção do estádio, mas a construção intempestiva. O mundo não acaba amanhã. E se acabasse não faria sentido pensar em estádio. Lendo ontem o Marcelo BH, o Maurício e hoje o comentário do Beto, se não me engano, postado ás sete da manhã, trazendo um parecer do conselheiro Edison Simão fiquei extremamente desconfortado em face deste assunto que já vai adiantado e que num primeiro, segundo e terceiro momentos me encantou e agora me assusta, me assombra. Confiado no Conselho Deliberativo: dali deverá sair a salvação. Mas em meio a tudo isto me vem um cansaço medonho: eu que tinha me desgostado intensamente do conselho, em especial da pessoa do sr. Edison Simão, do qual não conheço nem uma foto, agora me encontro espantado grandemente em face da sanidade e honestidade daqueles que comandam o Galo e, a matemática dizendo, se encontram a poucos passos de dilapidar o mais importante patrimônio do Atlético ao longo de toda sua história… Muito cansaço. Mas ser Atleticano é isto: lutar contra tudo, todos e nós mesmos… Eh Galo

  18. Torci pela queda do Róger, não dava mais com ele. Mas, confesso que queria um técnico de peso que enfrentasse os medalhões como Fred, Robinho, Fábio Santos, Léo Silva, etc que mandam no time e não tem jogado quase nada. Dizem que a seleção olímpica foi comandada pelo Tite, na reta final.

  19. Bom dia só um adendo quanto ao post anterior. Se o faturamento do shopping for 62.000.000,00 anuais e o GALO ficando com todo faturamento, terá de pagar alguma empresa para administrar oque gira em torno de 25/, sobrando em torno de 46.000.000,00 livres pro galo. Agora peguem metade de 62.000.000,00 – 31.000.000,00 + faturamento do estádio o Palmeiras faturou ano passado em torno de 40.000.000,00 oque é mais vantajoso? Fecha logo, cavalo arriado só passa uma vez na sua porta. Saudações Alvinegras.

    1. 25% de Administração? Enlouqueceu!

      E porque não ficar com as 2 receitas?
      Em 4 anos de shopping já gera a receita de R$250 milhões para o estádio.

    2. Bom dia,Lugalo.

      Não sou administrador de empresas,mas esse valor de taxa de administração não estia um pouco supertestimada? E outra:imagino que o complexo do estádio também necessite de uma administradora.Não estaríamos aí pagando a mesma percentagem no faturamento do estádio?

    3. Lugalo, de onde você tirou que se pagam 25% para administrar um shopping?? Prefiro deixar passar um cavalo arriado do que dar ouvidos a um burro arrogante….

    4. Lugalo, você pegando o Palmeiras como exemplo está superestimando os valores que o Galo irá ganhar. Mais certo é pegar o Grêmio ou Inter que têm tamanho de torcida e a cidade tem população semelhante à nossa. Como escrevi no post anterior, sou a favor da construção do novo estádio se não tiver a prorrogação de prazo da Multiplan, pois do contrário só estão fazendo um adiantamento do dinheiro. Se for com o adiantamento, que eles assumam os custos de eventuais imprevistos no orçamento. Além disto, parece que estão sub valorizando o preço do shopping. Fizeram a mesma coisa com o Olímpico aqui em Porto Alegre. Tem que ter uma auditoria séria antes de fechar este contrato. Até o momento, as vantagens do Galo são só especulações.

      1. Não sou eu quem inventou a taxa e oque divulgam, então ta 10/ oque é melhor,de qualquer forma tem que ter administrador para gerar o negócio.

        1. E outra não adianta ter torcida e não ter estádio, olha o micróbio verde quem gera receita lá, mais o estádio e cedido a quem? E a minas arena 30 anos de cessão e e o governo cobrindo qualquer rombo durante esse período, vocês acham que cederiam o Mineirão pra galo e azul calcinha lógico que não, depois e só não chorar. E outra o terreno pode ser usado para outros empreendimentos aí bye bye.

    5. A administração do Diamond Mall não é gratuita. Hoje, paga-se por ela, normalmente. Os R$ 9 milhões que o Galo recebe por ano – e consequentemente os R$ 62 milhões após o fim do arrendamento – são valores LÍQUIDOS. A proposta da Multiplan É PÉSSIMA, causa sérios prejuízos ao Galo, e não pode ser aprovada. Aliás, se o Estádio é essa maravilha toda em termos de retorno, por que então a Multiplan não quer nem saber de ser parceira do Estádio?

  20. Pitaco 03 (último,descansem):
    Após a demissão de roger, tardia como sempre,os jogadores se disseram contrariados.
    Contrariados, estamos nós , a torcida , com sete meses de um futebol de vexames, que deixou um legado : amplitude reversa no último terço do campo ,ou o velho e cansado chuveirinho ,
    nos dois tempos, tudo na rebimboca da parafuseta.
    Leonardo Silva e Vítor eu aceito os argumentos, porque neles eu confio e me representam , são atleticanos. O resto , tratem de jogar bola , respeitem o novo treinador, façam jus aos altos salários, tentem salvar o ano, e esperem o fim do ano pra seguir seus rumos, longe do galo , sabem a quem me refiro.

  21. Aqui neste blog opinei que a torcida deveria ir para a porta de o CT cobrar atitude dos jogadores, diretoria e comissão técnica, sem violência é claro, e foi justamente isto que aconteceu. Sei que muitos são contrários à esta atitude, mas ela só foi, e é necessária para aqueles que estão desdenhando de nossa torcida. O que era uma desconfiança, agora veio à tona, e a torcida já identificou que há desunião no plantel, que hoje é dominado por alguns pseudo líderes. Assim como vários amigos aqui do blog, eu critiquei e critico a diretoria, mas tenho de reconhecer que ela fez a sua parte ao contratar jogadores e comissão técnica, que acreditávamos nos colocariam no topo das equipes postulantes a títulos. Todavia, estes jogadores não estão correspondendo ás expectativas, e o que temos é um amontoado, que vez ou outra tem nos decepcionado em nossa própria casa. Também estou desconfiado com a contratação do Micale, e creio que ele não tenha o perfil de liderança necessário para dirigir os figurões de nosso elenco, mas por outro lado quero imaginar que, a vinda dele é uma antecipação de uma nova política de contratações e montagem do elenco para o próximo ano. Porque para este ano, temos que levar com o que temos hoje em nosso elenco, e, diga-se de passagem, não são lá estas coisas.

  22. Pitaco 2: Ainda sobre Levir:
    Como eu gostaria de vê-lo no Galo , como eu gostaria de ver você comandando estes medalhões,, que aqui fincaram pé e tiveram acolhida , como eu gostaria de ver você tirar estes pilantras da zona de conforto(e que conforto) que se encontram, e cobrá~los do custo / benefício deles, como eu gostaria de vê-lo barrar este fredcone e deixar claro para a torcida que com um indivíduo deste no time, não iremos a lugar algum, como gostaria de vê-lo bater de frente com robinho e perguntá-lo se queria jogar futebol no Galo ou futevõlei em Santos etc.
    Mais uma vez, Levir, me perdoe. Se Deus quiser, ainda o verei no Galo, tenho mais saudade do futebol que voce fez meu time jogar do que com o do cuca , o futebol do Galo, no seu tempo era o do “fio desencado” , galo doido aprimorado , toda hora na cara do gol , adrenalina a mil, show de bola, futebol no limite.

    1. Nossa, fala nao….um volante só de ofício, muito bom, aí sim Era o Galo doido, Galão da Massa, bicicleta sem freio..
      Agora não tem como esconder, presidente juninho, diretoria sub 12, e comissão técnica fraudinha….Bora Torcer…para melhorar… QUERO MEU GALO DOIDO DE VOLTA!!!!

  23. Neste espaço do Paulo, Silva , 03 pitacos: Pitaco 1 :
    Levir Culpi : Meu maior êrro de avaliação sobre um treinador na história do meu Galo : não sou hipócrita , defendi sua demissão , estava achando muito acomodado com os resultados do time ; erro de avaliação de um simples torcedor arrependido , erro que não poderia ser feito pelo presidente, que ali está para fazer o melhor para o clube.
    Atenuante : nunca, em meu pior pesadelo , poderia imaginar que viriam a seguir, tres treinadores que implantaram a terra arrasada : aguirre, marcelo, roger, que a despeito do elenco desequilibrado e falho em posições cruciais(zaga), a incompetencia destes tres foi um fenomeno , arrebentaram um time que enchia os olhos, que a todos encantava , e colocaram nosso time jogando o futebol de tempos atrás, de um passado que queríamos esquecer, colecionando vexames , perdendo títulos , nos envergonhando.
    Volto depois.

    1. Também não achava q demitir Levir seria solução para elenco mimado, mas as pessoas estão se esquecendo q o próprio Levir começou a se contradizer entre o que dizia sobre escalar por mérito e suas atitudes de fato.

      O time está cada vez pior, pq o elenco está cada vez pior, ano a ano nos acostumamos com queda técnica e de vontade e estão querendo cobrar os mesmo futebol de 2013

      2o ano consecutivo q contamos com Leo Silva no planejamento… O que deveria ser as temporadas de transição dele para o banco mas com reserva EXPERIENTE para fazer dupla com os novatos. Gabriel é bom, mas inexperiente, e tê-lo como principal zagueiro é uma temeridade. Dentre outros exemplos.

    2. Evandro, o Marcelo Oliveira é o treinador que tem menos culpa, pois pegou um time já montado. Não soube trabalhar com as peças que tinha em mãos, mas veríamos o trabalho dele se tivesse montado o elenco de 2017. Ele disse que o time de 2016 deveria ser rejuvenescido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.